ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escolha de pickups

+5
leeelvis
Waltheer
Slider56
Z3D
Kalallit
9 participantes

Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Escolha de pickups

Mensagem por Kalallit Qua Jun 10 2015, 09:34

Olá pessoal, gostaria de pedir a vossa ajuda.
Tenho duas guitarras e gostava de fazer um ugrade em termos de pickups.
Uma delas é uma imitação barata da stratocaster e andei a ver pickups da IRON GEAR. Alguma opinião sobre estes pickups?
O esquema é HSS, então pensei em comprar o Hot slag e depois dois texas loco.
A outra guitarra que tenho é uma ibanez SA 120 (HH) e nesta pensei em meter seymour duncan, um SH2-Jazz e um SH4-JB.
Gostaria o que acham destes dois sets e se acham se vale a pena.
Desde já obrigado a todos.
Kalallit
Kalallit

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Resende
Guitarra : Ibanez SA 120
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Z3D Qua Jun 10 2015, 17:22

Para mim, Irongear é uma pérola no oceano. Já instalei muitos, desde pickups para Tele, Strat, LP, o mini humbucker, o P90... nunca experimentei o HotSlag, mas experimentei outros HBs deles e tb os Texas.
Para mim, uma qualidade inquestionável de fabrico a metade de preço das marcas mais "conhecidas".
O set que escolheste para a HSS, depende dos tons que queiras sacar da guitarra. Sinceramente esse set parece-me bem equilibrado. Só trocava o pickup do mid por um Pig Iron, este pickup na posição do meio é qualquer coisa de fenomenal.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Slider56 Qui Jun 11 2015, 07:46

Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Waltheer Qui Jun 11 2015, 08:09

pá, é sempre conveniente dizeres +/- o estilo que tocas tipo de sonoridade que procuras...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Kalallit Qui Jun 11 2015, 12:48

Maioria das vezes irá ser para tocar blues/rock. Tipo Eric Clapton, Guns and roses. Cenas dessas.
Kalallit
Kalallit

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Resende
Guitarra : Ibanez SA 120
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por leeelvis Qui Jun 11 2015, 15:25

Em Portugal quem vende IronGear?
leeelvis
leeelvis

Post Count : 15
Idade : 54
Localização : Margem sul
Guitarra : fender squier showmaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Z3D Qui Jun 11 2015, 19:57

ninguém, eles vendem directamente.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por mpexus Seg Jul 06 2015, 08:17

Encontrei este tópico pq ando a ver uns single coils e nem conhecia a marca.

Z3D só escolherias o Pig para só para a Mid position? Pq não para o Neck também?

Do que ouvi das samples deles o Texas parece-me muito estridente, mais do que o Pig. Numa mesma configuração o que escolherias para o Humbucker? e Pq?
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por chivato Seg Jul 06 2015, 08:47

Vê/ouve os Entwistle... Baratos e muito bons!
chivato
chivato
Guitarrista de garagem

Post Count : 319
Idade : 48
Localização : Cascais
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom; G&L Tribute Legacy; Squier Telecaster Bill Lawrence; Walden CS640CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por mpexus Seg Jul 06 2015, 08:51

Sim já andei a "ouvir" são +/- os mesmo preços dos IronGear, aliás... pelo que se lê na Net eles são todos feitos no mesmo sitio (Dragonfire incluidos) Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Schmeichel Seg Jul 06 2015, 09:44

Eu além dos Irongear (tenho 2 humbuckers Rolling Mill numa guitarra) também gosto bastante dos Tonerider (diz-se que são os que equipam os que equipam as Squier CV). Toquei com uma Tele (do nosso amigo Boavida) que tinha uns Tonerider e posso dizer que adorei os pickups.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Z3D Seg Jul 06 2015, 17:26

mpexus escreveu:Z3D só escolherias o Pig para só para a Mid position? Pq não para o Neck também?

Do que ouvi das samples deles o Texas parece-me muito estridente, mais do que o Pig. Numa mesma configuração o que escolherias para o Humbucker? e Pq?

Eu gostei muito do pig iron que instalei na middle position. É um pickup que "joga" muito bem na posição intermédia do switch, e quando toca "sozinho" é bestante agradável.
Agora, não ligues às samples. por todas as razões e mais algumas nunca serão fiáveis. Os Texas são mais que reconhecidos como excelente pickups "allround".

Para uma configuração HSS, como gosto de pickups com som menos vintage, mais "flat response" (que tambem depende da posição onde irás instalar), e que me dê pujança suficiente sem perder clareza, provavelmente iria para Rolling Mill OW.

Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por mpexus Ter Jul 07 2015, 02:44

Isto começou pq um amigo meu tem uma Ibanez daquelas GIO tipo Strat (GRX40) mas o corpo é o típico RG com HSS e Pickguard e queria modifica-la com trocas de pickups, mudar o hardware para preto etc, sempre lhe disse para investir numa guitarra nova mas ele dizia que não queria, até ter ido tocar em varias numa loja ahahah...

O que começou então por ser eu a ajuda-lo a ver Vinis para Pickgards e a comprar vários desde  preto a vermelho transparente em lojas de usados acabou por ser eu ficar com a guitarra por um preço simbólico, e digo simbólico mesmo, tipo um jantar e uns digestivos Smile

Como recentemente (1-2 meses) voltei a ouvir uma banda que não ouvia há uns 15-20 anos depois de ter visto um documentário sobre o que para mim é o melhor álbum deles (Wish You Were Here) interessei-me pelo som do Gilmour outra vez e aproveitando que tenho aqui algo com SingleCoils, pq não meter isto tipo ultra cheap Strat? Os PUPS dela são um NOJO autentico mas gosto do timbre que os SingleCoils dão tirando o ruído mas também não está shielded.

Está fora de questão meter PUPS de marcas conhecidas (Dimarzios/Duncans/Bare etc) a guitarra não justifica esse investimento daí eu andar a ver opções mais baratas como a IronGear e a Entwsitle e talvez troque a Nut, os Afinadores são outro belo Nojo mas nada menos do que 30-40€ parece valer a pena, por isso estão ainda em StandBy mas falaram-me de uns Vanson que até parece que nem são nada maus.

Para a Bridge tenho aqui um Tone Zone que estava antes na Schecter, por isso e visto que já o tenho fico-me por ele senão ia para o Rolling Mill, não sei ainda é o que meter nos Singles  Question

Gostei do som dos IronGear Pigs mas não fui muito à bola com os Texas, no entanto e como dizes são samples de Fabricante, talvez arrisque mandar vir um de cada.

Os Entwsitle são comparáveis em termos de som? Não há muita info sobre eles e quase vídeos nenhuns dos Singles Coils e ver vídeos captados com telemóveis e webcams para ter noção de som é o mesmo que nada...

Resumindo, fiquei com esta "guitarra" pq foi praticamente oferecida, vai passar a ser a guitarra de ir com ela de um lado para o outro até pq eu qq dia devo voltar a sair do pais por uns valentes meses indo comigo desmontada e queria ter algo que não fosse Metal oriented pois aí já estou muito bem servido.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Slider56 Ter Jul 07 2015, 06:42

Os únicos Irongear que instalei numa velha Gibson Firebird V foram precisamente dois magníficos Rolling Mills 2 e a velha senhora voltou à vida com uma personalidade de pasmar....!A guitarra é do ano de 1982 se não estou em erro,e já desisti de namorá-la porque o dono não a vende por preço nenhum...(porque será...?!).

Originalmente tinha um dos pickups completamente morto (bridge),e o outro fica como recordação.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Z3D Ter Jul 07 2015, 08:42

mpexus: se precisares de tuner 6-in-line, tenho aqui. Tirei da minha G&L ASAT para lhe meter uns locking quando a comprei, portanto estao novos (e são muito bons!).
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por acknowledgement Ter Jul 07 2015, 13:50

nao me considero expert na materia apesar de ter feito umas quantas trocas de pickups.

mas geralmente trocar de pickups significa resolver e melhorar algo especifico em relação à guitarra.

quero com isto dizer, que nas guitarras baratas geralmente melhoras a guitarra, mas já em diversas guitarras média ou alta gama simplesmente trocas por algo mais adequado ao teu gosto, mas nem sequer se considera bem um 'upgrade' mas sim uma 'mod'.

dentro desta perspectiva, trocar os pickups é algo muito pessoal, não existem formulas. pensa antes que som precisas e em como obter-lo.

a espessura das cordas, a altura das cordas, a distancia do pickup às cordas, a força com que costumas palhetar, são 4 elementos que mexem tanto com o teu som como o próprio pickup.

depois ainda deves ver se a guitarra vale o investimento, ou se podias comprar uma guitarra que se seja mais indicada para as tuas necessidades e que seja uma escolha duradoura.

tenho uma GRG270 com 2 dimarzios, e devo dizer, não toco nela por ter muitas outras, mas se fosse necessário dava concertos com ela. às vezes meto-a à venda mas tenho imensa pena de me desfazer dela pelos valores ridiculos que me propoem por ela tocar e soar quase tão bem como uma RG570MiJ com pickups dimarzio. essa sim foi a minha escolha nr1 quando tocava rock. e ainda tive outra RG com os V7 V8 de origem que me soavam mais suaves e adequados para fusão.

depois tive uma ES-175 slim body, que é semi-acustica, com um dimarzio hi-gain, o air norton que o petrucci usava. claro que o pickup é teoricamente um nojo para jazz, mas como está a 1cm(ou mais) de distancia das cordas e uso 012... até que soa bem, quem diria. não o meu PAF de sonho, mas fi-lo soar bem. e é isso que interessa. saber tirar partido do que tens.

tal como tive uma fase quando era iniciante, que meti 2EMGs activos (85,81) na minha primeira guitarra, queria tocar metal. esse sim foi o pior investimento de sempre. tinha um DS-2 e um marshal MG30 e não sabia sacar boa distorção com aquilo, achava que eram os pickups que iam mudar isso. estava enganado.

mais tarde voltei a por os singles HSS por ter saudades do tone dos pickups de origem, que pelos vistos não eram nada maus, mas eu não soube valorizar a guitarra que tinha na altura.

se quiseres muito, até poes uma squier strat afinity a soar bem, só depende de ti.

a guitarra com que dei + concertos na minha vida foi uma harley benton de 200€ que lhe tiraram o bigsby e quando a comprei a 100€ puz-lhe 1 tailpiece. a tal ES-175slim que tb achei que não soava nada de especial e experimentei por o dimarzio. também tinha jarda a + então deixei-o a anos luz das cordas.

a peavey que uso agora, estou muito satisfeito. os pickups que vieram só precisaram de baixar um bocado para começarem a ficar com aquele humbucker tone mais aberto, timbrado, articulado e dinâmico.

ultimamente queria mudar o timbre da guitarra, mas tem a ver com a marca das cordas, tou a usar Daddario e prefiro Thomastik, soam bem diferentes. Tal como quando usava Rotosound soavam bastante diferentes. Para mim esta troca de cordas será quase tão importante como uma troca de pickup.

sorry for the long post, espero que este pequeno resumo de algumas das minhas experiências te seja útil.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por mpexus Ter Jul 07 2015, 18:03

Nesta guitarra acho que qq coisa que lá meta é um upgrade Smile

http://ibanez.wikia.com/wiki/GRX40

Segundo a Wiki os PUPS disto são uns STD-S1/2 e 3 (Neck Mid e Bridge) e sendo isto uma guitarra que acho que vinha em Kit inicialmente, difícil saber pois o meu amigo já a tinha comprado usada e sozinha há largos anos, devem ser o mais low possível para baixar custos. Eu assim que a liguei notei logo que o Humbucker é horrível, soa tudo abafado e empastelado, mas nunca esperei nada deles como é óbvio.

Os Singles não tenho muita comparação, a não ser uma Ibanez que tenho com um Single na Mid position (IBZ/USA C3) e noto diferenças no timbre e especialmente no ruído que não existe Wink

Para o que pretendo dela, até poderia deixar tudo como está que servia perfeitamente, mas há sempre o bichinho de tentar melhorar um pouco, desde que não me ponha em aventuras, pq não quero e em nada justifica, vou ser sincero, não pretendo gastar mais que 50-60 euros em "upgrades" de PUPS e Nut, tendo em conta que me custou perto de 20€ e como já aqui tenho um Tone Zone, acho que até já fica bastante porreira, até tenho estado a tocar com ela desligada, como tem Pickguard ressoa mais o que até dá jeito à noite para não estar com Phones Smile

Isto vai ser a típica guitarra de não ter cuidados de maior, se riscar riscou, se bater bateu se for para levar para qq lado é esta que vai, caso aconteça algo não se perde muito. Engraçado é que ela parece nova, tirando um ligeirissimo toque ao pé do jack que só se nota passando lá o dedo, está pristina, nem ferrugem nos parafuso tem.

Do que consegui perceber é feita de 4 ou 5 pedaços de madeira colados ao calhometro, só se nota de lado pq de cima e frente com o "barulho" do verniz Transparent Red até quase parece ser peça única. O braço não é fino, é tipo Strat sem Angled Head e depois de me habituar não sinto muito a espessura, os Frets estão com bastante vida ainda (quase novos) e não há Frets que magoem podiam estar melhor limados mas já vi guitarras mais caras em lojas com muito pior Fret work, claro deve precisar de um Setup a sério que é coisa que nunca deve ter tido, mas tirando o que eu possa mexer também nunca levará um feito por um Pro, sem contar que servirá para eu mexer sem ter medo de estragar Very Happy

O som que pretendo dela, foi como disse inicialmente, algo na onda de Gilmour, sabendo que o som dele é uma mescla de dezenas de factores sendo os Pickups talvez o menor na equação, a melhor maneira de dizer o que pretendo é como se eu fosse comprar uma Strat para tocar cenas que soam a Strat, só que não é uma Strat ahahaha.

Só para terminar, eu tenho agora 2 conjuntos de EMG's uns 81/60 e uns 81/85, prefiro o 60 ao 85 e noto o que querem dizer por acharem os EMG's estéreis, sim talvez, mas também gosto bastante do som deles, uso o Mod 24V e sei que isso faz abrir mais o som deles e para Metalada (especialmente Detune) acho que lhe dá um extra Punch, um dia que me farte vendem-se e metem-se outros.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por acknowledgement Ter Jul 07 2015, 19:10

eu quando usei os emgs eram alimentados apenas por uma pilha de 9volts.

para metal era fixe, mas só serviam para isso. devem haver outros modelos para outras coisas.

o post era mais dirigido ao criador do tópico... como eu disse, para guitarras gama média ou alta trocar de pickups é 1 mod. interpretas-te mal o que escrevi.

claro que para uma guitarra básica a troca de pups pode ser um upgrade. ainda assim, depende do que lá metes, se justifica o investimento, talvez convenha por todo o circuito a condizer (potenciometros, wire novo, switch de p.u.) etc. até podes ter bons pups e circuito todo ranhoso que não vale de muito. a não ser que o que venha de origem não seja assim tão mau... mas enfim... já é muita conversa.

diverte-te com a guitarra acima de tudo isso.

tou a pensar voltar a montar a minha primeira guitarra, uma Squier Strat 20th aniversary limited edition, que está toda velha mas também era a guitarra de guerra.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de pickups Empty Re: Escolha de pickups

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos