Major Scale
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Skaven
Thomasyoung
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Re: Major Scale
Sim, tanto para música como para a parte "matematicogeográfica" do braço da guitarra.
kouros- Guitar GOD
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Re: Major Scale
Ok.
Partindo do principio que já memorizei isso.
essa é a linguagem que se vai utilizar a partir daqui, por exemplo na formação de acordes, modos, etc, etc...
O passo seguinte é:
- memorizar por exemplo a formação de acordes, (conforme a tabela que o skaven tem por baixo do ciclo)?
- ou outra coisa ?
Outra duvida:
Essa notação é standard??
Não poderei utilizar algo do género: 1 1m 2 2m 3 4 4m 5 5m 6 6m 7 ....?
Partindo do principio que já memorizei isso.
essa é a linguagem que se vai utilizar a partir daqui, por exemplo na formação de acordes, modos, etc, etc...
O passo seguinte é:
- memorizar por exemplo a formação de acordes, (conforme a tabela que o skaven tem por baixo do ciclo)?
- ou outra coisa ?
Outra duvida:
Essa notação é standard??
Não poderei utilizar algo do género: 1 1m 2 2m 3 4 4m 5 5m 6 6m 7 ....?
davidlopes78- Guitarrista de garagem
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Re: Major Scale
Sim, é isso.
Quanto à parte final, chamas o que quiseres mas rapidamente te aperceberás que isso nao vai dar jeito nenhum e que vais acabar por passar o tempo a fazer conversoes mentais desnecessarias.
Quanto à parte final, chamas o que quiseres mas rapidamente te aperceberás que isso nao vai dar jeito nenhum e que vais acabar por passar o tempo a fazer conversoes mentais desnecessarias.
kouros- Guitar GOD
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Re: Major Scale
ok.
Então é ficar trauteando 1 b2 2 b3 3 4 b5 5 b6 6 b7 7
Eu sei que isto já foi discutido vezes sem conta, mas passando pra guitarra, o objectivo é (corrige-me se estiver errado)
1- Conhecer onde estão todas as notas no braço.
2 - A partir de uma tónica, saber identificar geograficamente, por exemplo uma quarta, uma sétima....
A partir daí, para formar um acorde, um modo ou outra coisa qualquer é só saber a formula com a notação interiorizada. (p. ex 1 3 5)
Então é ficar trauteando 1 b2 2 b3 3 4 b5 5 b6 6 b7 7
Eu sei que isto já foi discutido vezes sem conta, mas passando pra guitarra, o objectivo é (corrige-me se estiver errado)
1- Conhecer onde estão todas as notas no braço.
2 - A partir de uma tónica, saber identificar geograficamente, por exemplo uma quarta, uma sétima....
A partir daí, para formar um acorde, um modo ou outra coisa qualquer é só saber a formula com a notação interiorizada. (p. ex 1 3 5)
davidlopes78- Guitarrista de garagem
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Re: Major Scale
Podes começar precisamente por analizar que intervalos estao (e onde) dentro dos shapes de acordes que costumas tocar...ate porque estarao precisamente nos mesmos sitios onde se encontram as respectivas notas da escala, é obvio mas poucos se apercebem disso e passam a vida a pensar em acordes como sendo uma coisa e escalas outra.
kouros- Guitar GOD
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Re: Major Scale
agora uma pergunta que pode parecer estupida (e talvez seja mesmo!) : o que é uma escala?
os modos gregos sao escalas?
os modos gregos sao escalas?
davidlopes78- Guitarrista de garagem
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Re: Major Scale
Matemáticamente os modos gregos são apenas a escala diatónica (maior) a começar em sítios diferentes.
12345671 - "modo" maior
67123456 - modo menor
23456712 - modo dórico
etc e tal.
A única coisa que muda é a posição dos semitons (half step's).
Agora o para que serve e como se usa é que já levanta mais confusões.
Dica: Se fores procurar ao youtube, evita explicações dadas por guitarristas. A grande maioria não sabe o que está a dizer nem a fazer, são o típico caso de "isto está a soar ao modo X porque eu estou a dizer que sim e porque estou a falar nele".
12345671 - "modo" maior
67123456 - modo menor
23456712 - modo dórico
etc e tal.
A única coisa que muda é a posição dos semitons (half step's).
Agora o para que serve e como se usa é que já levanta mais confusões.
Dica: Se fores procurar ao youtube, evita explicações dadas por guitarristas. A grande maioria não sabe o que está a dizer nem a fazer, são o típico caso de "isto está a soar ao modo X porque eu estou a dizer que sim e porque estou a falar nele".
kouros- Guitar GOD
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Re: Major Scale
Guitarrista nº1:
- Do pouco que sei quando aplico os Modos vejo-os como um acrescento que estou a dar a algo, ou seja, nunca estou sempre a tocar com Modos e aplico-os quando sinto que a minha melodia precisa de mais composição e de mais vida.
- Independentemente de tocar com arpejos ou não, chamo aplicar um Modo quando deixo de tocar por exemplo pentatónica e aplico as notas do Modo em questão sem acrescentos de mais notas, isto não implica obviamente tocar todas as notas to Modo nem tão pouco seguir uma ordem específica mas certamente que tento tocar o máximo de notas possível ou então corro o risco de estar por exemplo a tocar a pentatónica com mais um ou outro intervalo apenas.
- Do pouco que sei quando aplico os Modos vejo-os como um acrescento que estou a dar a algo, ou seja, nunca estou sempre a tocar com Modos e aplico-os quando sinto que a minha melodia precisa de mais composição e de mais vida.
- Independentemente de tocar com arpejos ou não, chamo aplicar um Modo quando deixo de tocar por exemplo pentatónica e aplico as notas do Modo em questão sem acrescentos de mais notas, isto não implica obviamente tocar todas as notas to Modo nem tão pouco seguir uma ordem específica mas certamente que tento tocar o máximo de notas possível ou então corro o risco de estar por exemplo a tocar a pentatónica com mais um ou outro intervalo apenas.
Última edição por Skaven em Qui Mar 26 2015, 13:43, editado 1 vez(es)
Re: Major Scale
modo confusao activado.
vou estudar aquilo que ja compreendi.
volto a este topico daqui a uns meses!
vou estudar aquilo que ja compreendi.
volto a este topico daqui a uns meses!
davidlopes78- Guitarrista de garagem
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Re: Major Scale
Welcome to the club brother!modo confusao activado.
vou estudar aquilo que ja compreendi.
volto a este topico daqui a uns meses!
Re: Major Scale
Experimenta ver (e ouvir) as coisas assim:
1 - a 6m para entrar para a 5
2 - a 6M para entrar para a 7m
3 - 2m para entrar na tónica como forma de remate final
Se tiveres por exemplo como base um acorde menor com 7ª (isolado) podes usar estas 3 ideias que referi. Conforme o apetite poderás intelectualizar a situação e vê-la da seguinte forma:
1 - aplico modo menor natural
2 - aplico modo dórico
3 - aplico modo frígio
Na prática é exatamente a mesma coisa, a única diferença é que o primeiro ponto de vista é muito mais objectivo e descritivo do que este último.
1 - a 6m para entrar para a 5
2 - a 6M para entrar para a 7m
3 - 2m para entrar na tónica como forma de remate final
Se tiveres por exemplo como base um acorde menor com 7ª (isolado) podes usar estas 3 ideias que referi. Conforme o apetite poderás intelectualizar a situação e vê-la da seguinte forma:
1 - aplico modo menor natural
2 - aplico modo dórico
3 - aplico modo frígio
Na prática é exatamente a mesma coisa, a única diferença é que o primeiro ponto de vista é muito mais objectivo e descritivo do que este último.
kouros- Guitar GOD
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Re: Major Scale
6m = b6?Experimenta ver (e ouvir) as coisas assim:
1 - a 6m para entrar para a 5
2 - a 6M para entrar para a 7m
3 - 2m para entrar na tónica como forma de remate final
6M=6m?
davidlopes78- Guitarrista de garagem
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Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
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Re: Major Scale
6m = b6
6M = 6
6M = 6
kouros- Guitar GOD
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Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010
Re: Major Scale
percebido!
davidlopes78- Guitarrista de garagem
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Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013
Re: Major Scale
Imprime e coloca á tua frente quando tocas
o problema reside aí.
os ciclos de quartas e quintas são tão óbvios/lógicos que é impossível não os saber de cor. (por exemplo)
agora se precisas de uma folha com formulas de acordes e escalas é porque não os sabes.
a partir do momento que sabes como tocar uma triade maior (C E G) não precisas mais de uma folha de papel a frente que te diga isso.
precisas sim de praticar a triade em 1 oitava, 2 oitavas, em diversas zonas do braço e também nas suas inversoes. e depois transpor por 4as (por exemplo) e assim sucessivamente.
se tiveres 1 acorde por compasso, C F Bb Eb ... e ires tocando estas triades em tempo real.
para quando estiveres a improvisar e quiseres usar essa triade em qualquer tom e qualquer inversão apenas fazes acontecer porque já tens a tua memoria muscular mecanizada para produzir esse som.
Re: Major Scale
tanta gente que se diz entendida e nao reparam num erro destes?
na minha terra não existe b5, ou seja, quinta menor. existe quinta perfeita, quinta aumentada e quinta diminuta...
digo eu não sei.
sou apologista de perceber o braço da guitarra, e não de o decorar. para mim é útil ter um teclado, se o dinheiro para comprar um não abunda (um baratinho, para o desenrasque, custa uns 80€ ou menos, novo), saquem uma aplicação de telemóvel ou então imprimam um e ponham a vossa frente (aqui com a desvantagem de não conseguirem ouvir o som do intervalo)
1 b2 2 b3 3 4[b] b5 [/b] 5 b6 6 b7 7 (1).... escreveu:
na minha terra não existe b5, ou seja, quinta menor. existe quinta perfeita, quinta aumentada e quinta diminuta...
digo eu não sei.
sou apologista de perceber o braço da guitarra, e não de o decorar. para mim é útil ter um teclado, se o dinheiro para comprar um não abunda (um baratinho, para o desenrasque, custa uns 80€ ou menos, novo), saquem uma aplicação de telemóvel ou então imprimam um e ponham a vossa frente (aqui com a desvantagem de não conseguirem ouvir o som do intervalo)
PedroGRock- Guitarrista viciado
- Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013
Re: Major Scale
compreendo a tua dúvida mas vou desmistifica-la, espero que te ajude:
b5 pode ser interpretado como quinta diminuta.
se reparares nalguns livros da berklee, mark levine ou mel bay.
podes encontrar 1 2 3 4 5 6 7 representando:
1 2M 3M 4P 5P 6M 7M
e os acidentes quando encontras 1 b2 b3 4 b5 b6 b7 representam:
1 2m 3m 4P 5d 6m 7m
bastante simples. quando escrevemos formulas de chordscales ou interpretamos cifras usamos este sistema, é igual ao da leitura de cifras.
quando vês Cm7b5 sabes que tem quinta diminuta?
caso não saibas ler cifras posso recomendar-te um livro que tem um método bastante intuitivo.
(quando me refiro a ler cifras refiro-me a seres capaz de ler qualquer tema do realbook à 1a vista... ou teres de tocar arranjos para bigband à 1a vista como muitas vezes me acontece. aí são cifras a sério)
Abraço e bons estudos
b5 pode ser interpretado como quinta diminuta.
se reparares nalguns livros da berklee, mark levine ou mel bay.
podes encontrar 1 2 3 4 5 6 7 representando:
1 2M 3M 4P 5P 6M 7M
e os acidentes quando encontras 1 b2 b3 4 b5 b6 b7 representam:
1 2m 3m 4P 5d 6m 7m
bastante simples. quando escrevemos formulas de chordscales ou interpretamos cifras usamos este sistema, é igual ao da leitura de cifras.
quando vês Cm7b5 sabes que tem quinta diminuta?
caso não saibas ler cifras posso recomendar-te um livro que tem um método bastante intuitivo.
(quando me refiro a ler cifras refiro-me a seres capaz de ler qualquer tema do realbook à 1a vista... ou teres de tocar arranjos para bigband à 1a vista como muitas vezes me acontece. aí são cifras a sério)
Abraço e bons estudos
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