ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Major Scale

+2
Skaven
Thomasyoung
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Major Scale Empty Major Scale

Mensagem por Thomasyoung Qui Mar 26 2015, 04:37

Olá a todos,

Estava a ver um video no youtube e fiz um print screen ao video com esta imagem que acho bastante interesante para a compreensão da escala maior, espero que gostem.

Major Scale Jj8j95

Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 05:20

(Posso estar enganado) mas parece-me que esse esquema não é pensado para a escala maior é sim pensado para os Modos mas se estudares os Intervalos como deve ser não precisas desses esquemas para nada porque consegues "construir" qualquer Modo ou Escala "on the fly".

Lê isto:
http://www.freeandeasyguitar.com/music_theory/intervals.shtml

Atualmente estou no meu emprego a trab**** "arduamente" Very Happy na construção de Modos partindo dos Arpejos no caso por ex: do Modo Dorian acrescentas os intervalos (4+7m+2+6) se quiseres apenas tocar com a pentatónica usas (4+7m) etc... .

Percebendo como isto funciona e acima de tudo fixando os intervalos torrna-se tudo mais simples sendo que demora tempo, atualmente cada vez que descubro algo novo acabo por complicar qualquer coisa que parecia simples antes, enfim... . Embarassed

Se o Mestre Kouros apanhar este tópico já nos vai dar na cabeça! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 06:05

Até o Mestre Kouros aparecer estamos em território de paz (ou seja de nabice). Very Happy Portanto tens em baixo o que estou a "trabalhar" agora em excel:

Major Scale Untitled

No exemplo de cima tens os Arpejos Menores em Sol, se optares por outra nota raíz é tudo (posicionalmente) igual apenas tens que fixar onde estão as notas no fretboard, no exemplo do meio tens os intervalos (4ª + 7m) que dão-te a Pentatónica Menor e depois tens o Modo Dorian que não é mais do que os Arpejos Menores com a Pentatónica Menor + os intervalos 2 e 6.

Atenção que eu não sei se este é o método correto de pensar em teoria musical mas garantidamente com estes esquemas consigo hoje improvisar usando muito mais escalas e Modos de uma forma extremamente simples para mim.

As diferenças entre os Modos Dorian e Lorian etc são ridículas apenas mudas um ou outro intervalo (é cagada fixar os Modos mais conhecidos), a grande "chatice" é que há Modos que funcionam bem e outros que não funcionam, depende muito do tipo de música que estás a tocar, por exemplo Mixolidian soa-me bastante mal quando misturo com esta base que mostro em cima + os meus blues, mas provávelmente é um problema meu ou eventualmente num outro estilo musical soará melhor, não sei!?

Resumidamente, este esquema em cima é uma fotografia que eu tenho no cérebro enquanto toco e percebendo os intervalos consigo tocar qualquer Modo ou Escala "on the fly" sem ter que pensar:

"Agora vou tocar Dorian e depois Lydian" etc... até porque isso prende-me em termos musicais, torna-se tudo demasiado matemático e previsível.

Obviamente que não domino isto por completo e às vezes disparo "cada gafe que até ferve" mas... hei de dominar um dia... (digo eu).  Very Happy

PS: Isto hoje como vez está complicado no emprego. Razz
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 06:28

(Deveria ter começado por aqui mas como todos os nabos fiz *****). Very Happy

A menos que tenhas um ouvido absoluto, Wiki:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido_absoluto

Não tens capacidade de fixar as notas pelo som, logo, é extremamente difícil pensares em algo e tocares imediatamente depois mas... sabendo a nota raíz que estás tocar e sabendo os intervalos consegues mais fácilmente chegar ao som que imaginas, deixo-te já agora em baixo a matriz dos intervalos (como eu os aprendi):

Major Scale Untitled

Os intervalos continuam 9m, 9, 10m, 10 etc... mas são uma repetição dos que já tens ou seja, 2 = 9,  3 = 10 etc... interessa perceber como chegar a por exemplo B9 ou E11 por uma questão de pauta mas fixando desta forma (em cima) simples e sabendo como os intervalos se repetem não precisas de mais nada para já.

Tens imensa informação na net sobre isto explicada de uma forma muito melhor qua a minha, apenas fiz estes uploads para perceberes como eu fixo a teoria musical, eu escrevo e faço desenhos e ao fazê-lo vou fixando. Very Happy

Mais uma vez repito, eu não sei se esta será a forma ideal de fixar isto, o Luiz disse-me que posso pensar desta forma que não têm problema nenhum mas eventualmente haverão outras bem mais eficazes, esta que te demonstro em cima têm funcionado bem comigo e parece-me extremamente simples de entender. Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 07:28

Isso do mestre é que.. Neutral


Charts cuja interiorização e ginástica mental é importante:

Major Scale Scales-symetric-chromatic-pattern2


Teoria necessária para entender a construção escala maior e os seus 7 modos:

tom tom 1/2tom tom tom tom 1/2tom traduz-se em 1 2 3 4 5 6 7


Eu não sei o que vocês fazem com esses diagramas que apenas mostram o óbvio, ainda porcima quando o vosso instrumento é de transposição imediata (não há teclas diferentes, tudo são frets a igual distância uns dos outros logo o desenho dos intervalos é sempre o mesmo - vêr o diagrama que aqui pus).


A sério, não sei mesmo o que vocês fazem com isso... ainda não repararam que é tudo igual e que se repete ciclicamente? Shocked
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 07:30

Obrigado por apareceres! Very Happy

A sério, não sei mesmo o que vocês fazem com isso... ainda não repararam que é tudo igual e que se repete ciclicamente?  
.

Eu vejo e escrevi em cima qe posicionalmente é tudo igual mas a mim ajuda-me a fixar desta forma, há gajos nabos pronto... . Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 07:40

Fixa o diagrama que pus aí. Se souberes esse sabes tudo o que há para saber sobre o fretboard. O resto que tens para aí não te vai ajudar, pode ser engraçado para ver as suas curiosidades matemáticas mas na prática a versão útil e condensada é mesmo essa que aí pus.


O desenho do thomasyoung nem serve para nada, quanto muito servirá para saberes que armação de clave deves usar para escrever determinado modo... coisa que fácilmente descobres imaginando o braço da guitarra.




kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Thomasyoung Qui Mar 26 2015, 07:55

@kouros para ti é tudo igual porque és uma pessoa sábia, e tens um vasto conhecimento de musica, provavelmente até dás aulas de musica, para nós que estamos a aprender, o metodo que cada um usa sera aquele com que nos identificamos para uma aprendizagem mais rapida. é como uma equaçao de matematica tem varias formas de solucionar e cada um resolve como sabe.

Eu como estou a aprender, e consoante aquilo que assimulo das minhas aulas de musica, um dia poderei ver como tu.

A minha imagem acima, foi apenas porque achei importante identificar os modos em toda a escala maior. isso do tom tom 1/2tom tom tom tom 1/2tom é coisa que também já sei, sabendo os 7 modos e com afinador chegasse lá num instante.

@Skaven, para estudares arpeijos realmente essa tua tabela está interessante, só te resta agora imaginação para sacares daí uns arpejos bonitos.
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 08:04

@thomas

Se realmente acreditas que percebo alguma coisa do assunto, então porque é que não acreditas no que digo? Essas merdas não ajudam em nada, são uma mera curiosidade. Em vez de te preocupares com esses supostos atalhos, toma atenção ao que eu disse. Arriscas-te a que daqui a uns 10 anos se faça luz e depois dizes "epa, agora que estou a ver isto assim... afinal o gajo tinha razão".


Separa o que é do instrumento daquilo que é da música senão vão as duas correr mal (ou menos bem).
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 08:07

Uma boa forma de começar a compreender as coisas a sério não é indo buscar nova informação...

...é analizar aquilo que já tocas mas que apenas o fazes por memória posicional.


Se ainda tocas acordes por posições e nem sabes a que intervalo corresponde cada nota, esquece lá isso das escalas e dos modos.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 08:17

@Nuno,
O Kouros têm uma forma de estar... um pouco agressiva mas têm a hamabilidade e simpatia de nos ajudar portanto... não há pessoas perfeitas! Very Happy

@Kouros,
Já percebi o que dizes  mas a malta às vezes têm que complicar um pouco para depois descomplicar! Para ti (hoje) é simples mas tenho a certeza que também já andaste aos papeis como nós andamos hoje, têm paciência com a malta e muito obrigado pela ajuda! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 08:49

@os dois

Quando aprendes matemática também desenhas quadros bonitos com todas as combinações possíveis de algarismos para um cálculo.. ou aprendes o procedimento e aplicas independentemente dos algarismos que apareçam?

A não ser que não percebam muito de matemática, está aí a vossa resposta.

Pela última vez vos digo, essa treta toda é inútil e se vocês em algum momento utilizarem algum desses quadrinhos para fazerem alguma coisa, estão a dar um grande tiro no pé.


Olhem para a imagem que eu postei.. mas olhem com olhos de vêr. É o único diagrama de que necessitam.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 09:00

Desculpa lá a minha nabiçe... eu tenho estado a olhar para o teu quadro e quando olho para o meu não vejo grandes diferenças, simplesmente o meu está a acentuar a Tónica na Mi (Bass) e o teu na Lá.

Explica-me lá (por favor) qual a vantagem de ver a tônica na corda Lá.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 09:03

A tónica não está na corda Lá, está em TODAS as cordas e tens TODOS os intervalos. Tens todos os intervalos possíveis em relação a qualquer nota (1, que neste caso é o C).

Convém lembrar que o diagrama não é só esse pedacinho mas que o resto também é repetição... repetição essa que já acontece no próprio diagrama.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 09:10

Sim eu sei que está em todas a tônica no teu quadro é "supostamente" o intervalo 1 que é Dó no meu gráfico é o T ou 8, o teu está em Dó o meu por acaso se considerarmos o fretboard então estará em Dó Sustenido mas não entendo qual a difererença entre um e outro, aliás o meu é o teu um pouco mais extenso apenas isso, ajuda-me lá a perceber melhor a diferença do teu para o meu, o teu é melhor porque têm menos intervalos logo torna-se mais simples de fixar?

Major Scale Untitled
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 09:18

Não me estava a referir a esse da parte de baixo, esse está ok excepto a diferenciação entre Tónica e 8.

Isso é mesmo estares a pedir para passares os próximos anos a ver a tónica com o indicador na 6ª corda.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 09:26

Ok já percebi, tu já tinhas colocado esse quadro anteriormente e eu tinha ficado com a ideia que é mais ou menos igual ao que eu uso e entendo quando te referes à tônica com indicador na 6ª corda também.

No fundo o teu talvez seja mais "movível" porque não contempla a oitava como oitava logo é mais fácil de "pegar" no intervalo oitava como tônica já percebi.

Obrigado! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 09:35

Para perceberes ainda melhor...

...qualquer intervalo estará sempre à mesma distância. Experimenta visualizar as oitavas (e todos os sítios onde podes tocar essas oitavas) como base esquelética da guitarra, depois acrescenta-lhe a 5ª (e todos os sítios onde podes tocar essa relação 1 - 5 para a esquerda, para a direita, para cima, para baixo)... depois 3ªs, etc e tal.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Thomasyoung Qui Mar 26 2015, 09:39

@Kouros, desculpa lá mas dizeres que o meu desenho dos modos não serve para nada, acho isso um absurdo. Mas quem sou eu para te criticar, com o conhecimento que tenho devo ser mesmo leigo para complicar tanto a teoria musical... Realmente o teu desenho dos intervalos é tudo o que eu precisava. Very Happy
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 09:41

Detecto aí algum sarcasmo.. hmm?


Se achas absurdo que eu diga que o teu desenho não serve para nada, é impossível que tenhas entendido a utilidade do meu diagrama de intervalos.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 09:43

@Kouros,
...qualquer intervalo estará sempre à mesma distância. Experimenta visualizar as oitavas (e todos os sítios onde podes tocar essas oitavas) como base esquelética da guitarra, depois acrescenta-lhe a 5ª (e todos os sítios onde podes tocar essa relação 1 - 5 para a esquerda, para a direita, para cima, para baixo)... depois 3ªs, etc e tal..

Para ajudar no que apelidas por lado matemáticógeográfico do instrumento, já percebi, obrigado! Very Happy

@Nuno,
@Kouros, desculpa lá mas dizeres que o meu desenho dos modos não serve para nada, acho isso um absurdo. Mas quem sou eu para te criticar, com o conhecimento que tenho devo ser mesmo leigo para complicar tanto a teoria musical... Realmente o teu desenho dos intervalos é tudo o que eu precisava.  .
Ignora a agressividade e entende os intervalos, não precisas de fixar nem notas nem de fazer esquemas com notas, sabendo os intervalos consegues construir qualquer modo de cabeça, pensa nos intervalos como uma tabuada se preferires, para chegar a 40 onde estão as minhas multiplicações? Estão em 1x40 + 2x20 + 4x10 etc... .

Pensa nos intervalos como um diagrama com soluções para escalas e modos, não precisas fazer contas nem fixar esse tipo de construção apenas tens que saber onde encontrar as multiplicações que levam ao teu resultado (Modo/Escala).


Última edição por Skaven em Qui Mar 26 2015, 11:04, editado 1 vez(es)
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 11:01

Toma lá outra cabula que dá imenso jeito:

Imprime e coloca á tua frente quando tocas!

Major Scale Circle_Of5ths

- Tens o circlo das quintas com as relativas menores por baixo, explicação:
http://www.freeandeasyguitar.com/music_theory/circle_of_fifths.shtml

- Tens A formação das escalas Maiores e Menores por "steps" as fórmulas dos acordes etc... .

PS: Não penses que eu domino isto, perceber alguma teoria é uma coisa mas colocar em prática é outra completamente diferente, de aqui a alguns anos talvez... .  Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 11:08

O ciclo também não precisas de memorizar, está escarrapachado na escala da guitarra. Basta que saibas o nome das notas na guitarra e descobres logo que nota é a quinta de qual (caso queiras saber pelo nome).

A inversão da 5ª é a 4ª, pelo que subir uma 5ª ou descer uma 4ª vai sempre dar à mesma nota.


O resto que está nesse quadro é a base do que se tem de saber/entender. Alguém que compreenda realmente consegue "tirar umas pelas outras", quem não percebe a fundo vai tentar memorizar isso tudo mais uma data de diagramas e shapes e não vai fazer porra nenhuma com essa "sabedoria" nem a compor nem a improvisar.

Qualquer um entende que 2+2=4 no sistema decimal e que a relva é verde, no entanto isso não ajuda muito no lado musical. Se sabes contar até 7 ou 8, teóricamente vais tocar notas lindas que soam muito bem... até que descobres que isso não chega e que andas é a perder tempo com essa matemática toda desnecessária, posições e etc.


Última edição por kouros em Qui Mar 26 2015, 11:16, editado 1 vez(es)
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Skaven Qui Mar 26 2015, 11:14

O ciclo também não precisas de memorizar, está escarrapachado na escala da guitarra. Basta que saibas o nome das notas na guitarra e descobres logo que nota é a quinta de qual (caso queiras saber pelo nome).

A inversão da 5ª é a 4ª, pelo que subir uma 5ª ou descer uma 4ª vai sempre dar à mesma nota.
Nunca tinha pensado nisso dessa forma, obrigado por partilhares.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por davidlopes78 Qui Mar 26 2015, 11:26

Ou seja. Isto é o básico do básico a interiorizar:
1 b2 2 b3 3 4 b5 5 b6 6 b7 7 (1)....

Certo?
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Idade : 46
Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Major Scale Empty Re: Major Scale

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos