ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciante aquii, ajudaaa!

+2
SrCardozo
Lilianarocha19981
6 participantes

Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por Lilianarocha19981 Sáb Jan 03 2015, 17:00

Olá pessoal, bem, sou nova por aqui, registei-me agora mesmo e preciso muito da vossa ajuda. Desde há algum tempo que eu tenho pensado em começar a tocar guitarra...bem, o tempo passou e parece que o meu desejo foi apenas aumentando a cada dia. Então, aqui estou eu, a pedir a vossa ajuda. Preciso de comprar uma guitarra e não precisa de ser muito cara, para já quero ver se gosto tanto de tocar como de ver e ouvir outras pessoas tocarem. Queria começar por uma acústica e uma amiga aconselhou-me a "Stagg C542". O que acham desta guitarra? O que aconselham (outras marcas...)? Também queria perguntar se algum de vocês aprendeu a tocar sozinho...disseram-me que é complicado mas estou disposta a tentar Very Happy espero por uma resposta, um grande abraço Very Happy
Lilianarocha19981
Lilianarocha19981

Post Count : 6
Idade : 25
Localização : Porto
Guitarra : Nenhuma, para já
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por SrCardozo Sáb Jan 03 2015, 17:27

Boa noite.

Para começar, numa coisa a tua amiga acertou...Clássica!
Guitarra clássica é o melhor para começar, no entanto as Stagg não são a melhor opçao.
Isto por várias razões, a começar pela fraca qualidade das madeira/construção, no facto de 1 mes depois de a usares todo o seu acabamento (sim aquela cor é apenas um acabamento, um amigo meu tem uma) começar a saltar todo. Etc.

Com o Dinheiro que essa te vai custar, facilmente arranjas outras marcas mais qualitativas.
Não te vou aconcelhar nenhuma pois Clássicas não é mesmo a minha área infelizmente, mas há aqui bons guitarristas que te vão poder ajudar nessa área.

Um concelho que dei a um amigo meu e que lhe deu imenso jeito é: se tiveres quem te empreste uma guitarra por uma semana que seja, pede! e só depois de veres se gostas e se é aquilo que queres aprender, então aí deves pensar em comprar.

Depois tens 2 opções. Ou compras uma nova +- barata só mesmo para começar, pensando tu depois em subir 'de nivel' rapidamente ou então mais vale ires ao OLX e comprar uma usada mas 'como deve ser'.

No entanto, eu não sou grande entendedor de clássicas, mas sei que nas gamas baixas, falando em 80,100,150€, diz-se que vai dar tudo ao mesmo.

Resumindo, não te aconcelho a comprar a Stagg, em utlimo caso, senão tiveres como obter outra para teste, compra uma usada, por 20€ compras uma classica no olx hoje em dia, senão gostares a despesa é minima.

Eu comecei por aprender sozinho, pouco, mas aprendi, mais tarde tive 3 meses de aulas teoricas numa escola para trabalhar no solfejo etc. De resto, continuei sozinho tal como imensos membros por aqui. Não é impossivel de todo, basta quereres e torna-se fácil!

Aproveita e passa na secção de Apresentações e aprensenta-te ao pessoal. Rock
SrCardozo
SrCardozo
Guitarrista dedicado

Post Count : 696
Idade : 31
Localização : Póvoa Sta Iria
Guitarra : Schecter
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por Lilianarocha19981 Sáb Jan 03 2015, 18:36

Olá, antes de mais quero agradecer pela resposta, estava mesmo com alguma pressa porque quero começar o quanto antes.
É assim, eu vou seguir o teu conselho (até porque não tenho mais ninguém a quem pedir ajuda). Não tenho nenhum amigo que toque guitarra, infelizmente, mas vou tentar arranjar alguma mais em conta, só para começar. Sei que a tua área não é bem as clássicas, mas será que existe muita diferença dessas para as acústicas?
Disseram-me que aprender sozinha era quase impossível e que eu não ia conseguir...gostava de poder falar com alguém que tivesse conseguido, iria mesmo ajudar, se soubesses de alguém, eu ficaria muito grata (ainda mais).
Muito obrigada pela tua ajuda e irei passar pelas apresentações, tal como me aconselhaste, um abraço Smile
Lilianarocha19981
Lilianarocha19981

Post Count : 6
Idade : 25
Localização : Porto
Guitarra : Nenhuma, para já
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por kouros Sáb Jan 03 2015, 18:42

Muitos aprenderam sózinhos, se consegues ou não só depende de ti e dos teus objectivos.

Sem conhecer o orçamento não dá para aconselhar nenhuma clássica mas se a ideia é gastar pouco o mais importante vai ser mesmo a tocabilidade da guitarra.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por Lilianarocha19981 Sáb Jan 03 2015, 18:47

Sim, claro, o único problema é que eu não estou muito informada. Vou ler alguns artigos e ver alguns videos no youtube, não sei, desde que me ajude... muito obrigada Smile
Lilianarocha19981
Lilianarocha19981

Post Count : 6
Idade : 25
Localização : Porto
Guitarra : Nenhuma, para já
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por SrCardozo Sáb Jan 03 2015, 18:47

A maior diferença é o tamanho do braço e o tipo de cordas, sendo que as acusticas têm o braço mais 'curto', e cordas de aço.

Não é bom para aprendizagem ou pelo menos não tão produtivo pois, nas clássicas como o braço é maior, tanto em distancia de traste para traste como em 'altura' vai fazer com que trabalhes mais a tua elastecidade e ao mesmo tempo força nos dedos/mão.

As cordas de aço não ajudam pelo simples facto de magoarem muito mais ao inicio, apesar de facilitar o trabalho em termos de elastecidade, entre outras coisas. Pelo que o melhor será ganhar alguma calosidade (que vais ganhar sem sombra para duvidas) com a clássica (cordas de nylon) e depois passar para uma acústica (cordas de aço)

Podem não ser estas as razões base, mas falo pela minha experiencia.

Quanto ao que te disseram, Esquece completamente!

Hoje em dia, quem tem internet tem tudo! Há muita informaçao no Youtube etc e, principalmente, neste forum! Há secções especializadas para isso e caso haja alguma dúvida não já esclarecida no fórum,podes criar tópicos para isso.
Haja vontade!!!

Se deres uma boa pesquisa no fórum consegues encontrar muito por onde começar.
Aconcelho te desde já a procurares uma base de teoria musical, juntamente com o conhecer cada peça de guitarra e para que serve a mesma.
SrCardozo
SrCardozo
Guitarrista dedicado

Post Count : 696
Idade : 31
Localização : Póvoa Sta Iria
Guitarra : Schecter
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por Lilianarocha19981 Sáb Jan 03 2015, 18:54

Muito bem, obrigada pela ajuda Smile Vou fazer exatamente aquilo que me disseste, informar-me mais sobre as peças da guitarra, as notas musicais...tudo aquilo que eu conseguir aprender. Vou confiar em ti porque tens de certeza muita mais experiência do que eu, que não tenho absolutamente nenhuma. As clássicas, para além de serem mais fáceis para aprendizagem, podem ser encontradas a um preço mais em conta. Ajudaste-me porque eu estava a pensar em gastar mais de 70 euros numa acústica. Como já disse e torno a repetir, obrigada.
*Não chateio mais* Smile
Lilianarocha19981
Lilianarocha19981

Post Count : 6
Idade : 25
Localização : Porto
Guitarra : Nenhuma, para já
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por SrCardozo Sáb Jan 03 2015, 18:59

Infelizmente não me posso gabar de ter uma grande bagagem de experiencia, mas este forum tem me ajudado Razz.

Ora aí está! Essa é outra vantagem, apesar de não ser válida para o tema em si, mas também ajuda.

Antes de comprares, podes circular pela loja e pegar em várias guitarras clássicas, experimentas se a achas confortavel na 'pegada' ao segurá-la.
Se gostas do som, ou se, mesmo a tocar à toa, se te sentes mais confortavel com umas do que com outras (que vai acontecer).

Tenta levar um amigo que toque para ajudar, mas em termos de confortabilidade etc, nao te guies por ninguem, depende de cada um.

P.S: Aqui ninguém chateia ninguem, hoje ajudamos te nós, amanhã ajudas tu! Wink
SrCardozo
SrCardozo
Guitarrista dedicado

Post Count : 696
Idade : 31
Localização : Póvoa Sta Iria
Guitarra : Schecter
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por kouros Sáb Jan 03 2015, 19:03

Se o orçamento é assim tão baixo, compra uma APC (António Pinto Carvalho).

Os modelos à volta do 5 custam cerca de 100€, o que quer dizer que ainda há mais baratos.

As guitarras são porreiras, até trazem escala em ébano além do tampo ser maciço e poupas 200€ que pagarias a mais se a guitarra fosse importada (APC é de Braga).
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por Lilianarocha19981 Sáb Jan 03 2015, 19:11

Muito obrigada pela ajuda, tentarei dar o meu melhor Smile
Lilianarocha19981
Lilianarocha19981

Post Count : 6
Idade : 25
Localização : Porto
Guitarra : Nenhuma, para já
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por lore Dom Jan 04 2015, 13:53

apc , é bem fixe .
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por kouros Dom Jan 04 2015, 14:11

Da experiência que tenho com APC, o problema é que eles tentam fazer móveis Laughing

De qualquer forma é preferível dar 100€ por um bom móvel do que qualquer quantidade de dinheiro por um pedaço de contraplacado pintado.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por lore Dom Jan 04 2015, 14:21

guitarra de iniciante tem de aguentar muita porrada , leva para a escola , vai no metro , vai namorar para o centro comercial ...
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por kouros Dom Jan 04 2015, 14:26

Deixa lá que as Alhambras de 700€ também dão para pregar e nem se riscam. Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por ggx2 Qua Fev 11 2015, 08:53

Já compras-te? Espero que sim. É sinal que já ganhas-te calo.
Pede ajuda a alguém mais experiente (eventuslmente professor ) para te ajudar a esclher uma guitarra barata mas aceitável especialmente em termos de conforto para aprender .
Acustica de nylon é uma boa opção para começar . Equacionar eventualmente uma eletrica baratinha tipo squire ou equivalente (sendo cordas de aço no entanto mais confortávies do que uma acustica) . Há também alguns modelos de nylon tipo crossover no entanto talvez um pouco mais caros (talvez 200 euros) . Vê por ex modelos de marcas de sites de vendas on-line .
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por Lilianarocha19981 Sáb Fev 14 2015, 09:51

Olá, não comprei mas consegui com quem me emprestassem uma para me ir habituando Smile Sim, já ganhei algum calo mas sei que consigo, basta ter um pouco de paciência e dedicação. Muito obrigada, abraços.
Lilianarocha19981
Lilianarocha19981

Post Count : 6
Idade : 25
Localização : Porto
Guitarra : Nenhuma, para já
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por BemQ Qui Abr 09 2015, 22:26

Lilianarocha19981 boa sorte.
Já tens a ferramenta básica: paciência. A dedicação existe desde que a motivação a acompanhe.
Para que saibas começei a ter aulas dias 14 de Fevereiro. Como vai esse progresso?
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante aquii, ajudaaa! Empty Re: Iniciante aquii, ajudaaa!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos