ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais um iniciante!

+3
egiptogrunge
Scorp
AlfredoGambler
7 participantes

Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Mais um iniciante!

Mensagem por AlfredoGambler Qui Mar 19 2015, 08:10

Boas pessoal,estou aqui para aprender e quem sabe ficar realmente bom a tocar guitarra!
Toco ha 8 meses,tenho estado a aprender sozinho(internet) embora tenha tido aulas quando tinha uns 12,13 mas depois nunca mais lhe peguei e como me arrependo!
Neste momento acho que estou numa fase de estagnação,cheguei a uma fase em que parece que não sei tocar nada.Talvez se deva a tocar varios estilos e de diferentes maneiras.Tanto gosto de tocar com palheta,como com os dedos,como com a palheta de dedo,ate ja lhe dou uns "toques" no percussive Very Happy
Exploro tanto que acabo por não saber nada!
Bem,é isto!Boas guitarradas!
AlfredoGambler
AlfredoGambler

Post Count : 7
Idade : 31
Localização : Coimbra
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por Scorp Sex Mar 20 2015, 11:00

Bem vindo!!!!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por egiptogrunge Dom Mar 22 2015, 13:41

Bem vindo, pois esse é um problema da net, temos tanta info que nos perde mos. Tenta seguir umas vídeo aulas ou assim que vão desde o básico ao avançado.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por daniel97 Dom Mar 22 2015, 13:50

Bem-Vindo!!!
daniel97
daniel97
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 129
Idade : 27
Localização : Coimbra
Guitarra : FENDER BULLET® STRAT® WITH TREMOLO
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por Velut Umbra Seg Mar 23 2015, 08:46

Bem vindo!
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por BemQ Qua Mar 25 2015, 00:52

Bem vindo!! Sabes começei a tocar desde 14 de Fevereiro deste ano. Tenho aulas, 1 x semana. Há um certo mimetismo entre o nosso estado emocional e o modo como exercemos o toque na dita.
Coragem e pensamento positivo ok?

Vai relatando os progressos... :>

BemQ
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por AlfredoGambler Qua Mar 25 2015, 06:11

Obrigado!
Isso é verdade e eu noto isso.
O pensamento é positivo, o problema esta na maneira como Não organizo as coisas que quero aprender,mesmo por serem muitas.Ja ando para estabelecer uma lista de objetivos para a guitarra ha ja 2 meses e acabo por nunca o fazer
Neste momento estou mais focado em desenvolver a parte ritmica porque eu acho que comecei ao contrario!Ate ha pouco tempo saber tocar musicas apenas de Strum não me cativava.Sei umas quantas composições de fingerstyle,algumas ate dificeis(na minha opiniao),uns quantos licks de blues,e algumas musicas de ritmo.Gosto tambem de meter musica,seja ela qual for no youtube e "entrar" com a guitarra a improvisar,apesar de ser muito limitado,divirto-me a faze-lo
O que ando a aprender:
Ritmo - WIld Horses(Rolling stones) com todos os detalhes de ritmo
Fingerstyle - Queria ver se acabava por saber completamente Dream a little Dream e Don't Stop me now
Fingerstyle c/ palheta de dedo - Freight Train do Tommy Emmanuel, ja consigo fazer bem a 1ºa parte do Do a uma velocidade normal,o problema esta em passar para o proximo acorde a fazer o boom Chick
AlfredoGambler
AlfredoGambler

Post Count : 7
Idade : 31
Localização : Coimbra
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por BemQ Qua Mar 25 2015, 20:21

Caro AlfredoGambler estou muito longe de toda essa sapiência que demonstras e controlas. Tenho notado o quanto viver isolado de certas responsabilidades mundanas como filhos e relacionamentos nos podem dar tempo e estrutura de trabalho. Esse é o meu caso...tempo não me falta. Mas sou iniciante e por vezes quando vejo o progresso de velocidade num acorde novo sinto que posso continuar. Se estou menos entusiasmado lá pego em algo que sinto mais liberdade em tocar e assim colho motivação.
È preciso mesmo muito amor á "coisa".
Repara que também como tu não organizo estudo simplesmente toco e corrigo. Ter um professor ajuda muito.
O meu objectivo é compor de modo a aproveitar todo meu lado criativo. E não replicar ou emular som de terceiros.
Ultimamente ando ás voltas com o Thinking out loud do Ed Sheran. Aquilo na aula soa certo, tocado pelo prof, mas nas minhas mãos...arghhh.
Lá ando eu (D) 1 2 3 4 1 2 3 4 (G) 1 2 3 (A) 1 2 3
a unica parte em que sinto realmente a musica é no momento:
Em A D
People fall in love in misterious ways ...

Todo esse momento da musica que funciona como um pre coro sai idêntica. Já o resto...uiiii

Sabes, eu nao uso palhetas, embora seja prematuro até dizer isto, mas prefiro o som com os dedos nas cordas.
Fingerstyle é mesmo algo surreal e traz uma cadência sonora imponente que resulta numa expressão mais clara da emoção presente.
Algum conselho?



BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por AlfredoGambler Qui Mar 26 2015, 06:34

Não chamaria sapiência a estar consciente do que esta mal e no entanto no dia seguinte nada fazer para o mudar!
SIm,ter tempo ajuda e eu tambem faço muito para ter esse tempo, cortei em coisas que sempre considerei "desnecessarias" mas que na altura não tinha nada melhor para fazer,mas atenção,ate certas coisas desnecessarias por vezes são as que nos dão os cliques para criar, ou sacar aquela parte complicada da musica que ha que tempos não conseguia tocar.
Eu não tenho um professor;tenho varios online,todos de graça claro,mas se estivermos concentrados e seguirmos mesmo o que pessoas mais experientes têm a dizer so temos a ganhar.
De qql das formas gostava de ter umas aulinhas,assim que tiver melhor de $ irei tentar,nem que seja para corrigir erros que de certeza que tenho(postura,posicionamento dedos,mesmo o palhetar,etc).
Sim,eu penso que esse é quase sempre o objetivo de quem quer tocar um instrumento,o criar.Mas acredito que so emulando primeiro o som de outras pessoas é que acabamos por aparecer nos tambem com alguma coisa para mostrar.

Tem em atenção que sou um iniciante tambem,mas os conselhos que posso dar é sem duvida ser honesto contigo mesmo. Não adianta tocar um Thinking Out Loud trapalhão,fora de ritmo,com sons que era suposto estarem a sobressair e não estão,assim como os que não deviam e estão - não sei se me fiz entender
Mas has-de reparar que ao tocar,ha cordas que não devem ser tocadas,e nas que devem ser tocadas ha sempre uma/duas que devem sobressair mais,pelo menos é o que eu noto,ou é a Minha maneira de tocar as musicas

Toca musicas que gostes,dentro do nivel em que estas.Fazerem-te tocar Ode to Joy e cenas assim,se não te puxa,sê honesto com o teu professor.Toca coisas que te cativem desde que esteja de acordo com o nivel e as tecnicas que andas a desenvolver juntamente com o teu professor,afinal de contas ele continua a ser o teu guia e não uma jukebox em que metes a moeda e aprendes o que queres  Laughing

Depois tens cenas como por exemplo,eu so me apercebi que sim,batia o pe(o metronomo humano) mas era o errado,era o direito,da perna onde apoiava a guitarra,daí as coisas sairem trapalhonas e eu não saber porquê,afinal de contas estava a fazer tudo "bem" ! True story,so ha uns meses é que me apercebi!

Outra coisa que tive que aprender a fazer é respirar,enquanto tocas,muitas vezes eu estava ali como se tivesse debaixo de agua a ver quanto tempo aguentava mais sem vir à tona,isso para alem de tenso,que te atrofia os movimentos e logo,o tocar traz tambem outra grande desvantagem,pelo menos para mim(não sei se isto acontece a todos) mas "tapava-me" os ouvidos,como se tivesses ido para uma localidade situada numa altitude muito elevada.O que te leva a acreditares que estas a tocar a musica como deve ser quando na verdade estas a ouvir é a musica na tua cabeça e não com os ouvidos.
Dai ser importante gravar tambem(isto não faço muito,pois aprendi a desentupir os ouvidos,mas de vez em quando é importante)

TSHHH,ja me fartei de escrever para aqui!! Espero que não te mate a ti ou aos outros ler isto tudo,mas este é o meu testemunho da minha iniciação da guitarra.

E ja sabes,se estiver a doer mais do que um ardor,para e re-avalia,não faças como um cromo que eu conheço que continuou a tocar aquela passagem de acordes com aquela má postura e acordou e nem um isqueiro conseguia acender que so voltou a tocar passado 2 semanas.Tendinites são reais! Very Happy

Bem,por agora é tudo!
AlfredoGambler
AlfredoGambler

Post Count : 7
Idade : 31
Localização : Coimbra
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 09:00

Depois tens cenas como por exemplo,eu so me apercebi que sim,batia o pe(o metronomo humano) mas era o errado,era o direito,da perna onde apoiava a guitarra,daí as coisas sairem trapalhonas e eu não saber porquê

Desconhecia a existência de um pé certo para bater Olé
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por AlfredoGambler Qui Mar 26 2015, 09:22

Very Happy

Para mim existe,pois quando estou a tocar cenas que requerem mais velocidade e precisão com a palheta fiquei com o tique de bater muito o pe direito o que me fazia abanar a guitarra no colo!

Mas pronto,foi engraçado!
AlfredoGambler
AlfredoGambler

Post Count : 7
Idade : 31
Localização : Coimbra
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 09:25

Aprende com as Tunas aí em Coimbra.

Guitarra a abanar, palco a tremer, dar passos (com os pés) e ainda estar a olhar para o decote da mamalhuda à frente do palco enquanto piscas o olho a outra que está na outra ponta.. e tudo isto enquanto cantas. Razz
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por AlfredoGambler Qui Mar 26 2015, 09:28

Não é o meu estilo musical,mas entendo o ponto de vista!
Eu referi o pe porque toco sempre sentado e influencia,a mim! Smile
AlfredoGambler
AlfredoGambler

Post Count : 7
Idade : 31
Localização : Coimbra
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 09:38

Eu também toco sentado. O que eu quero dizer é que o abanar do pé e da perna não devem ser problema, provavelmente tens é o ombro ou o antebraço demasiado tensos e não acompanham a "naturalidade" do movimento.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por AlfredoGambler Qui Mar 26 2015, 09:42

É mesmo isso! Não consigo arranjar maneira de relaxar quando estou a tocar "shreds"
AlfredoGambler
AlfredoGambler

Post Count : 7
Idade : 31
Localização : Coimbra
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por kouros Qui Mar 26 2015, 09:42

Eu sou adivinho Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um iniciante! Empty Re: Mais um iniciante!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos