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O que é que tens para fazer barulho???

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Mensagem por guitargold Qua Nov 26 2014, 04:34

Zed acabei de ter uma leitura de 6.9, ligo a 8 certo??

fixe não sabia que em 4 dava para tudo  Very Happy
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Mensagem por Z3D Qua Nov 26 2014, 04:42

6.9 é abaixo de 8, mas sendo valores próximos me parece que haja problema.
De qualquer forma, se quiseres ir pelo seguro, liga à de 4. O máximo que acontece nestas situações é um decréscimo na potência total dissipada no speaker, mas se não tocas com ele sempre no máximo não te irá fazer grande diferença.
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Mensagem por guitargold Qua Nov 26 2014, 04:46

Muito obrigado Z3d, mais uma vez safaste-me  Very Happy
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Mensagem por Z3D Qua Nov 26 2014, 04:47

Todos ajudamos! Smile
Não tens de agradecer.
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Mensagem por guitargold Qua Nov 26 2014, 04:54

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O que é que tens para fazer barulho??? - Página 24 Empty Re: O que é que tens para fazer barulho???

Mensagem por ObiQueloKenobi Qua Nov 26 2014, 06:47

"não neguem à partida a importância (que desconhecem) de um bom jack e um bom fio de speaker..."

Também ouves condensadores?

Se o cabo tiver malha a proteger da REM e os jacks fizerem contacto, siga..
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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 07:40

Também oiço condensadores. aliás, até fiz aí um tópico à tempos sobre isso.

E um cabo de speaker NÂO tem malha... Very Happy
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Mensagem por chivato Qua Nov 26 2014, 07:52

Off Topic!
onde está esse tópico dos consensadores?
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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 07:56

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Mensagem por kouros Qua Nov 26 2014, 07:57

Já agora vejam o tópico acerca das alterações sónicas consoante a pressão atmosférica e também os estudos acerca do rácio "objectividade vs pintelhices de quem não tem mais onde mexer" .
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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 08:00

@Kouros: ganhas pontos cada vez que fazes posts desses?
É que se calhar há quem não saiba a diferença entre um cabo de coluna e um cabo de instrumento, por explo.
E a pressão atmosférica influencia (e muito) a propagação do som, escreve aí um tópico sobre isso
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Mensagem por kouros Qua Nov 26 2014, 08:06

Podemos ainda acrescentar a influência da idade na audição..

A minha intenção é precisamente relembrar que em qualquer área tens influências de uma série de coisas. No caso do som, o mais importante acima de tudo é compreender que nenhuma das partes faz o som e que a qualidade depende sempre do elo mais fraco.

Compra cabo supersónico de 5000€ se quiseres mas basta que o amp tenha lá uma pedaço de cobre grosso todo descarnado com um condensador feito à base da bolha de solda que lá ficou e pronto... se calhar até para hobbistas há coisas mais relevantes ou interessantes do que estas festinhas do placebo e da necessidade de justificar investimento.
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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 08:12

Estás a ver que quando queres até és porreiro e "amiguinho da malta"? é pena é que se tenha que te tirar a ferros a informação interessante, é que o sarcasmo escrito não funciona lá muito bem... Wink

mas olha que a diferença de cabos não passa só pela percepção do som...
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Mensagem por kouros Qua Nov 26 2014, 08:19

Temos de ter perspectiva e contexto, entender que potêncial diferença é que realmente as coisas nos vão fazer... e mesmo que façam diferença, não significa automáticamente que nos vá fazer diferença no nosso sistema e muito menos que seja para melhor.

Eu já nem sei há quanto tempo é que ando a gravar com uma eléctrica que não tem uma única tampa e o humbucker da ponte tem os dois fios do meio completamente à solta para eu os ligar (enconstar) consoante preciso de série/paralelo/coil... se calhar estou a apanhar um bocadinho mais de ruído (se calhar), mas será que isso numa mistura final de uma música faz alguma diferença?

Diferença faria se me andasse a preocupar com essas tretas e não fizesse música por ainda "não estar devidamente equipado".

E quando digo "tretas" não é por não perceber nada de som ou de electrónica, é simplesmente porque vejo tudo isso como algo tão necessário como os sapatos para as mulheres... serve para distrair das verdadeiras questões.

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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 08:32

lá está: para mim é idiota andares a ligar fios "com fita cola" e não meteres lá um switch. But if it works for you... ª(já p n falar que poupavas tempo)

Se ruídos fazem diferença num contexto de mistura de música? Fazem sim, para o bem e para o mal...

Quanto à questão das tretas: novamente é um pau de dois bicos: estar mais preocupado com o "gear" abc ou d do que com as "unhas" (o que parece ser tendência não só aqui no forum) vs ter material em condições que te permita tirar partido no "kit de unhas"...

e em último caso, podes sempre dar-me a tua acústica em troca de uma Century que eu lá tenho em casa, prometo que até lhe meto cordas novas...

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O que é que tens para fazer barulho??? - Página 24 Empty Re: O que é que tens para fazer barulho???

Mensagem por kouros Qua Nov 26 2014, 08:46

Só mudei os fios duas ou três vezes para experimentar mas ainda não soldei em posição nenhuma. O switch uso para o pickup do braço.

Instrumentos acústicos são completamente diferentes de instrumentos eléctricos, nem vale a pena ir por aí, se bem que nesse mundo também há muito snob que só guarda a guitarra voltada para norte porque assim irá soar muito melhor caso se lembre de lhe tocar numa destas décadas.


Quero vêr qual é o fio ou condensador que vai fazer alguma diferença no meio de 20 pedais (sim, eles também têm fios e soldas lá dentro)... A meu vêr, usar o que há e ajustar o que se tem é muito mais vantajoso. O pedacinho imperceptível/debatível de agudos que podes perder num cabo ou condensador pode ser inequívocamente introduzido com EQ de um pedal ou do amp... portanto para quê estar tão atento a mesquinhices? Influências de uma grande indústria é o que é... tocar que é bom fica para "depois de o mundo ter resolvido todos os problemas que um guitarrista pode/poderá vir a encontrar".
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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 09:40

ha...... não.
A EQ é subtrativa e não aditiva (mesmo eq activa)...

Um cabo da treta apanha REM (ainda que tenha 10cm), um pedal nem tanto (está dentro de uma caixa de metal - supostamente). E quem usa 20 pedais sabe que deve usar um buffer antes, um bypass looper, etc.

Quantos é que não gostaram/ gostaram de determinado instrumento/ pedal/ amp influenciados pelo resto da signal chain? as minhas maison soam nas horas ligadas a um pod, ao cabeço nem por isso. um LFR dos que se compram no ebay por 20€ não funciona da mesma maneira que um schaller. um pedal da strymon ligado a um amp de 10 watts da squier vai soar bem? tocar brutal death metal com um Dual Recto e com uns PAF unpoted é exactamente a mesma merda que tocar blues com um x2n e um classic 30. Right tools for the job.
há hype da industria? há sim, sem dúvida alguma mas nem tudo é hype.
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Mensagem por kouros Qua Nov 26 2014, 09:55

Se percebes isso acerca de EQ também perceberás que já estás a falar por falar.. independentemente de ser aditiva ou subtractiva (nem sei a que propósito veio isso) é sempre relativa, logo subir dois "aqui" ou descer dois "a tudo o resto excepto 'aqui'" é a mesma coisa.

De qualquer forma falei no EQ a título do exemplo, o meu objectivo ao falar destas coisas é precisamente relembrar que isto são só preciosismos.


Nunca disse que as coisas não fazem diferença, apenas digo (e generalizando para vêr se não sou mal entendido de novo) que anda por aí muito tocador que não aprende teoria porque isso "destrói a criatividade", não pratica porque não tem equipamento que o permita evoluir, não soa bem porque não tem terminado conjunto de pedais/amp...

Bons tempos eram aqueles em que simplesmente se tocava porque havia vontade de fazer música.

Estas "necessidades dos (ou para os) músicos" devem ter sido criadas em laboratório concerteza... e para o pessoal que grava as suas cenas em casa, não esquecer uns monitores bem precisos e detalhados... depois metam-nos na cozinha, na casa de banho, um emcima do outro, um no chão outro emcima da mesa....

Ás vezes apanha-se cada thread que mais parece um grupo de virgens a discutir os benefícios do viagra.

X|
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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 10:15

@kouros: seremos dois a falar por falar.
-Falei na eq porque:
Kouros escreveu:O pedacinho imperceptível/debatível de agudos que podes perder num cabo ou condensador pode ser inequívocamente introduzido com EQ de um pedal ou do amp...


Repito: não pode não Very Happy
Kouros escreveu:é sempre relativa, logo subir dois "aqui" ou descer dois "a tudo o resto excepto 'aqui'" é a mesma coisa

também não Very Happy
Código:

enfim, moving on.

Isto tudo por causa do cabo e do jack...
Ora só uma coisinha ligeiramente importante para aqueles que não têm nem $ nem know-how para andarem a mudar oputput transformers dos vossos amps a válvulas:

o que é que acontece se o amp não "vir" load? (é só o jack fazer mau contacto...) o que é que acontece se o AWG do cabo dos speakers for inferior aos valores de tolerância de impedância e potência?

deveria ter começado por aqui? pois devia. Mas isto não é "mojo" Very Happy
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Mensagem por Z3D Qua Nov 26 2014, 10:26

depende se o poweramp é a valvulas ou ss Wink


epa, mas voces estão a entrar numa onde do tipo "no, not again!!!!!"
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Mensagem por kouros Qua Nov 26 2014, 10:28

Já percebi o que pretendes, toma lá um balde de Razão só para ti. O mais ridículo é que até entendes o que as pessoas dizem mas deves querer fazer grande figura perante leigos e agarras-te precisamente a preciosismos irrelevantes.


O pessoal agora compra uma guitarra e a primeira coisa que faz é mandar meter orange drops, fios, pots, pickups xpto, etc... eventualmente depois disto talvez aprendam dois acordes e uma escala.
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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 10:39

eu arriscaria dizer que és da família do Mustaine... e ntre fazer "grande figura", dizer asneiras e "mandar postas de pescada", venha o diabo e escolha. O que tu consideras preciosismos irrelevantes, não o são na minha opinião. Se subimos a uma escada para cagar, é bom que haja merda na tripa, senão só estamos no cimo da escada a mostrar o cu.
(pá não me leves a mal, o dia está a ser comprido)

E sim Z3D, Solid State não conta. E sim, já estamos novamente no "oh no, not again", mas se podemos discutir eternamente se o ovo veio primeiro que a galinha ou se depois da batata, é completamente diferente de dizer que o cabo e o jack de uma coluna não fazem diferença. entre os que acham que a fazer é "só no som" e os que dizem que "não faz diferença nenhuma" não encontro diferença nenhuma. Estão ambos a dizer o que não sabem.

end of offtopic!
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Mensagem por kouros Qua Nov 26 2014, 10:51

Eu não digo que qualquer tipo de diferenças sejam irrelevantes devido à sua "escala de grandiosidade". Digo sim que são irrelevantes porque fazem as pessoas esquecerem-se do que realmente interessa... ou pelo menos costumava interessar.


Além do mais quando uma pessoa é bombardeada com paleio e marketing, acaba por engolir diferenças que, para A SUA realidade, não passam de puro placebo e/ou vontade de justificar o investimento...

...e assim se vão perpetuando mitos e lendas enquanto a indústria do audio se div€rt€.


É claro que sinto a diferença em som e feel entre nylon normal e tensão alta, bem como as diferenças entre conjuntos de cordas de diferentes marcas... mas é uma diferença relevante quando estou a actuar? A maior parte das vezes nem sei qual a marca que lá puseram... Se me pagarem para usar certas cordas, passa a ser importante... até lá, a única coisa relevante é se toco ou se pego no microfone e me ponho a falar das cordas.


Contexto... contexto...
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Mensagem por Waltheer Qua Nov 26 2014, 10:57

@kouros: mas não deviam (fazer as pessoas esquecerem-se que o mais importante é a musica). Mas saber ligar as coisas como deve de ser (ou ter um cabo a, b, c, ou d) pode e deve funcionar como complemento/ isentivo ao prazer de tocar. Mas quantos de nós não nos sentimos já frustrados de não conseguirmos fazer algo devido às ferramentas de que dispomos (é válido para a técnica e para o equipamento...)
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Mensagem por kouros Qua Nov 26 2014, 11:14

E quantas pessoas deixam a guitarra no saco enquanto lêem/pesquisam/analizam sobre todos esses detalhes que pouca ou nenhuma diferença irá fazer para as suas actuais dificuldades?

Quando não havia net para todos as pessoas não tinham nem metade dos "problemas" que agora têm.

Preferia que as pessoas usassem mais os instrumentos e ferramentas (como antigamente) em vez de parecerem bonecos à mercê de necessidades impingidas.

Ao adquirir uma placa de som melhor com conversores melhores, o meu som melhorou... mas não é por comprar uma placa de som que alguém muda radicalmente o seu som. Quem é experiente a fazer misturas consegue fazer melhor figura nas colunas de um portátil do que um nabo num estúdio.

Mudar os fios e o condensador a uma epiphone special é capaz de fazer diferença... mas será que é uma diferença relevante principalmente quando o teu amp é um marshall de bolso? ..e será que é relevante quando sabes que andas a perder tempo e a distrair-te com estas merdas porque sabes que a tua frustração é não tocares uma piça mas aprender & praticar dá muito trabalho?










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