ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

+68
BirdStrike
Sales100
MaDj
Z3D
dstring
Aenemus
onthewheels
Lu7s
BoiDumCabreste
SrCardozo
acknowledgement
jackdanielsrock
JPLoureiro
Carecaz
Migueltreze
Jaime Serras
ricardojfp
rsimao
maseumaseu
chapelinho
Daniel Arouca
Slider56
sweepx
pdias10
romao23
Schmeichel
davidlopes78
Aqualtis
xirukah
dasg
chivato
kouros
JesseBarcelos
Moura
PedroGRock
Caracol
rapant
Omfigueiredo
damarofi
ruisantos018
LFO666
ibanezgioz99
Mysteriocm
John B
Greenox
.:Rodrigo:.
JHV
lore
bytewax
GilmourFan
danielalcindo
PedroOliveira
Skaven
Velut Umbra
guitargold
GuitarSyndle
Zito
bates
Scorp
ObiQueloKenobi
valterx5
kanubas
egiptogrunge
filsat
MARKOARAUJO
Thomasyoung
Naré Cardoso
AndreM
72 participantes

Página 20 de 40 Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21 ... 30 ... 40  Seguinte

Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Qua Dez 31 2014, 06:43

Acho que só tens é de começar a fazer como o Chapelinho e investir mais em fazer as tuas cenas. Tocar versões é bom para ires sentindo como é que as coisas são feitas, como é que as linhas melódicas beijam, fogem e voltam a agarrar os acordes, etc etc.

Continua a dissecar essas obras mas começa também a resolver os teus próprios puzzles, vais vêr que vale a pena e que ainda vais dar mais valor a essas músicas que gostas.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Qua Dez 31 2014, 06:49

Já agora partilho aqui 12 segundos da minha vida, só para fechar o ano num tom participativo Yes!

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por GilmourFan Qua Dez 31 2014, 07:30

@kouros, referes-te a improvisos? ou compor músicas complexas?
GilmourFan
GilmourFan
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 129
Idade : 26
Localização : Cabeção
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's Strat
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 31/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Qua Dez 31 2014, 07:44

Estudar música, fazeres as tuas próprias partes sejam pequenas ou grandes. Improvisar também é compôr.. mas o improvisar de que falo não é passear os dedos pela escala, com isso não aprendes nada.

Mete a dar uma base que só tenha uma nota ou um acorde. Toca notas contra essa base, ouve o efeito que cada uma causa (notas como intervalos, o nome absoluto da nota é irrelevante). Começa pelas 3 notas básicas do arpeggio e vai adicionando as outras notas da escala ouvindo sempre atentamente o efeito de cada uma. Depois faz isso com dois acordes, etc etc.

Estuda isso dos intervalos, formação de acordes, etc etc. Ir ao youtube procurar uma base que diz "...in E major" e tocar a escala de Mi maior emcima é aquecimento para os dedos, musicalmente é cu e não vais aprender nada com isso quer seja para compôr ou improvisar.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por acknowledgement Qua Dez 31 2014, 09:43

Thomasyoung tasse bem com o tempo vais-te expandindo e para quem começa a tocar mais tarde também é mais difícil mas estás encaminhado

chapelinho tas-lhe a dar fixe embora essa cena já nao seja a minha praia. parece que a intonação da guitarra tem qualquer coisa ao lado. acho que estilisticamente tentas imitar um bocado o gajo e tens partes que já tão com 1 feeling fixe.

GilmourFan acho que tas fixe a sacar essas malhas, há sempre microdetalhes que podes evoluir mas de uma forma geral tás a fazer um bom trabalho. como já foi dito acho que podes focar-te em desenvolver um lado musical teu. (menos guitarristico) pensares na musica por si só e não em função do instrumento que tocas.

já agora Thomasyoung não costumo gravar videos (só para estudar/corrigir problemas) mas vou caçando algumas cenas de concertos ao vivo. isto foi do primeiro concerto que demos neste bar. um blues maior em F, a qualidade é 1beca merdosa né. ainda toquei ca guitarra antiga que tem 012. também nunca uso efeitos. gosto mais de uma abordagem muito focada no discurso e desprovida dos típicos exibicionismos guitarristicos (já lá vai o tempo disso lolol) o meu solo é o primeiro, dps Tsax, trompete e ctbx. abraço
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Qua Dez 31 2014, 19:26

Boas pessoal, antes de mais um bom ano!
Sim, eu não quis imitar o gajo, mas decidi centrar me na pentatónica, e qualquer coisa tocada com pentatónica que seja mais pesada, soa inevitavemente a Zakk ahah Smile
Claro que tenho muita coisa a melhorar, e GilmourFan esse tal lick é apenas a escala de Mieolio a subir rapidamente de duas em duas notas, a cena é o picking! Não foi um improviso com licks complicados, apenas deixar o feeling ir e tentar relacionar-me ao máximo com o tema!
Concordo com o Kouros, melhor que tocar cenas dos outros, é pegar num BT e improvisar, deixar a tua identidade fluir... em breve postarei algo de jazz, quero aventura-me nisso, ver o que o pessoal diz!

Abraços pessoal, que seja um ano cheio de cordas partidas e palhetas gastas! Smile
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Qua Dez 31 2014, 19:29

Já agora, acknowledgement o que querias dizer com intonação? Fora de tom? Tone mesmo? Eu considerei ali a certa altura o Em um 3 grau, o que deu escala de Dó, e confesso, que embora esteja dentro, pois está no campo harmonico, ficou feio sim, fora de mais!
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Sex Jan 02 2015, 15:00

Chapelinho,

O pensamento que estás a aplicar não está errado mas é o equivalente a perguntares a um chefe "o que é preciso para fazer um bitoque?" e ele responder "alimentos".
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Sex Jan 02 2015, 15:17

não te entendi kouros, não percebi mesmo xd
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Sex Jan 02 2015, 16:27

Pensar na escala de Do para tocar sobre Em é o chef a responder "alimentos".

Pensar em Mi frígio já é o chef a dizer " bife de vaca, ovo, arroz e salada".

Se pensares no arpeggio de Mi menor como base (1, 3m, 5) já é um começo para saberes fazer o bitoque e acrescentares os condimentos (as restantes notas) para que fique apetitoso, caso contrário estas só a meter tudo na panela à espera que corra bem.

Guarda o dó maior para tocares sobre dó maior, se estás no Mi pensas no mi.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Sex Jan 02 2015, 17:25

Se eu tenho um Em e toco em Dó, estou a tocar em Em frigio, ou seja a considerar o Em o 3º grau de Dó, o que me dá a sonoridade do Frígio, que ali fica um pouco má... foio que disse
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Sex Jan 02 2015, 18:42

Pronto, tu é que és o entendido nisso, faz tu o bitoque que eu não digo mais nada. Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por acknowledgement Sex Jan 02 2015, 19:47

a cena da intonaçao tem a ver ca afinaçao das oitavas, a partir de metade do braço começa-se a notar quando ék essa cena ta fixe ou nao. tipo logo a partir da sétima casa.
os bends e vibratos tb têm a sua afinação e o seu tempo. no geral tás lá mas há partes que a intonação da guitarra parece não tar fixe.

e realmente se tiveres numa cena em Mi menor e tocares fá, os intervalos de b9 tendem a soar bastante mal sobre menores ou maiores. so deves usar esse grau como aprox a outro grau.

já agora deixo aqui 1 solo que transcrevi há 2 meses. deixei de o estudar agr em dezembro mas hj decidi experimentar grava-lo com o tablet que a minha namorada me ofereceu Very Happy Very Happy Very Happy
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por Thomasyoung Sáb Jan 03 2015, 07:52

Olá a todos, e feliz 2015... belo solo de Jazz acknowledgement Very Happy

Hoje fiz um solito sobre uma backing track, nada de especial, podia ter ficado melhor, mas ando a treinar, espero que gostem, se não gostarem não oiçam  Laughing  



Um abraço
Rock Rock
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chivato Sáb Jan 03 2015, 11:03

Gostei muito do tone...

Passado já algum tempo que dizes do Kemper no geral? e em comparação com o teu anterior setup?
chivato
chivato
Guitarrista de garagem

Post Count : 319
Idade : 48
Localização : Cascais
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom; G&L Tribute Legacy; Squier Telecaster Bill Lawrence; Walden CS640CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Sáb Jan 03 2015, 12:06

Pessoal, a minha dúvida é... Acho que não me fiz entender kouros... não é preciso reagires assim logo pá!
Se eu estou numa BT em Em, se eu considerar esse Em um 3º grau, ou seja do campo harmónico C-Dm-Em-F-G-Am-Bmb5 estou a usar o modo Frígio de Em, ou seja a tocar a escala de dó, certo? eu usei isso, mas acho que ficou mal, mas não percebi o que quiseste dizer kouros... msm xD

Já agora, gravei algo diferente, gostava que opinassem Smile
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Sáb Jan 03 2015, 12:47

Chapelinho, tu é que não estás a entender e isso pode ser ou porque não estás a prestar atenção ao que estou a dizer ou porque ainda não estás preparado para compreender.

Dó maior e Mi frígio partilham as mesmas notas mas não são a mesma coisa e tu ainda não chegaste lá.

O que tocaste não te soou bem porque apesar de Mi frígio assentar que nem uma luva sobre Mi menor, não sabes aplicar devidamente essa teoria... caso contrário, se tirássemos a base do teu solo, como é que sabíamos se estavas a tocar Dó maior ou Mi frígio?


Tenta lêr com mais atenção em vez de estares preocupado em dizer "eu sei, eu sei".. se realmente soubesses, não terias dito nada disso.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Sáb Jan 03 2015, 16:07

Sim, acho que já entendi o que queres dizer, mas a minha questão é, cada modo tem a sua característica certo? ou seja, a sonoridade do frígio assenta mas pode não ficar ideal para o estilo certo? é uma pergunta sim!
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Sáb Jan 03 2015, 16:14

Os modos podem acontecer por imposição ou por consequência.

Frígio emcima de um acorde menor é "tão perfeito" como a escala menor natural.

O teu problema é estares a tentar resolver puzzles com teoria que ainda não entendeste nem interiorizaste da forma correcta.


Se tirarmos a BT, como é que sabemos se estavas a tocar com a intenção de Mi frígio em vez de Dó maior?

Eu sei que vais falhar a resposta porque senão nem estávamos aqui a debater este assunto mas se não responderes também não te posso ajudar.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Sáb Jan 03 2015, 16:19

Não destingimos a escala porque a escala é a mesma! Mas a minha questão, que acho que ainda não percebeste kouros é simples, podemos considerar esse Mi menor um 6º grau, um terceiro grau ou até segundo, mas é óbvio que uns graus vão ficar mais 'agradáveis' que outros certo? Peço-te para que fales comigo sem olhar para minha idade e não me faças também de burrinho no que digo, eu quero aprender, óbvio que tenho pouca experiência, mas também não sou um totó no assunto! Desde o ínicio que sinto que está a responder-me mal e muitas vezes com tom de gozo, a única coisa que te estou a dizer e a tentar explicar é que, sendo uma base em Em versátil e posso usar várias escalas (pode ser um eolio, dorico, frigio..) é óbvio que uns graus vão 'assentar' melhor que outros certo? é só isso... Mas pode ser tudo confusão minha Wink
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Sáb Jan 03 2015, 16:28

Chapelinho,

1º Não me estás a explicar nada

2º Estou eu a tentar explicar-te as coisas mas tu continuas preocupado em dizer que sabes e por isso é que achas que estou a responder mal mas eu não sou pessoa de me ocupar a responder mal, tu é que estás a entender mal

3º "Não destingimos a escala porque a escala é a mesma!" Errado. Estou-te a dizer isto desde o início mas continuas a dizer "eu sei" quando claramente não sabes e não estás a ler com atenção o que escrevo

4º Estás a tentar resumir música a um puzzle matemático. Se assim fosse, qualquer pessoa que conseguisse contar até 7 seria um mestre da improvisação.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Sáb Jan 03 2015, 16:59

Li tudo novamente kouros... O que percebi é que tu quando pensas em Em pensas em Em e nunca na escala diatónica da tonica do respetico campo harmonico certo? Agora não me venhas dizer que Mi frígio e Dó maior não são a mesma escala, e muito menos venhas dizer que não te dou razão ou tenho a mania que sei todo, porque a impressão que me estás sempre a dar é que ninguém te pode apontar um dedo a nada do que dizes e isso provou-se num concurso que à uns tempos acabaste por não criar... mas enfim, se te quiseres explicar devidamente sem metáforas estás à vontade, se quiseres continuar a falar de bitoques e a tentar fazer-me entender que sou um burrinho e não estou preparado e que não sei o que devo fazer com Em estás à vontade Smile
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Sáb Jan 03 2015, 17:25

Acho que está a ser um bocado maria vai com as outras. Estou aqui a tentar mostrar-te como as coisas funcionam e tu além de insistires que tu é que sabes estás aí a insinuar que estou aqui a escrever para mandar abaixo.

Estou aqui a gravar um exemplo mas parece que não vai sair do disco se continuas com essa parvoíce.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por kouros Sáb Jan 03 2015, 18:03

Tentei manter tudo simples e com ritmos semelhantes para facilitar a comparação.

Arrow https://7i5e23.s.cld.pt

Notas tocadas sobre os exemplos: C D E F G A B

1º Mi frígio sobre a base em Mi

2º Dó maior sobre a base em Mi

3º Cópia do 2º mas com base em Dó


Resultado: 1º "funciona", 2º "não funciona" e o 3º "funciona".


Independentemente de gostares ou não de segundas menores, sons tristes ou alegres, burrinho (como tu dizes) serás a partir de agora se continuares a dizer que é tudo a mesma coisa.


Se quiseres perceber as coisas é uma coisa, se quiseres ter razão ficamos por aqui.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por chapelinho Sáb Jan 03 2015, 18:29

Obrigado pelo exemplo, mas esclarece-me só uma coisa, as notas de Dó maior (diatónica) não são as mesmas que as da escala de E frígio?
chapelinho
chapelinho
Guitarrista de garagem

Post Count : 433
Idade : 25
Localização : Coimbra
Guitarra : Epiphone Les Paul Tribute Plus; Cort G250
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos! - Página 20 Empty Re: Tens Youtube? Então mete aqui os teus videos!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 20 de 40 Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21 ... 30 ... 40  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos