ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

+15
lore
Velut Umbra
ze gibson's
F4310
Slider56
kouros
boavida
Scorp
Luis77
AndreM
Waltheer
chivato
nanjos
bates
pgargate
19 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Ser Bob Seg Jun 30 2014, 15:13

Vou pelos push pulls.tenho na strat e dou-me bom com eles. E... Não gosto de pickguards... Acho as les paul mais bonitas sem elas Smile
São gostos. Eu por exemplo não gosto nada das lp com os humbuckers com cover. Fica muito mais bonito expostos.
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Waltheer Seg Jun 30 2014, 15:32

Se não me engano, o Page usa o chamado "vintage style wiring", pelo que ambos os exemplos estão tecnicamente incorrectos. Em relação ``a ligação do condensador, não há nenhuma diferença (em termos de som) nesses dois esquemas.

Quanto aos ground loops causarem problemas:
-Há quem diga que sim, há quem diga que não. Pessoalmente eu evito-os, usando apenas a folha de cobre do shielding para fazer o ground entre todas as peças.

Ground wire from bridge: é um fio colocado na cavidade do bushing da bridge (ou da tail piece). Não é aparafusado nem soldado, a própria pressão do bushing é suficiente para fazer contacto.
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Slider56 Seg Jun 30 2014, 15:38

Se cada circuito (Hot e Ground) estiver devidamente isolado para não tocar no outro (senão seria Mute instantâneo!),não há problema de ground loops,porque a blindagem/shielding ao tocar na casca dos pots é a mesma coisa que ligar os diversos fios nas costas dos mesmos.

Convém é que os diversos componentes (pots,switches acoplados,selector externo de 3 posições e jack) sejam de muito boa qualidade!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Ter Jul 01 2014, 02:37

Obrigado Smile
Então se percebi bem, ao fazer o contacto entre o shielding e os potenciómetros (são Dimarzio), posso omitir os três fios que os ligam? E seguindo esse princípio, não posso ligar também o ground da ponte, selector e jack ao shielding? desta forma evitava uma série de soldaduras nos potenciómetros?
pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Waltheer Ter Jul 01 2014, 02:53

Sim, em teoria é isso.

Atenção que necessitas de soldar o tal fio da bridge ao shielding, assim como fazer a ligação entre todas as cavidades que levam o shielding...

Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Ter Jul 01 2014, 13:45

obrigado waltheer. Calculei isso.

Entretanto fiquei com curiosidade. O que é isso exactamente do vintage style wiring? encontrei este esquema na net, noutro fórum... será isto?

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Wsr3oo

retirado de:

http://www.mylespaul.com/forums/tonefreaks/265231-jimmy-page-like-wiring-tribute-plus-blow-blow-wiring-demo-photos.html

O que é que tem de diferente (em termos de som, opções) para o esquema que eu ou o slider colocámos?

(nota à parte: achei bastante interessante a solução para evitar soldaduras nos potenciómetros...)
pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Slider56 Ter Jul 01 2014, 16:00

Isso de evitar soldaduras nos potenciómetros é mais uma questão estética de modo a que o circuito fique o mais acessível (quanto menos "teias-de-aranha" melhor!),mas é necessário que a blindagem/shielding seja feita como deve ser e todos os elementos do hardware (excepto os carrilhões,claro...) estejam em contacto permanente.

Outra coisa muito importante que não tem muito que ver com esta guitarra,mas nunca é demais relembrar:

algumas réplicas de Strato's e Tele's não têm as dimensões exactamente iguais às originais para evitar problemas de copyrights,e muitas vezes a espessura dos corpos é menor.Acontece que por vezes,alguns contactos dos switches de 3,4 ou 5 posições,tocam no fundo directamente na blindagem,e ou deixa de haver som,ou aparecem ruídos muito desagradáveis.

O que fazer...? Simples: um bom pedaço de fita adesiva de papel (dos pintores!) por cima da blindagem nos locais problemáticos e está o problema resolvido!

Food for thought! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 3 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos