ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

+15
lore
Velut Umbra
ze gibson's
F4310
Slider56
kouros
boavida
Scorp
Luis77
AndreM
Waltheer
chivato
nanjos
bates
pgargate
19 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Velut Umbra Dom Mar 23 2014, 09:24

Isso está a ficar qualquer coisa! Very Happy 
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por lore Dom Mar 23 2014, 09:37

agora , nao poupes no hardware e electronica !


Última edição por lore em Dom Mar 23 2014, 17:04, editado 1 vez(es)
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Scorp Dom Mar 23 2014, 16:50

Brutal mesmo!!!

(E segue o conselho do Lore!!!!)
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Waltheer Dom Mar 23 2014, 19:23

Para bens, estou. a gostar bastante do resultado. Curiosamente, hoje também andei de volta de veneer de mogno para fazer umas tampas e demais coisinhas...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por guitargold Dom Mar 23 2014, 20:06

esta com um excelente aspecto Very Happy 
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por bates Dom Mar 23 2014, 22:46

Impec  Fixe 
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Ter Mar 25 2014, 14:22

Ena Smile Obrigado!

Quanto ao hardware tenho vindo a comprá-lo devagarinho (também não há pressa, pois ainda falta muito para o poder aplicar).
Para já, já tenho comigo a ponte (Tonepro II com sistema lock), e afinadores Gotoh com aspecto tradicional e sistema lock (SD90MG), tudo com acabamento em níquel.

Quanto aos pickups, ando a namorar uns Bare Knuckle (estando indeciso entre o Riff Raff e o Black Dog para a "bridge", e claramente o Mule para o "neck")... mas são tão caros... que. ... ai... acho que vou mesmo esperar para ter a guitarra pronta para ver se merece.

Mas como nem tudo podia correr bem... (se não qual era a
piada  tongue )... ando com uma dificuldade enorme em arranjar anéis de suporte para os pick ups que tenham uma cor parecida aos bindings...

Na Mr. Jack tinham estes... que infelizmente pouco têm a ver com a guitarra, e ando com algum receio de encomendar on-line para vir a ter outra desilusão Sad

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 21ubt4

O binding é creme, mas quase branco... quase como se fosse um creme/marfim, ou branco envelhecido...

Alguma sugestão?

pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Waltheer Ter Mar 25 2014, 14:24

compra brancos e mete-os no café (de molho em café, se forem ao café beber minis, ficam com a mesma cor, lol)
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por lore Ter Mar 25 2014, 15:05

Compra uns em ebano ou rosewood
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Qua Mar 26 2014, 14:38

obrigado Waltheer e Lore.

A ideia dos anéis brancos corados com café é interessante.

quanto aos anéis de pickup em madeira não eram propriamente a minha ideia... vi algumas fotos interessantes, mas acho que para já estou mais virado para um aspecto um pouco mais "clássico"...

no entanto tenho uma dúvida:

...onde é que consigo encontrar anéis brancos, e que é que devo comprar?
É que estive a pesquisar, e as experiências com café divergem muito...
Pelo que percebi, dependendo do tipo de plástico, nuns casos a cor agarra e nunca mais sai... e noutros... ao fim de uma semana voltaram ao branco original Razz

O que me deixa um pouco na mesma situção do anel creme... Receio estar a encomendar às "escuras" uma coisa para depois vir a descobrir que não funciona...

Têm alguma experiência com isto?

pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por alexcoupe Qua Mar 26 2014, 15:04

Os originais da gibson ou da Allparts, tem á volta dessa cor que tens no binding, na Lismusica tens lá disso. o café não resulta nos plasticos das Les Paul, era uma sorte arranjares uns que dessem para fazer isso.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Waltheer Qua Mar 26 2014, 15:05

todo o plástico envelhece (que é o que se pretende aqui). O café, sol, graxa, stains, etc... podem acelerar o processo. Agora outra coisa: aquele "lindo" amarelo das gibsons com 30 anos não é só o plástico. é o verniz nitro que com o tempo vai ficando amarelado...

idealmente deverias arranjar uns rings em ABS (que suponho que seja o material do binding), mas a maior parte dos fornecedores não especifica o material.

Não há uma solução concreta: é comprares de fornecedores diferentes e ires experimentando...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Qui Mar 27 2014, 09:33

Pois... era o meu receio... tentativa e erro...

Vou espreitar então a Lismúsica... Pode ser que corra bem Smile

E o que for... será!

pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por alexcoupe Qui Mar 27 2014, 09:36

Vai á lismusica que tens lá plásticos a condizer com o binding.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Qui Abr 17 2014, 21:25

Bem, ainda não arranjei tempo para resolver os anéis dos pickups... mas consegui finalmente pintar o tampo, que me deu bem mais trabalho do que estava à espera Razz

basicamente sobre a goma laca só tinha como hipótese a anilina de álcool, dado que a anilina a água não agarra, e o que pareceu simples nas tábuas onde ensaiei, de repente mostrou-se bem mais complicado na guitarra.

A primeira dificuldade (e eu devia saber isto... mas no momento nem pensei na coisa), teve a ver com a luz... resolvi fazer o primeiro ensaio já no final da tarde, com as luzes ligadas ... e resultado... a cor que parecia bem com a luz mista do dia/cozinha, afinal estava assustadoramente laranja Razz

Trata de limpar tudo novamente com álcool e voltar a a aplicar a goma laca que entretanto arranquei

A segunda dificuldade foi a realização do burst sem aerógrafo (só com as mãos)

Basicamente o álcool seca tão depressa que conseguir um burst em condições, implicou várias tentativas... fazer, desfazer, fazer, desfazer.... e vooltar a selar o corpo, até finalmente conseguir um resultado que gostasse.

Não sei, no final do processo, se a goma laca ajudou, ou dificultou... Pelo menos senti que ao selar o corpo, tornava mais simples a remoção da anilina recorrendo apenas ao algodão e álcool... mas enfim, aqui estão as fotos, primeiro o desastre em laranja, e depois o resultado final Smile

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 9uc3so

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 K4jvdl

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 11ak1n9

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 30us1g7

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Jqrxjc

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 24dr581

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 30lhpwy
pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Waltheer Qui Abr 17 2014, 21:29

qual a proporção de álcool/ anilina que usaste? usaste etílico ou isopropílico?
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Qui Abr 17 2014, 21:44

ui... a ver se sei responder...
Quer para a goma laca, quer para as anilinas usei sempre álcool etílico de 97º... daquele mais simples comprado em qualquer supermercado, farmácia... Evitei sempre foi o álcool 70º por causa dos aditivos.

Daquilo que li há também álcool puro (100%), mas os benefícios são quase negligenciáveis, é difícil de encontrar à venda e custa quase 10x mais.

Quanto às proporções... aí a coisa foi mesmo a olho.

com a ponta do cabo de uma colher de café ia adicionando um (muito pouco) pedaço de pigmento ao álcool (cerca de dois dedos) num frasco de álcool cortado ao meio que serviu de recipiente.

Usei anilinas castanhas, pretas, amarelas e vermelhas.... e tentei ter sempre uma densidade de cor que não fosse a final, de modo a poder ir adicionando até estar contente com o resultado.

Para a base comecei com amarelo e fui adicionando um pouco de vermelho.

Para o burst, sobre a base amarela, misturei castanho e um pouco de preto. Curiosamente o castanho ficou verde, e para contrariar o tom, vi-me obrigado a adicionar mais vermelho.

Se a cor estava muito forte... adicionava álcool. Como não tinha nenhuma receita de cor, foi mesmo tentativa e erro.

a aplicação foi feita com uma boneca (que experimentava sempre numa peça de madeira ao lado primeiro)

para o burst acabei por pintar o perímetro com discos de maquilhagem de algodão usando a cor escura, e depois com u disco quase seco mas com o tom base, começava, em movimentos circulares, do centro até o perímetro.

Desculpa não ser muito mais claro, mas sou muito desorganizado para manter as notas das misturas, sobretudo quando estou a experimentar e não estou a pensar "repetir" a cor tão cedo (Espero...)
pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Waltheer Qui Abr 17 2014, 21:51

thanx!
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Qui Jun 26 2014, 22:43

Bem... dois meses depois... finalmente algumas notícias Wink

O tempo anda curto, e as experiências musicais divididas por outros caminhos.

E como este sempre foi um projecto a médio prazo, para fazer com alguma calma Smile

Enfim, as fotos:

Primeiro, a coloração do corpo e braço, seguindo os mesmos princípios descritos nos posts anteriores, e depois as primeiras camadas de tru-oil.

A aplicação não é complicada. Umas gotas num disco desmaquilhante, passagens muito leves e deixar secar.

Uma camada de manhã, uma à noite. Tempo de secagem entre as várias camadas, e de vez em quando lixa 1000 para ir mantendo a superfície o mais uniforme possível.

Ainda quero aplicar mais algumas camadas para dar alguma espessura ao acabamento. Depois será deixar curar durante um mês ou dois antes do polimento. Se calharé precaução a mais, mas antes jogar pelo seguro.

E em breve a electrónica. Aí sim, com muitas dúvidas, e a contar com a vossa ajuda Wink~desafio grande - Jimmy Page Wiring!!!!

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 30asu4h

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 24ynt3l

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 2pzy52e

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 2dcj2ao

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Xej3b

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 W9k5xi

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 E1c74z
pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Waltheer Sex Jun 27 2014, 00:34

Looking good!

Quanto ao wiring, não te preocupes, é mais fácil do que parece! Vais optar pelos push pulls ou pelos m ini switches no pickguard?
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Sex Jun 27 2014, 08:38

Vou pelos push pulls.tenho na strat e dou-me bom com eles. E... Não gosto de pickguards... Acho as les paul mais bonitas sem elas Smile
pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por davidlopes78 Sex Jun 27 2014, 08:51

pgargate escreveu:Não gosto de pickguards... Acho as les paul mais bonitas sem elas
  Fixe 100% de acordo Rock 
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Idade : 46
Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por bates Dom Jun 29 2014, 22:26

Tá a ficar mto nice  Fixe 
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Slider56 Seg Jun 30 2014, 14:29

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Wdu_hh3t22_04_jpmod

 Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por pgargate Seg Jun 30 2014, 18:52

Obrigado Slider Smile

Esse esquema ainda não tinha visto. Tenho estado a preparar o trabalho baseado no esquema da seymour duncan:

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 T9fipu

Como são fios a mais para a minha cabeça, dividi-os entre duas cores ou caminhos:
A roxo o percurso "Hot" e a verde o "Ground" (quando os push pull estão todos para baixo, ou seja les paul clássica).
Desta forma consigo ter uma leitura um pouco mais clara do que aqui se passa.

(desculpem lá a falta de rigor técnico na linguagem mas eu e a electrónica teórica não somos os melhores amigos... Sei seguir instruções, mas não as consigo explicar Razz )

A vermelho marquei uma pequena modificação que já tinha feito na strat e que gostei: um treble bleed. Os valores retirei-os algures de um esquema da net, já não me lembro onde. Serão os correctos?

Agora algumas dúvidas - uma delas por culpa do esquema do slider Smile Smile

1 - O esquema da seymour duncan refere que onde diz "solder" se deve fazer ground. Pela minha interpretação, marquei um fio (Verde) a ligar os 4 potenciómetros. Será assim?

2 - "ground wire from bridge" - Calculo que a ideia seja passar um fio que ligue a ponte ao potenciómetro. Qual a melhor maneira? soldar o fio ao parafuso da ponte, antes de a instalar na guitarra, ou enrolar só e encostar? ou será que estou a dizer um grande disparate e não é nada disto?

3 - shielding - para evitar os chamados ground loops, não devo separar de alguma forma os potenciómetros da folha de cobre que vou colocar para fazer o shielding? de que forma? com um pedaço de cartão ou plástico?

4 - cada esquema que encontro do jimmy page apresenta diferenças... peguei no da seymour duncan por serem fabricantes de pickups, e em princípio saberem o que estão a fazer. O esquema do slider, tanto quanto percebi é muito idêntico, mas os fios que ligam aos bornes dos "tone" estão ao contrário (condensador na ponta, e "hot" no meio. faz diferença?

desculpem tanta pergunta Razz
pgargate
pgargate
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 46
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY) - Página 2 Empty Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos