ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como compor?

+13
Aqualtis
Thomasyoung
Dan Aldeano
kouros
MarlonMorais
guitargold
PedroGRock
Tifon
bytewax
MotherfuckerWithClaws
Scorp
filsat
GuitarSyndle
17 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por MarlonMorais Qui Ago 28 2014, 12:06

Como compor? - Página 2 This-Thread-Sucks-Zoidberg
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por MarlonMorais Qui Ago 28 2014, 12:11


Young Composer: "Herr Mozart, I am thinking of writing a symphony. How should I get started?"

Mozart: "A symphony is a very complex musical form and you are still young. Perhaps you should start with something simpler, like a concerto."

Young Composer: "But Herr Mozart, you were writing symphonies when you were 8 years old."

Mozart: "Yes, but I never asked anyone how."
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Qui Ago 28 2014, 12:25

Voltando ao tópico...

Existem vários tipos de teoria, umas são fórmulas (para compôr num determinado estilo por exemplo) e outras são o básico que qualquer pessoa deve saber para evitar os "vícios de mão" que, ao contrário do que se possa pensar, são muito limitativos.


É irrelevante se uma pessoa chama a um modo "harmónico menor" ou "azul" desde que essa referência esteja gravada na mente tanto a nível de som como de intervalos. Por conveniência existem nomes para as notas, acordes, escalas, etc... assim todos sabemos ao que nos referimos independetemente da forma como interiorizámos ou utilizamos determinado conceito.

Saber teoria não limita ninguém, muito pelo contrário, cria na nossa mente uma relação entre o som e as notas que o representam.

Quem não entende teoria tem de memorizar várias posições de acordes e para alguém nessa situação não existe um entendimento do que realmente se passa num acorde. Quem sabe teoria só tem de memorizar T-3-5 por exemplo e fácilmente guarda na mente o efeito que essas notas tem, como é que certas escalas "reagem" contra esse acorde... já para não dizer que fica livre para compôr para qualquer instrumento em vez de "pensar com as mãos".


Para quem não sabe teoria, arranjar maneira de tocar sobre uma progressão de acordes mais complexa (não diatónica por exemplo) é um GRANDE esforço de pesca total porque uma escala só não vai chegar (podes meter a pentatónica menor no bolso) e mesmo quando a pessoa encontrar as notas que devem encaixar em cada acorde, no fim de contas não aprendeu nada com o assunto e se por exemplo a música mudar de tom vai ser outra sessão de pesca.

A ideia da teoria é ter-se o vocabulário que liga a mente com a parte física de tocar o instrumento. No exemplo que dei a pessoa que fosse tocar ia tocar com tudo menos inspiração porque iria estar mais preocupado em encontrar e acertar nas notas que funcionam.


Para quem está a começar, não se deixem levar na conversa do feeling vs teoria e aprendam tudo o que fôr útil nem que seja pela variedade de pontos de vista (até porque cada género tem as suas particularidades e a teoria ajuda a interiorizar e dar sentido a tudo isso).
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por Aqualtis Sex Ago 29 2014, 02:32

Kouros tudo muito bem, dá para ver que teoria é contigo, mas não me venhas dizer que é mesma coisa pegares num papel e escrever uma música conforme as "regras" ou então pegares num instrumento e tocares aquele que vai dentro de ti? A não ser que domines o ramo da composição excepcionalmente bem, se assim for parabéns.

Mas que não se fique a pensar que é pegar num instrumento e compor, como já foi dito é um exercício de aperfeiçoamento continuo, em que a teoria, pelo menos a básica é bem necessária, até para se poder imaginar uma composição com instrumentos com os quais não estamos particularmente a vontade.

GuitarSyndle para conseguires fazer uns solos "bacanos" tenta aprender várias escalas, estudos, arpejos, porque aquilo por vezes aquilo que tocamos, principalmente quando estamos a improvisar é uma mistura de todas essas horas de estudo que acabamos por interiorizar. Deixo também uma dica de um professor meu (curiosamente o que me introduzi-o na composição "de papel e caneta", quando estiveres a improvisar tenta "cantarolar interiormente a melodia que estás ou pretendes construir).
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Sex Ago 29 2014, 06:41

Pelos vistos não entendes mesmo o que digo até porque dizes "não não" mas no fim acabas por dizer o mesmo que eu já tinha dito.. e além de continuares a entender o oposto daquilo que eu digo ainda te contradizes... estás numa de ser do contra, já percebi. Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por bates Sex Ago 29 2014, 06:52

Creio q a ideia a reter é a de que a teoria não faz mal a ninguém. Ninguém fica menos criativo por ter mais background teórico, pode é acontecer o contrário. Se um músico aprende a teoria e fica demasiado preso a ela, então seria um músico igualmente limitado sem essas bases. Nada contra o feeling, é a base da composição, e acredito que se encontra aquilo que se procura a viajar no instrumento. Mas como em qualquer viagem, é mais fácil procurar os sitios menos conhecidos se conhecerem bem o mapa. Caso contrário podes dar contigo a acreditar que estás a explorar um sitio novo e afinal estás a fazer piruetas no meio de uma autoestrada pq simplesmente não conhecias o caminho :p

Creio q isto se aplica a tudo na vida, não há que temer o conhecimento Smile
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Sex Ago 29 2014, 07:00

^ é isso.

Teoria tipo "fórmula para compôr" só serve se, por algum motivo, estiveres a compôr com esse objectivo (sonata, fuga ou até mesmo canções para a rádio). Este tipo de teoria não é coisa que eu explore muito até porque a minha onda é mais o prog e para isso a ideia é precisamente não ter fórmula.


Depois temos a teoria elementar, o tal vocabulário (intervalos, acordes, escalas, etc) que nos permite guardar ideias e saber complementar e responder a qualquer situação musical. Juntando esta teoria a um bom treino de percepção musical (ouvido), aí sim ficamos libertos para deixar a inspiração fluir. Caso contrário é a tal pesca, andar sempre a inventar a roda sem tirar conclusões úteis sobre o que se está a fazer. Invariávelmente toca-se sempre a mesma coisa e, por vezes, aparece um feliz acidente e aparece algo que soa bem... cuja única conclusão é "quando ponho ali o dedo neste acorde". Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por bytewax Sex Ago 29 2014, 07:14

Querem saber uma então tomem.

Estava eu a tocar radiohead-sweet dream - na minha acustica e reparei no ingrediente de montes de temas deles. Eles juntam um ou dois acordezitos que soem meio estranho à melodia principal e usam-nos como passagem para outro acorde ou apenas para acordar a malta pois se fosse tudo melodioso tornar-se-ia chato e previsível.

Então digo eu, como compor? Epá sai do chato/previsivel acrescentando sumo de limão na tarte de maçã...
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Sex Ago 29 2014, 07:29

Se aplicares teoria a isso que disseste vais poder recriar/expandir essas sonoridades quando quiseres guardando-as como vocabulário.

Caso contrário ficas com essa vaga ideia de "um ou dois acordezitos que soem meio estranho"... pouco útil. Wink
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por bytewax Sex Ago 29 2014, 07:52

Na mouche. É o que gosto mais de fazer quando toco, saber o que soou fora e porquê e juntar a outras coisas onde acho que fica bem. But it's a long journey...
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por Aqualtis Sex Ago 29 2014, 08:00

Pelos vistos não entendes mesmo o que digo até porque dizes "não não" mas no fim acabas por dizer o mesmo que eu já tinha dito.. e além de continuares a entender o oposto daquilo que eu digo ainda te contradizes... estás numa de ser do contra, já percebi. escreveu:

Pelos vistos eu não percebo o que tu dizes, e tu o que eu digo, porque se concordamos o dois com o bates (eu pelo menos na totalidade do que escreveu),.........

bytewax quando se ouve uma banda e "ao longe" já sabe qual é, é o tal "ingrediente" ou identidade que torna uma banda "única".
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Sex Ago 29 2014, 08:37

Acho que não prestaste atenção à parte central do que eu fui dizendo, que é a diferenciação entre teoria tipo "fórmula para compôr" e a outra teoria.

Para um iniciante é muito fácil não entender a diferença e, ao quererem seguir os seus ídolos, ficam com a ideia que não saber nada de nada é que dá liberdade.

No que toca a composição nem sequer é necessário tocar um instrumento mas é preciso pelo menos ter o treino e sabedoria necessária (a teoria "boa" lol) para transformar as ideias em notas.


kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por jorge miguel o henriques Sex Ago 29 2014, 17:31

ok entao me ajudem conhecmentos de musica poucos sei as notas a duraçao resumindo a parte teorica que a gente a prende na escola secundaria ou seja quase nada .
nunca tive solfejo por isso nao consigo como costumam a dizer cantarolar as notas e o pouco de musica que sei vou vendo em aulas na net , livros e tocar por ouvido com a pauta ou tabs a frente .
eu sei as notas o tempo delas mas nao sei passar isso para a pratica na guitarra sem ter que ir para uma escola de musica pois aqui na frança pedem 100€ por hora para ensinar
podem me dizer como posso aprender .


jorge miguel o henriques
jorge miguel o henriques
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 102
Idade : 52
Localização : longwy franca
Guitarra : Jack & Danny ST Rock,(semi acustica ashi) ,(Stratocaster asahi)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Sex Ago 29 2014, 18:41

Caga nisso das pautas, durações, etc. Isso não é a essência teórica que faz falta, prova disso é o pessoal que passa uma década no conservatório e só conseguem tocar os parabéns com pauta à frente.


A ideia é catalogares na tua cabeça os sons e a relação entre eles. O básico para lá chegares é entenderes o sistema numérico (graus da escala em números, graus dos acordes da escala em numeração romana) para com isso poderes dar sentido ao que tocas/ouves.

Tens de saber o seguimento das 12 notas e onde estão na escala. Com a teoria numérica dos intervalos vais conhecer automáticamente a geometria toda do braço da guitarra e acabas por nem precisar de saber exatamente o nome de todas as notas em cada trasto porque sabendo uma e conhecendo o braço... chegas à próxima que pretendes por intervalo (número) e não por nome absoluto da nota (coisa que nem interessa).


Ao longo do tempo verás que há pouca coisa para memorizar quando sabes o que estás a fazer e o teu ouvido também vai melhorar imenso bem como a capacidade de saberes o que está a ser tocado em algo que estás a ouvir mesmo sem teres a guitarra à mão. Podes não saber em que tom está mas sabes o que está a ser tocado em termos de intervalos/progressões, portanto é só uma questão de ouvires uma nota que conheces (diapasão ou uma nota qualquer que toques na guitarra) e pela relação dessa com o tom daquilo que ouviste descobres logo em que tom estava.

Um exemplo básico de progressões de acordes... Quem não pesca disto que estou a falar (malta que "sabe uns acordes") normalmente memoriza os acordes das músicas como sendo desenhos/posições.. se tiverem de tocar a música noutro tom, ou fazem barras e tocam tudo igual ou então é preciso que alguém lhes ensine posições novas porque dali não vão sair.


Quem percebe do que estou a falar não precisa de memorizar digitações para nada. Tudo se resume aos graus de que falei. Esses graus são relações entre notas, notas são frequências... música não é dedos nem teclas nem trastos.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por PedroGRock Sex Ago 29 2014, 18:50

Quem fala assim nao é gago. Disseste tudo kouros!
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Sex Ago 29 2014, 19:01

Ainda podia dizer mais lol

A parte "inglória" nisto tudo é, pelo que já me apercebi há algum tempo, o facto de grande parte deste fórum achar que gosto de ser o deputado da oposição e que só quero é deitar abaixo.

Sei que em parte isso se deve à forma como escrevo mas isso é intencional. Com paninhos quentes para agradar toda a gente não alcanço o objectivo primordial que é.. fazer a malta parar para pensar nas suas próprias ideias enraizadas que tem acerca dos assuntos em questão.


Evito falar do que não sei, daí que raramente faça qualquer tipo de recomendações, no máximo dou a conhecer soluções.


Em relação a este assunto, a teoria é vossa amiga para formar o vosso vocabulário musical. Se quiserem chamar "azul" à escala maior e "hortelã" a um acorde diminuto, seja. O importante é que da próxima vez que estiverem numa situação de escala maior não vão precisar de andar à procura da côr e sempre que ouvirem um acorde diminuto a vossa cabeça sabe logo que folhas deve meter na sopa.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por jorge miguel o henriques Sáb Ago 30 2014, 02:30

ok precebi onde queres chegar com a tua resposta obrigado e claro nada melhor com verdades nuas e cruas
jorge miguel o henriques
jorge miguel o henriques
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 102
Idade : 52
Localização : longwy franca
Guitarra : Jack & Danny ST Rock,(semi acustica ashi) ,(Stratocaster asahi)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por Velut Umbra Sáb Ago 30 2014, 02:57

A teoria não deve ser descurada de todo. É uma ferramenta, tal como o
ouvido, a palheta...
Uma maneira de te familiarizares com tablatura é o powertab:

http://www.power-tab.net/products.php

É extremamente simples de usar, e um bom exercício é tentares fazer tu as
pautas de uma música que saibas tocar, começando com algo simples.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por PedroGRock Sáb Ago 30 2014, 05:02

Por acaso o power tab é uma ferramenta que uso bastante. Prefiro o power tab ao GP. O power tab é aquilo e pronto. Simples e eficaz. Aconcelho
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por dcampus Qui Fev 12 2015, 10:53

Vou dar duas Dicas para você compor:

- Imagine uma situação
- Tente contar a história desta situação nos dedos
dcampus
dcampus

Post Count : 9
Idade : 30
Localização : Paulínia
Guitarra : Woodstock / Baretta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Qui Fev 12 2015, 11:07

Situação: Unha encravada no dedo do pé

História: Cortei mal o canto da unha do pé e agora tenho a unha encravada.


Assim?
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por dcampus Qui Fev 12 2015, 11:47

Por aí Very Happy.
dcampus
dcampus

Post Count : 9
Idade : 30
Localização : Paulínia
Guitarra : Woodstock / Baretta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? - Página 2 Empty Re: Como compor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos