ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como compor?

+13
Aqualtis
Thomasyoung
Dan Aldeano
kouros
MarlonMorais
guitargold
PedroGRock
Tifon
bytewax
MotherfuckerWithClaws
Scorp
filsat
GuitarSyndle
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como compor? Empty Como compor?

Mensagem por GuitarSyndle Sáb Jan 04 2014, 13:10

Sou um guitarrista que gosta de solar
Podem me ajudar, a dar ideias para que eu possa compor uma musica com solos bacanos?
GuitarSyndle
GuitarSyndle
Aprendiz de guitarra

Post Count : 51
Idade : 22
Localização : Leiria - Portugal
Guitarra : Epiphone Les Paul Special II
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por filsat Sáb Jan 04 2014, 13:20

Primeiro devias te apresentar
filsat
filsat
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 192
Idade : 31
Localização : Guimarães
Guitarra : Jackson
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 15/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por GuitarSyndle Sáb Jan 04 2014, 13:29

Comecei a tocar guitarra clássica hão um ano, e comecei a tocar guitarra elétrica desde o dia 28 de Dezembro de 2013, mas quase que sei tocar o solo grande da musica sweet Chilld o mine
GuitarSyndle
GuitarSyndle
Aprendiz de guitarra

Post Count : 51
Idade : 22
Localização : Leiria - Portugal
Guitarra : Epiphone Les Paul Special II
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por Scorp Sáb Jan 04 2014, 13:48

Tópico movido para a secção correcta!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por MotherfuckerWithClaws Sáb Jan 18 2014, 19:53

Não há propriamente uma explicação para te dizer como compor. Antes de mais convinha conheceres a tua guitarra de trás para a frente, por isso estuda-a bem, pickups, definições do teu amp, decora a posição dos frets e as notas. Depois tem simplesmente a haver com a tua criatividade, não há aulas que te ensinem a compor visto que é algo que vem de ti, da tua mente.
MotherfuckerWithClaws
MotherfuckerWithClaws

Post Count : 3
Idade : 28
Localização : Esmoriz
Guitarra : Nenhuma
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/01/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por bytewax Seg Jan 20 2014, 07:37

Olha faz assim:
Em Dó, usas o Fá e o Sol -> para começar vais solando com as notas Dó, Sol, Fá, Lá...

Já estás a compor pois vais precisar de inventar um ritmo... Depois queres um refrão: faz algo como 4x Sol e outras 4x Mi menor... e fazes um riff com as notas Sol e dó,

Depois uma bridge podia ser Dó e Si menor... ou se calhar dó e Ré# vais vendo se fica bem...
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por Tifon Qui Fev 06 2014, 15:56

Também ajuda bastante OUVIRES um pouco de tudo, principalmente coisas que envolvam guitarra, para tirares ideias e ganhares mais elementos para usar nos teus solos. Desde o jazz e do blues até ao metal, ajuda tudo, é só saber procurar.
Tifon
Tifon
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 166
Idade : 29
Localização : Leiria
Guitarra : Esp Ltd EC-1000Fm; Stratocaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por bytewax Qui Fev 06 2014, 16:37

Eu tenho composto cenas baseadas em musicas que tiro. modifico o ritmo e algumas partes ou troco de tonalidade. E começo a descobrir q no fundo todas as musicas estão ligadas por um cordão umbilical...
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por PedroGRock Seg Ago 18 2014, 17:19

Tifon, acredita que nao precisas de ouvir coisas que envolvam muita guitarra. para te dar um exemplo, nas musicas da minha banda vamos buscar imensas coisa influenciadas em sopros e cordas (que nao guitarras). mas o essencial é ouvir muita musica, com ou sem guitarras. depois é tocar muita guitarra. e nao se iludam com essa cena do saber milhentas escalas, modos e bla bla bla. pentatonicas, e a maior e a menor natural. no meu ponto de vista, chega perfeitamente. se as explorarmos bem, chega para tudo e ainda sobra e sem soar sempre ao mesmo.

eu a compor faço como tu bytewax, alias, acho que todos nós fazemos. um gajo tira um riff e depois mexe aqui e ali, mais uma nota aqui, menos outra ali, altera-se o ritmo aqui e ali e pronto, um riff novo.

mas nada nem ninguem te ensina a compor, principalmente solos. practice, practice,practice. é a palavra chave.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por guitargold Ter Ago 19 2014, 00:13

eu nos últimos messes tenho andado um pouco afastado da guitarra, apesar de estar em 4 projectos agora, não tenho tocado muito, e consigo reparar numa coisa, estou mais criativo, é certo que se calhar tecnicamente estou mais fraco que nunca mas por outro lado estou a fazer melodias muito diferentes das que fazia antes, e sinceramente os meus solos não estão tão repetitivos e mesmo usando as escalas que sempre usei, também tenho composto para a minha banda ate em piano coisa que nunca tinha feito .

acho que se calhar isto é mais um passo no meu processo de amadurecimento musical , mas uma coisa é certa não é preciso tocar mil horas por semana nem estar sempre a ouvir musica para se ser criativo , pelo menos agora penso assim mas no ano passado era diferente, em fim cada um tem a sua formula e acho que descobri a minha Smile
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por PedroGRock Ter Ago 19 2014, 06:47

Pois, no meu caso sei que consigo fazer melhor se tocar muito. Pois ao fazer isso exploro as escalas e encontro riffs diferentes. Mas é a tal cena, cada um tem a sua forma de compor
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por filsat Ter Ago 19 2014, 12:38

Também tenho o mesmo método ou forma neste caso de aprender do pedroGrock, uma coisa que a mim me ajuda bastante a evoluir, é tocar estilos variados e sempre com dinâmicas diferentes
filsat
filsat
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 192
Idade : 31
Localização : Guimarães
Guitarra : Jackson
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 15/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por PedroGRock Ter Ago 19 2014, 13:23

posso dizer que é raro aprender uma musica inteira. normalmente aprendo as partes que mais gosto e depois "cago" naquilo. a minha cena é efectivamente improvisar e brincar com as escalas. quando na banda fazemos algum cover, limito me a ouvir a musica vezes sem conta e depois tiro o resto no ensaio. nem que seja a olhar para o outro guitarrista. desde que deixei de ter aulas que faço isto.é bom? talvez nao, nao sei. mas é a minha maneira de fazer as coisas. a compor nao sigo mesmo regras nenhumas. mesmo na musica, teoricmente, existem algumas regras, sobre progressoes e afins e bla bla bla nao sei mais o que. aprendi isso em tempos, ficou na gaveta xD
para mim o fundamental é mesmo, ouvir musica o dia todo (dentro dos possiveis claro) e tocar muito. mas isto sou eu
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por MarlonMorais Ter Ago 19 2014, 14:08

é possível ensinar qualquer um a tocar um instrumento e tocar uma música, qualquer pessoa pode fazer isso...... mas tenho más notícias para ti, que são - ninguém te pode ensinar a escrever música. isso é uma habilidade inerente que certas pessoas têm e que vai lá com a práctica e com o treino. essa é a diferença entre um músico e um paspalho que sabe tocar. não existem regras para aprender a escrever música, não há um livro de instruções, e ainda bem.

saber fazer uma progressão lógica de acordes não te faz músico. ser músico é ser completamente livre dentro da criação de som.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Sex Ago 22 2014, 09:12

Ser músico não é o mesmo que ser compositor.

Para compor podes nem tocar instrumento nenhum, são coisas diferentes. Inventar uns riffs não é necessáriamente compor a não ser que queiram que a vossa música seja apenas um aglomerado de riffs e um baixo e uma bateria a acompanhar.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por Dan Aldeano Sex Ago 22 2014, 11:41

Boas,

@GuitarSyndle, a partir do momento em que tens uma ideia formada na cabeça sobre o que queres, e começas cada vez mais a pensar sobre o assunto, já estás a compor. No entanto, percebi o que querias dizer.

Queres então traduzir/escrever uma composição. Isso existem variadíssimos métodos; é tal e qual como o facto de compor: Podes começar por pensar primeiro na guitarra, na bateria, ou até em tudo ao mesmo tempo...

Tens várias formas de segurar uma arma, umas que são consideradas corretas, outras consideradas incorrectas, mas na realidade o que importa é que o som saia como queres. Se sair, então aí tens a tua composição traduzida para o real.

Abraço!
Dan
Dan Aldeano
Dan Aldeano
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 218
Idade : 29
Localização : Coruche
Guitarra : Danelectro 59-DC
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por Thomasyoung Sex Ago 22 2014, 13:16

Olá a todos, vou tentar simplificar.

1º devem saber algumas escalas, estão montes delas disponíveis na internet.
2º com base na escala, que é composta por acordes, compõem a vossa musica.
3º Como já sabem a escala é só inventar um solo, se quiserem cantar escrevam uma letra.

Deixo-vos uma musica onde usei a escala G/Em é claro que perdi 1 ou 2 horas a tirar a escala, depois é só solar por cima consoante o vosso feeling.

https://soundcloud.com/nuno-tom/blues-in-g-em-blues-jam-by-thomasyoung

Espero que gostem e seja útil.
Sem trabalho não existem resultados

Até lá  Rock  Rock  Rock  Rock  Rock  Rock 

Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Sex Ago 22 2014, 16:22

Uma música não tem de ter acordes, nem as escalas são compostas por acordes. Além disso uma música não tem de estar no mesmo tom/escala do início ao fim.


Lembrem-se que a teoria serve para ajudar a dar sentido ao que verificamos e NAO para nos obrigar a seguir uma fórmula.

Cada género tem os seus ingredientes e quem percebe alguma coisa de teoria musical tem muito mais facilidade em entender e absorver novos géneros ou situações musicais.. os outros vão lá pelos dedos à procura das notas que encaixam.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por filsat Sáb Ago 23 2014, 08:57

Tanto concordo com o Kouros como com o Thomas, a teoria é um recurso, falo por mim, procuro usar todos os recursos que sou capaz de usar  para conseguir compor da melhor forma
filsat
filsat
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 192
Idade : 31
Localização : Guimarães
Guitarra : Jackson
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 15/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por Aqualtis Qui Ago 28 2014, 04:26

de acordo, penso da mesma forma... a teoria é importante, mas mais importante é seguir o "feeling"!
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Qui Ago 28 2014, 08:20

99% das vezes o dito "feeling" significa:

"Passear os dedos pela pentatónica à espera que corra bem"


Se queres ser criativo e compôr algo, experimenta afastar-te de qualquer instrumento. Papel, lápis e cabeça a funcionar. Assim trabalhas a tua criatividade em vez de andares a "passear o feeling" pelo braço da guitarra lol



A teoria musical não faz mal a ninguém nem obriga ninguém a fazer nada. Existem teorias para tudo, até quem não sabe teoria "formal" acaba por ter as suas próprias teorias.. mas quem percebe alguma coisa do assunto acaba por assimilar melhor a música e expandir mais fácil e eficientemente o seu vocabulário musical.

Teoria não é lêr pautas.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por Aqualtis Qui Ago 28 2014, 09:46

Kouros cada uma fala por si e pela realidade que conhece, se para ti "feeling" é fazer pentatónicas e ficar a pensar que fez uma grande coisa é lá contigo, ou não.....teorias é como dizes há muitas, e não existe nenhuma que funcione melhor em todas as ocasiões ou que sirva para todos. Se fizeres algo e o que fizeste te dá satisfação pessoal óptimo, o resto são "cantigas".........
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Qui Ago 28 2014, 09:52

Eu não disse o que significa feeling para mim, apenas disse o que é que as pessoas habitualmente querem dizer com isso do feeling.

Feeling para mim é a concretização de uma intuição mas eu nem utilizo essa palavra. Quando ouves alguém dizer "sou anti-teoria/escalas/bla bla bla, eu vou lá pelo feeling", o que a pessoa te está a dizer é "toco sempre a mesma merda dentro das posições e padrões a que estou habituado e vou-me baseando nas notas que até soam bem".

Isso para mim é o oposto do que considero feeling a não ser que consideremos feeling como "palpite".

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por Aqualtis Qui Ago 28 2014, 11:26

Isso é que é um pressuposto um "bocado" arrogante, chama-lhe feeling, sentimento, intuição o que interessa é fazer coisas com alma. Claro que a maneira como tocamos e compomos é influenciado pelo que ouvimos, estudamos, sejam pentatonicas, progressões.
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por kouros Qui Ago 28 2014, 11:30

Deves estar a sentir que és um alvo ou então encaixas na definição que dei e sentes-te picado com isso.

Já expus 2 vezes a mesma coisa e continuas a levar o que eu digo para o lado que queres e não para o que eu realmente disse.


Fico por aqui neste assunto. Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor? Empty Re: Como compor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos