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Fauxtique pedals

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Mensagem por Z3D Ter Set 10 2013, 17:44

escolhidos a dedo....
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Mensagem por JHV Ter Set 10 2013, 18:06

hehe
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Mensagem por Skaven Qua Set 11 2013, 04:43

Longe de mim pensar que o prezado amigo sou eu... . Very Happy 

Já falámos disto no fórum há uns meses atrás, salvo erro foi na conversa sobre os pedais do Pete Cornish que custam uma autêntica fortuna, uma fortuna superior aos pedais de boutique aliás... . Very Happy
Onde o Slider defendeu que a Engenharia paga-se e tu defendeste que sim mas não assim tanto (resumidamente).

Para contribuir para o tópico (alguêm têm que discordar):
Já testei contigo o teu clone (OCD) da Joyo e verificámos que em baixo gain a coisa passa em alto ganho deixa de ser o mesmo pedal porque a transparência e a definição passa para 0 e a compressão sobe em flecha, comprei um pedal clone da MadBeans também do OCD (como sabes) e ficava a milhas do original e acabei por comprar o original OCD v6... . Very Happy 

Confeço que todos os clones que tive e testei não eram iguais aos originais... talvez tenha azar... .

Se os pedais boutique valem o que valem? Não valem! Nem as guitarras nem os amps tão pouco! Se as imitações têm um som igual... até ver e baseado nos vários que testei e tive, não têm! É importante terem um som igual? Provávelmente não!

Obviamente que há casos claros de fraude, sempre houve... não se vendem Gibsons falsificadas a 100€?

Nos pedais de boutique há marcas e marcas... Bearfoot, Wampler, Rockett Pedals, Okko... são marcas especiais que eu admiro e gosto de ter, há muitas marcas de pedais de boutique que dúvido muito da sua legitimidade e originalidade... .

Como deverias saber não vale a pena colocar vídeos do you tube porque é mais do que sabido e nós temos essa experiência (LBD + Pinnacle...) que os vídeos têm uma taxa de compressão tão grande que não permitem ter uma noção real das diferenças entre pedais é uma noção aproximada talvez... .

Eu acho graça a uma coisa, porque razão fazem clones dos pedais de boutique para mostrar que os preços são exurbitantes em vez de fazerem marcas próprias com pedais com um som original e depois venderem-nos a um preço mais baixo... dá que pensar, porque será?

Se eu tivesse o conhecimento dos gajos que dedicam parte da sua vida a descobrir esquemas para imitar os pedais de boutique provávelmente tirava partido disso e construia um pedal original e vendia-o a um preço mais baixo, mas isso sou eu, curioso é que os que o fazem também disparam os preços... estranho.

Ainda sobre boutique, quantos aqui no fórum não compram camisas e polos ou calças mais caras porque têm marca? As calças da Levi's ou Boss ou Armani ou Salsa serão superiores ás Lee ou Lois ou Pepe Jeans?

Posso dar um exemplo prático, há uns anos atrás a fábrica de camisas da Vitor Emanuel era de um amigo meu e fabricava igualmente camisas para uma marca barata (Samurai) as que colocava o "logo" VE custavem 50€ as outras custavam 20€, as VE ocupavam 85% da produção porque vendiam muito mais... .

Vamos continuar, e os carros? porque razão compram Porshes e Bentleys em vez de um BMW ou Mercedes? Será que valem o seu preço? Serão assim tão diferentes e tão melhores? E os barcos?

E a comida, porque raio compram Vienetta da OLA em vez de comprarem a imitação do LIDL que custa menos de metade?

Quando houver alguêm que tenha todos estes cuidados aí... talvez eu possa dar razão até lá... as pessoas compram pedais de boutique influenciadas e pagam de mais é um facto mais do que verídico mas fazem-no em tantas outras coisas e nem dão por isso e provávelmente deveriam porque algumas delas sim são verdadeiramente importantes, porquem quem compra pedais caros provávelmente pode e alguns dos que compram roupa de marca provávelmente passam fome isso sim é digno de registo e de preocupação!

Outro exemplo, este fim de semana estive a brincar com isto:
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Valerá (salvo erro) 1.200€? Provávelmente não mas... é de longe o melhor amp que eu já testei, será assim tão diferente dos outros... talvez não... se eu puder comprá-lo compro? Provávelmente sim, prefiro ter este amp se calhar a ter um BMW... opções... ando com um Seat e já estou mais do que satisfeito! Very Happy

Agora, Vou abrir um tópico por causa das opções das pessoas para in/justificar preços? Eu pergunto-te, tu es totalmente FanBoy da G&L... uma Legacy Tribute vale duas Classic Vibe? Uma Legacy USA vale 12 Classic Vibe?

Resumo:
Um pedal de boutique não vale 200 ou mais euros, até ver, nunca ouvi um clone que tivesse um som igual a um pedal de boutique.
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Mensagem por used4music Qua Set 11 2013, 06:13

Concordo com algumas coisas que o Skaven escreveu e respeito o restante com que não concordo uma vez que sinto que respeitas a opinião dos outros, mesmo que não concordes e isso é sempre meio caminho andado para aprendermos mais, todos os dias uns com os outros.

Quanto a algumas das questões que o Skaven deixou no ar, na minha opinião e na maior parte dos casos têm uma resposta simples.... a constante e eterna busca do tone!
Somos humanos e somos seres insatisfeitos e inconformados por natureza, muitas vezes estas duas virtudes aliadas transformam-se em defeito e fazem de nós pessoas fúteis e estúpidas ao ponto de não percebermos que o que procuramos depende mais de nós do que propriamente daquilo que podemos ou não comprar. Isto aplica-se tanto na musica como nos carros e na roupa, etc, etc...

Agora é lógico que a qualidade deve de ser paga, tudo o que foge ao medíocre tem outro valor e só nós enquanto pessoas podemos estabelecer um critério para valorizar essa qualidade, sinceramente não me choca nada que quem tenha condições para isso compre um combo de 2000eur quando acha que é o melhor combo já ouviu, mas também respeito e percebo que existam outras pessoas que achem que é um desperdicio de dinheiro pois com outro combo de metade do preço já se sentem satisfeitos e próximos do tone que procuram.

Voltando aos pedais.... também não fogem a regra, é um tema bastante controverso e está mais que provado e comprovado que há muita gente que abusa e consegue ganhar muito dinheiro com pedais "tunning" que não justificam em nada o preço pedido e muitas vezes são simples clones com mais um pintelho, mas também há pessoas e marcas que têm desenvolvido e construido pedais brutais como a Wampler e outros tantos, mesmo eu que sou bastante céptico em relação a pedais top, reconheço perfeitamente que há muitos pedais no mercado que comprava sem pensar 2 vezes.

O mais importante nisto tudo é que se debata estes assuntos para que no final cada um possa ficar com um opinião formada e tome as suas decisões em função daquilo que aprendeu(ou não).
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Mensagem por Skaven Qua Set 11 2013, 06:58

Tocaste num ponto importante que me falhou... a busca do Tone!

Baseado na minha pequena experiência chego á conclusão que o Tone perfeito não existe, o que não quer dizer que não o procuremos á mesma, quantos não procuram ainda o Amor ideal? Ele existirá mesmo? Sabes como penso? Se o encontrar deixa de ser ideal, provávelmente porque é alcansável e como disseste e bem o ser humano é insatisfeito e infelizmente quanto mais têm menos satisfeito fica porque pode ter mais.

Ainda há pouco tempo escrevi que o GAS (em muitos casos) não é mais do que falta de criatividade, quando a pessoa têm capacidade e é de facto criativa e têm talento escreve com uma Squier ou Aria ou seja lá o que for... o Mozart escrevia com uma pena e de ouvido apenas. Very Happy

Um músico preocupa-se em fazer música e estou convicto que o faz seja com que ferramenta for a menos que seja um gajo adepto de altos dive bombs e precise de um Floyd todo especial etc... e mesmo neste caso provávelmente conseguiria adaptar o que pensa... .

Hoje em dia todos temos GAS attacks, eu tenho vários e quando penso bem (normalmente depois de comprar) chego á conslusão que se tocar com um Boss ou um Wampler o som poderá ficar um pouco melhor mas a música é exatamente a mesma e ou tenho boa música ou o novo pedal/guitarra/whatever não serve para nada.

Mas... porque vivemos numa sociedade consumista, uns copram pedais boutique, outros carros, outros roupa, outras jantam e lancham fora imensas vezes e vão a discotecas ou bares e bebem até caír, ou gastam fortunas no Casino etc... .

Para mim o lamentável nem é comprar pedais caros porque esses podem sempre ser vendidos não perdendo muito dinheiro, o que é condenável é comprar roupa cara e ter a necessidade de mostrar e depois passar fome, isso sim é um mal que aflige muita gente neste mundo, porque a pobreza de espírito é a mais desgraçada de todas.

Agora, se a pessoa não deve dinheiro, têm todos os bens primários e gosta de comprar coisas caras acho muito bem que o faça e respeito (seja o que for que compra) eu tenho um teto de mais ou menos 1.000 euros para um instrumento porque na minha opinião mais do que isso já é desajustado e acredito que quando chegam aos 2.000 ou 4.000 aí então já não valem o seu preço mas respeito que os goste de comprar, tenho um amigo que o Z3D sabe quem é que têm em casa 400.000€ investidos em material músical... respeito.
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Mensagem por Z3D Qua Set 11 2013, 07:28

Para contribuir para o tópico (alguêm têm que discordar):
Claro que irias discordar. what took you so long?

Já testei contigo o teu clone (OCD) da Joyo e verificámos que em baixo gain a coisa passa em alto ganho deixa de ser o mesmo pedal porque a transparência e a definição passa para 0 e a compressão sobe em flecha, comprei um pedal clone da MadBeans também do OCD (como sabes) e ficava a milhas do original e acabei por comprar o original OCD v6...
por pontos:
1- O tópico não trata de clones, mas sim de pedais a preço exorbitante só porque mudam um par de resistencias/condensadores baseados em circuitos mais que conhecidos (chamados carinhosamente de "Fauxtique" pedals).
2- A Fulltone não se enquadra neste contexto.
3- O OCD tems já quantas versões mesmo? 6? E sabes que cada um tem a sua "personalidade". Há quem goste da versão 3, há quem prefira a 1, tu gostas da 6 (o teu ultimo). Não sabes qual a versão que o Joyo estava clonado.
E eu aposto contigo que se metesse um OCD ver.3 genuíno numa caixa qualquer, e fizessemos o teste A/B com a versão 6 que tens, tu ias-me dizer que "não era a mesma coisa, falta-lhe algo". E no entanto estarias a ouvir dois OCDs genuínos.
4- O OCD clone que te fizeram, já te mostrei há dias que existe nesse circuito muito onde mexer e ajustar, provavelmente ficaria igual ao teu OCD, provavelmente conseguirias adapta-lo ao teu gosto. Hell!! Se calhar até irias gostar mais que o OCD original (versão 6, que tens)!

Se os pedais boutique valem o que valem? Não valem! Nem as guitarras nem os amps tão pouco! Se as imitações têm um som igual... até ver e baseado nos vários que testei e tive, não têm! É importante terem um som igual? Provávelmente não!
Provavelmente...este talvez seja o ponto deste tópico....e mais uma vez, não estamos aqui a falar de clones.

Eu acho graça a uma coisa, porque razão fazem clones dos pedais de boutique para mostrar que os preços são exurbitantes em vez de fazerem marcas próprias com pedais com um som original e depois venderem-nos a um preço mais baixo... dá que pensar, porque será?

Se eu tivesse o conhecimento dos gajos que dedicam parte da sua vida a descobrir esquemas para imitar os pedais de boutique provávelmente tirava partido disso e construia um pedal original e vendia-o a um preço mais baixo, mas isso sou eu, curioso é que os que o fazem também disparam os preços... estranho.
Estás a confundir-te... Já tinha dito aqui, há uns posts atrás, há malta (eu incluo-me, mesmo dentro da minha ignorancia vou aprendendo) que faz disto um hobby mas tem conhecimento suficiente (e até bem mais que isso) para abrir um pedal e perceber o que está lá dentro. Pegam nesse circuito, copiam-no ao detalhe (chamam-se fazer "trace" ao circuito) e experimentam. A maioria das vezes até fazem melhorias a esse circuito, experimentam juntar esse circuito a outros, e não são raras as vezes que conseguem obter coisas fantásticas.
Mas estamos a falar de hobbystas, não de empresas "boutique". Essas sim levam couro-e-cabelo pelos seus circuitos "originais", o chico-espertismo...

Claro que há malta que faz clones de circuitos (a preço mais baixo evidentemente), como há malta que vende a bom preço os seus designs. Mas olhas para os designs deles e o custo de venda não tem nada a ver com os do faux-boutiqueiro, comparando exigencia e complexidade de ambos.
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Mensagem por used4music Qua Set 11 2013, 07:47

..."porque a pobreza de espírito é a mais desgraçada de todas."

NEM MAIS!

Esses que passam fome para ostentar o BMW e o polo Lacoste já deixaram de me preocupar e perderam o meu respeito, mas infelizmente ainda tenho que me chatear com alguns que arrastam outros para a miséria com os seus esquemas e trafulhices para manter o status e aparências.

Hoje em dia na musica todos nós podemos ser músicos minimamente satisfeitos, quem tem muito dinheiro pode dar asas ao GAS e comprar tudo o que bem lhe apetece e quem tem pouco dinheiro também pode comprar material bem razoável desde que procure e busque informação que antigamente era bem mais difícil de encontrar.
Restam os mais pobres trabalhadores (porque a muita gente que também não quer fazer nada) que nos dias que correm não têm mesmo hipóteses de comprar nada para conseguir ter pão na mesa, esses não podem mesmo sacear o GAS.

Off Topic! 
Quem me dera ser eu o teu amigo dos 400mil...
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Mensagem por Skaven Qua Set 11 2013, 08:02

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Na essência do tópico que abriste concordo contigo há grandes roubalheiras nos pedais boutique e quer tenhas dito ou não, é um facto que até os Wampler e os FullTone mesmo sendo muito bons não valem o que custam, o material que trazem comprado em avulso deve custar uns 70€ se tanto, tu sabes isso bem melhor que eu e eu concordo.

Mas, eu até ver não posso concordar que um clone é igual a um pedal de boutique porque todos os que experimentei não eram... . Tu vais fazer-me o Bearfoot, achas que estou preocupado se é igual? Se soar bem é perfeito!

Agora, criticar quem compra pedais boutique eu não o faço, tal como também não faço a quem gasta 4.000 euros numa guitarra... até eu gostava de ter uma dessas (e hei de ter em breve, apenas uma a TAL que tu sabes qual é e chega porque é a que vai morrer comigo) agora, para ter 16 guitarras Custom provávelmente preferia comprar arte mas isso sou eu, até porque não conseguia tocar com todas e não gosto de ter instrumentos para fazer colecção.

Used@
Há gente com muito dinheiro e não deixa de ser boa gente por isso... quer coleccionar instrumentos e amps "Custom" que devem saír caríssimos porque ainda por cima vai de propósito comprá-los aos States e á Alemanha... eu respeito!
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Mensagem por Z3D Qua Set 11 2013, 08:08

Agora, criticar quem compra pedais boutique eu não o faço
Eu tb não.
Critico é quem se aproveita da ignorancia dos outros para encher o bolso.

E se alguem sabe o que realmente está a comprar, e paga o que paga, aí ou tem a mania que é rico e quer mostrar isso (mesmo que passe fome em casa), ou então é uma pessoa com "necessidades especiais"...
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Mensagem por Skaven Qua Set 11 2013, 08:13

Bem... que eu saiba os pedais de guitarra não são propriamente objecto de inveja a menos que andes com eles pendurados ao pescoço... .

Em tudo o resto (roupa, jogo, carros etc...) concordo contigo! (por muito que me custe). Very Happy 


Última edição por Skaven em Qua Set 11 2013, 08:14, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Z3D Qua Set 11 2013, 08:14

...ou a mostrar aos "band mates"....
E aos "gear polishers"...

whatever.
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Mensagem por Skaven Qua Set 11 2013, 08:21

Pois olha... eu confeço que isso a mim não me toca nada, terei mais tarde ou mais cedo a tal Les Paul e é o único instrumento que vou aceitar passar a margem dos 1.000 e chega mesmo eventualmente podendo, não quero outra que custe assim tão caro.

Mas... aquilo que a mim me custa é por exemplo saber que um dos meus administradores deve-me dinheiro e têm uma colecção de Porshes... isso sim preocupa-me até porque sei que casos desses existem aos montes em Portugal e não só.

Se ele pagasse o que deve e tivesse a mesma colecção... não me fazia inveja nem diferença nenhuma, respeito, há gajos com sorte e há (infelizmente) muito mais gajos com mais azar que eu e que tu e que o Used!
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Mensagem por Z3D Qua Set 11 2013, 08:25

Ha uns tempos o meu pai contou-me uma historia engraçada.
Perto de casa dele existe uma editora (ou existia), cujo proprietário pagava ao funcionarios uma miséria.
Mas ia todos os dias de ferrari para o trabalho.

Um dia o meu pai agarrou num papelinho, escreveu qualquer coisa e meteu-lhe no para-brisas.

Excusado será dizer que o ferrari nunca mais lá apareceu....
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Mensagem por Skaven Qua Set 11 2013, 08:27

Pois... .
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