ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

+8
Slider56
Z3D
TiagoRibeiro
paulo2534
ze gibson's
Luis77
bates
joe_strummer
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por joe_strummer Seg Set 02 2013, 08:30

Boas pessoal, eu tenho duas dúvida em relação aos amps, a primeira é: por exemplo dizem que por exemplo que um amp de 20 watts é o ideal para tocar em casa, então pro exemplo com um amp de 20 watts dá por exemplo em ensaios para uma banda e para os pequenos concertos em bares ou tem de ser algo com maior potência? E a segunda dúvida é: como se liga por exemplo dois amps? o amp é uma stagg GA20, e nas entradas para além da ligação para a guitarra (óbvio não ? lol! ) tem mais três, uma para os headphones, uma outra é "EXT. SPKR 4 ohms MIN, que deve ser para microfone e a outra que é "INPUT CD/MP3" que deve ser para ligar algum mp3 ou assim, dá por exemplo ligar a outro amp? o meu pai que por muitos anos trabalhou para além na iluminação e no som tambem, carregou muitos amplificadores, guitarras, PA's e etc. disse que era possível de fazer , mas como se faz isso? é possivel?
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por bates Seg Set 02 2013, 08:48

Essa ext. Spkr n é entrada de microfone, é uma saída para colunas de 4 ohms (no minimo). Para ligar a outro amp n sei, mas penso q deves ligar essa saída à entrada do outro amp (n sei se ha problema de ligar diretamente ao input da guitarra ou se tens de ter uma entrada propria)
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por joe_strummer Seg Set 02 2013, 08:51

bates escreveu:Essa ext. Spkr n é entrada de microfone, é uma saída para colunas de 4 ohms (no minimo)
pensava que era para microfone lol! sempre a aprender hehe
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por bates Seg Set 02 2013, 08:54

Smile eu tb n sei ainda nada de mais, mas tenta-se ajudar hehe

Em relaçao aos watts, n é so por ai q vais saber se chega ou nao. Depende de outros fatores, como por exemplo, do peso do pulso do teu baterista. O melhor é experimentares, se nao for engolido pela bateria, deves tar safo lol
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por joe_strummer Seg Set 02 2013, 09:47

tava a perguntar em relação aos watts, porque daqui uns tempos eu e uns amigos meus iremos formar uma banda, eu e um amigo meu que comrpou um baixo e que está à espera que chegue a portugal e depois aprender a dar uns toques naquilo, um está à aprender a tocar bateria mas que está a ter uma evolução rápida e o outro que provavelmente que será o vocalista, está neste momento nos coros de uma banda filarmónica. E dependo do peso do pulso do baterista (que ainda nao o ouvi xD) vou ver o que posso fazer em relação ao amp.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por bates Seg Set 02 2013, 10:59

Pois, precisas mesmo de experimentar. Ha uns meses tive a brincar um bocado c um amigo, ele tava na bateria e eu a tocar com um peavey de 15w e aguentava-se bem (no canal da distorçao, com mto gain).

Por outro lado, ja tenho visto pessoal dizer q precisa de mais de 30w para abafar o seu baterista :p cada caso é um caso...

Alem disso, o aumento de volume de 15 para 30w nao é mto significativo.
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por Luis77 Seg Set 02 2013, 11:23

Isso dos watts é muito relativo. Varia de amp para amp. É que os número de watts não é medido exactamente da mesma forma por todas as companhias. Por exemplo a Orange mede o valor rms no modo clean e geralmente é mais alto que outros amps com a mesma voltagem. Outra factor é se é a válvulas ou não. Os válvulas dão um som mais "alto" do que os transistors.

E finalmente depende do estilo de música que tocam e do baterista. Uma coisa é um baterista de blues ou jazz, outra é um baterista de metal doido.

E não te esqueças que tambéns tens possibilidade de micar o amp e aí não precisas de ter um tão potente. Mas isto exige que tenhas um pa.
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por joe_strummer Seg Set 02 2013, 11:55

Para ver se preciso de um PA ou outro amp ou coluna de guitarra ou nao ser preciso nenhum amp nem nada, tenho de ainda ver o meu amigo baterista porque ainda nao o vi tocar, isto para saber se a maneira dele de tocar abafa ou nao o amp da guitarra, mas enquanto a isso logo se vê.

Mas em relação ao estilo, eu e o meu amigo (futuro baixista) decidimos mais ou menos em relação isso, iremos tocar coisas do estilo heavy rock, rock de garagem, punk rock e por aí, mas nada está definido, só daqui uns tempos é que vejo o que fazer, porque ainda nao reunimos nem nada, isto porque o meu amigo ainda vai ter de aprender a dar uns toques no baixo e depois de saber mais ou menos como se toca o baixo é que vamos formar banda.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por ze gibson's Ter Set 03 2013, 14:57

Para ligar um amp ao outro há várias formas, uma delas é usar uma A/B BOX.
Que tanto dá para ligar:
- 2 amps a uma guitarra
- 2 cadeias de efeitos a um amp
- 2 guitarras a um amp, etc.

tipo isto
dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) 9kll

Poderás também usar um cabo Y, penso eu, tem duas saídas num lado e uma do outro, ligas cada jack a um amp, e o jack da outra "ponta única" ligas à guitarra

(um exemplo de um cabo Y)
dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Ybph

porém, há mais formas, que quem conhecer há-de explicar!
ze gibson's
ze gibson's
Guitarrista viciado

Post Count : 896
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster Custom Shop 62; Ibanez ART-120; Squier CV Tele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/04/2010

https://www.facebook.com/thebookrock

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por joe_strummer Ter Set 03 2013, 15:22

Peço desculpa pela minha ignorância, nao sabia que havia A/B BOX, mas sendo assim já percebi como se liga dois amps .
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por ze gibson's Ter Set 03 2013, 15:32

é uma das hipóteses, funciona bem
ze gibson's
ze gibson's
Guitarrista viciado

Post Count : 896
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster Custom Shop 62; Ibanez ART-120; Squier CV Tele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/04/2010

https://www.facebook.com/thebookrock

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por joe_strummer Ter Set 03 2013, 15:49

e posso por exemplo usar só cabo Y para ligar o dois amps ou ligar o amp a uma coluna de guitarra e depois ligar à guitarra?
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por paulo2534 Ter Set 03 2013, 16:06

cuidado, a maioria dos cabos y tem uma ponta stereo e as outras duas mono, ou seja, só irias ouvir num amp, o se é pra usares 2 amps era melhor pedir a alguem entendido para te fazer um cabo.

as a/b box normalmente servem para alternar entre duas guitarras ou amp, ou seja so podias utilizar um amp de cada vez, mas existem as a/b/y box, que tanto permitem alternar entre amps como utilisa-los em simultaneo.

eu no teu caso faria o que toda a gente faz: vender o amp e comprar um melhor
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por bates Ter Set 03 2013, 22:40

Win lol
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por TiagoRibeiro Qui Set 05 2013, 02:46

Atenção que watts apenas medem a potência transmitida pelo amp para a coluna. O volume do som (mais alto ou mais baixo) é medido em dB (décibeis).
A questão do volume tem não só a ver com a potência do amp mas com a sensibilidade e potência da coluna.
Regra geral um amp Solid State produz um menor volume que um Valvulado, isto devido ao tratamento do sinal ser diferente dentro do amplificador. Regra geral os amplificadores a válvulas também trazem de origem colunas de melhor qualidade o que se traduz num som mais alto em termos de dB.

Eu posso-te dizer que com o meu Blackstar de 40w no ensaios uso o master no 4, e os volumes individuais dos canais +/- no 3/4 e ouço e faço-me bem ouvir. Se começar a aumentar o volume já abafo toda a gente.

A cena de te ouvires bem na banda também não depende apenas do volume do amp mas da equalização. Por exemplo se tiveres 2 guitarristas e tiveres 2 amps iguais exactamente com os mesmos settings e as mesmas guitarras não vais conseguir distinguir as 2 guitarras porque o som vai ser exatamente igual e vai sair alta salgalhada.
TiagoRibeiro
TiagoRibeiro
Guitarrista dedicado

Post Count : 503
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Famalicão
Guitarra : Yamaha CPX900/Epiphone Les Paul Custom Pro Ebony/Fender American Standard Stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por Z3D Qui Set 05 2013, 12:18

Regra geral um amp Solid State produz um menor volume que um Valvulado, isto devido ao tratamento do sinal ser diferente dentro do amplificador.
hmmm... 1W de potencia valvulada é 1W de potencia transistorizada, seja que tratamento tenha o sinal (sinal=volt AC), acho eu... mas posso estar enganado. Onde leste essa informação? Gostava de estudar isso.

Regra geral os amplificadores a válvulas também trazem de origem colunas de melhor qualidade o que se traduz num som mais alto em termos de dB.
Yes! Concordo. Diria que este é o factor predominante.... mas mais umas vez posso estar enganado.

De resto, a parte de equalização foi muito bem referida. Aumentar o nível de determinadas frequencias numa mix faz toda a diferença.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por Slider56 Qui Set 05 2013, 15:38

É a velha pergunta-rasteira:

qual pesa mais...um kilo de algodão ou um kilo de chumbo...?!Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por guitargold Qui Set 05 2013, 15:59

um kg de chumbo ...


lol! lol! lol! lol! 
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por Z3D Qui Set 05 2013, 18:01

A sério Slider, é que é isso que eu penso. 1W é 1W. Agora o que reproduz esse Watt é que talvez tenha a sua influencia.
Mas é simples de provar se estou errado ou não. Basta meter uma head valvulada e outra solid-state, com as mesmas especificações (potencia RMS) ligada à mesma cabinet, e medir os dB com ambas as cabeças no volume máximo...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por Slider56 Sex Set 06 2013, 09:09

Também serve...se bem que estamos a falar de filosofias e construções totalmente diversas.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por PedroGRock Dom Set 15 2013, 08:10

ligar uma guitarra a dois nao é como uma A/B Box mas sim com uma A/B/Y Box. ou seja, podes alternar entre um amp e outro. por exemplo, um para cleans e outro para overdrive/dist. (aqui usas o modo A/B) ou então juntar o som dos dois amps, modo Y, que basicamente o que faz é dividir o sinal em dois e vai reproduzir o mesmo nos dois amps. existe muita gene a usar isto. a maioria dos sons de guitarra que ouves de guitarrista conhecidos, são a junção de vários amplificadores. ha pessoal a usar 5 e 6 amps em simultâneo. é claro que isto nao é feito com uma simples A/B/Y box, mas sim com spliters de rack em que entra um sinal e divide em quantos sinais a unidade permitir e claro, as que quiseres utilizar
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por joe_strummer Dom Set 15 2013, 08:59

entao posso ligar dois amps então?
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por PedroGRock Dom Set 15 2013, 11:58

podes ligar quantos amps quiseres. desde que tenhas um spliter de sinal com as saidas necessarias. no teu caso uma entrada e duas saidas
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por v-shadow Dom Set 15 2013, 12:23

mas tu queres dois amps para que?
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por joe_strummer Dom Set 15 2013, 12:55

Não é o querer dois amps, mas sim só pela curiosidade e também no futuro caso precise (por exemplo qd tiver a minha banda e caso der concertos, precisar de outro amp para dar mais potência, dependendo do espaço claro, mas penso que por agora e num futuro próximo não preciso de estar dois amps ligados, isto porque já vi o um amigo meu que é baterista, ele não toca com demasiada força, mas sim medianamente, mas irei comprar um amp sim para daqueles que se transporta para qualquer lado (1 a 3 W) ou um melhor que eu tenho, apesar de gostar mais do clean).
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só) Empty Re: dúvidas noob sobre a potência dos amps (e não só)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos