ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

documentario guitarradas???...

+5
Ricardo Matias
ze_da_pevide
bates
guitargold
ralfcaetano
9 participantes

Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty documentario guitarradas???...

Mensagem por ralfcaetano Ter Jul 02 2013, 04:56

pessoal, tive uma ideia para um projecto pessoal... que tal fazermos um documentario do guitarradas?... queria fazer um documentario sobre as guitarras cá do forum que contam historias... pode ser uma guitarra velha, pode ser uma guitarra que tem uma historia engraçada de como te foi parar as maos, pode ser uma guitarra que foi tocada por alguem famosa ou até tem uma historia que te marcou na vida... o objectivo é mostrar o incentivo por tras de colecionar guitarras e que ate um instrumento musical pode conter uma historia... e claro mostrar que ate em portugal temos uma historia musical...

quero fazer algo assim mas tambem apelar nao so aos colecionadores de guitarra mas ao guitarrista comum... mostrar que o que teem nas maos um dia pode ter o seu lugar na historia


que acham?... alguem que esteja intressado que fale comigo e recomende uma guitarra para juntar ao documentario junto com a historia que tem...
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por guitargold Ter Jul 02 2013, 11:04

podes contar comigo, tenho uma grande historia sobre um bandolim e a historia da minha teisco Twisted Evil  Twisted Evil

EDIT: se fizer falta alguma ajuda na área da produção e isso também podes contar comigo tenho curso de multimedia Twisted Evil 
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por bates Ter Jul 02 2013, 11:59

Razz isso tinha piada lol

em breve vou mudar a pinta da minha lp e posso filmar aquilo hhehe

se precisares de alguma ajuda tecnica podes apitar, tb sei umas coisas Wink
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por ze_da_pevide Ter Jul 02 2013, 12:18

infelizmente não posso contribuir com conteúdo, mas fica aqui também a minha disponibilidade para ajudar na pós-produção Wink
ze_da_pevide
ze_da_pevide
Aprendiz de guitarra

Post Count : 34
Idade : 30
Localização : Leiria
Guitarra : Cort
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por guitargold Ter Jul 02 2013, 12:32

por bates Hoje à(s) 18:59

isso tinha piada lol

em breve vou mudar a pinta da minha lp e posso filmar aquilo hhehe

se precisares de alguma ajuda tecnica podes apitar, tb sei umas coisas

olha ai esta uma ideia engraçada, tipo um dos luthiers aqui do forum darem uma palavrinha no doc Twisted Evil 
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por Ricardo Matias Ter Jul 02 2013, 13:07

Completamente disponível! Tenho algumas histórias. A minha tele estava a ser tocada pelo outro guitarrista da minha banda quando foi acidentalmente atropelado pelo nosso baterista, à altura. Claro que tivemos que a pintar e tudo mais. E a minha Eko Kaddet era do meu pai, que não está entre "nós" desde que eu tinha 11 meses, e é portanto a melhor herança que tenho dele.

Acho que é capaz de ser uma ideia bastante boa, desde que seja bem organizado, bem filmado e tudo mais!

@Ralfcaetano o que tens em mente mais concretamente?

Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por ali3ncorp Ter Jul 02 2013, 13:13

isto devia era estar noutra secção mas...

é uma ideia engraçada.. posso tb contribuir com historias de 2 guitarras e 1 baixo..nao será nada de especial mas sim o que me levou (neste caso) a construir e a remodelar.


Última edição por ali3ncorp em Ter Jul 02 2013, 13:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : movido para sugestões)
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por Luis Miguel Ter Jul 02 2013, 13:33

boa ideia Fixe 
Luis Miguel
Luis Miguel
Guitar Legend

Post Count : 2652
Idade : 28
Localização : viseu
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por ralfcaetano Ter Jul 02 2013, 14:05

é muito simples cada membro intressado contribui com uma guitarra e a historia por tras dela... tava a pensar mais pa frente podemos criar um baseado em construçao de guitarras visto como um hobby e tambem tava a pensar numa que envolvia o amor à primeira guitarra mas tava a pensar em juntar gente de fora do país nesses casos...

por agora é so um teste para ver a aderencia... nao quero um rig rundown nem quero ver a construçao de uma guitarra quero que mostrem a vossa colecçao (como ja é habitual) e escolham uma guitarra na vossa colecçao que tenha uma historia por tras dela (se tiverem mais que uma guitarra que seja o caso podem contar no maximo 3) ... é para mostrar que ate um objecto pode ter uma historia por tras dela... e tambem para mostrar a colecionadores de guitarras que tambem temos coisas intressantes
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por guitargold Ter Jul 02 2013, 14:13

ok mas já agora como vai ser filmado??? já tens alguma ideia quanto a isso ??
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por Carecaz Ter Jul 02 2013, 14:20

Podemos todos ajudar um pouco, mesmo gravando video, enviando fotos, etc! Smile
Carecaz
Carecaz
Guitar Hero

Post Count : 1001
Idade : 50
Localização : Algures pelo Algarve
Guitarra : Candy Orange Strat e Les Paul personalizada :)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por ralfcaetano Ter Jul 02 2013, 14:25

tive a pensar seriamente no assunto... e como obviamente ninguem tem pachorra para andar de norte a sul de portugal filmar... cada um de nos vai filmar seguindo uns certos padroes para nao fugir ao ambiente do video... tipo por exemplo, o video claramente vai ter de ser filmado a 2 (um a gravar, outro a falar), e nada de webcams nem telemoveis, a pessoa a filmar poderá fazer as perguntas que quiser, e cada filmagem começa batendo a porta e entrando na casa de cada membro, se quiserem filmar cenas adicionais (a exibir a colecçao, ou a tocar guitarra ou ate a bela vista que tens de onde ensaias) para os poder aproveitar, podem faze lo a vontade para preencher cenas...
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por Scorp Ter Jul 02 2013, 14:43

A ideia é interessante sem dúvida!!!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por guitargold Ter Jul 02 2013, 14:45

eu para mim combinava-se um padrão e depois cada um a partir dai fazia a sua parte, por exemplo:

1 cena - entrar num local onde ira filmar ou falar da guitarra e fechar a porta
2-cena - 1º muito grande plano , ligar o jack na guitarra
             2º muito grande plano,  ligar o amp
             3º plano mais geral e começar a contar a historia da guitarra  e por o meio deste aqui poderiam-se meter algumas fotos da guitarra em detalhe, ou fotos a usa-las ao vivo por ai fora isto para dar um pouco mais de dinamica ao doc e não se ficar ali apenas a ver um gajo a falar de uma guitarra durante 5 min . no fim para acabar por exemplo um acorde de sol com distorção, desliga-se o amp e acabava com a primeira cena mas ao contrario a sair do local e a trancar a porta .


ATENÇÃO QUE ISTO É APENAS UM EXEMPLO
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por ralfcaetano Ter Jul 02 2013, 14:51

isso nao se tornava muito monotono???... concordo que é preciso manter um certo padrao mas nao tem que estar tudo controlado ao promenor de ligar o jack a guitarra (se bem que da pinta como sempre :p e nao me importo que o façam ) mas concordo que dava uma boa introduçao a cada guitarra
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por guitargold Ter Jul 02 2013, 15:15

eu sei que se tornava um pouco repetitivo mas se fores a ver bem iria dar alguma dinâmica em vez do entrar e pegar na guitarra e contar a historia logo assim á bruta, e era algo tipo que todos temos em comum, mas por exemplo quem diz ligar o cabo, diz ligar um pedal ,apanhar uma palheta em cima de uma mesa ou afinar a guitarra talvez..."tipo apenas um toquesito na caravelha " , poderia variar entre cada um de nos, as intervenções não devem ser longas, pois acredita que sei por experiencia própria que se torna complicado manter o mesmo tema interessante durante mais do que 5 minutos, agora imagina um doc de vá 60 min onde todos estão apenas a contar as historias das guitarras ...
tendo em conta que não somos lendas como o page, e que os meios de produção e realização serão algo escaços teremos que arranjar algo que de alguma dinâmica ao doc, pois sinceramente não gostava de ver algo tipo doc.box"acho que é o nome do primeiro documentário onde entrou aquele para-atleta que participou no splash " sobre guitarra, apesar de o realizador ter lutado muito para chegar aquele resultado sinceramente o doc nao tem dinâmica nenhuma

era fixe ate haver alguns dos users que se juntassem e fizessem uma jam para meter no meio do doc, ou então ate contarem a historia da guitarra dele á frente do outro user mas sem que nenhum dos dois seja uma especie de entrevistador, ai teria que existir uma 3ª pessoa a fazer as perguntas .

e mais uma vez atenção que este é apenas o meu ponto de vista, vale o que vale , não estou a dizer que tem que ser assim, acho que se todos dermos ideias podemos fazer algo bastante engraçado Twisted Evil 
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por ralfcaetano Ter Jul 02 2013, 15:28

tipo fazer outro "it might get loud"... isso nao me parece que funcionaria com pessoas que nao sao famosas.... se bem que se toda a gente tivesse historias de banda tao intressante como as minhas isso dava um FILME
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por guitargold Ter Jul 02 2013, 15:36

por ralfcaetano Hoje à(s) 22:28

tipo fazer outro "it might get loud"... isso nao me parece que funcionaria com pessoas que nao sao famosas.... se bem que se toda a gente tivesse historias de banda tao intressante como as minhas isso dava um FILME

certamente toda a gente tem, mas isto supostamente era um doc sobre guitarras e não sobre historias que se vivem na estrada ...

quase sobre isso tens este tópico :

https://guitarradas.forumeiros.com/t15056-momentos-mais-marcantes-em-palco


eu apenas acho que isto para ser feito tem que ser de uma maneira que cative o pessoal a ver tudo ate ao fim ...
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por ralfcaetano Ter Jul 02 2013, 19:17

pah ya mas acho k 3 pessoas juntas nao muda muito... era fixe era se fosse tipo uma reuniao de membros... e depois gravar individualmente
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por guitargold Ter Jul 02 2013, 20:18

assim é que iria dar um it might get loud lol! 

já agora alguém sabe onde posso ver este doc??

guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por bates Ter Jul 02 2013, 20:36

Nao vale muito a pena tentar criar um script para isto. Ainda mais à distancia. É preferivel criar uma linha conceptual, tipo umas guidelines de assuntos que possam interessar sobre as guitarras e depois cada um interpreta da forma que melhor favorecer o seu caso. Se se conseguir gravar fillers como esses planos de pormenor de material, pessoas ou outros objetos, melhor. Exigir isso à partida é condenar o projeto ao falhanço e à frustraçao.

O trabalho de ourives dpx tem de ser feito pelo editor, encontrando formas de conferir dinamica ao trabalho. P ex. Com narrativas nao lineares, joguetes de som/imagem, etc.

Para o editor ter o maximo de material possivel, nada como gravar muito. Musicas, mostra de material, visita guiada pela casa, whatever. Mesmo que de uma hora de footage so se aproveite 5 segundos.

 Em relaçao ao "nada de telemoveis", acho que é preferivel manter o espirito livre e jogar conceptualmente com isso na montagem. Isto pq pouca gente terá boas condiçoes de filmagem e mais importante ainda, de iluminaçao.
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por guitargold Ter Jul 02 2013, 21:02

É preferivel criar uma linha conceptual, tipo umas guidelines de assuntos que possam interessar sobre as guitarras e depois cada um interpreta da forma que melhor favorecer o seu caso

pois bates era mais isto que eu tinha em mente mas não fui capaz de exprimir da melhor maneira e se calhar pareceu que estava a levantar a fasquia de mais, e dei aquele exemplo da porta dos planos e isso apenas para tentar explicar o que eu mais ou menos tinha em mente dentro deste tipo de raciocínio.  

quanto aos teles tambe axo que tens razão, eu da minha parte tenho uma camara minimamente decente"canon550d" e ate consigo gravar um audio mais ou menos, mas sei que muita gente não ira ter as melhores condições para o fazer , acho que toda a gente concorda que deveria ter o máximo de qualidade de imagem e som possível, mas isso iria limitar em muito a participação de users, então acho que quem dá o que tem a mais não é obrigado ... por isso qualquer user deveria pode participar independentemente de ser gravado com um tele ou com uma camada fullhd, mas também é aquela coisa, se for gravado com um tele a pessoa pode tentar arranjar um local onde exista mais iluminação e isso, sempre ira dar um pouco mais de qualidade de imagem, ou pelo menos não a deixar tão escura e difícil de entender
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por bates Ter Jul 02 2013, 21:21

Ya no fundo é isso, cada um tentar fazer o melhor com o que tem. Das dificuldades tecnicas muitas vezes saem os momentos mais porreiros, a necessidade aguça o engenho xD
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por ralfcaetano Qua Jul 03 2013, 02:38

pah ninguem quer full hD nem a minha camara é HD, era mais na questao de como as camaras ja sao diferentes ja muda um bocado o ambiente a coisa o objectivo era uniformizar mais o video para nao mudar por completo o ambiente... tambem falei nisso porque a ultima vez que fiz um trabalho de grupo deste genero e meteram webcams e telemoveis ao barulho ficou sem se perceber bem as fotos...



por mim nao faz diferença era mais para nao confundir com cenas que se veem menos bem

quanto aos padroes, era isso que tava a dizer... nao disse que teem que gravar fillers so disse que era melhor para abrir mais os horizontes do video... quero dar a maior naturalidade possivel ao video é por isso que nao queria fazer um padrao para as filmagens apenas impus estes para terem em conta um bocado o ambiente do video... nao quero por exemplo que uma pessoa esteja a pegar numa camara e a mostrar as guitarras ao mesmo tempo... e a segunda pessoa pode ajudar a moderar um bocado o video com perguntas (se entender) portanto da mais naturalidade a coisa

de resto quero dar o maximo de liberdade aos utilizadores para fazerem bem o que entenderem ate mostrarem filmagens do gato se quiserem so quero que se lembrem que isto nao é um rig rundown nem um video a mostrar a construçao de uma guitarra (se bem que se tiverem um work in progress podem fazer um pequeno "cameo")...
ralfcaetano
ralfcaetano
Guitarrista dedicado

Post Count : 520
Idade : 31
Localização : Cantanhede
Guitarra : academy stratocaster preta, uma squier vintage modified strat branca, uma guitarra classica galicia, fender marauder azul, tanglewood THSF CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

documentario guitarradas???... Empty Re: documentario guitarradas???...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos