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Ajuda em teoria/prática (modos gregos e arpejos)

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Mensagem por Grunge4ever Seg maio 06 2013, 13:04

Boa noite guitarristas !

Estou com uma duvida enorme que penso que me conseguem esclarecer facilmente.
Ora desde á uns 3 anos para cá, que apenas utilizo a escala pentatonica para solar/improvisar, obviamente sinto a necessidade de evoluir, utilizo alguns modos e alguns arpejos (em cover's) mas infelizmente não sei nada sobre estes.
Sinto a necessidade de evoluir e decorar todos os modos e arpejos. E para isso gostaria que alguem me explica-se como funcionam, já estive a googlar diversas vezes e cada vez me sinto mais confuso.
Descobri um PDF bastante engraçado com todas as escalas para guitarra (util para qualquer guitarrista), sei ler sem fazer as posições na guitarra sem qualquer problema. Mas gostaria que me explicassem melhor isto Rock

desde já obrigado

http://www.youblisher.com/p/177677-ESCALAS-ARPEJOS-MODOS/
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Mensagem por guitargold Seg maio 06 2013, 13:47

bom post, bem útil Fixe
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Mensagem por Grunge4ever Seg maio 06 2013, 14:02

Sem duvida ! Penso que tem quase ou tudo mesmo num so pdf ! É optimo !
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Mensagem por Dieselboy Seg maio 06 2013, 14:20

Desde já obrigado pelo pdf! Muito bom!
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Mensagem por Grunge4ever Seg maio 06 2013, 16:21

na boa Smile ninguem me ajuda ? Shocked
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Mensagem por jonypaul Seg maio 06 2013, 17:21

Tens dúvidas especificamente com os modos ou os arpeggios?
Em todo o caso, nenhum deles tem muito que saber...

Os modos diferentes são referentes a uma mesma escala maior. Imaginando que estamos a falar da escala maior de Dó, o 1º modo é a escala, começando da root. O 2º modo é a mesma escala, começando da 2ª, e por aí fora. Repara que o 6º modo ( que começa da sexta ) vai ser a chamada relativa menor. No caso de Dó, a relativa menor é Lá. Isto é, a escala maior de Dó partilha todas as notas com a escala menos de Lá.
Pela mesma lógica, se tocares o modo Dório ( 2º ) de Dó, vais obter uma escala com a tónica em Ré. Ou seja, vais estar a "solar" em Ré, usando na verdade as notas da escala maior de dó.
Isto é ainda importante para saberes +- o som que vais obter com cada modo. Repara que as notas 1,4 e 5 são "maiores", por isso os modos 4 e 5 ( Lídio e Mixolídio ) vão soar "alegres" e os modos 2, 4, 6 e 7 "tristes".
Experimenta, por exemplo, ver o modo Dórico de Dó (começa em Ré), decorar os intervalos, e usá-lo em cima de uma progressão em Ré.

Em relação aos arpegios... pá é pensar neles como uma escala em que as notas fazem parte de um acorde. Um arpegio maior simples em Dó utiliza as 3 notas de um acorde de Dó maior, Dó, Mi, Sol. Um arpegio de Dó maior de 7ª dominante utiliza as mesmas notas, + a 7ª dominante que é um Si bemol. É uma questão de dominar bem o fretboard....


DISCLAIMER: eu não utilizo absolutamente nada disto quando "faço" música. Sou um nabo. É simplesmente lógica e intervalos Very Happy
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Mensagem por apmacc Sex maio 17 2013, 04:24

Interessante, belo post Rock
deu para esclarecer algumas pontas soltas Wink
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Mensagem por AfonsoAlves Sex maio 17 2013, 04:37

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Mensagem por Dieselboy Ter Jun 18 2013, 06:45

Fui consultar a dica do Lu7s ( https://www.youtube.com/SecretGuitarTeacher ) e descobri este vídeo que talvez te possa ajudar.

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Mensagem por bytewax Qua Jan 08 2014, 10:28

A melhor forma para mim de usar um modo sem ter que pensar muito nele é partir de um esqueleto de uma pentatónica e adicionar as notas relativas ao modo que quero assim:

La menor pentatonica

Mi   -------------5------(7)-8-----------
Si   -------------5------(7)-8-----------
Sol  --------(4)--5---------7-----------
Ré   --------(4)--5---------7-----------
Lá   -------------5---------7-----------
Mi    -------------5---------8-----------

As notas entre parêntesis são do modo dórico.
Isto é o mesmo que tocar a escala de Sol Maior começando em Lá.
Contudo fica mais fácil decorar a pentatónica e as notas que vão colorir a coisa.
Experimenta tocar a pentatónica de La menor a descer e a seguir só tocas a nota entre parêntesis da corda mi agudo, depois vai fazendo lick pentatónicos e espeta a da corda si para teres um feeling geral da coisa.

Mas se realmente queres entrar nisto a fundo vê isto e nunca mais tens duvidas, o 3º video aquilo que eu te disse em cima: pentatonica + notas dos modos. Diverte-te pois já tens aí muito para te coçares. Laughing 



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Mensagem por Omfigueiredo Sex Abr 04 2014, 12:34

Bom post! Obrigado.  Fixe 
Partilho mais um PDF que me ajudou http://www.cifraclub.com.br/contrib/tutoriais/-apostila_modos-_gregos_pdf.pdf
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Mensagem por Diego Araujo Seg Jul 14 2014, 17:59

Ola amigo, meu nome é Diego eu sou professor de musica na oficina de guitarra.

Vai parecer estranho o que eu vou te falar mas eu ando pesquisando a alguns anos alternativas para meus alunos evoluírem de uma forma mais pratica, a ideia aqui é se você sabe a pentatônica você já tem os Modos Gregos.

O campo harmônico de C tem as seguintes notas C D E F G A B correto ?

A pentatônica de Am que é a relativa de C tem as seguintes notas A C D E G.

Ok legal Diego mais falta o F e o B e agora ?

Muito simples toque a pentatônica de Dm : assim você vai ter as seguintes notas
D F G A C

Mais e o B ????

Se você tocar a pentatônica de Dm6 você vai ter o B:  D F G A B

É uma ideia muito loca juntar 3 pentatônicas pra gerar uma escala... mas isso funciona em muitos casos principalmente numa onda Pink Floyd porque você consegue mapear melhor os bends e na hora de improvisar as frases soam com mais feeling

Se você quiser conversar mais sobre esse assunto entra em contato comigo no email diegoaraujo@oficinadeguitarra.com.br podemos marcar no SKYPE ok .
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Mensagem por ggx2 Seg Mar 02 2015, 06:02

affraid repescando este tema . affraid
Achei este tutorial sobre a aplicação prática bastante interessante :

http://www2.gibson.com/Lessons/Skills-House/Foundation/2011/Guitar-Modes-An-Easier-Way.aspx
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Mensagem por Thomasyoung Seg Mar 02 2015, 07:39

Vou dar só duas dicas, tentei pesquisar os modos onde tenham 3 notas por corda.
Sobre os arpejos a conversa já é outra, mas podem começar por pesquisar por arpejos maiores e arpejos menores.

Caso seja dificil compreenderem sozinhos procurem um professor de musica (guitarra) para vos ensinar que andam para ai muitos bons musicos a precisar de dinheiro e levam baratinho.
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Mensagem por kouros Seg Mar 02 2015, 09:50

Se esquecerem a guitarra e aprenderem algo sobre musica, isso sim dá-vos todas as respostas.

Música não tem cordas, nem notas por corda, muito menos shapes para colocar os dedos... mas se insistirem nisso, é natural que as confusões se mantenham e a essência do assunto permaneça obscura.
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Mensagem por GilmourFan Dom Abr 19 2015, 15:02

Estou como tu, mas esse pdf que meteste é capaz de me dar um jeito do caraças! Obrigado!
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Mensagem por kouros Seg Abr 20 2015, 07:15

Não é que o livro tenha algo errado mas para quem ainda não domina o assunto isso poderá gerar confusão desnecessária, falsa sensação de "já sei!", ou pelo menos fazer-vos passar por Espanha para irem de Lisboa ao Porto.

Por outro lado, quem domina o assunto também não precisa desses shapes todos para nada, portanto é um bocado inútil..


Se queres perceber isso ESQUECE a guitarra e os professores de guitarra, aprende isso como MÚSICA e aplica à guitarra.

Após teres entendido teóricamente e auditivamente, aí sim entra a parte instrumental... e para isso só tens de conhecer o teu instrumento, saber onde estão as notas que precisas.

Consegues dominar no fretboard tudo o que é modos só com um shape e a capacidade de contar até 7. Enquanto andares a vêr shapes por livrinhos é porque ainda não pescas da coisa e estás-te a fazer refém de cábulas absolutamente desnecessárias. Mais vale aprenderes a matéria uma vez do que passares a vida com post its... mas isto é o que eu digo (vezes sem conta), agora fazes como achares melhor. Fixe
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Mensagem por PedroGRock Seg Abr 20 2015, 13:34

para saber os modos, é saber qual o intervalo característico de cada modo. NO PAPEL! depois é aprender em que situações se pode aplicar cada modo. e não falo em estilos musicais. falo em progressões de acordes. mais uma vez digo, saber isto no PAPEL. Depois ai sim, passar para a guitarra (é bom que conheçam o braço bem, por intervalos e saber onde está cada nota)

Felizmente, aqui o nosso amigo kouros, bateu tanta vez na mesma tecla aqui no forum que sempre que quero ver alguma cena de teoria, o meu instrumento é um lapis, uma folha de papel e a minha amostra de teclado com 2 oitavas. (e o teclado não é sempre)

é derivado a estas cenas de aprender musica fora do instrumento que há pessoal que simplesmente pega em qualquer instrumento e 5 minutos depois está a trata lo por tu e parece que já o toca há uns tempos....
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Mensagem por kouros Seg Abr 20 2015, 13:41

Oh... e se formos falar do que realmente são acordes.. aí metade do forum apercebia-se que andou a pensar muito mal no assunto durante a vida toda. Ya, teclado também é boa onda porque é visualmente linear. Fixe
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Mensagem por PedroGRock Seg Abr 20 2015, 13:49

foram os melhores 80€ que investi na vida. nem os quase 600 que dei pela minha fender, foram tao bem gastos. aquilo dá uma ajuda brutal, nem que seja só para ouvir um intervalo. e mais, eu a tirar musicas de ouvido é com teclado ( acordes, solos já puxo da guitarra). acho que qualquer musico que se prese devia ter um em casa...

Pois, acordes.... eras crucificado, não vale a pena isso agora...
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Mensagem por kouros Seg Abr 20 2015, 13:54

Também devias fazer um donativo por essas "aulas" que recebeste indirectamente de mim...

...seria dinheiro igualmente bem gasto lol!
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Mensagem por PedroGRock Seg Abr 20 2015, 16:11

Ninguem te obrigou a nada :b (se calhar, inderectamente ate te sentiste obrigado) apenas encarei como aquelas aulas que a malta mete no youtube e net fora, para quem quiser aprender alguma coisa eheh
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Mensagem por kouros Seg Abr 20 2015, 17:25

Na boa, quando puser uns videos no tube8 depois aviso-te.
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Mensagem por RenatoGeorge Seg Jan 18 2016, 19:04

Pense na escala Maior, sua fórmula é = T T St T T T ST ; Aplicando-a em C teremos: C D E F G A B. Agora pensemos nos acordes chamados tétrades (acordos compostos por tônica, terça, quinta e sétima). Monte uma tétrade para cada nota da escala, Ex: C , Tétrade de C = C E G B , Teremos a T que é o C, uma terça maior que é o E (pois o E está a 2T de distancia da tonica C) caracterizando um acorde major, uma Quinta justa que é o G e uma sétima maior que é o B. Empilhando essas notas, temos um acorde de dó maior com a sétima maior = Cmaj7 = acorde que caracteriza o primeiro grau do campo harmonico de Dó maior. Eis o primeiro arpejo tétrade do modo jônio ( C D E F G A B) que é o Cmaj7 ( C E G B)
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