ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

top wrapping

+5
jonypaul
Greenox
lore
Z3D
Rui
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

top wrapping Empty top wrapping

Mensagem por Rui Dom maio 05 2013, 07:18

Cumprimentos, utilizadores do fórum Rock

Depois de andar uns dias a efectuar uma pesquisa sob top wrapping resolvi testar na minha les paul essa mesma "técnica" .

circula o boato pela internet que o top wrapping também aumenta o sustain devido ao facto de o tailpiece ficar o mais próximo do corpo possível. Até agora ainda não o posso confirmar .

Notei logo uma baixa de tensão das cordas e nem sequer foi preciso afinar as oitavas. Very Happy
Até agora estou a gostar dos resultados.
Quem já experimentou top wrapping que diga de sua justiça . Razz

(Para quem não sabe, top wrapping é isto :

top wrapping 1jvr85
Rui
Rui

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Olimpo
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Z3D Dom maio 05 2013, 08:29

hype, a meu ver...

Notei logo uma baixa de tensão das cordas e nem sequer foi preciso afinar as oitavas.
Se ja tinhas as oitavas afinadas, não ias precisar de o fazer novamente só porque fizeste top-warp. Não é a tensão das cordas que altera isso. É a distância ao 12ºfret desde a saddle (que está no mesmo sítio).
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por lore Dom maio 05 2013, 08:49

A baixa de tensao permite que cordas de um calibre mais pesado (por ex .11) se aproximem de cordas de calibre mais leve
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Rui Dom maio 05 2013, 09:08

@Z3D

correcto, mas não foi alterada a tensão. O que acontece é que a corda desliza melhor pelas sadles devido ao menor ângulo de contacto ( e grafite que usei para lubrificar)

Dessa maneira "parece" que tem menos tensão , para não falar na maior superfície de contacto entre as cordas e o tailpiece que fazem transmitir melhor as vibrações

Expliquei-me mal no post scratch
Rui
Rui

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Olimpo
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por lore Dom maio 05 2013, 09:16

A tensao foi alterada ,a distancia 12 fret / ponte é que nao foi alterada.
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Greenox Dom maio 05 2013, 09:27

há 2 ou 3 meses houve um tópico em que se discutiu isso

eu fiz isso na minha mas também quando o fiz foi com uma marca de cordas diferente portanto só por aí quaisquer conclusões tiradas não têm grande validade
Greenox
Greenox
Guitarrista viciado

Post Count : 803
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Spear RD 150 (alterada)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Z3D Dom maio 05 2013, 09:48

eu fiz isso na minha mas também quando o fiz foi com uma marca de cordas diferente portanto só por aí quaisquer conclusões tiradas não têm grande validade

Nem mais.

https://guitarradas.forumeiros.com/t14399-aumentar-o-sustain
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Rui Dom maio 05 2013, 10:52

Acabei de ler esse tópico todo. É um tema controverso, sem dúvida e não vi conclusões diferentes dos fóruns de língua inglesa, mas , o facto da tailpiece estar atarrachada até ao fundo certamente terá influência. Como também a de alguns artistas usarem assim, artistas que com certeza tiveram contacto com alguns dos melhores guitar techs mundiais.
Eu sou um pouco como o Sócrates, desconfio de tudo - ao fim ao cabo pode não passar de um mito - mas lá que notei diferença, notei
Rui
Rui

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Olimpo
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Z3D Dom maio 05 2013, 10:56

Cada cabeça sua sentença.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Rui Ter maio 07 2013, 15:08

bem... já ando a testar desde domingo o top wrapping e acredito que a cena da tensão seja um efeito placebo, se bem que o sustain aumentou um pouco (acredito que seja devido ao tailpice estar atarraxado até ao fundo) como também o output da guitarra sem estar ligada ao amplificador (pergunto-me porque estando ela ligada não faz diferença? ).

De certa maneira tem um tom diferente, um pouco mais brilhante e a afinação não aguenta um corno ! Com as cordas da maneira padrão só afinava de duas em duas semanas.

Só no primeiro dia é que gostei, talvez fosse o meu cérebro a pregar partidas. .. Fogo!

Confirmo com a opinião do Z3D
Rui
Rui

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Olimpo
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por jonypaul Ter maio 07 2013, 15:54

Pois é muito provavel que seja placebo, porque se estás a tirar a mesma nota, com as mesmas cordas, então a tensão não mudou. Tão simples quanto isso Very Happy talvez seja mais fácil fazer bends porque a corda tem mais facilidade em mover-se nas saddles. O que nos leva à desafinação: movimento nas saddles não é bom porque a corda raramente volta ao mesmo sítio.
Porque é que estando ela ligada não faz diferença? WOOD IS NOT MAGNETIC xD

O sinal que os pickups tiram não vem da vibração da madeira, mas sim das cordas. Se queres aumentar o volume, sobe um pouco os pickups, se queres aumentar o sustain, desce-os um pouco (menos magnetic pull nas cordas - mais tempo a vibrar)
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Greenox Ter maio 07 2013, 16:33

O sinal que os pickups tiram não vem da vibração da madeira, mas sim das cordas. Se queres aumentar o volume, sobe um pouco os pickups, se queres aumentar o sustain, desce-os um pouco (menos magnetic pull nas cordas - mais tempo a vibrar)

penso que normalmente a decisão de subir ou baixar os pickups é feita entre o que se pretende de ataque e sustain e não volume e sustain
Greenox
Greenox
Guitarrista viciado

Post Count : 803
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Spear RD 150 (alterada)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Rui Qua maio 08 2013, 11:58

Desculpa, mas a madeira influência IMENSO . rabbit Só se estivermos a falar de pickups activos (tipos aqueles da EMG), mesmo assim...

Uma boa guitarra eléctrica soa bem desligada. É claro que se tiver pickups menos bons eles estarão a comprometer o desempenho que a guitarra poderia vir a ter .

cumprimentos Banda
Rui
Rui

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Olimpo
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por v-shadow Qua maio 08 2013, 13:09

a madeira influencia e muito, mas nao é de lá que o som surge, é apenas das cordas
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Z3D Qua maio 08 2013, 13:11

Desculpa, mas a madeira influência IMENSO .






right...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por kanubas Qua maio 08 2013, 13:15

top wrapping 345fbdd4_Stephen-Colbert-Popcorn
kanubas
kanubas
Guitar Hero

Post Count : 1459
Idade : 61
Localização : Palmela / Setúbal
Guitarra : Fender American Deluxe Strat HSS / Fender Pawn Shop '51 / Fender Standard Strat MIM / Schecter Omen Extreme 6 / Epiphone Les Paul Tribute Plus / Epiphone Wildkat / Lag T400DCE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Rui Qua maio 08 2013, 14:26

E eu tantos anos enganado ... Fogo!
Rui
Rui

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Olimpo
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Z3D Qua maio 08 2013, 16:13

atenção... estes videos fizeram-me repensar muito bem o conceito. Chego à conclusão que "nem tudo ao mar, nem tudo à terra"...
Por um lado quanto mais denso for o material, mais ressonante é - nota-se muito isso quando a guitarra é tocada sem estar ligada.
Por outro, é notório que os pickups "moldam" muito mais o tom do que o corpo da guitarra.
Portanto dizer que o corpo da guitarra influencia imenso o tom é um exagero.
Mais acredito, 90% do "tom" sai muito mais dos dedos de quem toca a guitarra do que do material de que é feita. Tenho a certeza que se entregasses uma guitarra de contraplacado ao Petrucci ele fazia-a soar nas horas se assim quisesse...

O importante é ter uma guitarra confortável, com o braço decente e adequado às nossas "unhas". A partir daí é tocar, praticar e tenho a certeza que com empenho uma guitarra de suposto "corpo inferior a outro xpto" irá soar muito bem. Vem praticamente tudo da "alma do artista".
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por JHV Qua maio 08 2013, 20:35

Esse 2º Video eu não conhecia ainda, mas vem dar mais sustentabilidade as desconfianças que já tinhamos lol
Eu continuo a achar que o tipo de madeira usado tem influencia apenas no que respeita ao sustain da guitarra, se for mais compacta permite que as cordas fiquem a vibrar por mais tempo, se for menos compacta vai servir de amortecedor e fará as cordas vibrarem menos tempo.
De resto tem tudo a ver com electromagnetismo e nada mais que isso.
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Rui Qui maio 09 2013, 09:46

Obrigado pelas vossas opiniões.
É bom discuti-las de vez em quando e quando bem fundamentadas, assim um leigo como eu pode ficar a saber um pouco mais e não ficar induzido em erros, como infelizmente acontece muitas vezes.
Laughing
Rui
Rui

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Olimpo
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Waltheer Qui maio 09 2013, 10:10

pá, desculpem lá...

placebo será se aumenta ou não o sustain. Ainda não vi testes nenhuns conclusivos sobre isso. Agora a tensão da corda não é igual. Se baixares a tailpiece, o ângulo das cordas aumenta (basicamente estás a alterar a distância entre as saddles e a tailpiece) e a tensão também. a diminuição do ângulo, diminui a tensão. é uma das razões para o Topwrap, baixar a tensão (de cordas muito grossas)...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Rui Qui maio 09 2013, 10:43

O melhor para tirar dúvidas é testares por ti próprio. A principio pareceu-me que a tensão baixou, mas no outro dia peguei na guitarra e não notei diferença nenhuma ( os dedos no dia anterior estavam menos cansados ?)

Eu digo que a tensão não diminuiu porque penso, repito, penso, que a tensão atrás das saddles é que baixou, e quando fazes um bend as cordas deslizam melhor entre as saddles porque não há tanta força exercida sobre elas.

não sei se me faço entender...
Rui
Rui

Post Count : 18
Idade : 31
Localização : Olimpo
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Waltheer Qui maio 09 2013, 10:53

pá, é física... não é "mito".

embora na realidade a tensão da corda entre a nut e a saddle seja a mesma (senão a nota da corda seria outra), como tu dizes...

http://www.frudua.com/guitar_strings_tension.htm
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Z3D Qui maio 09 2013, 11:09

placebo será se aumenta ou não o sustain. Ainda não vi testes nenhuns conclusivos sobre isso. Agora a tensão da corda não é igual. Se baixares a tailpiece, o ângulo das cordas aumenta (basicamente estás a alterar a distância entre as saddles e a tailpiece) e a tensão também. a diminuição do ângulo, diminui a tensão. é uma das razões para o Topwrap, baixar a tensão (de cordas muito grossas)...

top wrapping Gt4img9

Nessa fórmula tens a resposta.
Por ex a 440Hz (nota Lá). F=440Hz

A corda é a mesma (portanto a massa "m" é constante).
O que "pode" variar é a tensão (Tension) e o comprimento - como dizes.

O problema é que o comprimento é o mesmo pois essa unidade é a medida entre os dois ponto de suporte: as saddles e a pestana. Não interessa a tailpiece aqui.
Ora como sabes, as saddles têm de estar num ponto exacto para não afectar a intonação, ou seja a distância da saddle ao 12º fret tem de ser igual à distância da pestana ao 12ºfret para que tal não seja afectado.
Logo, a distância é ("unit length") é também constante ou terias problemas de intonação.

Portanto, se queres ter um "Lá" (f=440Hz), tudo tem de ser constante, pois se a tensão variasse não era um Lá que estaria a tocar de certeza.


Claro que se uma guitarra não tiver saddles, mas somente tailpiece, esta teria de ser compensada por causa da intonação. Tipo isto...

top wrapping CUST177_bridge-tailpiece

Mas não é disto que falamos no tópico. Estamos a debater se num sistema bridge+tailpiece "normal" compensa, ou não, fazer wrap-around.

Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Waltheer Qui maio 09 2013, 12:40

@z3d:

Estava a pensar em física sem ser aplicada a guitarras, lol. se reparares no meu post a seguir, eu digo que a tensão é de facto a mesma (entre a nut e a saddle), mas o feel não é o mesmo. se tiveres uma corda de 3 metros, ainda que coloques a corda em tensão e comprimento de escala para os 44 do lá, o feeling será diferente. a parte da corda que está para lá da bridge, influencia o "feel" da mesma
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

top wrapping Empty Re: top wrapping

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos