ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na escolha de coluna 112

+6
Z3D
JHV
Valveaddicted
guitargold
MarlonMorais
valentixo
10 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 16:26

Boas ando há algum tempo a pensar comprar uma coluna 112 para ligar o BS ht1 e futuramente uma head de maior potencia(5/15w)
encontrei isto na net.

http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/51678/Coluna-1x-12-Vox-V112TV
Gostei do visual e tambem possivelmente poderia comprar a head para fazer conjunto

http://ramalde.olx.pt/coluna-de-guitarra-mesa-boogie-black-shadow-mc90-iid-435981007
Parece bom negocio

Que vos parece,se tiverem outras sugestões nesta gama de preço digam.
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por MarlonMorais Dom Mar 03 2013, 16:42

essa Mesa, sem dúvida.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por guitargold Dom Mar 03 2013, 16:44

curti bue o look da vox, mas para o bs penso que a mesa fica melhor lá debaixo .


guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por Valveaddicted Dom Mar 03 2013, 16:51

Se conseguires subir mais um pouco, dificilmente arranjas melhor qualidade que isto e se arranjares, pagas mais um bom bocado.

http://www.salaomozart.com/lojaonline/product_info.php?products_id=6671816&osCsid=1f3a4ef96a2c130ed3992b6607a97b30

Mas se gostares mais do som dos Black Shadows que dos v30's, essa Boogie é bom negócio. Lembra-te que essa Boogie é aberta (com tudo o que isso trás de bom/mau, consoante os gostos).
Valveaddicted
Valveaddicted
Guitarrista de garagem

Post Count : 340
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Ibanez, Gibson, Dean.
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 16:59

Eu tou indeciso,sei que a mesa é melhor mas gostei muito da vox fico é limitado pois está feita esteticamente para fazer conjunto com a head vox,embora um orange não ficasse lá mal Wink
O bs é combo não head tem é saida para colunas.
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 17:01

Valveadicted também vi mas são quase 100 euros mais Shocked
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por Valveaddicted Dom Mar 03 2013, 17:07

Mais 75 euros, é verdade, mas é nova.
Nunca vais conseguir descobrir "quanta" vida é que o speaker da Boogie ainda tem, ou o quanto foi usado, o da Orange... tá novo Smile. Por uma diferença de 25% de preço, eu preferia levar a coluna nova, mas isso é algo que já depende da pessoa que compra.

Depois há mais uma coisa que deves ter em conta, aqui já entra o gosto pessoal de cada um, mas eu prefiro um closed back do que uma coluna aberta, essa Boogie é aberta, que tipo de coluna preferes? Com esse Blackstar então é que acho mesmo que ficavas melhor servido com uma closed back.
Valveaddicted
Valveaddicted
Guitarrista de garagem

Post Count : 340
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Ibanez, Gibson, Dean.
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por guitargold Dom Mar 03 2013, 17:13

se calhar isto vai ser um grande disparate , mas por que não uma destas :

http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/Guitarras/Boxen-1x12-/Fame-GN112-Vintage-30-Cabinet-/art-GIT0023239-000


tem o mesmo altifalante que a orange, é preta como a mesa, e ainda poupavas uns trocos para uns pedais ou isso
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 17:30

Sim tens razão novo é sempre novo e tambem prefiro closed back, alem de gostar do visual da orange.
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por MarlonMorais Dom Mar 03 2013, 17:36

podes fechar a Mesa.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 17:40

Guitargold é uma boa opção o preço é bom, mas a marca fame e a estetica..... Suspect
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por guitargold Dom Mar 03 2013, 17:45

lembrei-me apenas por causa do v30 ...
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por JHV Dom Mar 03 2013, 17:57

Valentixo....
Tens uma opção que te vai trazer grandes resultados e com muito menos custos....

Vais a esse site e ve essa tabela de preços...
Tens ai a gama de altifalantes da Celestion, potencias e preços.....
(acho que está desactualizada, mas podes sempre contacta-los para verificar os preços, não devem andar muito longe do que ai está)


http://www.solercine.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=6

http://www.solercine.pt/images/stories/downloads/tabela_celestion_2011.pdf


O caixote para colocares o Altifalante é do mais básico que há....
4 tábuas aparafuzadas, forradas com uma napa texturada com os cantos protegidos com cantos de plástico ou de metal adequados, e uns pés de borracha.

o Wiring disso podes fazer unicamente com um cabo com as pontas soldadas directamente no altifalante e na outra extermidade uma ficha para um jack de 6.35 (o mesmo que usas na guitarra) que deve ser igual ao que tens na saida da cabeça....
A rede da frente, tambem arranjas nas casas da especialidade, anda aqui algures no forum alguem que pos o link para um tecido desses.

E garanto-te que ficas com uma coluna imensamente superior a essas que vais comprar por o dobro ou o triplo do preço...

Assim por alto isso é coisa que com 100€ fazes e ainda te devem sobrar umas coroas para o almoço com café e sobremesa incluidos Wink

Dá-te algum trabalho é vedade mas vais poupar uma pipa de massa nisso.

Por exemplo o altifalante que esse Orange tem custa cerca de 115€ mais coisa menos coisa, tens muita margem de manobra ara construires o caixote com uma boa madeira de contraplacado maritimo, por exemplo e fazer um bom acabamento que ainda te vai sobrar muitissimo dinheiro.
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 18:17

Jvh estive a ver e só o celestion vintage v30 custa 91 eur(em 2011) mais material deve ir quase pos 150 e depois eu nem tenho tempo,habilidade ou condições para me meter a fazer tal projecto para além de claro nunca ficar com a qualidade de uma coluna de marca,se for alguem habilidoso não duvido que o resultado final será bom,mas no meu caso em vez duma coluna ainda me saía um ninho de cucos Laughing
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por Valveaddicted Dom Mar 03 2013, 18:40

Jhv... permite-me discordar...

Dizer que é possível construir algo com "4 tábuas" e que será imensamente superior a uma orange 112 não me parece acertado.

Os dois factores mais importantes no som de uma coluna de guitarra são os speakers e a madeira.
Um v30 custa 98 euros (o valor nessa tabela está sem iva e com uma nota a dizer que o preço poderá ser alterado sem aviso prévio, falta saber se o preço continua igual).

http://www.thomann.de/pt/celestion_vintage_30_gitarrenspeaker.htm

Aí vão 100 euros, depois madeira decente, não é barata, 4 "tábuas" (convêm lembrarmo-nos que o valentixo disse também ter preferência por colunas closed back, logo são 6 "tábuas", podem parecer preciosismos mas se formos comprar boas madeiras o preço acabou de subir uns 30% porque a tampa de trás é a maior placa de madeira de uma coluna), depois há que comprar borracha feita à medida, uns fios e a placa de encaixe para o cabo de coluna, cola e o tolex. Não faço ideia de preços de nada disto, mas não estou a ver ninguém a gastar menos 100 (speaker) + 50 (tolex e colagem do mesmo) + 50 para madeiras (e já acho que é gastar pouco por madeira decente) + 50 para o resto (placa para o cabo de coluna, fios, borrachas, um puxador/pega, pano para a frente da coluna), fazendo contas por alto, não vejo ninguém a construir algo decente por menos de 250 euros e já não conto com montagem de tudo (juntar a madeira com a cola, colar o tolex, soldar cabos, aparafusar tudo, etc).

E depois ainda há que montar e colar isto tão bem como a da orange vem.

Por isso tudo, 265 euros parece-me um preço bem decente, o modelo correspondente da engl custa 350 euros (sensivelmente) e mesmo assim consigo perceber o que pedem pela coluna, agora no caso da orange, 265 euros parece-me bom negócio.
Valveaddicted
Valveaddicted
Guitarrista de garagem

Post Count : 340
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Ibanez, Gibson, Dean.
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por JHV Dom Mar 03 2013, 18:50

Companheiro isso é do mais simples que há para fazer...
vais a uma carpintaria compras as tábuas já a medida, pedes a eles para fazerem o buraco na madeira da frente para colocares o altifalante, depois é só por um fio de cola nos topos e aparafurar as peças todas umas nas outras...
a napa é barrar a caixa com a ajuda de uma espatula com cola de contacto, e a napa tambem deixar a cola secar 10 minutos e colar a napa à caixa batendo com um martelo de borracha com cuidado para não estragar a napa....
o rede da frente é fazer uma moldura para a segurar e aparafuza na caixa, os pés é mais 4 parafusos, ps cantos mais dois parafuzos em cada....
e tá feito...

Podes colocar uma pega para transporte, porque aquilo vai pesar um ppouquinho Wink

Pena que mores lá para tras do sol posto se fosses daqui da minha zona faziamos isso aqui os dois na minha garagem....

JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 18:58

isso é o que se pode chamar de uma coluna ás 3 pancadas Very Happy
Mas também sou da mesma opinião do Valve a diferença final no preço não compensa o trabalho e as deslocações ( e dores de cabeça) nem nunca o resultado final será o mesmo a nivel de qualidade de construçao.
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por Valveaddicted Dom Mar 03 2013, 19:06

Estou convencido que os preços de madeira em condições e restante material já em si não compensem comprar a orange.

Muita gente comete o erro de pensar que a madeira não é relevante na construção da coluna, é e não é pouco. É o que diferencia (estou a falar de 412's no que toca a preços) colunas porreiras de 350-600 euros (harley benton, fame, framus, marshall) de colunas superiores de 800-1300 euros (orange, engl, mesa boogie, diezel). Não fosse a madeira tão cara em alguns casos (qualidade de montagem e componentes também claro) e a disparidade de preços não era tanta, o acréscimo de preço vem de algum lado, nem sempre "do nome que está na frente da coluna".

Para fazer uma coluna assim, preferia uma fame 112 com v30 como o guitargold disse (e disse bem, se o objectivo é comprar uma coluna acessível), que saí mais barato e o resultado aí sim poderá ficar semelhante. Se o objectivo é ficar com uma boa coluna... Orange.
Valveaddicted
Valveaddicted
Guitarrista de garagem

Post Count : 340
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Ibanez, Gibson, Dean.
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 19:18

http://alcobaca-alcobaca.olx.pt/caixas-para-colunas-de-musica-para-grupo-musical-ou-banda-iid-435988708
Razz
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por JHV Dom Mar 03 2013, 19:36

Valveaddicted

Se acrescentar-mos o valor do ar que é respirado mais a electricidade mais tres copos de água a mais..... enfim....

Claro que tudo custa dinheiro, mas essas pecinhas que estas a falar são ninharias, o que custa o dinheiro a serio é o altifalante..... o resto, para a Orange é praticamente o valor da marca nada mais, para nós é um pouquinho mais que gastamos para poupar umas coroas valentes.....

Mas aquilo que tu chamas madeira decente, repara que eu estava a falar em contraplacado maritimo que era para fazer uma coluna que haviam de morrer os netos dele a a coluna ainda andaria por ai hehehehe.... a Orange chama a aglomerado de madeira de 16 mm para n tornar a coisa mais cara 50 centimos em cada coluna porque no final de 1000 colunas fabricadas meteram no bolso 500 €
se fores ver os preços de aglomerado de 19 mm no Bricomarché por exemplo, deve andar entre os 15 e os 20 € o m2 e já é uma madeira muitissimo boa para construção da caixa.....


Para uma coluna com um altifalante de 12" precisas de cerca de 1m2 mais coisa menos coisa.....

X8 - http://www.thomann.de/pt/adam_hall_4013_ecke.htm
X1 - http://www.thomann.de/pt/adam_hall_4907tp_gummifuss.htm
X1 http://www.thomann.de/pt/adam_hall_3423_riemengriff_sw.htm
X1 http://www.thomann.de/pt/adam_hall_8705b_schale.htm
Se o altifalante estiver a esse preço com este material que eu pus ai ficaria em cerca de 130€ mais coisa menos coisa....

Soma-lhe mais 1 € para os parafuzos e 4 € para meio litro de cola branca boa, estamos com 135€, falta-nos unicamente uma lata de 1/4 de litro de cola de contacto que deve custar uns 3 €, cerca de 1 m2 de napa para
forrar a coluna, e o tecido para forrar a frente da coluna....
Haaaaa falta ainda mais umas tirinhas de madeira para fazer a moldura de suporte à rede..........

ou seja..............

No máximo gastarás ai uns 150€ para teres uma coluna que tenho a certeza que é melhor que a ORANGE sem sombras de duvida.
dá-te trabalho é verdade, mas poupas mais de 100 € na coluna e tens a garantia de que tem uma construção sólida e uma caixa de resonancia muito superior à que a Orange tem.

Olha que eu já fiz uma boa quantidade de colunas e sei bem do que falo Wink

entretanto ja ponho aqui umas fotos da ultima que fiz hehehe
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por valentixo Dom Mar 03 2013, 19:51

http://lisboacity.olx.pt/blackstar-htv-1x12-cab-iid-435862197
Este também poderia ser uma boa opção,é open back mas podia se fechar,não sei é que celestions tem e é em lisboa...
valentixo
valentixo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 51
Localização : guimaraes
Guitarra : Fender american special strat. hss,Vintage V100,Acustica: Fender CD60 Ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por Valveaddicted Dom Mar 03 2013, 20:52

Jhv, já percebi que és uma pessoa experiente na construção de colunas Smile.
Acho que é óptimo alguém que toque guitarra ter essas competências, capacidade e curiosidade.

Mas depois de já ter visto e ouvido colunas diy (umas melhores e outras piores claro), discordo que alguma tenha um som melhor (nem mesmo semelhante) ao duma orange destas, já não falo de qualidade de acabamentos.
Na minha opinião, é possível construir uma coluna que desenrasque bem e soe decentemente? Concordo que sim.
Agora, consegue-se dessa maneira construir uma coluna melhor que esta orange? Não.

Até mesmo os outros construtores não o fazem sem ir para preços superiores (uma engl 112 custa 350-370 euros, e é equivalente em tudo, nem melhor nem pior, uma boogie 112 custa no mínimo 470 euros, e sim a boogie é melhor).
Por isso é que acho que a orange esteja a tão bom preço (especialmente em relação à engl). Agora, se a diferença em som para uma coluna da mesa boogie vale quase o dobro da diferença de preço já vai de cada um (carteira e mentalidade), se o comprador se contenta com algo já porreiro e não estiver disposto a "gastar muito", não vale a pena, mas se o comprador quiser o melhor possível, vale a pena, mas é obvio que isso vai ter um preço.

Resumindo, uma mesa boogie dessas é melhor? É. É duas vezes melhor? (Proporcional à diferença de preço?) Não. Vale a pena o "sacrifício" de pagar mais? Se a pessoa não se importar com um "second best", não, se quiser o melhor possível, sim.

No caso de uma coluna diy contra uma coluna deste nível (mesmo que houvessem 100 euros de diferença, e que já mencionei que não concordo com qualquer tipo de equivalência sequer na qualidade de construção, qualidade de som ou cuidado de acabamentos, nem concordar que madeira comprada no bricomarche seja semelhante à usada nestas colunas), e digo isto com todo o respeito por trabalhos que tenhas feito, mas eu não pensava duas vezes em favor de qualquer uma das outras. São opiniões, cada um tem direito à sua Smile.

Valentixo, o primeiro negócio que mostraste vai te obrigar a comprar o speaker e tudo ia ficar por 150 e não estou convencido que fiques bem servido, no segundo, a coluna é decente mas não tão boa como as outras que mencionei, nem o speaker é grande coisa, eu considero speakers como v30's, greenbacks, k100, 75's (isto falando só de Celestion) semelhantes em qualidade, apenas diferentes no tipo de som, mas esses são gama baixa.
Valveaddicted
Valveaddicted
Guitarrista de garagem

Post Count : 340
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Ibanez, Gibson, Dean.
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por JHV Dom Mar 03 2013, 21:49

Passo então a apresentar a minha ultima brincadeira no que toca a colunas....
Neste caso foi um subwoofer que fiz para juntar ao meu sistema dolby surround.

Trata-se de uma coluna com 40x40x60 cm, construida com aglomerado de maderira de 19mm com um reforço interiro na zona central para não haver qualquer chance das paredes cederem as vibrações provocadas pela drive.
Está isolada no interior com uma matéria que absorve as vibrações nos dois terços superiores, ficando sem qualquer isolamento no terço inferior da coluna para que a propagação das vibrações seja mais acentuado junto ao chão....

A drive é uma Power dynamics PDD1122 de 260w RMS com um range apartir dos 20Hz.

Altifalante esta colocado na base da caixa e fica a cerca de 5 cm do chão, para debitar os 260w directo para o chão.
Como subwoofer que é o som que produz sente-se muito mais do que se escuta, dai que a sua rentabilidade acaba por ser mais eficaz se estiver perto do chão e direccionado para ele ou para uma parede, optei por aponta-lo para o chão porque quiz aproveita-la como mesa de apoio para ser colocada ao lado do sofá....

A madeira usada foi aproveitada das sobras de outras aplicações, eu estava com medo que a madeira fugisse com a potencia do altifalante e por isso, foram os topos colados com cola branca pura, e aparafuzados, a madeira era folheada a melamina, não queria remendos redondos para disfarçar os parafuzos e muito menos os parafusos à vista... por isso depois de pintada e seca os parafuzos foram tapados com uma massa de serradura fina e cola branca à e foi folheada porteriormente com folha de mógno colada com cola de contacto.

O topo da caixa por norma tem um tampo em Granito que foi retirado para fotografar os pormenores da caixa.
Foi envernizada com 7 camadas de verniz, e apresenta actualmente os riscos inevitáveis na guerra de mudanças que já enfrentarem com a maior das bravura,.
Ajuda na escolha de coluna 112 Nw0c2e

Ajuda na escolha de coluna 112 Mlm2qd

Um pormenor da entrada e saida da massa de ar que o cone movimenta
(é impressionante a quantidade de ar que ele faz aspira e expira )
e do reforço das paredes feito com uma cruz em madeira maciça tambem aproveitada das sobres de material de outra obra, pode ver-se tambem o material usado para o isolamento dos dois terços superiores da caixa.
Ajuda na escolha de coluna 112 357n7vb

A drive
Ajuda na escolha de coluna 112 350wabq

vista pormenorizada da drive
Ajuda na escolha de coluna 112 1e2wio

Drive colocada na sua posição normal de funcionamento.
POdem observar tambem a entrada de sinal para o interior da coluna, e a entrada/saida de ar (acreditem que não há pó que pare debaixo da coluna, a pressão de ar que sai do interior é de tar forma grande que corre com tudo o que se meta lá em baixo hehehe

Ajuda na escolha de coluna 112 330dwr6
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por JHV Dom Mar 03 2013, 22:11

Valveaddicted
é a tua opinião...
Mas eu estou em condições de te garantir que os materiais que eles usão não são em nada melhores que os que se vendem no intermarché, alias as madeiras que o intermarché vende são fabricadas pelo grupo sonae, como a maioria das madeiras que se vendem em portugal e garanto-te que tem optima qualidade, as da orange serão igualmente de boa qualidade, mas desafio-te a medires o perfil da madeira que eles utilizam para veres que trabalham com madeiras de calibres inferiores aos que eu mencionei...

Depois tem outra coisa que importa aqui esclarecer...
Numa coluna Hi-FI, é de extrema importância a resonancia que a coluna produz, pode acentuar-se os graves ou não permitindo uma saida mais fácil ou dificultando, do ar movimentado pelos altifalantes, fazendo percorrer alguns labirintos que tornam o som com caracteristicas assim ou assado......

Numa Coluna de PA ou de Guitarra o que manda é a força bruta e os SPEC's que o altifalante tem e madeira suficientemente forte para aguentar os quilos que as drives pesam e claro que cumpram tambem o papel, enquanto produtoras de resonancia....

Haja um bom altifalante adequado, este caso para as especificações das guitarras e numa caixa feita com conta peso e medida que garanto-te que venha lá a marca que quizer vir, usando o mesmo altifalante, não vai soar melhor, não vai ser mais resistente, e quanto aos acabamentos, dependendo do tipo de acabamento, dificilmente terão melhor qualidade.

Vão ter uma unica coisa que quem faz uma coisa sessas não pode fazer, uma marca, um simbolo um autocolante com um nome que vende milhões, isso vai ter, melhor qualidade poderia ter se não quizessem chular tanto quem compra.

Ps. ainda vou tentar fotografar umas colunas Hi-Fi que fiz para um amigo meu para teres a noçao do que eu estava a falar quando me referi ao funcionamento e construção das colunas Hi-Fi, se bem que é complicado conseguir mostrar-te os labirintos porque está tudo tapado com a madeira..

JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por Z3D Dom Mar 03 2013, 22:52

Vocemecesses sois uns nerds do catano, so vos digo...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na escolha de coluna 112 Empty Re: Ajuda na escolha de coluna 112

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos