ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

5 participantes

Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Sáb Abr 06 2013, 08:16

Boas pessoal......ando a precisar de um monitor ou coluna activo para os ensaios da minha banda de garagem...isto para a voz porque tenho andado a cantar para um amplificador de guitarra pequeno...

queria uma coisa tipo maximo dos maximos 150 euros para este proposito: voz para ensaios numa banda de garagem, a voz tem que se ouvir muito bem ( baterista toca alto)

encontrei estes modelos:
http://www.thomann.de/pt/the_box_ma120_mk_ii.htm

http://www.thomann.de/pt/the_box_ma100.htm

http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/PA/Monitore-aktiv-mit-eingebauter-Endstufe/Fame-SM-150A-MK-IV-aktiv-12-/1-Monitor/art-PAH0011560-000V020428

alguma recomendaçao ou sugestao?
sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por Slider56 Sáb Abr 06 2013, 15:23

Se é apenas para ensaios,qualquer uma serve,mas já agora aproveitavas a 1ª e compravas duas;mais uma mesa de mistura e já ficavas com um pequeno P.A.

Não serviria para grandes espaços,mas para um bar já desenrascava na boa,uma coluna em cada tripé... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por v-shadow Sáb Abr 06 2013, 19:18

normalmente os bares ja têm PA, ja vi centenas, para nao dizer milhares de concertos, todos os espaços tinham sempre PA, nem sempre eram bons, na maior parte das vezes até eram mauzinhos, mas desenrascavam sempre.
ou entao aqui no norte/centro, a coisa funciona melhor que no sul
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por Slider56 Dom Abr 07 2013, 09:40

A grande maioria dos bares que se dão ao trabalho de montar um sistema de som,optam sempre pelo mais barato;a estupidez é por demais evidente,e muitas vezes um bom artista ou uma boa banda acabam por dar muito má impressão da prestação..

São muito raros os locais de entretenimento que investem a sério e claro,só têm a ganhar,porque uma parte dos clientes vão lá para beber copos,mas outra parte quer ouvir música,e de boa qualidade...! Wink

Isto não anda fácil em termos financeiros,e claro que a malta que não tem um bom budget,socorrem-se do mais barato que encontram,desde que faça barulho.O pior é o resto... No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Dom Abr 07 2013, 10:45

pois percebo o que dizem nao anda facil para ninguem e dps acabamos por soar nao tao bem como esperado nesses bares....

mas o proposito deste monitor activo era mesmo para mim, como sou vocalista, para os ensaios de banda na garagem....o amplificador de guitarra para onde canto ja nao aguenta a bateria e talvez recorra a esse primeiro que coloquei em cima, barato e deve ser bom ( problema e ser da marca thomann n sei se e bom) ...e so mesmo para ligar um microfone para mim mais nada, para conseguir ouvirme e todos ouvirem bem a voz

Optei por pesquisar monitores activos porque penso que e o melhor para o que pretendo ( estou em erro?), pois assim evito ter de comprar uma mesa de mistura, ja vem mais ou menos no hardware do monitor ( estou em erro?)

O monitor e mesmo so para ensaios, por que como ja te disseram e bem, ao vivo em bares e sempre o PA da casa
sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Seg Abr 08 2013, 15:28

Boas pessoal....andei a pesquisar e na net ha alguns sujeitos a referirem que este monitor que postei http://www.thomann.de/pt/the_box_ma120_mk_ii.htm tem pouco volume, principal queixa. Mas sera mesmo verdade? Esta coisa tem 120 W nao pode simplesmente ter volume baixo, ouvir-se baixo a voz..................

tava a pensar em mandar vir 2 destes da box como o slider sugeriu ( aproveitar a promocao 2 a 120 euros ) mas com estas criticas do volume nao sei nao......queria algo que acompanhasse bateria e guitarra alta em ensaios

http://www.thomann.de/pt/laney_cxp_110.htm este modelo e muito bem falado.......que dizem? melhor que o da box?
sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por speicherspule Seg Abr 08 2013, 15:36

vou-te dar um exemplo:

tenho uma banda, em que o pessoal nem toca muito alto. de vez em quando utilizamos uma pa, 2 yamaha msr 400, 2 yamaha msr800, um shure sm58., e uma mesa da yamaha nova cheia de canais xD,em que só o micro ta ligado xD e a voz ouve-se mal Surprised temos o micro quase ao maximo, quase a fazer feed, e mesmo assim!! tambem é certo que a vocalista nao canta muito alto, mas mesmo assim, tanto watt e nao se ouvir!

já agora, se alguem souber o que estamos a fazer de mal, era altamente Razz

agora noutra banda: tenho uma behringer b115d, que ligo diretamente a um micro rasco, e a voz tambem nao é muito audivel, mas nessa banda tambem tocamos alto, o baterista abusa! .

depende muito da acustica da sala! eu mandava vir um da box, e se ficares satisfeito, nao precisas de comprar mais, mas se nao te ouvires, tras mais um, e aí, ja poderás ouvir a tua voz xD
speicherspule
speicherspule
Guitarrista de garagem

Post Count : 330
Idade : 29
Localização : Aveiro
Guitarra : De momento nenhuma :|
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Seg Abr 08 2013, 15:47

pois mesmo concordo contigo......a cena do volume sempre me ficou presa na cabeça...uma coisa de 120 W como e possivel soar e ouvir-se baixo?

Tamem tenho shure sm 58 para cantar........em principio, seria para uma garagem..problema e que o baterista tamem abusa xd e nos tamem tocamos alto guitarra e baixo e acabo por ter que esforçar mais a voz e cantar mais alto....bastante mais alto......

O da box tava com vontade de mandar logo vir 2 bue bom logo a 120 euros....mas a cena do volume nao sei nao sei
sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por Slider56 Seg Abr 08 2013, 16:51

Pois lá está o velho problema: nesse tipo de equipamentos de gama baixa,os préamplificadores para microfone são bastante rudimentares e até desenrasca,mas as potências e a acústica envolvente também têm de ser tidas em conta.

Seria melhor (embora mais caro!!) investires num monitor activo com mais potência,digamos na ordem dos 200/300 watts nominais.Não quer dizer que tenhas de usar aquilo no máximo,mas de certeza que já faria diferença pela positiva,pois ganhavas mais headroom e dinâmica.
Porém,se em vez de ligares o micro directamente à entrada de micro do monitor,se experimentasses uma pequena mesa de mistura (não tem de ser grande!),ia beneficiar bastante,porque deste modo,ligarias o microfone à mesa que tem preamplificadores bem melhores,e da saída da misturadora ligavas à entrada de linha do monitor!

Outra coisa: vocês para ensaiarem não precisam de deitar a casa abaixo!!! Puxa lá as rédeas ao baterista e baixem o volume dos amps de guitarras e baixo;vais ver que resulta... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Ter Abr 09 2013, 15:33

infelizmente para 200 watts os precos ficam bastante mais puxadoos ja andei a ver...na ordem dos 200 euros e isso e demasiado preciso de poupar para comprar uma outra guitarra no verão, o meu objectivo era obter talvez com 150 euros esse headroom e dinamica que falas slider

entre estes 2, box ma 120 Mk e laney cxp 110, qual axas melhor? qual vai ser a diferenca de volume entre eles por ser um de 12" e outro 10" ( 120 watt e 65 watt respectivamente)?

uma coisa assim http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/PA/Kleinmixer/Behringer-XENYX-Q502USB-/art-PAH0012120-000 , dava-me mais essa dinamica e headroom?


sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por JHV Ter Abr 09 2013, 16:05

Na altura da Páscoa fui dar uma volta até ao Alto Alentejo, a uma vila que se chama Gáfete no conselho do Crato, à minha santa terrinha.
Por acaso o clube local "A Sociedade" tinha contratado um grupo salvo erro da zona de Lisboa, os XPTO salvo erro....
Lá fui eu acompanhado da minha maria e mais alguns familiares dar uma volta até ao salºão de festas da "Sociedade" prontos para ouvir umas guitarradas, que até prometiam.
Resultado, ao fim da primeira música, fingimos que iamos à casa de banho, e fomos para casa dos meus velhotes jogar rami.

Naquela sala apenas se ouviam a Bateria o o baixo.... havia dois gajos com umas guitarras até fixes, uma Holow Body e uma Les Paul, ambas Gibson se vi bem, mas apesar dos esforços dos dois rapazes, realmente o som das belas, chegava à sala, parece-me que vindo da rua, porque ali não estava nada....

Ainda estive para ir falar com o individuo que estava a mexer na mesa de mistura, para tentar melhorar aquilo, mas tive algum receio de ser mal interpretado, até porque ele estava na sala e estou convencido que não era surdo, optei por propor ao pessoal a tal cartada em casa dos velhos, e seguimos viagem.....

Isto tudo para dizer que realmente, há que ter atenção neste aspecto...
Um PA tem de servir as necessidades da banda, se não servir, a Banda não está la, ou melhor, está fisicamente, mas em termos de som apenas está o Baterista e o Baixo eventualmente.
Não sei se neste caso, o PA não tinha potencia para dar voz às guitarras, ou se o individuo que estava apenas a impedir que alguém se fosse mexer na mesa ou no material.

Mas o que é facto é que uma noite que prometia uns sons à maneira, até porque pelo que deu para perceber a banda até tinha alguma qualidade, acabou sem honra nem glória, por via da inexistência de um som minimamente capaz...
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Ter Abr 09 2013, 16:26

concordo contigo JHV....ao vivo o PA tem que estar perfeitamente adaptado as necessidades da banda....mas a situacao que apresentei e mesmo em relacao a ensaios pk ao vivo penso que nunca sera necessario um PA mesmo nosso, bares, discotecas, etc tem isso penso eu
sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por Slider56 Ter Abr 09 2013, 16:41

Eu compreendo a tua situação,mas como diz o velho ditado, "não se fazem omoletes sem partir ovos!"...

Uma pequena mesa de mistura com um mínimo de qualidade e com entradas de microfone deve ajudar,mas a fraca potência dessas (120 e 65 watts respectivamente) é curto.
Das duas,uma: ou o baterista e o resto da malta baixam o volume,ou então só mesmo um monitor mais potente resolve o problema.

Já passei por muitas bandas nos meus tempos de adolescente (e não só!),e nunca precisámos de ensaiar a volumes de palco ou a arrasar a vizinhança!Os bateristas com quem trabalhei davam-lhe com alma,mas nunca abafavam o resto da banda,e vice-versa.Numa formação em que passei cerca de 7 meses lembro-me de que nos ensaios,nem ligávamos os amps de guitarras ou baixo: ligava-se tudo à mesa de mistura e baixávamos o volume para todos perceberem bem o que estávamos a fazer,e realmente só com dois monitores não amplificados e um slave chegava e sobrava.


A sério: pensa pelo menos em dois monitores dos de 120 watts e numa pequena mesa de mistura.Essa 502 é fraquita,mesmo para o que tu precisas;pelo menos uma 1002FX que andam baratas e têm duas entradas de microfone!


Outra coisa que não tem muito que ver com o teor objectivo deste tópico,mas fica o esclarecimento:

Em som a sério/Pro,um monitor de cena dispara com muita qualidade à volta de 400 a 650 watts com um SPL bem elevado!Portanto não te acanhes,porque se tiveres a mais,baixas o volume;se tiveres a menos estás entalado...! No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por JHV Ter Abr 09 2013, 17:06

E não te fies no material que bares e discotecas têm...
ha bares ai a funcionar com sistema aparelhos HI FI, claro que não são bares muito grandes, mas acredita que há muitos por ai a funcionar dessa forma.
As discotecas em principio já têm um PA e ai sim podes aproveitar o PA deles se te deixarem...
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Sáb Abr 13 2013, 08:28

slider entao se comprar esse pack de 2 monitores box ma120 a 120 euros primeiramente fico bem servido, nao comprando logo de inicio a mesa de mistura? ( depois se for preciso compro posteriormente uma dessas 1002 FX) ???

Consigo ligar o meu micro com um cabo em Y para os dois monitores ao mesmo temp? Ouvir-se-ia bem e claro?

Ainda ontem tivemos ensaio e o amp de guitarra nao chega mesmo para voz...tenho que cantar muito alto para conseguir me ouvir acima das guitarras, baixo e bateria

JHV....a tocar em bares ainda nao temos muito experiencia, mas queremos comecar a inverter isso e a tocar em todas as casas posiveis daqui a uns tempos Smile
sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Sáb Abr 13 2013, 16:01

Para além do que referi, continuo indeciso entre os 2 modelos em questao:

http://www.thomann.de/pt/the_box_ma120_mk_ii.htm , pelo que compraria 2 a 120 euros

e

http://www.thomann.de/pt/laney_cxp_110.htm , pelo que compraria 2 a 135 euros


Os primeiros sao 12" com 120 wats e segundos 10" com 65 com peek aos 120
Na net nao encontro grande coisa dos box mas fala-se bastante bem e recomenda-se este laney....que axam?

Qual a diferenca qualidade/ volume de som entre os 2 ? Laney vai soar mais baixo?
sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por Slider56 Dom Abr 14 2013, 16:41

è material fraco,de gama baixa mas desenrasca muita gente.Julgo que ficavas mais bem servido com o The Box.Quanto à Laney,é de facto ligeiramente mais fraco,e essa cena dos peaks,esquece lá isso...não vais usar o monitor sempre no prego,pois não...?

Sendo equipamentos de pouca/relativa qualidade,quanto mais alto puxares por eles,pior fica a qualidade;por isso é que te aconselhei lá atrás monitores com mais potência nomimal,mas tu é que sabes...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por sugosluma Dom Abr 14 2013, 18:11

e comprando dos The Box consigo ligar cabo em Y do micro para os 2?
sugosluma
sugosluma
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 235
Idade : 27
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Epiphone Dot ; Epiphone AJ100CE - electroacustica
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 27/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por Slider56 Seg Abr 15 2013, 08:20

Não;as coisas não funcionam assim.Se comprares dois monitores activos,e uma pequena mesa de mistura mas com um mínimo de qualidade,então assim já te safas na boa,mas deves ligar o micro à mesa de mistura e tiras desta as saídas de linha para os monitores.Deste modo já vale pena tentar... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios Empty Re: Escolha de monitor/coluna para voz em ensaios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos