ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teste de condensadores

+2
lore
Waltheer
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Teste de condensadores - Página 2 Empty Re: Teste de condensadores

Mensagem por Z3D Seg Fev 11 2013, 09:25

Lembrei-me doutra coisa: tens forma de medir a capacidade exacta de cada condensador? Seria interessante ver até que ponto as tolerâncias do fabricante de cada um são cumpridas.


E também queria esclarecer o seguinte: não estou a querer fazr braço-de-ferro com isto. É um tema sobejamente conhecido nos meandros guitarrísticos, já se fizeram estudos e análises cujos resultados estão por toda a internet, tal como nos links que agradeço que tenhas fornecido. Caso realmente hajam diferenças significativas, eu sou o primeiro a dizer que estou errado nas assumpções que tomei - mas irei fazer tudo para perceber onde é que essas assumpções falharam Smile Tem sempre de haver explicação para as coisas acontecerem.
No fundo isto é uma discussão/debate que valoriza bastante o forum e é interessante! Gosto mesmo destes temas.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Teste de condensadores - Página 2 Empty Re: Teste de condensadores

Mensagem por Waltheer Seg Fev 11 2013, 09:36



a palavra chave é "devem", lol. Não pode existir efeito placebo quando o gráfico não mente. Se alguém viesse dizer "mas eu curto é o som do condensador X, e o gráfico fosse igual em todos, então sim. por isso mesmo é que eu não disse qual condensador corresponde a qual linha, não quero influenciar a opinião de ninguém.

Não tenho como medir os condensadores...

mas sobre questão da tolerância...

http://www.ekswai.com/en_lowpass.htm

usando uma calculadora, é fácil de verificar que, ainda que admitindo uma tolerância de 10% temos uma cutoff freq:

47000pf =6.77hz
51700pf = 6.16hz
42300pf= 7.53hz

Se alguém aí ouvir 1hz de diferença que avise!

de qualquer forma, as diferenças espelhadas no gráfico são mais visíveis nas frequencias em que o filtro já deveria estar a actuar "confortávelmente"...



Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Teste de condensadores - Página 2 Empty Re: Teste de condensadores

Mensagem por Z3D Seg Fev 11 2013, 09:51

o efeito placebo existe, não estou a falar do gráfico que colocaste, mas se disseres a algumas pessoas que determinada guitarra tem condensadores xpto, elas vão ouvir diferenças substanciais. Não duvides.
O gráfico não é conclusivo devido à variabilidade das condições iniciais W.

O que significa o filtro actuar confortavelmente?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Teste de condensadores - Página 2 Empty Re: Teste de condensadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos