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Teste de condensadores

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Mensagem por Waltheer Dom Fev 10 2013, 12:49

Ora bem,

já houve por aqui discusões sobre os diferentes condensadores e se vale a pena substituir os condensadores genéricos das guitarras por outros... Sem querer tomar partido entre este e aquele, sem dizer que um condensador "A" é melhor que um "B", aqui fica um teste:

Condensadores usados:

-Polyester film/ foil (Sprangue Orange Drop)
-Generic Polyester
-Polysterine NOS
-Polyester film (Phillips "mustard Cap" NOS)
-Polyester film (Phillips "mustard Cap" NOS) (polaridade invertida)

Teste de condensadores 404402_483082391746330_2068220971_n

Condições do teste: Guitarra Epiphone SG400 (Mogno), com um Tokay MKII (cerâmico) na posição de Bridge e dois alpha pots de 500k. Acorde de lá.

Para quem quiser ouvir as diferenças, o primeiro acorde é com o tone "rolled off", o segundo aberto:

https://soundcloud.com/sethlam-waltheer/cap-test
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Mensagem por lore Dom Fev 10 2013, 13:00

Nice test , mr W
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Mensagem por Z3D Dom Fev 10 2013, 15:35

Bom teste W!

Não ouvi diferenças que justifiquem todo o "mojo" que atribuem aos caps NOS/Vintage/whatever.
Se alguma diferença houver é bastante subtil, e perfeitamente justificável pelo antigo método de construção dos condensadores, que tinham tolerâncias superiores aos métodos de construção dos condensadores actuais (antigamente fabricavam com cerca de 20% de tolerância da capacidade indicada).
Aliás, as diferenças até são visíveis no gráfico que postaste.

Mas de qualquer forma, era interessante saber se usaste algum tipo de looper (por ex) para fornecer o sinal exactamente nas mesmas condições aos diversos condensadores. É que basta uma palhetada com força diferente, num local diferente para se notar diferença de tom.

Seja como for, as diferenças para os meus ouvidos são demasiado subtis e podem justificar-se com o que escrevi atrás.
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Mensagem por fallofdown Dom Fev 10 2013, 15:41

Para que serve isto?
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Mensagem por Z3D Dom Fev 10 2013, 16:03

Para aprenderes alguma coisa rapaz!

Agora a sério. Compara diversos tipos de condensadores com a mesma capacidade, uns mais baratos, outros que têm a fama de dar "aquele tom" (os NOS - New Old Stock, que foram fabricados há muitas décadas atrás). há quem pague balúrdios por estes condensadores só pelo "mojo" que supostamente trazem ao tom.
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Mensagem por fallofdown Dom Fev 10 2013, 16:05

Obrigado pela explicação!
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Mensagem por Z3D Dom Fev 10 2013, 16:06

Tamos ca pra isso Fixe
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Mensagem por ObiQueloKenobi Dom Fev 10 2013, 16:07

É como os estudos da Deco/Proteste: servem para fazeres a escolha acertada Smile

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Mensagem por Slider56 Dom Fev 10 2013, 16:08

Até à data tenho usado na maioria dos casos os Orange e sem problemas.Raras excepções que usei uns dois ou três mais avantajados (ver projecto "Moonshine Rebel-lapsteel"),e estou satisfeito com os resultados.Também não descarto os condensadores vulgares que se apanham por toda a parte nestes dias (os castanhos escuro e verdes).

Mas é sempre bom saber mais alguma coisa... Wink
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Mensagem por fallofdown Dom Fev 10 2013, 16:18

Ya parece ser bom isto Smile
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Mensagem por Waltheer Dom Fev 10 2013, 16:24

Se repararem, há diferenças de cerca de 10 db em algumas frequências. O teste foi feito a volume de "bedroom", obviamente em volumes de ensaio/ concerto as diferenças serão mais notórias.

Esqueci-me de dizer o valor das tolerâncias dos respectivos condensadores: 5% no caso do Orange Drop e do "vulgar" e 10% no caso dos NOS.

Já agora: alguém quer-se deitar a adivinhar a que cor corresponde cada condensador?

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Mensagem por Z3D Dom Fev 10 2013, 16:29

Não consigo ver no gráfico a esacala dB (eixo Y). Mas 10dB nao será muito?
Seja como for, fizeste o teste alimentando o mesmo exacto sinal?
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Mensagem por Waltheer Dom Fev 10 2013, 16:37

@Z3D:

10db é "considerável", lol.

O gráfico mostra uma coisa curiosa: os nossos ouvidos enganam-nos. Se repararem, o "pico" dos acordes ronda os -20db no volume em que foi feita a gravação/ análise. As súbteis diferenças entre os condensadores tornam-se mais evidentes em volumes mais altos (porque o gráfico não mente). É tal e qual como quando estamos a fazer os sons do "rig" em casa, a volumes baixos: quando chegamos à sala de ensaios, os volumes entre os diversos efeitos tornam-se muito mais evidentes, o excesso/ falta de determinadas frequências também.

Mais umas indicações sobre as condições do teste: ligação da saída da guitarra directamente à placa de som (E-Mu 1820m), gravação a 48khz.
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Mensagem por Z3D Dom Fev 10 2013, 17:12

10db é "considerável", lol.
Tendo em conta que, por exemplo, para aumentares em 3dB o volume de som precisas de um amp com o dobro da potencia, 10dB é considerável de facto. Por isso perguntei qual a escala do eixo Y. Mas já vi onde está (estava à procura do lado esquerdo, mas está no direito).

os volumes entre os diversos efeitos tornam-se muito mais evidentes, o excesso/ falta de determinadas frequências também.

Claro, o sinal vai "passar" por dispositivos diferentes.
As súbteis diferenças entre os condensadores tornam-se mais evidentes em volumes mais altos (porque o gráfico não mente).

Exacto, não mente. E acrescento: as tolerancias tb não - o facto de haver 10% nuns e 5 % noutros, levado ao extremo poderemos ver diferenças de 15% entre capacidades (10%+5%), o que de certeza se iria reflectir no tom.

Mais umas indicações sobre as condições do teste: ligação da saída da guitarra directamente à placa de som (E-Mu 1820m), gravação a 48khz.
Ok, mas o sinal original é exactamente igual em todos os testes? Isto é o mais importante.
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Mensagem por Waltheer Dom Fev 10 2013, 18:45



@Z3D, da mesma forma que os condensadores usados têm uma tolerância, admito sim que tenha dado o mesmo acorde de formas diferentes. Tive contudo o cuidado de garantir sempre o mesmo ataque (se meteres o wav num editor de som, verificas de as diferenças de amplitude são mínimas).

Posso sempre fazer o teste num looper, acontece é que o looper vai ser mais um conjunto de condensadores, resistências e Ic's no "signal path". A ideia foi mesmo manter o som o mais "puro" possível.

Não tenho forma de medir com exactidão o valor dos condensadores, dentro das tolerâncias dos mesmos para poder logo descartar outras variáveis, mas como tenho mais do que um de cada, posso repetir o teste com outros. Mas pessoalmente, creio que, ainda que algumas diferenças possam esbater-se (ou aumentar), o resultado final do teste será o mesmo: existem de facto notórias diferenças entre os diversos tipos de condensador.

Seria também interessante ter outras pessoas a fazerem o mesmo teste e verificarem se os resultados são ou não consistentes.
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Mensagem por Z3D Dom Fev 10 2013, 20:21

existem de facto notórias diferenças entre os diversos tipos de condensador.

Pois, nisso não posso concordar Smile Podem haver ligeiras diferenças devido a muitos factores - notórias, não. Eu não noto!
Para além de haver muitas variáveis aqui, existe algo que se sobrepõe à tua opinião e à minha: a ciência. Capacidades iguais, tem resposta igual, e não há volta a dar. Ou então existem condensadores com a mesma capacidade e com regras diferentes na natureza (uns para guitarras, outros para tudo o resto) o que não me parece... parece-me sim que um condensador de, por exemplo, 0.47 uF ha-de ter a mesma reacção às frequencias, seja de poliester, de metal film, whatever.
E isto está mais que provado.

Mas pronto os meus ouvidos não são tão sensíveis...sei lá... Smile
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Mensagem por Waltheer Seg Fev 11 2013, 03:04

http://www.skguitar.com/SKGS/sk/CapTest/CapTest.htm

http://www.planetz.com/guitar-tone-capacitors-material-types/#more-652

http://www.mylespaul.com/forums/tonefreaks/97690-capacitor-shoot-out-all-ends-here-2.html#post1909675

http://www.aqdi.com/tonecap.htm#22nfGraph

Apenas alguns artigos contra/ a favor das diferenças entre as propriedades dos diferentes materiais.

Só mais uma pilha de lenha para a fogueira: suavidade do "roll-off" em determinadas frequências: ainda que existam diferenças valor em cada condensador, não seria de esperar que se comportassem da mesma maneira? ou seja, um condensador de X, terá de ter o mesmo roll-off que o condensador de valor Y (em frequencias diferentes obviamente). Assim, para diferentes materiais de construção, condensadores do mesmo valor absoluto (i.e. hipoteticamente de tolerância 0) deveriam ter o mesmo comportamento. O que não acontece...

Na minham modesta opinião, em última análise são os ouvidos que contam. Cabe a cada um tirar as conclusões que entender, ainda que aparentemente as mesmas possam contrariar as Leis da Física.

E nunca esquecer, que existem "n" factores que vão interagir com o "som"... E se eu meter um Eq à frente deste sinal, com um ganho de 5db nos 600k?
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Mensagem por Slider56 Seg Fev 11 2013, 05:27

Pois...existem inúmeros factores que alteram mais ou menos o comportamento de condensadores e não só...!

Só um ligeiro Off Topic para desfazer dúvidas que teimam em persistir:

Se tivermos um amplificador a debitar 100 watts r.m.s.,para termos o dobro efectivo de potência acústica não são precisos 200 mas sim 1000 watts.O que contam são os dB's e a S.P.L. (Sound Pressure Level).

end of Off Topic Smile
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Mensagem por Z3D Seg Fev 11 2013, 08:34

ainda que existam diferenças valor em cada condensador, não seria de esperar que se comportassem da mesma maneira?

Sim, deveria. Afirmas que não acontece porquê? Isso é um circuito RC passa-baixo puro. Tens um pot com a resistencia variavel, o condensador capacidade fixa, encontras o valor da impedância em qualquer frequencia.
Mais uma vez, se o sinal fosse perfeitamente identico, exacto, em todos os testes com certeza que nãoi irias ver esses "vales" entre valores existentes no gráfico.

Só um ligeiro Off Topic para desfazer dúvidas que teimam em persistir:
Não há dúvidas nenhumas Smile Para aumentares 3dB precisas do dobro da potencia no mesmo sistema. 3dB evidentemente não é o dobro da "potencia acustica" evidentemente. Fixe
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Mensagem por Waltheer Seg Fev 11 2013, 08:38

@ZED. materiais... da mesma forma que um pot linear se conporta de forma diferente de um logarítmico, tendo ambos a mesma resistência Very Happy
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Mensagem por Z3D Seg Fev 11 2013, 08:46

W, não pode ser feita essa comparação. Um condensador não tem nada de variável (não existe nenhum bichinho lá dentro a variar a capacidade). A capacidade é fixa. Um potenciometro já é variável, e feito de acordo com o seu proposito . ou seja, linear, logaritmico ou logaritmico invertido, é regulável pelo utilizador. Tambem neste caso não há nenhum bichinho a alterar resistencia interna, é o utilizador que a varia.
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Mensagem por Waltheer Seg Fev 11 2013, 08:49

Então para ti a diferença reside ou na tolerância ou nas diferenças do sinal, certo?

Not a problem, segue-se o teste com white noise
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Mensagem por Z3D Seg Fev 11 2013, 08:59

Para mim naõ reside "problema" nenhum W. Não há problema. Os meus ouvidos é que não sentem qualquer diferença notória. Existem diferenças subtis, mas sinceramente, em volumes altos em contexto de banda achas que se irão notar?

Mas diz como vais fazer o teste com white-noise?
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Teste de condensadores Empty Re: Teste de condensadores

Mensagem por Waltheer Seg Fev 11 2013, 09:05

@Z3D: a questão é se as diferenças existem, porque é que existem, já que a teoria diz que não deveriam existir.

o teste do white noise é fácil: gerador - filtro - entrada da placa.
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Teste de condensadores Empty Re: Teste de condensadores

Mensagem por Z3D Seg Fev 11 2013, 09:13

se as diferenças existem, porque é que existem,

às vezes porque queremos acreditar que existem, é o efeito placebo Smile
Mas sim, a teoria/física diz que devem ter comportamentos iguais em condições exactamente idênticas. Se existem diferenças julgo que o mais lógico será admitir que são as tolerâncias as causadoras. Não é nenhum "mojomojo" como querem supor.

Acho que não estou a dizer nada de incoerente.
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