ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida na compra de electro acustica

+6
Luis Miguel
lhuco
John B
TiagoRibeiro
fabitO
Lubru
10 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por fabitO Seg Fev 04 2013, 11:43

Boas Pessoal.. ontem fui de proposito de Viseu a Leiria à Sonigate para experimentar as Walden.. experimentei várias guitarras com som natural e ligadas a um pequeno amplificador acustico vox (nao me lembro do modelo). Experimentei a Walden CS550, walden G3030Ce, uma takamine de alta gama (1000 e tal euros), uma ovation e a walden G630ce rv. Fui la em especial pela G630 Rv e foi nessa que incidi mais as minhas experimentacoes.. a guitarra é linda, surpreendeu-me pela positiva nesse aspeto, nao ha foto alguma q faca justica a beleza da guitarra, os tuners dourados e a assinatura rui veloso ficam brutais.. a nivel de som que era o essencial fiquei desiludido nao com a guitarra mas sim com o proprio setup/condicoes em que a guitarra estava.. as cordas estavam mais do que degradadas, estavam super enferrujadas (ja pareciam mais uns cabos de aco enferrujado) e isso aliado a uma altura de cordas altissimo ( que e feitio deste modelo) fizeram com que a minha experimentacao ficasse limitada, com um som froxo e muito pouco conforto a tocar..
Em relacao as outras guitarras sem duvida que a G3030 Ce mete qualquer uma delas a um canto, com um pickup fishman com microfone (ao contrario das outras com piezo) tem um som de bradar aos ceus e um preco altissimo ( acima de 1000 tambem)..
Resumindo gostei da walden g630 rv no entanto teria de levar um setup mesmo muito grande para ficar a minha maneira..
fabitO
fabitO
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 232
Idade : 29
Localização : Viseu
Guitarra : Tokai ALS 48 Premium/Cort X2-VN / Walden G630 CE-RV/ Taylor 214ce
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Seg Fev 04 2013, 12:26

Por acaso reparei nisso da primeira vez que peguei numa Walden.Foi na Music Factory,mas lá os gajos foram mais inteligentes: a guitarra que estava em exposição tinha um setup muito bem feito e cordas decentes.
Quando decidi que era aquela que eu queria,eles foram buscar uma a uma pilha de guitarras que tinham de parte.Disseram-me que aquela que eu tinha experimentado era só para demonstração...


Parece que tiveste azar,já que os gajos dessa loja não tiveram a preocupação de ter uma guitarra dessa qualidade devidamente calibrada e com um encordoamento em boas condições.Dá a entender que estão lá para vender,mas esqueceram-se dos cuidados a tomar,porque assim dificilmente alguém fica com boa impressão de qualquer guitarra... No


Há uns bons 15 anos,mais coisa menos coisa,não comprei uma Ibanez Jumbo muito semelhante às Taka's pelos mesmos motivos...temos pena! Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por fabitO Seg Fev 04 2013, 12:42

Pois foi, acredita que fiquei mesmo desgostoso com a guitarra, se bem que mesmo assim consegui perceber que há ali muita qualidade..e um som rico..mas a nivel de conforto juro que uma guitarra que tenho para aqui que me saiu numa rifa tinha melhor conforto que aquilo..sai de la com os dedos bastante mal tratados e a cheirar a ferro..nao percebo como tem a guitarra la assim..
Pelo que percebi era a unica, pois ate no site apenas indicam uma em stock..
Quando confrontado com um colaborador da loja, disse-lhe que nao gostei muito da guitarra pela acao bastante alta..ele disse-me aquilo que eu ja sabia, que dava para corrigir ajustando o truss rod ou entao na sadle, mas que no entanto era um pau com dois bicos, ao descer a acao quando quero puxar um pouco mais pela guitarra nao consigo tao bem..
Mesmo assim eu apostaria numa acao mais baixa, ate porque a Cs550 que tem corpo fino (guitarra de concerto) e que ja tem uma acao mais baixa nao desiludiu quando puxei por ela por isso, a g630 com o corpo que tem nao ia deixar ficar mal com certeza..

p.s.: se comprar a g630 vai ser no mr jack..ele diz que tem la uma g630 modelo rui veloso e faz-me um desconto por ser a unica..quando o questionei acerca do estado das cordas visto ser a guitarra de exposicao ele disse-me que estavam boas..deverei confiar?
fabitO
fabitO
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 232
Idade : 29
Localização : Viseu
Guitarra : Tokai ALS 48 Premium/Cort X2-VN / Walden G630 CE-RV/ Taylor 214ce
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Seg Fev 04 2013, 17:03

Se o Luís Tiago disse que estão boas,podes confiar nele (também é guitarrista e dos bons!)

Já que estás em contacto com ele,pergunta-lhe se pode baixar a acção das cordas (limar a saddle por baixo e compensar no trussrod);eu fiz isso na minha e foi uma melhoria significativa,para além de ter substituído os string pins por um set de grafite da Graph Tech... Wink

vê algumas páginas atrás no Acoustic Corner... Very Happy

http://www.guitarradas.com/t12527-acoustic-corner
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por fabitO Ter Fev 05 2013, 03:06

Sim eu falei disso com ele..ele disse q ajustava o truss rod e q achava q bastava para deixa-la boa para se tocar..falei-lhe do desbaste da sadle mas ele disse que isso seria cobrado a parte mas que nao achava necessario..
Mas mesmo assim depois em casa provavelmente farei isso.. para alem do desbaste o que e que se tem de fazer exatamente no truss rod? fazer com que o braco aumente a sua curvatura para tras?
fabitO
fabitO
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 232
Idade : 29
Localização : Viseu
Guitarra : Tokai ALS 48 Premium/Cort X2-VN / Walden G630 CE-RV/ Taylor 214ce
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Ter Fev 05 2013, 08:55

Se as cordas estiverem demasiado altas,um aperto cuidadoso no trussrod faz o braço curvar para trás,mas convém teres uma régua que assentarás sobre os trastes de ponta a ponta da escala,e assim verificas se o braço está direito tendo em conta o ligeiro relevo da praxe.

Se pelo contrário,as cordas se apresentarem demasiado baixas ou a trastejar,então alivias/desapertas o trusssrod com o mesmo cuidado e vais verificando a altura das cordas ao longo da escala.

Cada caso é um caso;deixa lá ver como chega a guitarra e depois falamos melhor.De qualquer modo,se houver necessidade de desbastar milimétricamente a saddle,também podes fazer isso mais tarde com os cuidados adequados. Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por kouros Ter Fev 05 2013, 09:07

Slider, pela maneira como explicaste isso nessa última mensagem estás a dar a entender que o truss rod serve para baixar a ação das cordas, depois a malta estala os braços e prendem o truss rod sem saberem porque.

O truss rod NÃO tem nada a a ver com ação da guitarra, isso ajusta-se no pente e nos saddles.

Truss rod é estritamente para ajustar o relief da escala, o facto da ação baixar um pouco quando se aperta é apenas um efeito secundário.


Edit: Isto não é nenhuma teoria minha nem vontade de contradizer, são puramente leis da física.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por fabitO Qua Fev 06 2013, 12:44

kouros o que é o relief da escala?
fabitO
fabitO
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 232
Idade : 29
Localização : Viseu
Guitarra : Tokai ALS 48 Premium/Cort X2-VN / Walden G630 CE-RV/ Taylor 214ce
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por kouros Qua Fev 06 2013, 13:04

É a concavidade que tens na parte do braço que é afetada pelo truss rod.

Experimenta pressionar uma corda na 1ª casa e na 15ª, algures no 8º trasto terás a maior distância entre trastos e a corda em questão, é esse o teu relief.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por fabitO Qua Fev 06 2013, 15:36

ja percebi..eu julguei que o relief fosse exatamente essa curvatura mas entre o braco..do genero fosse a curvatura entre o lado do braco onde esta a corda mais fina e a corda mais grossa..
obrigado..Wink entao para baixar a acao das cordas o melhor e mesmo o desbaste da sela..
fabitO
fabitO
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 232
Idade : 29
Localização : Viseu
Guitarra : Tokai ALS 48 Premium/Cort X2-VN / Walden G630 CE-RV/ Taylor 214ce
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por kouros Qua Fev 06 2013, 15:40

Essa tal medida é baseada no diâmetro de um círculo, é o chamado radius.

Sim, desbastas o cavalo e ajustas também a bandelete se necessário.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Qua Fev 06 2013, 16:15

Eu sei,Kouros,mas neste caso específico para se baixar a acção só há uma volta a dar (o que eu fiz): lixar a base da saddle com muito cuidado (na minha foram cerca de 3 milímetros) e recompensar com o trussrod.

Expliquei-me mal,admito,mas foi assim que procedi,e a guitarra ficou muito mais confortável de tocar! Estas guitarras vêm com acção demasiado alta e se quem as comprar não passar aí do 7º ou 8º traste,tudo bem,mas se quiser vir Às oitavas o caso muda de figura...(americanices...) Rolling Eyes
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por kouros Qua Fev 06 2013, 17:10

Já que pagas a guitarra toda tens o direito e o dever de os usar todos Laughing

A questão é que se um noob compra a guitarra e ela já vem com o braço flat, ele mete-se a mexer no truss rod e aí já tá tudo estragado.. "agora ta a trastejar aqui, se calhar tenho de limar uns trastos, agora aqui no fundo ficou muito alto, se calhar é melhor agora desapertar...e etc".

Acertar a ação NUNCA tem 3 variáveis, só pente e "selas" cheers
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Qui Fev 07 2013, 13:40

Às vezes....

andava aí uma marca a vender guitarras relativamente baratas à volta de 1998-2002,a Samick e uma em cada dez era uma p*u*t*a de dor de cabeça devido a vários factores,desde uma construção deficiente ,passando por materiais inadequados e acabando com os chamados setups de fábrica à la minute para inglês ver. X|

Felizmente,ao que parece não sobreviveram...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por kouros Qui Fev 07 2013, 13:44

Há uma samick ou greg bennet ou lá o kéke é que me pareceu nice, modelo fastback se não me engano.. mas não encontro aquilo em lado nenhum..
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Qui Fev 07 2013, 15:29

Estava-me a referir a uma série de dreadnoughts bastante baratas que saíram à volta daqueles anos e deram dores de cabeça a toda a gente: comerciantes,clientes ,luthiers e guitar-techs,porque eram um verdadeiro tiro no escuro.Nunca sabíamos o que íamos encontrar pela frente.Foram descontinuadas há muito (thank God!!!),e eram muito semelhantes a muitas chinesices manhosas que por aí andam.... Evil or Very Mad
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por kouros Qui Fev 07 2013, 15:38

Certo certo... aproveitei só que me lembraste da Samick para puxar a brasa à minha petinga cheers
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Qui Fev 07 2013, 15:43

Nos últimos 15,20 até 25 anos,apareceram e desapareceram uma porrada de marcas e modelos,e a maioria não está sequer documentada,nem online nem a título particular,excepto algum modelo específico,suportado pela carolice de alguns particulares,mas mesmo assim...

Greg Bennet...o nome não me é estranho,mas desconheço... No

vá lá,para te tirar o sono...dá uma volta ao site da Lowden... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Greenox Qui Fev 07 2013, 15:46

de certa maneira é um offtopic mas se alguem tiver conhecimento de causa que dê aqui uma ajudinha Very Happy

ando para comprar uma, e será que isto vale alguma coisa ou é só fogo de vista? é que como será também para a minha irmã aprender não basta ser uma boa guitarra, tem de ser bonita Razz
http://www.thomann.de/pt/harley_benton_hb_custom_line_superior_hcs.htm

de referir que tenho a harley benton em bastante má conta devido ao facto de ter tido strat daquelas de 80 euros que não valia um saco de batatas mas tenho esperança de que a qualidade melhore com o aumentar de preço
Greenox
Greenox
Guitarrista viciado

Post Count : 803
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Spear RD 150 (alterada)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por kouros Qui Fev 07 2013, 15:49

Agora tenho mesmo de ir fazer sala ali num barzinho e ja vou ver o que isso é.

Se tiveres por aí umas Kramer Pacer ou guitarras tipo axis com escala em maple, chuta para cá. Razz
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Qui Fev 07 2013, 16:21

Greenox, acho que já foi mais do que debatido o facto de a vasta maioria das guitarras baratas reflectirem o pior,muito especialmente as acústicas.São fracas,têm um som muito mau,e os acabamentos para encher o olho,nem sempre resultam... No

Começa por pensar assim: é para continuar,ou é uma gracinha que irá durar pouco...? Se é para ter continuação,então seria melhor em todos os aspectos comprar uma guitarra decente,porque uma low-cost muito depressa mostra os podres resultantes de uma construção medíocre;são baratas,e por certo que quem as fabricou não iriam empregar materiais nobres ou adequados...!
Por outro lado,se é só um capricho de momento,então sim,uma guitarra barata,mas com um mínimo de specs em condições chega e sobra.

Uma coisa que aparentemente passa despercebida,mas a mim não: a tua irmã vai começar a aprender...logo o mais aconselhável seria uma guitarra clássica e não uma folk!Se como disse lá atrás houver interesse,progressos e vontade de continuar,então mais tarde poderão pensar em algo mais avançado...pensem nisso! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Greenox Qui Fev 07 2013, 16:30

okay, conselho captado Cool

thanks a lot
Greenox
Greenox
Guitarrista viciado

Post Count : 803
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Spear RD 150 (alterada)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por John B Qui Fev 07 2013, 16:31

Eu tbm estou a pensar seriamente numa electro acústica e ando inclinado para a Epiphone EJ-200CE: http://www.thomann.de/pt/epiphone_ej200ce_nt.htm

Pelos reviews que vi parece-me uma guitarra bastante razoável para o preço..

que me dizem?
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Slider56 Sex Fev 08 2013, 07:57

Conheço quem as tenha e tudo malta satisfeita!No entanto,convém experimentar várias a a que soar e estiver em melhores condições...siga!!! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por John B Dom Fev 10 2013, 11:17

pois, experimentar é que não estou a ver onde Sad
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

duvida na compra de electro acustica - Página 2 Empty Re: duvida na compra de electro acustica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos