ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Re-organização do forum - sugestão

+5
pdias10
nanjos
Miguel Martins
Eduardo Figueira
Z3D
9 participantes

Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Z3D Sáb Set 15 2012, 14:21

Julgo que a secção “Geral” do fórum, embora seja descrita como “Coloque aqui os temas que não encaixam nas outras secções”, é uma sopa de tudo e mais alguma coisa que qualquer user se lembre de postar. Vejamos, desde questões colocadas sobre que guitarra comprar, a thread de negócios, a questões sobre pedais e pedaleiras… Qualquer user decide fazer uma pergunta, criar um tópico sobre uma marca de guitarras, questionar sobre settings de uma pedaleira, perguntar se determinado negocio do OLX é bom ou mau…. E toca a postar no “Geral”.
Enfim, é uma confusão que ninguém se entende e só prejudica quem procura informação sobre determinado assunto, pois essa informação pode existir mas está “perdida” pelos tópicos que, ainda por cima, estão numa secção de “temas que não se encaixam noutras secções”. É desmotivante para alguém que venha a este fórum continuar a visita-lo nestas condições. A boa reorganização de um fórum é directamente proporcional à sua utilidade pública e, consequentemente, à sua mais-valia perante os seus visitantes.
Daí eu propor o seguinte:
1- Eliminação da secção “Geral”. Tal como a descrição indica, temas que não encaixam em outras secções ou não deveriam ser postados, ou então há que repensar as secções existentes pois talvez não sejam suficientes. No meu entender, qualquer post poderá ser categorizado/catalogado, é preciso é haver lugar para ele – leia-se secção apropriada.
2-Nesse pressuposto, proponho a reorganização das secções da seguinte forma:

Novidades: posts sobre novidades do mundo guitarrístico, seja de guitarras, amplificadores, pedais, acessórios, etc. etc. A partir do momento que deixe de ser novidade, bloqueia-se o tópico. Questões sobre esse tema (por exemplo sobre se devem comprar, ou quando têm algum problema depois de comprado), poderão coloca-las na secção apropriada.

Manutenção e Suporte Técnico: o nome é esclarecedor. Seriam aqui postadas todas as dúvidas técnicas sobre guitarras e equipamentos associados. Seria também aqui que eram respondidas questões sobre problemas que ocorram. Poderia (e no meu entender, deveria) ter sub-secções, nomeadamente:

- Mecânica de Guitarras
- Electrónica de Guitarras
- Amplificadores
- outros equipamentos


Em cada uma destas sub-secções, haveria lugar para posts stickies, com informações e tutoriais (por ex. como fazer setup à guitarra, como manter um amp, etc etc)

Guia de Compras e Reviews: é daquelas secções essenciais. O que mais se vê neste fórum são posts de malta a perguntar que guitarra devem comprar, ou que amp é melhor comprar para metal, ou que tipos de pedaleira devem comprar etc etc etc. Juntar todos estas questões numa secção acho que seria muito mais fácil consulta, mesmo para quem tem as mesmas dúvidas em vez de postar novamente as mesmas questões consultaria esta secção. Pode, e também entendo que seria preferível, ter sub-secções, nomeadamente:

- Guitarras
- Amplificadores
- Outros equipamentos


Em cada uma desta sub-secções poderia estar em stickie orientações para a compra de cada tipo de equipamento, por exemplo um stickie de “Como comprar uma guitarra” ou “Vais comprar amplificador? Lê isto primeiro”. Em stickie, e de acordo com o tipo de equipamento que foi revisto, também deveria ser colocadas as reviews que forem feitas pelos users. Por exemplo uma review de um amplificador seria colocado em stickie na sub-secção de “Amplificadores”. Seria também muito interessante construir um formulário de preenchimento com os dados pertinentes, de forma que não se repitam as mesmas perguntas, parecido com isto:
- Que género procuras tocar?
- Qual o teu orçamento?
- Qual o teu equipamento existente?
- etc…
Isto era algo que poderia ser pensado fazer….
Duas excepções que julgo poderiam não caber em nenhuma sub-secção seriam os tópicos de “GAS – o que gostariamos de ter” e “Thread dos grandes negócios”. Estes poderiam estar na raíz da secção principal do “Guias de Compras e Reviews”.

Projectos DIY e Modding: Caberiam nesta secção todos os projectos de construção de guitarras, pedais, amps, enfim tudo o que for construído de raiz pelos mestres Smile Deverá ser a secção mais “pesada” do fórum pois a malta quer é fotos com fartura Smile

Teoria e Recursos: Secção dedicada à teoria musical e outros recursos… poderia ser subdividida em:

- Tabulaturas: com questões respondidas e sites de tabulatura referenciados em stickie
- Lições, Tutoriais e Técnica: lições online, vídeos, demonstração de técnicas etc.

Divulgação e Eventos: secção dedicada a diversos temas de divulgação. Poderia ser sub-dividida em:

- Bandas e Artistas – por exemplo o tópico do “youtube”, ou um guitarrista que procure um baixista, divulga a sua intenção aqui…
- Eventos e Espectáculos – discussão dos festivais, por ex… ou o tópico “Concurso de Solos”, que é um evento dentro do fórum, vinha para aqui.

De resto julgo que não alteraria mais nada. A secção de OFF-TOPIC continuaria, e aí sim cairiam “todos os temas que não encaixam nas outras secções”.

Desculpem o longo post. É só uma sugestão de alguém que gostaria de ver o fórum um pouco mais organizado. Embora esta sugestão possa não ter cabimento, não haja concordância ou seja impossível de realizar foi feita com a melhor das intenções. Gostaria de ver o vosso feedback a esta sugestão, debater este tema é sempre saudável para o forum.

Abraço a todos!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Eduardo Figueira Sáb Set 15 2012, 15:22

muito bem, concordo com tudo o que esta neste post! agora falta e ''musculo'' para fazer isso, moderadores com fartura para controlar aqui o pessoal tipo ditadura Razz .
Para nenhum troll estrague a intenção de limpar o forum
Eduardo Figueira
Eduardo Figueira
Guitarrista dedicado

Post Count : 600
Idade : 28
Localização : alhos vedros
Guitarra : Cort G110 (strat hss)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Miguel Martins Sáb Set 15 2012, 16:03

Excelente ideia! Penso que do ponto de vista estrutural essa proposta está imaculada.
Miguel Martins
Miguel Martins
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 179
Idade : 39
Localização : Matosinhos
Guitarra : Fenix Stratocaster | Ibanez RG420EG | Yamaha F410 | Classica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por nanjos Sáb Set 15 2012, 19:07

@Z3D, antes de mais, obrigado pela sugestão. É sempre positivo ver pessoal a querer melhorar o fórum.

Em relação ao Geral, não podia estar mais de acordo contigo. Quando foi criado foi por uma questão de simplificação, mas acabou por se tornar num monte de lixo.

O problema agora é pegar nos 3 mil e tal tópicos e organizar uns e apagar outros que já não interessam.

Não prometo que se vai tratar disto já amanhã, mas é uma coisa que será feita mediante a disponibilidade dos mods/admins.

Em relação à tua sugestão de estrutura, o pessoal vai ter isso em conta quando se fizer alguma alteração.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Z3D Sáb Set 15 2012, 19:29

Obrigado a todos pelo feedback positivo. Smile

nanjos: se for para organizar os 3mil e tal topicos do Geral, mais vale faze-lo depois de re-estruturar o forum, senão iriam ter trabalho "a dobrar" depois de reestruturado...
Digo isto partindo do principio que irá haver uma re-estruturação um dia destes...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por pdias10 Sáb Set 15 2012, 19:49

Boa ideia. Wink
Algo que iria deixar o forum bem mais organizado..
avatar
pdias10
Guitar Hero

Post Count : 1066
Idade : 31
Localização : Fafe
Guitarra : Esp Eclipse
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Slider56 Dom Set 16 2012, 06:39

De notar que grande parte da confusão a que chegou o "Geral",deve-se ao facto de muita malta simplesmente não se dá ao trabalho de usar a pesquisa...limitam-se a abrir um tópico e deixa andar... Rolling Eyes e por muito que lhes punhamos à frente dos olhos a evidência de que um assunto já foi debatido anteriormente e podem consular esse tópico,não ligam pevide e toca de continuar a malhar no novo que abriram;está a ficar insuportável e demasiado repetitivo...!

Vamos ver o que se pode fazer... Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Kevin09 Dom Set 16 2012, 06:45

moderadores, arregaçem as mangas!
bom contributo, Z3D Fixe
Kevin09
Kevin09
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 29
Localização : Braga / Santa Maria da Feira
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom 13; Squier Bullet Stratocaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por PedroOliveira Dom Set 16 2012, 06:51

Podem ir limpando/fundido os tópicos a pouco e pouco. Mas creio que precisam de mais pessoal. Isto sou eu a mandar bitaites e não sei se procuram/precisam/querem mais gente para o cargo e nem sei se a pessoa tem disponibilidade ou vontade para tal mas creio que o Z3D dava uma boa adição à equipa de mods do fórum. É activo, participa com informação útil com regularidade e creio que é respeitado por todos
PedroOliveira
PedroOliveira
Guitarrista dedicado

Post Count : 640
Idade : 30
Localização : Portugal
Guitarra : Vintage V100, LAG AK100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Z3D Dom Set 16 2012, 10:44

Mais uma vez obrigado pelas palavras de apoio à minha sugestão.
Eu sei que não é nada fácil pegar nos tópicos que existem, trabalha-los, ter tempo e disponibilidade para isso. Eu sei que não (o que muito devem pensar: "Olhameste! Mandar bitaites é fácil , agora pegar o touro pelos cornos...."
Por isso coloco-me à disposição dos administradores do fórum para dar a minha ajuda e contributo neste trabalho.

@PedroOliveira: moderador nem pensar! Pelo amor de deus, ia ser uma desgraça para mim... e para muitos que cá andam.... Twisted Evil
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por PedroOliveira Dom Set 16 2012, 10:53

É pena. És das pessoas que contribui mais para o fórum de maneira positiva, e pelo menos para mim és o membro que mais condições reúne para fazer parte da equipa dos moderadores
PedroOliveira
PedroOliveira
Guitarrista dedicado

Post Count : 640
Idade : 30
Localização : Portugal
Guitarra : Vintage V100, LAG AK100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Z3D Dom Set 16 2012, 15:57

@PedroOliveira: acredita que tenho tudo menos perfil de moderador, simplesmente porque às vezes não me consigo "moderar" a mim próprio, fervo em pouca água e vai tudo à frente. Ia-me enervar com determinadas situações e depois ia ser complicado (to say the least).
Alem disso sou demasiado brincalhão, e aqui neste fórum precisam de alguém de pulso forte.
Mas obrigado pelas palavras de confiança! Fixe


@ resto da malta: vá, dêem sugestões! Critiquem a minha sugestão, sugiram novas soluções ou ajustes. Ou não...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por ricardoferreira Dom Set 16 2012, 16:03

Boa contribuição Very Happy
ricardoferreira
ricardoferreira
Guitarrista viciado

Post Count : 995
Idade : 28
Localização : Vale de Cambra
Guitarra : Epiphone SG p-90, Acustica Adriana, Stagg Ukelele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Z3D Dom Set 16 2012, 16:09

Slider56 escreveu: e por muito que lhes punhamos à frente dos olhos a evidência de que um assunto já foi debatido anteriormente e podem consular esse tópico,não ligam pevide e toca de continuar a malhar no novo que abriram;está a ficar insuportável e demasiado repetitivo...!

Há boa solução para isso. Bloqueia-se o tópico avisa-se o user prevaricador (o ideal era complementar isso com um sistema contabilização de "warnings" emitidos) Wink
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Slider56 Seg Set 17 2012, 07:16

Essa dos "warnings" já me tinha ocorrido,mas não sei se o código-fonte do fórum tem ou permite essas possibilidade;ia dar muito jeito,sim...

normalmente quando algum bate numa tecla já repetida,algum moderador costuma pôr-lhe o link à frente e bloqueia-se o tópico.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Re-organização do forum - sugestão Empty Re: Re-organização do forum - sugestão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos