ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com com solo e escalas.

Ir para baixo

Ajuda com com solo e escalas. Empty Ajuda com com solo e escalas.

Mensagem por Convidad Qua Dez 07 2011, 17:37

Olá galera, estou com algumas dúvidas.

1º Se uma música está no tom de C maior e eu quero sola-la usando uma escala Menor é possível? Se sim como?
2º Alguém pode postar shapes de pentatônica menor para mim?
3º Quais as escalas mais usadas para New Metal?

Agradeço a todos desde já.

*********EDIT***************

4º O Shape da escala de C maior natural é o mesmo para as demais escalas naturais?
5º O shape de uma determinada escala é o mesmo para a mesma escala em outra tonalidade?

Última edição por BugBug em Qua Dez 07 2011, 17:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Mais dúvidas)
Anonymous
Convidad
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com com solo e escalas. Empty Re: Ajuda com com solo e escalas.

Mensagem por amiguels Qui Dez 08 2011, 06:40

1º C <=> Am

Ajuda com com solo e escalas. Minor-pentatonic-scale

Se quiseres a pentatonica maior começas com o quarto dedo na tónica e fazes a forma normal e deixas de tocar a nota qu antes tocavas com o 1º dedo na 6ª corda.

3º No idea.
4º O "shape" de uma escala maior natural é igual ao de qualquer outra escala MAIOR natural desde que a tonica se mantenha na mesma posição (relativamente à forma da escala).
Ex.: o "shape" da escala de A na forma G é igual ao "shape" da escala de E na forma G. O mesmo raciocinio para as escalas menores.
5º respondido no ponto 4.

Dá uma olhadela no CAGED system, ajuda bastante.

P.S.: Não sou nenhum expert em teoria por isso aconselho-te a esperar por alguem mais experiente que corrobore esta informação ou a corrija Smile
amiguels
amiguels
Guitarrista de garagem

Post Count : 273
Guitarrista : Lead

Mensagem por Convidad Qui Dez 08 2011, 07:36

@amiguels
que raio de confusão que ai vai man. eu que percebo do assunto, fiquei confuso, imagina quem não percebe.

respondendo as perguntas:
1º claro que podes, existem 7 modos, uns maiores e outros menores, cada modo nasce de uma nota da escala.

mas para simplificar, usa a relativa menor da C que é Am, é uma 6ª maior ascendente a partir de C. chegas a A e fazes a escala menor natural em A. podes fazer a natural ou a pentatonica, é indiferente. o shape da penta está numa mensagem em cima.

2º já respondido, apesar de haverem mais 4 shapes.
http://www.all-guitar-chords.com/guitar_scales.php?qqq=FULL&scch=A&scchnam=Pentatonic+Minor&get2=Get&t=0&choice=1

nesse link podes ver todas as notas da penta menor pelo braço, podes criar tu os teus próprios shapes da forma que te der mais jeito.

3º usa escalas menores, tonalidades menores dão um ar mais pesado a musica. mas isto não invalida usares escalas maiores também.

4º o shape de uma escala é sempre o mesmo. aquele desenho da penta que está em cima é sempre igual em todas as tonalidades. aquela é de G, se quiseres B, basta arrastares aquela forma para o 7º traste, se quiseres F, arrastas para o 1º traste.

isto é assim para qualquer escala.
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por amiguels Qui Dez 08 2011, 07:58

está assim tão confuso? Razz
amiguels
amiguels
Guitarrista de garagem

Post Count : 273
Guitarrista : Lead

Mensagem por Convidad Qui Dez 08 2011, 08:22

Muito obrigado a todos.

Bom é que eu sei a escala diatônica maior natural de C, então pensei se eu executar o mesmo desenho começando em G, sairia a escala diatonia maior natural de G, ou sairia outra coisa mal feita.
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Qui Dez 08 2011, 12:36

amiguels, como disse, eu que percebo bastante bem do assunto, fiquei confuso e meio "WTF?!"

BugBug.
se fizeres o desenho a começar noutra tonica, vai sair a escala dessa tonica, mas atenção, os desenhos onde a tonica esta na 6 corda só dão para a 6 corda e os desenhos que começam na 5ª corda, só dão para a 5ª corda
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Sex Dez 09 2011, 03:57

Muito obrigado a todos que me ajudaram, e fizeram de mim uma pessoa menos leiga.
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo