American vs British distortion
+2
Kevin09
Luis Miguel
6 participantes
Página 1 de 1
De qual gostam mais?
American vs British distortion
Ando a tentar perceber as diferenças entre o chamado som americano e o britânico. Acho que já tenho umas luzes.
Eu sei que é um assunto difícil de discutir com exactidão e que isto vai ser generalista e redutor, mas...
American = Fender, Mesa Boogie; com a distorção nos low - low mids, e espectro mais alargado.
British = Vox, Marshall; distorção nos upper mids - highs, som mais congestionado nos mids.
Se bem percebo as diferenças, em cada 10 amplificadores/simuladores/VSTs, 9 são a oferecer o som britânico e 1 a oferecer o som americano. Não sei se é por o som americano ser associado aos "inimitáveis" Fender, mas chega a ser enervante para quem não gosta do high gain britânico...
Quais são as diferenças? E de qual gostam mais?
Eu sei que é um assunto difícil de discutir com exactidão e que isto vai ser generalista e redutor, mas...
American = Fender, Mesa Boogie; com a distorção nos low - low mids, e espectro mais alargado.
British = Vox, Marshall; distorção nos upper mids - highs, som mais congestionado nos mids.
Se bem percebo as diferenças, em cada 10 amplificadores/simuladores/VSTs, 9 são a oferecer o som britânico e 1 a oferecer o som americano. Não sei se é por o som americano ser associado aos "inimitáveis" Fender, mas chega a ser enervante para quem não gosta do high gain britânico...
Quais são as diferenças? E de qual gostam mais?
Convidad- Convidado
Re: American vs British distortion
britânica
Luis Miguel- Guitar Legend
- Post Count : 2652
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Kevin09- Guitar Hero
- Post Count : 1520
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom 13; Squier Bullet Stratocaster
distorcion ou od+clean+crunch+(tudo o resto que um bom amp contem -> subjectivo)
british all the way
british all the way
Fype_7- Guitarrista viciado
- Post Count : 813
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Brithish sem duvida alguma ORANGE, VOX ALL TUBE
Só para Bright Clean´s FENDER AMERICAN
Só para Bright Clean´s FENDER AMERICAN
rjrsousa- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 108
Localização : " Achas-te grande lá por teres 331 posts " aprende a T . . .R CDVTSFF
Guitarra : Ibanez Blazer Series 82´
Cyborkie- Guitarrista de garagem
- Post Count : 399
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Brit...always!!!
Tirando algumas honrosas excepções,até que nem uso muito distorção;sempre que possível gosto de puxar pelas válvulas com uma boa dose de compressão,mas invariávelmente costumo previlegiar o chamado som inglês.Não vou muito à bola com o chamado high-gain a não ser que tenha muita qualidade e definição.Por outro lado,o som carrascudo tipo '70's dos amps e preamps ingleses já me diz alguma coisa...
Mas não deixo de gostar de alguns amps americanos,independentemente do factor distorção...
Tirando algumas honrosas excepções,até que nem uso muito distorção;sempre que possível gosto de puxar pelas válvulas com uma boa dose de compressão,mas invariávelmente costumo previlegiar o chamado som inglês.Não vou muito à bola com o chamado high-gain a não ser que tenha muita qualidade e definição.Por outro lado,o som carrascudo tipo '70's dos amps e preamps ingleses já me diz alguma coisa...
Mas não deixo de gostar de alguns amps americanos,independentemente do factor distorção...
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Só uma coisa... o som de distorção a la Fender Bassman e 57 Deluxe é american distortion, certo?? É que parece que ninguém gosta de distorção americana, e eu quando penso em american distortion penso nisso... Quando penso em british, penso no som Vox e no high gain com muitos upper mids/highs (quase à line 6)...
Convidad- Convidado
O factor prende-se com o ponto de saturação das válvulas.Por exemplo nos Vox Ac30,as válvulas de potência são EL-84 ao passo que nos Fender do tipo DeLuxe Reverb já são 6V6.Para potências mais avantajadas,temos as EL34 do lado inglês,e as 6L6GC do lado americano.As do nosso lado saturam muito cedo o que dá uma compressão e voicings muito agradáveis,seja qual for o nível de volume final.Os yankees sobem,sobem e até aos 99% aquilo é cruch;só mesmo nos 100% é que se vai buscar o tal som,mas mesmo assim há diferenças notórias...
Algumas alternativas foram usadas de permeio,como por exemplo as KT66,KT77 e KT88;são modelos da G.E. mas equivalentes às que referi atrás.Cada uma tem a suas características específicas,e a forma como os amps são construídos,os componentes que usam,os altifalantes aplicados,tudo isso faz muita diferença.Não é fácil encontrar o "tal som",mas não é impossível de todo,seja em amps vintage ou actuais.
Já agora um ligeiro Off Topic a título de informação,vejam esta marca com atenção,distribuída pelo Mrjackguitars:
EGNATER o melhor dos dois mundos a muito bom preço!!!
Algumas alternativas foram usadas de permeio,como por exemplo as KT66,KT77 e KT88;são modelos da G.E. mas equivalentes às que referi atrás.Cada uma tem a suas características específicas,e a forma como os amps são construídos,os componentes que usam,os altifalantes aplicados,tudo isso faz muita diferença.Não é fácil encontrar o "tal som",mas não é impossível de todo,seja em amps vintage ou actuais.
Já agora um ligeiro Off Topic a título de informação,vejam esta marca com atenção,distribuída pelo Mrjackguitars:
EGNATER o melhor dos dois mundos a muito bom preço!!!
Slider56- ADMINISTRADOR
High Gain -> american ftw
Kevin09- Guitar Hero
- Post Count : 1520
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom 13; Squier Bullet Stratocaster
Slider56, podem ser bons, mas não são lá muito baratos... 400 euros no mínimo, irra...
Convidad- Convidado
Não falei em preços;nunca me passaria pela mona recomendar amplificadores da treta a ninguém (preços à parte,claro!!!)
Os Egnater têm a particularidade de dar os dois tipos de som: americano e inglês.A construção,qualidade e desempenho são muito acima da média.Os modelos Rebel 30 são simplesmente do outro mundo!!!
Qualquer dia...(ai a conta do G.A.S.)
Os Egnater têm a particularidade de dar os dois tipos de som: americano e inglês.A construção,qualidade e desempenho são muito acima da média.Os modelos Rebel 30 são simplesmente do outro mundo!!!
Qualquer dia...(ai a conta do G.A.S.)
Slider56- ADMINISTRADOR
Falaste em preços sim Disseste "EGNATER: o melhor dos dois mundos a muito bom preço!!!"
Hehe...
Hehe...
Convidad- Convidado
finalmente um topico de discussão que vale a pena mandar bitaites . Eu cá so digo uma coisa Mesa Boogie acho que nem preciso de dizer mais nada
Convidad- Convidado