ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escala Pentatónica menor

+4
fabitO
GoldMonkey
SergioPt
Kaz
8 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Escala Pentatónica menor

Mensagem por Kaz Sáb Ago 16 2008, 10:59

Oi pessoal, decidi fazer este video sobre uma das escalas mais usadas em blues e rock. a pentatonica menor.

espero que o video seja claro o suficente, mas qualquer dúvida, coloquem aqui.

Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Sáb Ago 16 2008, 14:29

OBRIGADO KAZUYA!!! És o maior pá!! Hurra! (dava-te ja aqui 100 000 000 palhetas se pudesse LOL Very Happy) Este video Ajuda-me muito (a mim que não precebo grande coisa de escalas) Tenho só umas questões (talvez muito parvas e basicas, mas aqui vão). Esta escala pode-se usar de forma igual em todos os tõs desde que se respeite bema diferença de tons entre as notas?? Como e que um musico sabe o tom em que se encontra para poder solar a sua vontade?? Cumprimentos


Última edição por Frusciante em Sáb Ago 16 2008, 18:24, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Kaz Sáb Ago 16 2008, 16:47

oi,

sim, desde que garantas que a nota da tonica esteja certa, basta manter as outras posições iguais em relatividade que ja te safas.

mas antes, o tom da escala tu consegues sabe-lo pelos acordes. há sempre uma tónica ou uma nota dominante. em geral é o primeiro acorde de uma sequencia, ou o ultimo caso o ultimo seja prolongado, tipo -ré-dó-sol-sol- em que o acorde de sol tem o dobro da duração. aí ha uma especie de insistencia naquela nota. ou entao por exemplo esta: -mi-sol-lá-sol- o tom seria mí, pk como nenhum acorde se destacou por duração, destaca-se o que inicia a sequencia, pk depois quase todos os breaks e voz entram nesse acorde, e para nao desafinar tem qe estar nesse tom.

provavelmente existe um método "cientifico" mas eu geralmente vou lá por ouvido.

mas voltando à cena da escala, basicamente as posições que eu dei, tipo 1--4,2--4,2--4, etc são posições relativas. basta que garantam que o tom (no caso de estar em mi, será a nota mi) esteja na posição correcta para aquela escala, todas as outras vão atraz, ou seja, seguem o esquema.

mas também não há nada como experimenar uma cena simples tipo blues:
mi-mi-mi-mi
lá-lá-mi-mi
si-lá-mi-si e repetes
cada acorde dura um compasso mais ou menos. 4 tempitos.

e depois gravas isto ou pedes a alguem para tocar, e experimentas a escala por cima.

e pronto, qq coisa diz.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Sáb Ago 16 2008, 18:22

Okok!! Já me sinto mais esclarecido Very Happy (agora vou treinar isso muito bem para ver se entra no mecanismo Ler) Muito Obrigado Kazuya... Abraço
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Dom Ago 17 2008, 07:30

Tou meio Baralhado com esta escala, portanto vejam se estou certo...

A escala pentatónica pode utilizar-se em todos os tons desde que:
Se respeite que da primeira nota para a segunda vão 1,5 tom; da segunda para a terceira vai 1 tom; da terceira para a quarta vai 1 tom; da quarta para a quinta vai 1,5 tons e da quinta para a sexta vai 1 tom. (e depois vai-se repetindo por aí a diante...)

estou correcto?? Abraço
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por SergioPt Dom Ago 17 2008, 09:03

Ora viva,

Acerca da 1ª questão, não k o kaz tenha respondido mal, só mesmo para dar a minha achega, normalmente como o Kaz disse não é difícil descobrir o tom em k se encontra a musica através dos acordes, depois para escolher o tom da em que vamos solar há alguns truques Smile por exemploolhando para a escala de dó só para facilitar (C D E F G A B...) imaginando que queremos fazer uma linha de solo para uma música que está em Dó, apesar de isto não ser rígido há duas formas de nunca errar, que são, ir para a tónica(1º grau) ou seja Dó, ou para a relativa(6º grau) ou seja Lá, depois há outros "parâmetros" a escolher, como o facto de se usarem escalas menores ou maiores, mas isso já está mais dependente do gosto de cada um e claro do tipo de musica, por exemplo uma das característcas do Blues é ter normalmente a linha de ritmo (acordes) num determindado tom maior (exemplo Dó maior) e a linha de solo na escala correspondente à tónica mas menor (no caso Dó menor)

Falando agora da transposição da escala de tom para tom, desde que obedeças aos intervalos da escala podes tocar em que zona do braço queiras, sem querer entrar agr por pormenores de teoria podes basicamente pegar no desenho da escala que o Kaz deu para o tom de mi e mover um tom a baixo para ré unicamente deslocando todas as posições dois trastos em direcção para baixo, desde que o desenho se mantenha podes assim usar a escala em kk tom sem ter k fazer grandes contas de cabeça

Abrc
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Dom Ago 17 2008, 11:04

Muito bem SergioPT (so não entendi muito bem fou aquela 1º tecnica da linha de solo com a escala de Dó) se desse para explicar melhor (é que eu sou muito amador nirsto das escalas Embarassed ) Abraço
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Kaz Dom Ago 17 2008, 16:42

eu aconselho que se nao sabes muito sobre teoria, e eu nao vou tar paqui armado em cromo, pk eu sei de teoria o básico dos básicos e pouco mais, o ideal é ires pelo ouvido. tenta tocar melodias que saibas que estão numa determinada escala, e pratica a escala pentatonica menor. vais-te habituar ao som. depois torna-se muito mais facil topar qual é o tom da musica.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Dom Ago 17 2008, 17:25

Okok... vou seguir o concelho!! Wink Cumpz
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por SergioPt Dom Ago 17 2008, 17:27

Ora bem gostava antes de mais de esclarecer que tb n sou expert de teoria musical nem nada k s pareça Embarassed mas o pouco que sei vou tentar partilhar
Agr nao percebi exactamente onde tinhas a duvida Frusciante
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Kaz Dom Ago 17 2008, 17:34

"mas o pouco que sei vou tentar partilhar"
é só isso que a gente pede! tudo o resto é Bonús!
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por SergioPt Dom Ago 17 2008, 17:42

Ya Very Happy
E atençao que não estou a discordar do que tu dizes acerca de acima de tudo ser o ouvido do musico que manda, so axo k as vezes para principiantes que normalmente nao tem o ouvido treinado(o meu caso confesso) nem sempre é facil julgar se está a tocar u$ma linha de soloque "fique bem" por assim dizer com o resto da musica...
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Dom Ago 17 2008, 19:01

Bom Video! É destas coisas que o nosso forúm precisa!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Seg Ago 18 2008, 03:39

Aqui: "(...) há alguns truques Smile
por exemploolhando para a escala de dó só para facilitar (C D E F G A
B...) imaginando que queremos fazer uma linha de solo para uma música
que está em Dó, apesar de isto não ser rígido há duas formas de nunca
errar, que são, ir para a tónica(1º grau) ou seja Dó, ou para a
relativa(6º grau) ou seja Lá (...)" Cumpz
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por SergioPt Seg Ago 18 2008, 06:13

Ok, 1º vamos olhar para a escala de natural, Do Re Mi Fa Sol La Si, certo.
Agora imaginando k a musica k vais usar para acompanhar o teu solo está no tom de , uma forma de garantir k o teu solo irá estar num tom k soe bem c a musica é usar notas de uma escala(pentatonica p exemplo) de , que é a 1ª nota da escala de ou seja a tonica, ou de que é a 6ª nota k se dá o nome de relativa.
Foi mais claro agr?
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por GoldMonkey Seg Ago 18 2008, 09:28

Eu digo sempre que as escalas são mais precisas do que parece, existem muitos sites por aí a dizer que não é preciso aprender acordes nem escalas nem nada é só pegar em músicas e treinar e fazer exercícios para os dedos tipo 1-2-3-4.
Por isso eu dou de Palheta[Kazuya]= Palheta +4 Riso
GoldMonkey
GoldMonkey
ADMINISTRADOR

Post Count : 194
Data de inscrição : 29/12/2007

http://www.guitarradas.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Seg Ago 18 2008, 18:25

SergioPT: muito mais ja entendi! Very Happy obrigado

Gold Monkey: só quatro palhetas?? eu dava-lhe pelo menos 4000 lol!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por SergioPt Seg Ago 18 2008, 18:45

Inda bem k pude ajudar Smile
Agora força ai a escalar pa trás e pa frente Razz
Abrc
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Kaz Ter Ago 19 2008, 04:51

eu ainda queria fazer mais um, com todas as posiçõs da mesma escala no braço. e depois mostrar que a escala menor de um determinado acorde, pode ser usado para acompanhar um tom maior.
mas depois trato disso.

porte-se
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Kaz Ter Ago 19 2008, 07:04

OK, so para fechar a questao das posições e das posições relativas aqui ficam as cinco posições da escala em esquema.
neste caso usei o exemplo de Fá, pk era a que precisava de menos espaço de braço para se fazer, mas ignorem as notas. pensem so nos tons que as separam. isso representa a posição relativa de cada nota.

aqui vai:

Escala Pentatónica menor Escala_pos1



Escala Pentatónica menor Escala_pos2



Escala Pentatónica menor Escala_pos3



Escala Pentatónica menor Escala_pos4



Escala Pentatónica menor Escala_pos5




fica so aqui a imagem do braço sem notas, caso queira usar para fazer as vossas proprias marcações ou assim.


Escala Pentatónica menor Escala
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Ter Ago 19 2008, 07:26

bom trabalho!! Obrigado:!:
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Qua Out 15 2008, 16:21

Excelente! Tocas mm bem! =)
Essa conversa toda parece chines pa mim, vou agor comprar a minha guitarra, cria ver se conseguia dar uns tokes, mas secalhar e melhor ideia ir ter aulas...
Novamente tocas mt bem e obrigado, ja aprendi 1 coisita nova ^^

Abraços ~~ cheers cheers cheers
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Dom Jan 11 2009, 16:17

boas.em primeiro muit oobrigado pelo video.
vejam la s eu estou certo e tirem desta confusao que fiz na minha cabeça sfv xD (sou meio loiro)Lol
1 para acompanhar uma musica no tom de dó basta usar essa escala do video transposta para que tenha inicio na nota dó ( ou la) certo?
2 podes se transpor para qualquer sitio?por exemplo em que a nota incial (ou tonica nao sei) seja do#? depois tendo em conta que o do# e o 1 bastas fazer 1---4 (na corda de baixo) 1---3 1---3 1---3 1---4 1---4? e assim encaixa numa musica de tom do#?
3e preciso transpor a escala em relaçao a todos os acordes do acompanhamento ou basta tocar a escala transposta em relaçao ao tom da musica?
4 no video nao percebi muito bem aquela parte do quando o kazu encontra o la na corda si e depois apartir desse la começa a escala na corda de cima...porque que a escala ai teve que mudar na corda sol e nos exmplos anterioes nao?(lol esta ta mm confusa)
5 e como saber o tom de uma musica que nao tenha acordes...tipo um arranjo?....por exemplo o arranjo do tema da pantera cor de rosa para guitarra e quase como um solo do inicio ao fim (pelo menos acho eu)
desculpem la eu ser tao basico e desculpem la a trabalheira que talvez va dar s tao a pensar em responder lol
abraços
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Kaz Dom Jan 11 2009, 18:26

sim, basta transpor a escala para que a tónica seja no tom que queres. por exemplo mudar a posição de mi para a posição de lá, para poderes tocar no tom de lá. o que eu faço quando encontro o lá na corda si, tou simplesmente a ir buscar uma tonica numa determinada corda. por exemplo se no tom de mi, tenho um mi na corda Si, eu para passar para lá, simplesmente procuro um lá na mesma corda, e depois uso as posições relativas das notas para o resto da escala.

para acompanhares uma musica, ou um arranjo tens que tentar descubrir ou adivinhar o tom da musica. honestamente nao vou tentar dizer-te como pk nao sei tecnicamente como. eu geralmente faço-o por ouvido, ou por porbabilidade. se uma determinada melodia começa em si, é provavel que a escala seja si. experimentas sí. se soar bem é pk és capaz de ter acertado.

mas a pentatonica o que tem de bom é que é das mais simples e faceis de usar. o pessoal do metal é que geralmente domina as escalas muito bem e sabem jogar bem com a cena.

acho que o video tá um bocado desactualizado. só falo em 3 formatos da escala pentatonica quando podia falar de todos. vou tentar no futuro fazer outro e mudar aqui no forum.

Kaz
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Convidad Seg Jan 12 2009, 14:44

Kazuya escreveu:sim, basta transpor a escala para que a tónica seja no tom que queres. por exemplo mudar a posição de mi para a posição de lá, para poderes tocar no tom de lá. o que eu faço quando encontro o lá na corda si, tou simplesmente a ir buscar uma tonica numa determinada corda. por exemplo se no tom de mi, tenho um mi na corda Si, eu para passar para lá, simplesmente procuro um lá na mesma corda, e depois uso as posições relativas das notas para o resto da escala.

para acompanhares uma musica, ou um arranjo tens que tentar descubrir ou adivinhar o tom da musica. honestamente nao vou tentar dizer-te como pk nao sei tecnicamente como. eu geralmente faço-o por ouvido, ou por porbabilidade. se uma determinada melodia começa em si, é provavel que a escala seja si. experimentas sí. se soar bem é pk és capaz de ter acertado.

mas a pentatonica o que tem de bom é que é das mais simples e faceis de usar. o pessoal do metal é que geralmente domina as escalas muito bem e sabem jogar bem com a cena.

acho que o video tá um bocado desactualizado. só falo em 3 formatos da escala pentatonica quando podia falar de todos. vou tentar no futuro fazer outro e mudar aqui no forum.

Kaz
obrigado kazuya.so duas perguntas...e quando tocas a escala num determinado tom...ela encaixa na musica enteira ou so num certo acorde...por exemplo s a musica estiver no tom d mi basta usar a escala com a tonica d mi ou e preciso mudar em cada acorde?ou da das duas formas?
2 e pode s mover a escala para qualquer tom?ou seja esta escal engloba todas as notas do braço da guitarra?( e que por exemplo s começar a escala no sol do mi ja vai apanhar o do sustenido da corda la e por ai fora?
ah o video esta muito bom mas nao vou negar que seria optimo fazeres mais 30 xD lol
abraço
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escala Pentatónica menor Empty Re: Escala Pentatónica menor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos