duvida com ohms de amps..
+5
MaDj
Schmeichel
Sobreira
JFK66
x0091935
9 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
duvida com ohms de amps..
epa ... surgiu-me uma duvida....sempre tive combos...mais facil..e com um mic...faz o que os outros fazem...mas o meu kustom tem saida para colunas pois e neste momento surge-me a duvida...aquilo é de 50W tem selector para 4 8 16 ohms....posso comprar um cab harley com os celestion 120...? e ligar ao kustom?Thanks
x0091935- Guitarrista de garagem
- Post Count : 399
Guitarra : Gibson Les Paul Studio, Fender Stratocaster American Deluxe, Yamaha apx500, Maison Super Stratocaster (20 anos), Stagg Les Paul, Benhringrer stratocaster Usb, Aria Nylon, Epiphone Swingster & Epiphone Explorar Korina
Guitarrista : Lead
Re: duvida com ohms de amps..
desde que tenhas atençao aos ohm's sim, tem que ser igual no amp e na coluna, senao fritas isso tudo
Convidad- Convidado
imagina que a coluna é a 8ohms, metes o selector a 8ohms, se quiseres meter duas colunas de 8ohms, metes 16ohms ( se o amp tiver duas saidas para colunas)
pelo menos é o que custumo fazer nos concertos em que uso duas cabs e um amp.
pelo menos é o que custumo fazer nos concertos em que uso duas cabs e um amp.
Sobreira- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 142
Guitarra : Algumas
Guitarrista : Indefinido
A traseira do bicho é esta...tem as duas saidas Left e Right...o que me aconselham para melhorar e aumentar o som do Bicho...é que este bicho é um prazer...no que ao limpo...se fala...o crunch é forte...não tendo 2 canais...o novadrive trata-lhe da saude...mas sinceramente adoro o som do amp...e se der para melhorar com um cab decente...andei a ver os harley ou fame com celestion 2 colunas 2x60
Guitarra : Gibson Les Paul Studio, Fender Stratocaster American Deluxe, Yamaha apx500, Maison Super Stratocaster (20 anos), Stagg Les Paul, Benhringrer stratocaster Usb, Aria Nylon, Epiphone Swingster & Epiphone Explorar Korina
ah e wats...posso comprar tudo?
Os speakers têm de ter capacidade de lidar com a potência máxima debitada pelo amp. Por segurança, dá-se uma margem.
Exemplo: se tens um amp de 30 W, usa cabs de 50W ou 60W...
Exemplo: se tens um amp de 30 W, usa cabs de 50W ou 60W...
thanks a todos....se bem percebi entao sera o seguinte:
1 - vale a pena comprar um cab 2x 12'' harley benton vintage celestion 120w ou 2x 60w
2- como o amp tem 50 de saida...nao ha stress com w...
3- tem saida l/r logo o som melhora
4- o cab fica comprado...e no futuro so falta a Head...
1 - vale a pena comprar um cab 2x 12'' harley benton vintage celestion 120w ou 2x 60w
2- como o amp tem 50 de saida...nao ha stress com w...
3- tem saida l/r logo o som melhora
4- o cab fica comprado...e no futuro so falta a Head...
^ tens razão no ultimo ponto.
já agora, compraste esse combo usado?é que vi um igual á venda no olx á uns bons tempos atrás
já agora, compraste esse combo usado?é que vi um igual á venda no olx á uns bons tempos atrás
MaDj- Guitarrista dedicado
- Post Count : 667
Guitarra : Yamaha/Ibanez/Vintage
não, comprei novo...mas ja não há...foi tipo uma edição que a kustom fez..."assinada" pelo Sr BBking...adoro o som do amp....mas so tenho razao no ultimo ponto?
não, acho que tens razão em tudo, mas o ultimo ponto é bem verdade. se um dia quiseres, compras uma head de de 5 watts ou assim e é fixe para tocar em casa, por exemplo
MaDj- Guitarrista dedicado
- Post Count : 667
Guitarra : Yamaha/Ibanez/Vintage
Epá..isso de tocar em casa...repara eu pessoalmente sou mais da opinião de ter um combo...e no "live" usar o bom mic shure57 ligado a mesa...na minha opinião é melhor qualidade e volume do que ter um Stack...poderoso...mas isto tambem depende do que se quer...
Alguém sabe se existe algum tipo de acessório ou aparelhómetro que funcione como um "Impedance Matcher", de forma a ligar um amp de 8 ohms a uma cab de 4 ohms?
Será que há algum adaptador que permita fazer isto sem ter de mudar o wiring da cab?
Será que há algum adaptador que permita fazer isto sem ter de mudar o wiring da cab?
Scorp- Moderador
- Post Count : 3607
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Algo deste género?
https://taweber.powweb.com/store/zmatch.htm
https://taweber.powweb.com/store/zmatch.htm
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
ya é algo do gênero sim... não encontro é uma versão low cost disso...
Scorp- Moderador
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Não é por nada, mas isso deve ser a versão low-cost, pelo menos comparado com estes http://www.zeroimpedance.com/box.html
nanjos- ADMINISTRADOR
Pelo amor de deus... alguns complicam e outros dao informações incompletas que podem lixar o amp ao rapaz...
O teu amp tem um selector de 4/8/16 Ohms para fazer "match impedance" com os speakers.
Os speaker podem estar ligado em série ou paralelo, e isto é IMPORTANTE ou ainda queimas o amp!
Olhas para a ligação dos speakers e verificas se estão ligados em paralelo ou série (provavelmente virá no manual essa informação como seleccionar, bem como a impedancia de cada um).
- Se cada speaker for de 8Ohms e estiverem ligados em paralelo, metes o selector do amp em 4 Ohms
- Se cada speaker for de 8Ohms e estiverem ligados em série, metes em o selector em 16 Ohms.
- Se so ligares um speaker (mono por ex.), se for de 8 Ohms, metes o selector do amp em 8 Ohms, evidentemente.
Vamos ver este cab da HB, o Vintage 2x12" G212:
Harley Benton G212 Vintage guitar cabinet
- 120watts/8ohm - se funcionar só um speaker (de 8 Ohms),
- 2x 60watts/16ohm, - só por este informação vês que estão ligados em série pois a impedancia total em série soma-se (8+8=16).
- mono/stereo (switchable) - com certeza deve ser o switch para alternares entre 1xspeaker (8 Ohms) ou 2xspeakers (16 Ohms).
Mais informaçoes aqui: http://www.prestonelectronics.com/audio/Impedance.htm
Espero ter esclarecido as dúvidas. Alguma coisa, dispoe.
O teu amp tem um selector de 4/8/16 Ohms para fazer "match impedance" com os speakers.
Os speaker podem estar ligado em série ou paralelo, e isto é IMPORTANTE ou ainda queimas o amp!
Olhas para a ligação dos speakers e verificas se estão ligados em paralelo ou série (provavelmente virá no manual essa informação como seleccionar, bem como a impedancia de cada um).
- Se cada speaker for de 8Ohms e estiverem ligados em paralelo, metes o selector do amp em 4 Ohms
- Se cada speaker for de 8Ohms e estiverem ligados em série, metes em o selector em 16 Ohms.
- Se so ligares um speaker (mono por ex.), se for de 8 Ohms, metes o selector do amp em 8 Ohms, evidentemente.
Vamos ver este cab da HB, o Vintage 2x12" G212:
Harley Benton G212 Vintage guitar cabinet
- 120watts/8ohm - se funcionar só um speaker (de 8 Ohms),
- 2x 60watts/16ohm, - só por este informação vês que estão ligados em série pois a impedancia total em série soma-se (8+8=16).
- mono/stereo (switchable) - com certeza deve ser o switch para alternares entre 1xspeaker (8 Ohms) ou 2xspeakers (16 Ohms).
Mais informaçoes aqui: http://www.prestonelectronics.com/audio/Impedance.htm
Espero ter esclarecido as dúvidas. Alguma coisa, dispoe.
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
E ja sei que o post original era de 2011, nao deixa de ser valida a minha resposta.
Obrigado
Obrigado
Z3D- Guitar GOD
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
@Z3D, andas mesmo a precisar de férias pá
Já agora conheces alguma alternativa baratucha para o que o Scorp precisa?
Já agora conheces alguma alternativa baratucha para o que o Scorp precisa?
nanjos- ADMINISTRADOR
Yeap.
Ele que compre um speaker de 4 Ohms, ligue-o em série com o que já tem...
Fácil e eficaz
Ele que compre um speaker de 4 Ohms, ligue-o em série com o que já tem...
Fácil e eficaz
Z3D- Guitar GOD
Nem imaginas quanto... e não só do trabalho...andas mesmo a precisar de férias pá
Mas olha que eu só posto quando é para ajudar, não posto por dá cá aquela palha... e acredita que às vezes só me dá vontade de "deixa-los falar "... outras vezes sai molho, I cant help it!
Life goes on...
Z3D- Guitar GOD
Obrigado, é assim, o amp tem uma saida para speakers de 8 ohms a cab é uma 4x12 de 4 ohms que por vezes é mesmo ligada a um amp de 4 ohms, como tal não pretendo alterar o wiring da cab, para isso teria de fazer um wiring que, através de um switch desse para utilizar as duas opções 4 e 8 Ohms, o grande problema é que a cab em questão já tem mais de 30 anos e como tal informações sobre ela tenho "0" lol e nos altifalantes da mesma não tenho nenhuma info, com o tempo o que lá estava escrito já desapareceu por isso nem sei que marca são e muito menos a respectiva impedância, daí as minhas dúvidas. O que é certo é que gosto do som deles
Um aparelho ou qq coisa que me permitisse acertar as impedâncias entre a saída do amp e a entrada da cab seria o ideal pois dessa forma posso continuar a utiliza-la com os 2 amps, o de 8 e o de 4 ohms.
não sei se me consegui explicar convenientemente lol espero que tenham percebido...
Um aparelho ou qq coisa que me permitisse acertar as impedâncias entre a saída do amp e a entrada da cab seria o ideal pois dessa forma posso continuar a utiliza-la com os 2 amps, o de 8 e o de 4 ohms.
não sei se me consegui explicar convenientemente lol espero que tenham percebido...
Scorp- Moderador
4 speakers, no total.
Provalemente cada speaker deve ter 16 Ohms cada um, estão todos ligados em paralelo (que dá uma impedância total em paralelo de 4 Ohms).
Se isto for verídico, o que poderá fazer é isso mesmo: um switch que permita 8/4 Ohms. Poupas bom guito!
é simples de fazer as ligações pa....
2 em paralelo = 8 Ohms
4 em paralelo = 4 Ohms
a situação é que quando ligas em 8 Ohms só dois speakers estão activos. Serve?
Provalemente cada speaker deve ter 16 Ohms cada um, estão todos ligados em paralelo (que dá uma impedância total em paralelo de 4 Ohms).
Se isto for verídico, o que poderá fazer é isso mesmo: um switch que permita 8/4 Ohms. Poupas bom guito!
é simples de fazer as ligações pa....
2 em paralelo = 8 Ohms
4 em paralelo = 4 Ohms
a situação é que quando ligas em 8 Ohms só dois speakers estão activos. Serve?
Z3D- Guitar GOD
Sim serve, já dá para desenrascar na boa.
Em principio na 2a feira devo conseguir arranjar um tempinho para abrir a cab e ver de que forma estão ligados os speakers. Depois logo coloco aqui fotos e claro se for simples como dizes avanço com a instalação do switch
Em principio na 2a feira devo conseguir arranjar um tempinho para abrir a cab e ver de que forma estão ligados os speakers. Depois logo coloco aqui fotos e claro se for simples como dizes avanço com a instalação do switch
Scorp- Moderador
Isso, mete fotos que por acaso estou tb curioso
Z3D- Guitar GOD
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos