ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Precisarei de aulas de guitarra?

4 participantes

Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 12:16

Boas. Comecei a tocar guitarra à 5 anos, juntamente com um amigo meu que também pouco ou nada sabia. Nunca tive aulas e aprendi basicamente tudo o que sei sozinho e em conjunto com ele. Pelo menos para mim, seria de esperar que 5 anos depois eu já fosse no mínimo um bom guitarrista, mas a verdade é que 5 anos depois eu continuo sem conseguir uma música, mesmo as mais simples, sem dar erros de 3 em 3 segundos, como palhetar a corda errada, falhar a corda, colocar o dedo no traste errado... Outra coisa é que enquanto toco há sempre ruído de fundo vindo das outras cordas que eu não consigo prevenir. Ainda assim, tenho velocidade em ambas as mãos e (alguma) técnica ao ponto de conseguir tocar solos como The Trooper seguindo a música e ainda se perceber mais ou menos o que eu tou a tocar, mas estes erros constantes são frustrantes. Sendo assim, pensei que talvez com umas aulas de guitarra eu possa adquirir os conhecimentos e técnicas que sozinho nunca fui capaz de adquirir. Será a melhor opção?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 12:36

.


Última edição por CarlosC em Qua Ago 24 2011, 10:12, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 13:03

hmmm pode resolver mas tambem pode não resolver. depende de ti.
treina até a perfeição sempre e nunca até conseguires uma vez.
teres velocidade não significa que tens uma boa técnica directamente. podes ser muito rápido e não acertares uma nota ou não fazer um bend no tom, e isso não é técnica. é mas meio aldrabado va...
também 5 anos não é muito mas depende do tempo que praticas por dia também.
e a tecnica não e tudo também... pessoas com experiência noutros instrumentos chegam a guitarra, e dentro de pouco tempo safam-se bem.por isso e que existem aqueles master music minds que tocam varias coisas... o prince por exemplo toca teclado guitarra baixo e canta... isto por que chegou a um ponto que compreende a musica independentemente do instrumento que esta a tocar
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 13:45

isso dos erros é capaz de ser falta de treino da musica. ou seja, dedicares mais tempo ao estudo e a pratica de cada musica. em vez de tocares a musica 10 vezes depois de a aprenderes, toca antes 20 vezes, ou mesmo 30. as vezes necessárias até esses erros desaparecerem.

de resto nao sei, fala nos das tecnicas que sabes e podemos aconcelhar te mais coisas
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 13:54

Não, oiço falar muito em tocar metrónomo mas a verdade é que não tenho a certeza de como se faz exatamente :X...

Bom... eu nos acordes só costumo agarrar com os dedos. Em coisas mais rápidas eu agarro com o polegar por cima do braço da guitarra.

A palheta... eu costumo agarrar entre as pontas dos dedos polegar e indicador. Sim, preocupo-me com a palheta que uso, tendo sempre para a Tortex .73 da Dunlop.

Bom, admito que nesses 5 anos que houve uma altura em que simplesmente me desinteressei e tive uns pares de meses sem tocar. Mas isto foi a coisa de 2 anos e meio. Desde ai tenho sido constante. Normalmente toco sempre 45 minutos a 1 hora e meia, depende da minha disposição e disponibilidade. Por vezes posso tar um, dois dias sem tocar. Ontem por exemplo toquei umas 4 horas no mínimo.

O que mais me frustra é após este tempo todo eu continuar constantemente a dar erros estúpidos que eu não consigo evitar, em cenas que eu tosco desde sempre, e que não faço ideia de como corrigir ou o que estou a fazer mal. Serei assim tão tosco e sem talento para tocar guitarra?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 14:58

,


Última edição por CarlosC em Qua Ago 24 2011, 10:12, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 16:10

tens que pensar também na ergonomia do tocar para pegar de forma mais confortável na guitarra. e a nível de conhecimentos teorico-praticos fazes escalas? constróis acordes? improvisas? conheces campos harmónicos? improvisação modal? sincopa? compassos compostos?
consegues sacar grooves de ouvido? harmonias de ouvido?
que linguagens de que estilos conheces?
tens noção de direcção musical quando compões/improvisas?

etc... tens um mundo de coisas para questionar e estudar

Não podia concordar mais ...

Mas principalmente eu acho que tems de sentir o que estás a fazer tems de fazer as coisas com gosto ... deicha-te levar na musica se te enganas ah paciencia tocas outra vez e outra e outra e quando te fartares paras não tems obrigatoriamente de estar ali a marrar mas sim sentires-te bem a tocar seja o que for acho que isso é muito importante, claro que a teoria musical em todos os assuntos, vai-te ajudar muito mas muito a evoluir, se tems hipoteses e tempo para te inscreveres em aulas mén força nisso nunca é demais aprender ...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 16:53

boas ,

Eu comecei a tocar guitarra há um ano e meio e, a partir do primeiro ano entrei em aulas de guitarra, com um amigo meu, (que por acaso é da minha idade, mas como ele já toca há 5 anos e já tem uma banda, faz os sweeps todos possiveis e imaginários, e com bastante precisão e tal)

Apesar de já saber grande parte das músicas de Iron Maiden, com os solos apenas das minhas favoritas, e os "obrigarórios" tipo fear of the dark, number of the best, the trooper etc...

Quando entrei comecei a aprender os acordes, e acreditem mesmo com as horas todas que treino por dia, eu parecia que nunca tinha pegado numa guitarra... xD Para mim ter aulas, pelo menos um ano é sempre bom, aprendes o básico e facilita-te a composição
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por bmsn Qua maio 18 2011, 19:06

Respondendo curto e grosso à pergunta do titulo do topico:

Toda a gente precisa de aulas.
bmsn
bmsn

Post Count : 21
Idade : 41
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Stratocaster Classic 60's
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 18 2011, 20:25

.


Última edição por CarlosC em Qua Ago 24 2011, 10:12, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Qui maio 19 2011, 03:14

Arranja um professor que puxe por ti, ou então treina até ficares sem dedos.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Dunn Sex maio 20 2011, 13:34

Não li o que escreveste a não ser o título mas vou já dar a minha opinião!

Se gostas de música, tens força de vontade, e queres continuar e ser alguém dentro do tema, recomendo!

Se não tens alguns destes "elementos" que referi acima, esquece lá isso.

Eu aprendi sozinho, poucas dicas do meu pai. Guitarrista dos Def Leppard aprendeu sozinho a tocar.


Abraço man, e boa sorte!
Dunn
Dunn
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 30
Localização : Lisbon, Portugal
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Sex maio 20 2011, 13:57

O que realmente me frustra é ver eu, 5 anos depois, ainda neste nível e outras pessoas com menos tempos de experiência literalmente a dar-me um baile. É isso e é ver eu sempre a marrar no mesmo solo há quase ano e continuar sempre a dar os mesmos errozinhos e os outros a conseguir com umas semanas de treino. Se eu não consigo sozinho queria ao menos ter esperança que melhorasse com o seguimento de alguém que realmente percebe. Nem que fosse para me dizer de vez que eu simplesmente não tenho jeito para isto.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Dunn Sex maio 20 2011, 14:10

Sei que não sei tanto como certos membros aqui do fórum, mas toco há quase desde os 4-5 anos por influências do meu pai. Ou seja, sempre tive o jeitinho para a coisa, mas nunca tive força de vontade. E desde o ano passado que arranjei uma banda na Englaterra e que demos uns concertos, que fiquei com a pica toda! Tens 20 anos, ainda és novo, não te vai custar a aprender!

Tenho um amigo com a minha idade, eu ando a ensinar-lhe a tocar numa acústica uns toques simples e ele passa-se completamente porque dá-lhe impressão eu trocar de acorde sem olhar e ele demora montes de tempo.

Eu digo-lhe sempre "é questão de treino, não se o bicho já nasceu dentro de ti."

entendes o que quero dizer?
Dunn
Dunn
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 30
Localização : Lisbon, Portugal
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por DJGame Sex maio 20 2011, 14:16

Estou quase como tu mas eu só toco à dois anos e meio
por isso fizeste bem em criar este tópico Razz
o que eu penso é (pode ser um pouco estúpido mas faz muito sentido para mim)
o jimi hendrix precisou de aulas de guitarra? não
tens que treinar muito, mesmo que estejas a ver televisão pegas na guitarra e praticas umas escalas, procurar cenas na net, conviver com músicos e também muito importante ouvir música a toda hora Very Happy
DJGame
DJGame
Guitarrista de garagem

Post Count : 493
Idade : 27
Localização : Braga
Guitarra : Squier Fender Bullet Stratocaster HSS
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 19/08/2009

http://www.guitarvsgodzilla.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Dunn Sex maio 20 2011, 14:22

Fui há uns anos a um concerto dos Megadeth, só aquela pica do Dave Mustaine fez-me dar umas influências enormes e hoje sou vocal/Ritmo.

Nem mais, tens de conviver mais com pessoal da guitarra.

Eu nem foi preciso "tenho de conhecer já montes de pessoal da guitarra!" eu fui mais conhecendo através de amigos, e foi assim que formei uma banda.

Boa sorte nisso
Dunn
Dunn
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 30
Localização : Lisbon, Portugal
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por edub13 Sex maio 20 2011, 14:55

Oi eu toco a uns 8 meses, toco todos os dias tenho aulas de viola, mas isso das aulas e relativo, é mais é pa tecnica, porque quase tudo o que aprendi foi sozinho. Apenas tens que treinar um bocado todos os dias e vais ver ke vais começar a evoluir.
edub13
edub13
Guitarrista dedicado

Post Count : 560
Idade : 27
Localização : Seixal
Guitarra : Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Sex maio 20 2011, 18:58

vocês só falam na guitarra propriamente dita. mas esquecem-se da chatinha da teoria, mas muito importante. procura na net, aqui no forum existe coisas boas para te iniciares na teoria LAB. e mais uma coisa, larga o solo que andas a batalhar a milhares de horas e pega noutra coisa. depois daqui a 1 ou 2 meses voltas a esse solo e a coisa se calhar já vai ao sitio. sabes que o overtraning não existe só no desporto Wink
as vezes 1h de estudo rende mais que 4 ou 5h seguidas. essa hora bem aproveitada, todos os dias faz milagres
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Sex maio 20 2011, 19:30

Palheta +1 para o Pedro_guitar!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Convidad Dom maio 22 2011, 14:17

eu também já passei 6/7h por dia a tocar. as vezes seguidas. mas não me trouxe nada de novo a nível de técnica. trouxe outras coisas, também boas, mas não interessa.

não se metam é a estudar com o metronomo 123423948 BPM's. isso não vai fazer nada. treinem muito devagarinho os licks e as sequências de acordes. sempre muito limpinho e com precisão. esqueçam os overdrives, os delay, as distorções. todos os efeitos que conhecem e também os que não conhecem são inúteis quando se trata de estudar a serio.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Precisarei de aulas de guitarra? Empty Re: Precisarei de aulas de guitarra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos