ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Musica Pimba

3 participantes

Ir para baixo

Musica Pimba Empty Musica Pimba

Mensagem por Victor Santos Dom Mar 13 2011, 09:58

Boas, gostaria de saber qual a formaçao base da musica pimba~?


Exemplo: I III IV


Se alguem souber que me diga.


Abraço
Victor Santos
Victor Santos
Aprendiz de guitarra

Post Count : 87
Idade : 30
Localização : Portugal
Guitarra : Cort G 110 - Pedaleira Boss - ME 25
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 18/07/2010

http://www.yellowdogs.co.cc

Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por Convidad Dom Mar 13 2011, 15:08

As musicas pimba normalmente têm 2 ou 3 acordes. Não sei nenhuma progressão pimba, mas sei que normalmente ficam-se sempre pelos acordes simples, ou menores ou maiores. Mas para compor exprimenta coisas como I-IV e VI-V. As guitarras na musica pimba são sempre muito básicas...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por Prats Ter Mar 15 2011, 17:19

Rob Harris escreveu:As guitarras na musica pimba são sempre muito básicas...

Não sei se concordo na totalidade com esta afirmação. As músicas pimba normalmente obedecem a todos os básicos princípios da composição, ou seja, não "arriscam" no sentido de colocar notas inesperadas, que fujam à escala em que foram concebidas. O que nos faz identificar a música pimba logo à partida (e diferenciá-la de muito boa música que "arrisca" pouco) é mais o ritmo e a tipo de instrumentos/timbres usados. Para quem estuda composição e tem de passar num exame, sair-se com uma música pimba à maneira é a melhor forma de garantir o 20!

Dito isto, I IV II V (p.e., G Em Am D) é uma fórmula muito conhecida. Também tens progressões muito portuguesas tipo C Gm7 C Gm7 C F Gm7 C.
Prats
Prats
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 155
Idade : 41
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson LesPaul 60' Tribute; Godin SD24; Squier Classic Vibe Telecaster; Ibanez Artcore AFS77T
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 16/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por Convidad Ter Mar 15 2011, 17:26

ou seja, progressoes muito basicas. 4 acordes simples e tens a musica feita.
agora podes ter um progressao mais complexa com 4 acordes. basta juntares extençoes e tá a tenda armada para complicar a coisa
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por Convidad Ter Mar 15 2011, 17:30

Então, e o facto de as linhas de guitarra serem básicas está de acordo com o que disseste Very Happy

Sim, mas as extensões vão dar uma sonoridade mais "complexa", não muito própria da pimbalhada
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por Convidad Ter Mar 15 2011, 17:39

exacto, podes ter um preogressao pimba com 7 acordes, e podes ter um preogressao de de Funk, jazz, fusao, whatever, apenas com um acorde base e depois andar sempre a volta das suas extensoes. simples nao quer dizer poucos acordes
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por Victor Santos Qua Abr 13 2011, 13:06

Obrigado! Gostei
Victor Santos
Victor Santos
Aprendiz de guitarra

Post Count : 87
Idade : 30
Localização : Portugal
Guitarra : Cort G 110 - Pedaleira Boss - ME 25
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 18/07/2010

http://www.yellowdogs.co.cc

Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por deepshadows Qui Abr 14 2011, 05:48

Boas

Já andei durante 3 anos a tocar num grupo de baile, e tocavamos a chamada musica pimba, embora na sua maioria sejam composições simples, 3 ou 4 acordes, lá ás vezes aparece uma ou outra que mete ali algo pelo meio só para "tentar" complicar LOL mas não muito Very Happy

Não vou acrescentar muto ao que aqui já foi dito, ou melhor não vou acrescentar nada, mas a todo o pessoal do Rock; do Metal; do Jazz; do Blues e por ai fora, é algo que aconselho a fazer, se tiverem oportunidade toquei nem que seja por um ano num grupo de baile, dá bastante rodagem e experiência de palco, foi nesse meio que aprendi a safar-me de várias situações que aconteciam durante o espectáculo, e foram bastantes, desde o teclista esquecer-se do solo e ter de improvisar algo para tapar a situação, ou o outro guitarrista esquecer-se de fazer um solo ter de ser eu a faze-lo in extremis LOL até ao batera bloquear e a malta ter de fazer um compasso de espera saido do nada Riso Riso são este tipo de situações que acabam por dar estaleca a um musico.

Epá só de falar nisto até fiquei com saudades desse tempo Smile
deepshadows
deepshadows
Guitarrista viciado

Post Count : 913
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez SA420X ; EPIPHONE LP STD; Ibanez TALMAN (Acustica); Ibanez GIO GRX720 (7 cordas)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por Victor Santos Qui Abr 14 2011, 07:13

Muito Bom! Obrigado...
Victor Santos
Victor Santos
Aprendiz de guitarra

Post Count : 87
Idade : 30
Localização : Portugal
Guitarra : Cort G 110 - Pedaleira Boss - ME 25
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 18/07/2010

http://www.yellowdogs.co.cc

Ir para o topo Ir para baixo

Musica Pimba Empty Re: Musica Pimba

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos