ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

4 participantes

Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Seg Nov 22 2010, 19:56

Boas.

Este post tem como base umas ideias que foram iniciadas noutro post mas concluídas por mim com ajuda do perlepumpa. A quem agradeço desde já as suas ideias.

No outro post, desta secção, falou-se do facto do sistema operativo da Mac e dos seus programas estarem mal divulgados pelo fórum. Não sei bem, quantos utilizadores aqui utilizam um Mac para as suas gravações e ideias musicais, mas aqui vai para quem quiser saber.

Bem, como já referi ocasionalmente, comprei um Mac (dos mais básicos) por causa dum programa de Gravação. Li, procurei e visualizei no youtube, tudo o que queria saber sobre o programa e se, na realidade se adequava a mim e às minhas pretensões. E quando dei por mim, entusiasmado e mais que satisfeito sobre o que tinha lido, decidi-me então, comprar um Mac, para poder usufruir do programa.

Ora, o programa de Gravação chama-se Logic Express 9 (Não vem com o Mac).

Antes de me referir ao programa, devo dizer que já gravei e já utilizei programas como os da Cakewalk e Guitar Rig para Windows.

O Logic Express 9, é um estúdio simples, eficaz e leve.

O seu funcionamento, é intuitivo e fácil. Basta ler e ver uns tutoriais no youtube que ficamos a perceber onde estão as ferramentas necessárias para cada um de nós.


Iniciando o programa:

Instalamos o audio interface via usb no portátil e iniciamos o programa. Automáticamente ele irá identificar o seu interface e normalmente não é necessário 'mexer' em nada. Mas caso seja preciso, "Logic Express -> Preferences -> ..." .

Eu costumo iniciar com o 'Empty Project' o que me permite começar do zero. Criar a música à minha maneira sem restrições. Mas existem várias opções que ajuda a iniciar pela primeira vez no programa.

Ao escolhermos o 'Empy Project' aparece uma janelinha com 3 opções: "Audio; Software Instrument e External Midi";

'Audio' - o programa capta através do interface, o instrumento real que tiver lá ligado.
'Soft. Instrument' - o programa fornece-te uns quantos 'beats' de baixo, guitarra e por aí fora ... de forma a gravares o teu som. Ou seja, não precisas de instrumentos reais.
'External Midi' - sinceramente ... nunca me dei ao trabalho de saber o que era isto. Mas como o nome o diz, capta os sons midis de outros instrumentos.

Como eu ligo a Guitarra ao interface, escolhe a opção 'Audio' e apartir daí é só gravar (tens que fazer um 'save' obrigatório. É uma questão de segurança muito boa por parte da LE9. O programa pode crashar, mas fica sempre algo salvo. Embora é muito dificil, um Mac crashar). Pode-se escolher variados amplificadores com diversos mod's e por aí fora ...

Rock - On !!!

LOGIC EXPRESS 9 + BATERIA (?)

Agora, uma das dúvidas que se debateu no outro post e que eu e o perlepumpa continuamos por PM, foi saber a sua compatibilidade com programas de bateria. O LE9 não traz uma 'pauta' de bateria, ao contrario dos programas da Cakewalk.

Pode-se sempre exportar as batidas do Garage Band, mas ... ao fim de dois dias, vocês verão os limites e quererão muito mais.

Então procurei e procurei e encontrei o EzDrummer da Toontrack. Muito bem me disseram do programa mas nunca consegui com que o LE9 reconhece-se o EzDrummer como uma unidade de Audio.

Então que desisti e tentei o Superior Drummer. Apesar de pertencer à mesma companhia que o EzDrummer, o SD é muito mais avançado com possibilidades de packs e upgrades de batidas de Metal, Jazz, Blues ... and so on ...

E este sim, funcionou. Apesar de funcionar ... nunca mais o utilizei por motivos de outra natureza.

Como fazer com que o LE9 reconheça o SD (ou outro programa qualquer compativel) ?

Instala-se o Superior Drummer sem o LE9 ligado. Depois de tudo estar feito inicia-se o LE9 e deverá, automaticamente (pois o LE9, sempre que é aberto procura novos VST's e Midis) é só:

1.Adicionar uma 'Software Instrument';
2.Clickar num botãozinho em branco do lado esquerdo do programa (a meio +/-) entre o I/O e o Stereo Out (se houver problemas, digam que eu posto uma fotografia do botão).
3. Procurar entre os diversos VST's que o programa possui (bem como o vosso Mac), posicionar o rato no 'AU Instruments' -> Toontrack (ou o fabricante do programa que utilizam) e clikem sobre o programa (neste caso, Superior Drummer).

E aparecerá um kit de bateria onde podem ... Já sabem né ? xD


Agora, para quem quer usar um programa grátis, leve e eficaz deixo-vos com a sugestão do perlepumpa: Hydrogen

É um programa onde vocês criam a batida que querem utilizando as ferramentas existentes no programa. É simples e fácil! Em poucos minutos ficam a perceber tudo o que há para perceber.

Passar a Batida do Hydrogen para o Logic

1. Após a criação da bateria (ainda dentro do Hydrogen), sigam os passos: 'Project ->Export Midi File'. Guardem-no com o nome que quiserem, onde quiserem.
2. Já no Logic, carreguem no Midia (shortcut 'B') e seleccionem a aba 'Browser'. Procurem onde guardaram o midi criado pelo Hydrogen e arrastem para a vossa Track pretendida.
3. Carregar no Espaço para ouvirem o vosso som completo xD


Espero que tenha ajudado alguém e se tiverem questões, dúvidas ... Por favor, façam-nas. É da maneira que eu aprendo também!

E mais uma vez, obrigado perlepumpa Rock
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por nanjos Ter Nov 23 2010, 03:14

Não tenho Mac, mas acho que é um bom tópico para quem tem, toma lá Palheta +1 Very Happy
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por perlepumpa Ter Nov 23 2010, 05:51

hey!

não tem de que!

eu é que agradeço a disponibilidade para fazer um post tao completo! Fica aqui um tuturial dos primeiros passos para quem quiser =D

muito bom apludo e ja te dei um voto tb!
perlepumpa
perlepumpa
Guitarrista de garagem

Post Count : 474
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Telecaster, LTD EC-1000; Ibanez Distroyer(with blackout); Alhambra 4P, Guitarra Portuguesa António Carvalho
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/11/2010

http://soundcloud.com/perlepumpa

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Ter Nov 23 2010, 08:51

Eheheh

Obrigado !!

Se houver Problemas, avisem ! Rock
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por lowprofile Dom Mar 24 2013, 06:04

Interessante este tópico que agora decidi desenterrar... Smile
Ainda utilizas o Logic? Eu estou a tentar adaptar-me ao Logic Pro 9.
Que interface usb estás a usar?

abraço
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Dom Mar 24 2013, 06:49

Boas.

Também já me tinha esquecido que tinha isto aqui xD

Pah, utilizo sim para umas brincadeiras e testar efeitos praticamente.

Já usei um USB Guitar Link mas entretanto despachei-a e uso uma Zoom G2.1u.

Na realidade o Logic é igual em termos de funções aos restantes 'rivais'. Mas acabei por me adaptar rapidamente a todas as funcionalidades básicas do Logic. Tem tudo à mão... Basta teres uma tardezinha disponível e apanhas tudo o que tens de apanhar.

Até à data, nenhum problema (of any kind) com este software e recomendo-o por esse motivo.

Mas estás a ter algum problema com os interfaces?
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por lowprofile Dom Mar 24 2013, 07:45

Não estou a ter problemas. Ele até está a funcionar bastante bem. Tenho um Pod Studio UX2 da Line 6.

Queria era carregar os efeitos do Pod Farm 2.55 para o Logic Pro e ainda não descobri aonde.
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Dom Mar 24 2013, 08:32

Hum... Não sei se já fizes-te isto ou não, mas isto permitiu-me adicionar uns patchs VST's

>Preferences
->Audio Units Manager


Faz um 'Reset&Rescan Selection' e vê se aparecem os teus efeitos.

Depois adiciona uma faixa de gravação (New Track -> Audio) e se clicares nos Inserts do lado esquerdo aparecem os efeitos que vêem com o programa e no fim deverá aparecer 'Audio Units'.

Deverá, em principio, aparecer os efeitos do Pod Farm
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por lowprofile Dom Mar 24 2013, 19:10

É isso mesmo! Obrigado!!!! Smile

Só me falta saber uma coisa que se calhar podes ajudar.. Eu agora queria gravar o som em "dry input" e colocar/modificar/moldar os efeitos posteriormente. Portanto queria ao gravar, estar a ouvir por exemplo uma distorção com delay e reverb, mas no entanto o som que está a ser gravado é o som seco sem efeitos.
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Seg Mar 25 2013, 13:51

Boa, ainda bem que consegui ajudar Rock

Pah, em relação a isso, dá para gravares o som limpo e depois aplicares os efeitos que queres. Crias uma nova faixa, começas logo a gravar o que queres sem efeitos sem nada e no fim nos Inserts aplicas o AMP, os efeitos, etc. etc...

Mas em relação ao ouvires (p.e.) distorção enquanto gravas mas apenas gravar o som limpo... Pah, não sei mas vou pesquisar sobre isso e se encontrar a resposta, obvio, que postarei aqui Wink
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por lowprofile Seg Mar 25 2013, 19:19

Acho que já consegui. Não é preciso fazer grande coisa. Simplesmente carrego o vst que quero para gravar e ouvir ao mesmo tempo, depois posso alterar/retificar o vst que usei ou mesmo desactiva-lo ficando com a faixa limpa.

Aconselhas mais algum software em especifico para Mac, para guitarristas? Ainda ando a explorar um bocado este mundo. Smile
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Seg Mar 25 2013, 21:04

Pah sou-te sincero, só o uso para umas pequenas brincadeiras, ver efeitos e combiná-los entre eles a ver o som que sai.

Não só com a guitarra, mas com baixo, piano e até com um didgeridoo lol.
Crio bateria no programa, utilizo também os efeitos dos sintetizadores que o programa trás, saco uns packs de 'sons' de animais, natureza etc... E bou experimentando mas nada de concreto.

É um excelente programa porque é simples e bastante intuitivo para aprender, e eu fico 'viciado' só nestas 'paneleirices' que te digo lol. Ainda à pouco vi cenas no youtube sobre o programa que me dão mais curiosidade de aprender.

Mas para guitarristas, podes sempre sacar uns packs adicionais (como o POD Farm que tens) e explorar ainda mais o programa. E acredita que já tens muito com que te entreter se lhe apanhares o gosto Wink

Senão, tens o conhecido Guitar Rig e todos os 'plug-ins' que existem para os softwares windows, que certamente dão para o Logic
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por lowprofile Ter Mar 26 2013, 08:14

POD Farm já tenho o platinum, pois comprei os packs todos de efeitos para ele.
Agora já ando a ver os VST's do Guitar Rig e do Amplitube.

Isto é mesmo viciante! Smile
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por lowprofile Ter Mar 26 2013, 08:38

Por acaso conheces um programa para Mac chamado Melodyne?
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Ter Mar 26 2013, 19:16

Viciantes mesmo! Rock

Conheço apenas de youtube e reviews. Já o ando a 'namorar' algum tempo mas ainda não me mandei porque o que tenho visto é mais para voz (ou pelo menos, é o que o pessoal diz).

Já o experimentas-te?
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por lowprofile Ter Mar 26 2013, 19:36

Já experimentei, mas gostava de ver uma versão mais actual a trabalhar.
Não é só para a voz. Consegues afinar uma música inteira com ele.

Queria tambem para mac era software para jam, tipo o riffworks ou band-in-a-box. Algo com loops ou que dê para improvisar em cima escolhendo a tonalidade.
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Ter Mar 26 2013, 19:56

Vou ver se este fim de semana experimento o Melodyne a sério Wink

Em termos de packs, há muita variedade pelo google (embora a qualidade de alguns packs são o que são) mas não te consigo neste momento exemplificar um em concreto.

O que tens é, os jams do Garage Band que automaticamente 'migram' para o Logic (e alguns do Logic mesmo).

Bais a:

Media (canto superior direito)
->Loops

São muitos, tudo muito abrangente, mas dá para 'brincar' lol
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Seg Abr 01 2013, 05:22

Boas,

Já experimentei o Melodyne!

Programa muito bom e muito simples! E sim, não é só para voz. Consegue-se por tudo alinhado sem 'desafinos' lol!

Mais uma 'coisinha' para brincar xD
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por lowprofile Seg Abr 01 2013, 05:41

Que versão arranjaste?
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 42
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por dabidpinto Seg Abr 01 2013, 08:30

O Melodyne Editor ver. 1.1.5

Não sei qual a versão em que vai, mas apenas arranjei este Rock
dabidpinto
dabidpinto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 52
Idade : 36
Localização : VN Gaia
Guitarra : Cort Z42; Stagg SW206CE-BK; Custom DP; VGS Cobra; Hofner 172
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 17/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

[MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades Empty Re: [MAC OS X] Logic Express 9 + Compatibilidades

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos