Tutorial de Manutenção.
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Tutorial de Manutenção.
Tutorial de manutenção
Venho criar este tópico para lançar o meu tutorial de manutenção da guitarra.
Tópico este que compreende vários factores como a limpeza, lubrifacação e outros aspectos a ter em conta quando se trata de estimar a nossa guitarra e para que não se verifique futuramente, danos, instabilidade e mau aspecto.
O tutorial irá resumir os seguintes critérios:
Limpeza e polimento dos trastos;
Limpeza e hidratação da escala (fretboard);
Limpeza e lubrificação do hardware;
Encontrar danos que comprometam a tocabilidade (trastos soltos ou desnívelados);
Cuidados a ter com a guitarra.
Limpeza e polimento de trastos
1 - Isolar a madeira da escala, sobretudo nas escalas em maple envernizado. (requer dedicação, tempo e paciencia).
Isolo completamente a escala com fita-crepe (fita de pintor). A partir de determinado número de trastos começo a ter de cortar a fita em pedaços mais finos porque o espaço de madeira entre trastos fica cada vez menor.
Se tiverem dúvidas entre a qualidade e espessura da fita, apliquem uma segunda camada.
No caso de o braço ser aparafusado ao corpo (bolt-on neck) o mesmo deve ser retirado para facilitar a tarefa e evitar riscos ou danos no acabamento do corpo. Caso contrário isolo também a área dos pickups, corpo e braço (quando o acabamento é delicado) com a ajuda de fita-crepe, fita-film ou papel.
Ao retirar o braço é conveniente que se aplique um verniz ou gotas de super-cola nos furos das roscas tanto no braço como no corpo da guitarra. A principal razão para esta tarefa consiste em proteger a direcção dos furos na madeira para que não seja alterada a sua estrutura devido á humidade que dilata a madeira. No caso da super-cola para além de aplicado ao mesmo factor promove também um melhor aperto dos parafuso quando a rosca na madeira já se encontra moída causando mau aperto.
2 - Polimento e limpeza de trastos (requer dedicação, tempo e paciência).
Dou uma passagem com lixa de água, "a seco", em todos os trastos de modo a:
retirar oxidação;
deixa-los o mais arredondados possivel nas áreas em que os trastos ficam com o topo plano devido ao abuso de bends;
disfarsar riscos;
minimizar sulcos em profundidade provocados pelas cordas que começam habitualmente a aparecer em redor da corda G no 3º trasto.
Em primeiro, trabalho trasto a trasto com a lixa de grão #400. Isto deve ser feito com alguma habilidade de modo a não rebaixar o topo dos trastos em altura. Deve-se atacar os trastos pela lateral usando também a curvatura do dedo para devolver o redondo.
Não lixar muito sobretudo com este grão de lixa.
De seguida, com a mão ao de leve, ou pedaço de borracha com forma curva utilizo-la como base para a lixa em que vou atacar os trastos todos de seguida. Esta base curva vai também ajudar a devolver o redondo dos trastos. Para a frente e para trás ao comprimento da escala, duas ou três passagens. Isto tudo ainda usando o grão #400.
Em diante, repito o mesmo processo com o grão #600 para disfarsar os riscos provocados pela lixa anterior e de seguida com o grão #1000 para um toque mais suave.
Por vezes nem sempre existe lixa de água grão #1000. pode-se então usar outro valor intermédio, #400, #500 e #600 ou só #400 e #600. porém não recomendo um grão inferior a #400.
Por fim finaliza-se o polimento com "lã de aço" de modo a que os trastos fiquem polidos e brilhantes apresentando um aspecto novo.
Recomendo o uso de equipamento de segurança ( local adequado, mascara, etc.).
Atenção aos locais onde se procede a esta operação pois o ambiente vai ficar poluido devido à lã de aço se desfazer em pequenas particulas que se espalham pelo ar.
Estas são também atraídas pelo campo magnético dos pickups, que posteriormente dificulta a sua remoção. Daí recomendar que sejam isolados os pickups.
Para os mais exigentes na qualidade do serviço existe um acessório para mini-berbequim (Dremel) especialmente concebido para esta tarefa em combinação com uma massa de polir própria.
Agora sim têm os vossos trastos redondos, uniformes e brilhantes como se nunca tivessem sido tocados!
Limpeza e hidratação da escala (fretboard)
1 - Remoção da fita e limpeza.
É necessário que haja o menor tempo de espera entre, colagem - tarefa - remoção, de modo a facilitar a remoção cola.
A fita é retirada lentamente, em particular nos braços em maple para que não se danifique o verniz.
Os residos de cola no fretboard deixados pela fita-crepe são retirados com um pano de flanela suave, limpo e embebido em nafta.
Faço questão de frisar, a nafta (mais comum, e acessivel como gasolina de isqueiros, zippo, ronson, cliper, etc.), não só para limpar os residos de cola como também para solvente de limpeza em toda a guitarra.
A nafta é um solvente mineral derivado do petróleo com baixas propriedades de agressão e corrosão que permite limpar acabamentos sensiveis, como o verniz nitrocelulosico e vernizes à base de água.
Nas escalas já com bastante sujidade acumulada, a remoção é auxiliada através da raspagem com uma palheta ou cartão plástico, fino e maleável como os cartões besnet, caixadirecta etc, ou até mesmo com a espessura standard de um cartão de crédito, moldando o plástico á curvatura da escala (fretboard radius).
2 - Hidratação da escala (fretboard).
A hidratação da escala é feita para que a madeira ganhe vida e cor, para uma aparência limpa como um toque suave e rápido.
Infelizmente os braços com escala em maple, não necessitam deste tratamento. Como a escala é envernizada a solução é remover o verniz anterior e aplicar novo envernizamento ao que se torna uma tarefa mais dispendiosa.
Os produtos a usar nesta tarefa são alguns óleos de origem vegetal como o óleo de cedro, óleo de linhaça, sendo o mais comun e designado para esta tarefa o óleo de limão (lemon oil) facilmente acessivel em lojas de guitarras e instrumentos em geral.
O excesso de hidratação e gordura não são desejados por causar fissuras na madeira e também originar que os trastos se soltem da escala. De tal modo que, a aplicação de óleos na escala deve ser feita duas a tres vezes por ano com intervalos minimos de quatro e seis meses.
O óleo é aplicado da seguinte forma: com um pano, limpo, suave e que não largue muito pêlo, humedecido e "não ensopado" em óleo, aplica-se na madeira em movimentos circulares.
Depois de aplicado o óleo deve-se aguardar alguns minutos para que boa parte do mesmo seja absorvida pela madeira, usando de seguida mais "um pano limpo" para a remoção do excesso de óleo.
Espera-se cerca de algumas horas para que a madeira apresente um aspecto seco, e não o brilho do óleo.
Após seco repete-se toda a tarefa por mais duas vezes.
Por fim, têm o braço da vossa guitarra limpo, com bom aspecto, escala com uma cor viva como se ainda fosse novo.
Limpeza e lubrificação do hardware
A limpeza e lubrificação do hardware implica desmontar todo o hardware ao pormenor não tendo muito que saber, apenas para desapertar.
Deixar todos os metais num recipiente, de molho, em uma solução liquida que ajuda a desfazer a oxidação sem corroer os metais e a lacagem.
Essa solução líquida é nada mais, nada menos que: 1 parte de nafta com uma parte de óleo fino de maquinaria ou mesmo o famoso WD40.
Deita-se para o recipiente de modo a que cobra todo o material lá depositado e deixa-se actuar durante uma duzia de horas, da noite para o dia por exemplo.
Depois de ter ficado umas horas de molho escova-se as peças que ainda tenham ferrugem depositada com a ajuda de uma escova de dentes. Esta solução liquida não sendo muito agressiva é natural que alguma oxidação ainda persista, para tal basta que se repita o processo até que a limpeza fique aceitavel.
Para secar as peças o melhor é envolvê-las em guardapo ou papel de cozinha, pois tem uma boa absorção da gordura. No caso das pontes e tremolos é preferivel montar as peças todas (parafusos e selas, etc.) e então embrulhar a ponte no papel. Desta forma a parte exterior da ponte fica seca e limpa enquanto no interior ficará já lubrificada.
Faço destacar os tremolos com fixação "pivot-wind cut, floating brige" ex: Floyd Rose, Ibanez Edge, Fender American Std, Deluxe,para que seja lubrificada com cêra de vela na área vitima de atrito, ou seja o ponto de fricção dos pivots com o wind-cut e knife edge da ponte. Basta aquecer a vela e verter uns pingos antes de montar o tremolo à guitarra.
Recomendo também um lubrificante baseado em graphite(Guitar-grease ou outros produtos para o efeito, normalmente embalado em seringa para facil aplicação, ou até mesmo graphite extraído de um lápis), para ser aplicado nas slots da pestana, selas e retentores de cordas (string tree ou string retainer).
Para quem preferir e posteriormente á limpeza pode lubrificar com produtos existentes no mercado para tal efeito (ex. Guitarlube, Guitar-grease, Tri-Flow).
Obviamente, depois de todo este trabalho de desmontar, hardware e ponte, implica fazer um novo setup.
É natural acontecer que os parafusos auto-roscantes que apertam contra a madeira (ex. do pickguard e aperto do braço ao corpo) tenham tendência a apertar em vazio devido á rosca na madeira ter moído. Neste caso os parafusos podem vibrar e causar ruídos indesejaveis, o chamado hardware buzz, para recuperar a rosca baste que preencha o furo com,um bocado de palito de madeira com um pingo de cola branca, ou apenas super-cola.
Por vezes depois de montado é possivel que o braço ou cordas não estejam centrados com o corpo da guitarra. Para tal é necessário que se alivie os parafusos que apertam o braço ao corpo (neck joint plate) cerca de 1 centimetro, e com algum malabarismo forçar o braço à posição correcta com uma mão e voltar a apertar os parafusos com outra.
Em final, se quiserem prolongar a vida ao acabamento "verniz" desaconselho a utilização de produtos abrasivos como o guitar polish entre outros também como produtos baseados em silicone. Deve-se usar esporásdicamente e quando se justifica.
O uso prolongado de abrasivos irá provocar desgaste do verniz.
Venho criar este tópico para lançar o meu tutorial de manutenção da guitarra.
Tópico este que compreende vários factores como a limpeza, lubrifacação e outros aspectos a ter em conta quando se trata de estimar a nossa guitarra e para que não se verifique futuramente, danos, instabilidade e mau aspecto.
O tutorial irá resumir os seguintes critérios:
Limpeza e polimento dos trastos;
Limpeza e hidratação da escala (fretboard);
Limpeza e lubrificação do hardware;
Encontrar danos que comprometam a tocabilidade (trastos soltos ou desnívelados);
Cuidados a ter com a guitarra.
Limpeza e polimento de trastos
1 - Isolar a madeira da escala, sobretudo nas escalas em maple envernizado. (requer dedicação, tempo e paciencia).
Isolo completamente a escala com fita-crepe (fita de pintor). A partir de determinado número de trastos começo a ter de cortar a fita em pedaços mais finos porque o espaço de madeira entre trastos fica cada vez menor.
Se tiverem dúvidas entre a qualidade e espessura da fita, apliquem uma segunda camada.
No caso de o braço ser aparafusado ao corpo (bolt-on neck) o mesmo deve ser retirado para facilitar a tarefa e evitar riscos ou danos no acabamento do corpo. Caso contrário isolo também a área dos pickups, corpo e braço (quando o acabamento é delicado) com a ajuda de fita-crepe, fita-film ou papel.
Ao retirar o braço é conveniente que se aplique um verniz ou gotas de super-cola nos furos das roscas tanto no braço como no corpo da guitarra. A principal razão para esta tarefa consiste em proteger a direcção dos furos na madeira para que não seja alterada a sua estrutura devido á humidade que dilata a madeira. No caso da super-cola para além de aplicado ao mesmo factor promove também um melhor aperto dos parafuso quando a rosca na madeira já se encontra moída causando mau aperto.
2 - Polimento e limpeza de trastos (requer dedicação, tempo e paciência).
Dou uma passagem com lixa de água, "a seco", em todos os trastos de modo a:
retirar oxidação;
deixa-los o mais arredondados possivel nas áreas em que os trastos ficam com o topo plano devido ao abuso de bends;
disfarsar riscos;
minimizar sulcos em profundidade provocados pelas cordas que começam habitualmente a aparecer em redor da corda G no 3º trasto.
Em primeiro, trabalho trasto a trasto com a lixa de grão #400. Isto deve ser feito com alguma habilidade de modo a não rebaixar o topo dos trastos em altura. Deve-se atacar os trastos pela lateral usando também a curvatura do dedo para devolver o redondo.
Não lixar muito sobretudo com este grão de lixa.
De seguida, com a mão ao de leve, ou pedaço de borracha com forma curva utilizo-la como base para a lixa em que vou atacar os trastos todos de seguida. Esta base curva vai também ajudar a devolver o redondo dos trastos. Para a frente e para trás ao comprimento da escala, duas ou três passagens. Isto tudo ainda usando o grão #400.
Em diante, repito o mesmo processo com o grão #600 para disfarsar os riscos provocados pela lixa anterior e de seguida com o grão #1000 para um toque mais suave.
Por vezes nem sempre existe lixa de água grão #1000. pode-se então usar outro valor intermédio, #400, #500 e #600 ou só #400 e #600. porém não recomendo um grão inferior a #400.
Por fim finaliza-se o polimento com "lã de aço" de modo a que os trastos fiquem polidos e brilhantes apresentando um aspecto novo.
Recomendo o uso de equipamento de segurança ( local adequado, mascara, etc.).
Atenção aos locais onde se procede a esta operação pois o ambiente vai ficar poluido devido à lã de aço se desfazer em pequenas particulas que se espalham pelo ar.
Estas são também atraídas pelo campo magnético dos pickups, que posteriormente dificulta a sua remoção. Daí recomendar que sejam isolados os pickups.
Para os mais exigentes na qualidade do serviço existe um acessório para mini-berbequim (Dremel) especialmente concebido para esta tarefa em combinação com uma massa de polir própria.
Agora sim têm os vossos trastos redondos, uniformes e brilhantes como se nunca tivessem sido tocados!
Limpeza e hidratação da escala (fretboard)
1 - Remoção da fita e limpeza.
É necessário que haja o menor tempo de espera entre, colagem - tarefa - remoção, de modo a facilitar a remoção cola.
A fita é retirada lentamente, em particular nos braços em maple para que não se danifique o verniz.
Os residos de cola no fretboard deixados pela fita-crepe são retirados com um pano de flanela suave, limpo e embebido em nafta.
Faço questão de frisar, a nafta (mais comum, e acessivel como gasolina de isqueiros, zippo, ronson, cliper, etc.), não só para limpar os residos de cola como também para solvente de limpeza em toda a guitarra.
A nafta é um solvente mineral derivado do petróleo com baixas propriedades de agressão e corrosão que permite limpar acabamentos sensiveis, como o verniz nitrocelulosico e vernizes à base de água.
Nas escalas já com bastante sujidade acumulada, a remoção é auxiliada através da raspagem com uma palheta ou cartão plástico, fino e maleável como os cartões besnet, caixadirecta etc, ou até mesmo com a espessura standard de um cartão de crédito, moldando o plástico á curvatura da escala (fretboard radius).
2 - Hidratação da escala (fretboard).
A hidratação da escala é feita para que a madeira ganhe vida e cor, para uma aparência limpa como um toque suave e rápido.
Infelizmente os braços com escala em maple, não necessitam deste tratamento. Como a escala é envernizada a solução é remover o verniz anterior e aplicar novo envernizamento ao que se torna uma tarefa mais dispendiosa.
Os produtos a usar nesta tarefa são alguns óleos de origem vegetal como o óleo de cedro, óleo de linhaça, sendo o mais comun e designado para esta tarefa o óleo de limão (lemon oil) facilmente acessivel em lojas de guitarras e instrumentos em geral.
O excesso de hidratação e gordura não são desejados por causar fissuras na madeira e também originar que os trastos se soltem da escala. De tal modo que, a aplicação de óleos na escala deve ser feita duas a tres vezes por ano com intervalos minimos de quatro e seis meses.
O óleo é aplicado da seguinte forma: com um pano, limpo, suave e que não largue muito pêlo, humedecido e "não ensopado" em óleo, aplica-se na madeira em movimentos circulares.
Depois de aplicado o óleo deve-se aguardar alguns minutos para que boa parte do mesmo seja absorvida pela madeira, usando de seguida mais "um pano limpo" para a remoção do excesso de óleo.
Espera-se cerca de algumas horas para que a madeira apresente um aspecto seco, e não o brilho do óleo.
Após seco repete-se toda a tarefa por mais duas vezes.
Por fim, têm o braço da vossa guitarra limpo, com bom aspecto, escala com uma cor viva como se ainda fosse novo.
Limpeza e lubrificação do hardware
A limpeza e lubrificação do hardware implica desmontar todo o hardware ao pormenor não tendo muito que saber, apenas para desapertar.
Deixar todos os metais num recipiente, de molho, em uma solução liquida que ajuda a desfazer a oxidação sem corroer os metais e a lacagem.
Essa solução líquida é nada mais, nada menos que: 1 parte de nafta com uma parte de óleo fino de maquinaria ou mesmo o famoso WD40.
Deita-se para o recipiente de modo a que cobra todo o material lá depositado e deixa-se actuar durante uma duzia de horas, da noite para o dia por exemplo.
Depois de ter ficado umas horas de molho escova-se as peças que ainda tenham ferrugem depositada com a ajuda de uma escova de dentes. Esta solução liquida não sendo muito agressiva é natural que alguma oxidação ainda persista, para tal basta que se repita o processo até que a limpeza fique aceitavel.
Para secar as peças o melhor é envolvê-las em guardapo ou papel de cozinha, pois tem uma boa absorção da gordura. No caso das pontes e tremolos é preferivel montar as peças todas (parafusos e selas, etc.) e então embrulhar a ponte no papel. Desta forma a parte exterior da ponte fica seca e limpa enquanto no interior ficará já lubrificada.
Faço destacar os tremolos com fixação "pivot-wind cut, floating brige" ex: Floyd Rose, Ibanez Edge, Fender American Std, Deluxe,para que seja lubrificada com cêra de vela na área vitima de atrito, ou seja o ponto de fricção dos pivots com o wind-cut e knife edge da ponte. Basta aquecer a vela e verter uns pingos antes de montar o tremolo à guitarra.
Recomendo também um lubrificante baseado em graphite(Guitar-grease ou outros produtos para o efeito, normalmente embalado em seringa para facil aplicação, ou até mesmo graphite extraído de um lápis), para ser aplicado nas slots da pestana, selas e retentores de cordas (string tree ou string retainer).
Para quem preferir e posteriormente á limpeza pode lubrificar com produtos existentes no mercado para tal efeito (ex. Guitarlube, Guitar-grease, Tri-Flow).
Obviamente, depois de todo este trabalho de desmontar, hardware e ponte, implica fazer um novo setup.
É natural acontecer que os parafusos auto-roscantes que apertam contra a madeira (ex. do pickguard e aperto do braço ao corpo) tenham tendência a apertar em vazio devido á rosca na madeira ter moído. Neste caso os parafusos podem vibrar e causar ruídos indesejaveis, o chamado hardware buzz, para recuperar a rosca baste que preencha o furo com,um bocado de palito de madeira com um pingo de cola branca, ou apenas super-cola.
Por vezes depois de montado é possivel que o braço ou cordas não estejam centrados com o corpo da guitarra. Para tal é necessário que se alivie os parafusos que apertam o braço ao corpo (neck joint plate) cerca de 1 centimetro, e com algum malabarismo forçar o braço à posição correcta com uma mão e voltar a apertar os parafusos com outra.
Em final, se quiserem prolongar a vida ao acabamento "verniz" desaconselho a utilização de produtos abrasivos como o guitar polish entre outros também como produtos baseados em silicone. Deve-se usar esporásdicamente e quando se justifica.
O uso prolongado de abrasivos irá provocar desgaste do verniz.
Última edição por lourenco em Seg Out 04 2010, 13:52, editado 2 vez(es)
Re: Tutorial de Manutenção.
Muito bom, obrigado!
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009
Re: Tutorial de Manutenção.
Bom post, sempre a aprender, ainda bem que tenho algum jeito para a bricolage
Convidad- Convidado
Re: Tutorial de Manutenção.
a minha guitarra ficou como nova
agora so faltam as outras duas
era um post deste que faltava no guitarradas
so para aprenderes por fazers bons posts toma lá
agora so faltam as outras duas
era um post deste que faltava no guitarradas
so para aprenderes por fazers bons posts toma lá
Re: Tutorial de Manutenção.
muito muito bom
obrigado e toma lá que ja mereceste
obrigado e toma lá que ja mereceste
Rod- Guitar Legend
- Post Count : 2167
Idade : 33
Localização : Vila Viçosa
Guitarra : ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 19/02/2009
Re: Tutorial de Manutenção.
fixe !!!!!
lore- Guitar Hero
- Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010
Re: Tutorial de Manutenção.
Muito bom lourenco!
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009
Re: Tutorial de Manutenção.
Muito util
Obrigado
Obrigado
damarofi- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 78
Idade : 50
Localização : Seia
Guitarra : Ibanez JS900, Les Paul, Ibanez Roadster, Concert D
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 10/08/2010
Re: Tutorial de Manutenção.
.....continua.....
Última edição por lourenco em Seg Out 04 2010, 13:53, editado 1 vez(es)
Re: Tutorial de Manutenção.
@lourenco, este tópico é uma grande ajuda para o pessoal! Obrigado!
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009
Re: Tutorial de Manutenção.
sabes algo sobre tirar ferrugem dos pcik ups?
AfonsoAlves- Guitarrista dedicado
- Post Count : 737
Idade : 30
Localização : Avelar
Guitarra : Rochester sgs; Ibanez Amf ; Squier Telecaster Deluxe ; Baixo jack & danny, ukulele Mahalo; viola de marca branca
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/06/2012
Re: Tutorial de Manutenção.
@afonso:
já em mais do que um tópico, fora discutidas formas de retirar a ferrugem dos pickups.
-Lixa (grão fino)
-WD40 ou similar
-Lã de aço
depende da gravidade da situação a solução a usar
já em mais do que um tópico, fora discutidas formas de retirar a ferrugem dos pickups.
-Lixa (grão fino)
-WD40 ou similar
-Lã de aço
depende da gravidade da situação a solução a usar
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011
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