ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

gravar guitarra no computador

+13
marco.cerruti
Cript
LFO666
Demon Hunter
Pachec0
Rod
Schmeichel
nanjos
Ze Manel
boavida
Kaz
jota jota
Overlapping Circles
17 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Ze Manel Qui Abr 08 2010, 13:45

Muito Bom Fixe
Palheta +1
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por nanjos Qui Abr 08 2010, 17:20

Excelente! Palheta +1
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Convidad Sex Abr 09 2010, 04:46

Muito fixe, eu uso o Reaper Palheta +1
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Overlapping Circles Sex Abr 09 2010, 14:29

O que sao VST's?

VST (Virtual Studio Technology) e uma interface desenvolvida pela Steinberg que substitui o equipamento analogico de gravacao tradicional por equivalentes em software. Por isso, em vez de ter de ligar o seu equipamento a uma unidade externa e depois a sua unidade de gravacao, esse processo e feito internamente no seu computador.

Existem dois tipos de VST's, com milhares de variedades diferentes:
VSTI (instrumentos)- sao sintetizadores, emuladores de instrumentos e samplers. podem ser tocados em tempo real com um controlador midi acoplado au seu computador. Sao normalmente uma versao em software de um instrumento
Exemplo 1: Addictive Drums tocado com uma bateria eletronica

Exemplo 2: Hammond B-4 (B4-II Hammond B-3 VST)


Efeitos VST: sao utilizados pra processar audio, podem tambem ser utilizados em tempo real e com maior eficacia tendo seguido os passos nos meus posts anteriores pra obter uma latencia baixa. Existem vsts para todo o tipo de efeito imaginavel. Desde equalizadores, reverbs, a efeitos mais loucos como gates, filtros, etc.
Exemplo 1: Amplitube 3 (clean + high gain)

Exemplo 2: Guitar rig 4 (preset test)


Os efeitos e instrumentos VST precisam de um programa hospedeiro pra serem utilizados (DAW)
Se disserem a alguem que sabe pouco sobre musica que fazem musica inteiramente no computador e com software e provavel que pensem que fazem musica eletronica cheia de blips, e bem sintetica, Mas apesar de ser realmente possivel fazer esse tipo de musica com o seu computador, e so uma pequena parte do que se pode fazer com ela, e a tecnologia esta cada vez mais avancada permitindo resultados de emulacao analogica quase perfeitos.

Ate a cerca de dez anos atras o papel principal de um computador no estudio era de sequenciar e juntar sons. tinha de ser utilizado com aparelhos externos. Na ultima decada, tormou-se possivel produzir qualquer tipo de som inteiramente "dentro" do seu computador.




Com as melhorias dos computadores pessoais e o aumento do tamanho dos discos rigidos dos mesmos tornou-se possivel ter em casa instrumentos e efeitos virtuais que antigamente eram apanagio so de grandes estudios. Quando se ouve um som de bateria a sair de um programa de computador e provavel que seja o som de uma bateria real sampleada nos seus minimos detalhes e gravada em condicoes ideiais.
Exemplo: BFD2


Os precos dos vsts variam, existem alguns freeware de otima qualidade, como tambem existem alguns que custam centenas de $. Mas ate hoje nao encontrei nenhum que nao estivesse nas lojas de torrent e download por essa internet fora Wink

dois videozinhos bonus pra terminar: Jordan Rudess, teclista do Dream Theater, demonstra o ominsphere(synth virtual) e o trillian(bass emulator)



Nota sobre os vsts: se usar mac e o Garage band ou o Logic como DAW use a versao AU e nao a VST dos plugins!!
(texto adaptado daqui: How to use vst plugins
Como sempre, se me tiver esquecido de mencionar alguma coisa deem ai uma ajudinha Smile

Segunda feira dou uns exemplos de vsts de guitarra freeware e como instala-los. Bom fim de semana a todos!!!
Overlapping Circles
Overlapping Circles
Aprendiz de guitarra

Post Count : 42
Idade : 52
Localização : inglaterra
Guitarra : prs se singlecut/squier strat
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Overlapping Circles Qua Abr 14 2010, 13:13

tou meio sem tempo pra fazer um post longo. Por isso vou so deixar aqui uns links pra simuladores virtuais de amps e fx freeware.

KUASSA
SHRED
(a demo do video com o shred esta feita com um piano mas o software foi feito para guitarra.)
DIG

lembrem-se que precisam de uma daw pra testar estes vsts Smile
Overlapping Circles
Overlapping Circles
Aprendiz de guitarra

Post Count : 42
Idade : 52
Localização : inglaterra
Guitarra : prs se singlecut/squier strat
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Rod Qua Abr 14 2010, 14:19

@overlapping

o que era de valor era mostrares teclados midi mais acessiveis para usarmos com esses plugins Razz
Rod
Rod
Guitar Legend

Post Count : 2167
Idade : 32
Localização : Vila Viçosa
Guitarra : ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Overlapping Circles Qua Abr 14 2010, 14:22

estes vsts sao pra guitarra (simuladores de amps e pedais), ligando a guitarra por um dos metodos descritos nos primeiros posts, quando tiver tempo pra fazer um texto mais elaborado com fotos e descricoes de vstis farei Wink
Obs: Se mais alguem me quisesse ajudar no topico seria otimo!! O meu tempo e curto e gostaria de colocar o maximo de informacoes possiveis pro pessoal.
Overlapping Circles
Overlapping Circles
Aprendiz de guitarra

Post Count : 42
Idade : 52
Localização : inglaterra
Guitarra : prs se singlecut/squier strat
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Pachec0 Sex Abr 16 2010, 19:31

Posso gravar utilizando o Pocket Pod? Alguem sabe como?
Pachec0
Pachec0

Post Count : 13
Idade : 35
Localização : Lisboa
Guitarra : Yamaha Pacifica 112VCX
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 06/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por boavida Sex Abr 16 2010, 19:34

Podes.. Só tens que conseguir ligar o output do pod à entrada da placa de som e depois ter um software para gravar audio no pc.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Pachec0 Sex Abr 16 2010, 19:39

Hmmm... tipo eu tenho um cabo que uso pa ligar o MP3 ao POD... mas isso é mono... Depois de processado o sinal pelo PC sai em stereo certo?
Pachec0
Pachec0

Post Count : 13
Idade : 35
Localização : Lisboa
Guitarra : Yamaha Pacifica 112VCX
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 06/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por boavida Sex Abr 16 2010, 19:45

Não sei bem que cabo é esse, mas a saída do teu pod deve ser em formato jack, como é a entrada da placa? Se for placa on-board deve ser mini-jack, pelo que ou tens um cabo jack-jack, onde colocas um adaptador mini-jack numa das pontas o que normalmente não é grande solução, mas até funciona, ou então arranjas um cabo próprio jack mini-jack e é melhor. Quanto ao ser stereo, nesse tipo de cabos, jack ou mini jack tu consegues ver se é mono ou stereo pelo número de "faixas" em volta da ponta do cabo, se tiver uma é mono, se tiver duas é stereo.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Convidad Sex Abr 16 2010, 19:56

é facil ligas a guitarra ao pod e o pod ao pc atraves da entrada dos phones do pod para a entrada de microfone do pc. Realmente e pena o pocket pod nao ter uma saida usb com funcionalidade de gravaçao.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Demon Hunter Qua Abr 21 2010, 02:24

Para quem grava guitarra com vst´s.

http://nickcrowlab.blogspot.com/


http://lepouplugins.blogspot.com/


http://www.acmebargig.com/products/

Para mim os melhores grátis.
Se for repost sorry.


Tem é que se usar impulsos a seguir aos amps.
Demon Hunter
Demon Hunter
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 100
Idade : 39
Localização : guimaraes
Guitarra : esp eclipse;jackson rr5
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por nanjos Qua Abr 21 2010, 03:02

@Demon Hunter, achas que estes são melhores que as simulações do guitar rig ou do amplitube, ou pelo menos estão ao mesmo nível?

Já agora explica lá isso de usar impulsos a seguir aos amps.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Demon Hunter Qua Abr 21 2010, 03:19

Isso nao te posso responder porque nao conheço muito bem, mas ja ouvi dizer que o guitar rig 4 ta fixe.

Mas tira as tuas conclusões aqui.Eu tambem fico impressionado com este som "digital"
http://dl.getdropbox.com/u/425433/idea.mp3

Impulsos sao simples ficheiros em wave, e que funcionam como uma coluna para o amp.Parece dificil de entender mas é muito facil.

Comecem com o kefir ou boogex com os impulsos de Ryan's "Awesometime fredman impulses" para metal o s-presshigh é muito bom.


Abres uma pista de audio no teu DAW, inserts , podes meter um noise gate(vst claro)se os teus pres forem ruidosos.
Eu costumo meter:
poulin solo c
nick crow 8505
KEfir ou boogex ou lecab do poulin (para carregar os impulsos ), SIR 2 é pago mas é o melhor de todos.
depos podes brincar com um eq.


Os settings desse som.
http://dl.getdropbox.com/u/425433/8505.jpg
Demon Hunter
Demon Hunter
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 100
Idade : 39
Localização : guimaraes
Guitarra : esp eclipse;jackson rr5
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por nanjos Qua Abr 21 2010, 03:33

Bem, grande som!

Pois, eu não sou fundamentalista do analógico. Se o digital for bem feito consegue-se uma boa qualidade.

Obrigado pela explicação dos impulsos.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por LFO666 Seg Ago 02 2010, 17:16

Boas, adorei este tópico!
Mesmo assim tenho algumas dúvidas...
Eu quero comprar uma interface capaz de ligar a minha guitarra ao computador e gravar os meus sons. Estou indeciso entre IK Multimedia StealthPedal Deluxe (li que é muito bom pois já vem com o programa Amplitube), Fast Track e M-Audio Interface F/W Profire 610 ( embora este seja mais caro)

Não queria gastar muito dinheiro, apenas uma coisa que gravasse bem e com boa qualidade!!

Cumprimentos,
Luís
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por boavida Seg Ago 02 2010, 17:32

Normalmente um interface de audio vale aquilo que tu pagas por ele, por isso o ideal é ver qual o orçamento que tens e escolher aquele que te parecer preencher melhor os requisitos daquilo que precisas.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por LFO666 Seg Ago 02 2010, 17:37

Bem na verdade estava à procura de um interface com qualidade e fácil de arranjar pois alguns só estão disponíveis na music store Sad

Tenho o Guitar Rig 3, mas já ouvi dizer que o amplitube é melhor, e quando descobri o Stealth Pedal, fiquei indeciso pois esse parece ser o ideal, no entanto o fast track e simples e económico
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por boavida Seg Ago 02 2010, 17:54

Parece uma coisa gira, mas ter um interface num pedal não sei como aguenta, mas até pode aguentar... Quanto ao firewire se puderes optar por esse, poderá ser uma solução melhor visto que é uma ligação melhor que o usb, não vi bem qual o software que acompanha, uma vez que a possibilidade de trabalhar com amplitube
é bastante interessante e poderá facilitar o trabalho.
Vê este link, tudo o que aí está foi gravado com o line 6 studio ux2 usando o podfarm, programa semelhante ao amplitube.

http://www.guitarradas.com/exibicao-f20/adiv-aob-olimac-insuficiencias-popstar-t2006.htm

Pesa os pros e os contras dos interfaces e escolhe o que te for mais favorável para o que pretendes fazer.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por LFO666 Ter Ago 03 2010, 04:12

Ok obrigado, talvez opte pelo line 6 studio ux2
Obrigado e grande som que gravas-te!!
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por boavida Ter Ago 03 2010, 04:26

Eu pus o que gravei como exemplo, mas não conheço esses que tens como opção e até poderão ter um som melhor, uma ideia para escolher poderá passar por colocares lado a lado as características de cada um e o software que os acompanha e a partir daí escolher o que te pode ser mais útil
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por LFO666 Ter Ago 03 2010, 04:33

Pois, o Stealth Pedal parece-me bo e já vem com o Amplitube, o M-Audio Interface F/W Profire 610 acho que nao vem com nenhum software.
Esse line 6 ux2 vem com o podfarm? O podfarm é bom ou amplitube e guitarrig são melhores?
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por boavida Ter Ago 03 2010, 04:41

O podfarm é bom e tem uma actualização para o podfarm 2. Para mim não fica nada a dever ao guitar rig ou amplitube.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por LFO666 Ter Ago 03 2010, 04:51

Ok obrigado, se calhar opto por esse visto que é mas fácil de comprar e económico. Já vem com o Ableton Live?
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

gravar guitarra no computador - Página 2 Empty Re: gravar guitarra no computador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos