ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compor a melodia ou escrever a letra?

+2
Knuxus
Rod
6 participantes

Ir para baixo

Compor a melodia ou escrever a letra? Empty Compor a melodia ou escrever a letra?

Mensagem por Convidad Seg Fev 22 2010, 13:17

Para fazer uma canção é mais fácil começar pela melodia ou escrever a letra? é que eu já tenho duas letras e duas melodias, feitas em momentos diferentes e não consigo encaixar nenhuma letra em nenhuma melodia -.-
Anonymous
Convidad
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Compor a melodia ou escrever a letra? Empty Re: Compor a melodia ou escrever a letra?

Mensagem por Rod Seg Fev 22 2010, 14:29

experimenta fazer assim,guarda tudo aquilo que fizeres porque imagina que um dia mais tarde podes escrever uma letra e encaixar lá uma melodia que tinhas feito á 6 meses por exemplo...caso querias por essas que já tens altera-lhe os ritmos ,ou mexe nalgumas notas de maneira a que encaixe com a letra Fixe
Rod
Rod
Guitar Legend

Post Count : 2167
Guitarra : ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista : Vocal/Lead

Compor a melodia ou escrever a letra? Empty Re: Compor a melodia ou escrever a letra?

Mensagem por Knuxus Seg Fev 22 2010, 16:37

Ha quem goste de melodias primeiro, outros de batata... tanto faz se depois conseguires encaixar uma na outra...senao, usa uma ou outra como base...
Knuxus
Knuxus
Guitarrista dedicado

Post Count : 654
Guitarra : Schecter Jeff Loomis NT + PGM301
Guitarrista : Lead

http://www.guitarvsgodzilla.com

Mensagem por Convidad Seg Fev 22 2010, 20:55

É como te der mais jeito, é indiferente, no final tem é de combinar.
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Kaz Ter Fev 23 2010, 02:02

eu ja compuz das duas maneiras. mas geralmente faço primeiro a musica. depois a propria musica e a melodia quase sugerem uma melodia para a voz. a carga "emocional" por assim dizer sugere um tema. se for um riff violento, nao vou fazer sobre um tema agradável.

geralmente componho a letra mesmo no ensaio.

ja tivemos casos como o teu, em que alguém tinha uma letra escrita, e alguem fez um riff, e depois tentamos encaixar. às vezes encaixa, outras vezes nem por isso. coisas da vida! Very Happy

quando os vocalistas compoem muito sem saber tocar um instrumento acontece o oposto. fazem a letra e arranjam um modo de a cantar, depois o pessoal tenta "sacar os acordes" daquela melodia. acontecia muito nos doors. o morrison tinha kilos de musicas sem saber tocar uma nota.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special

Mensagem por Convidad Qui Mar 11 2010, 18:40

eu já tenho cerca de 6 originais meus e todos foram feitos da maneira seguinte : melodia e letra ao mesmo tempo (: e como disse o Kaz , a carga emocional é um factor bastante importante para a letra .
Isto é a minha opinião (:
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Sex Mar 12 2010, 14:47

Eu por acaso também tenho dificuldades na parte da melodia/harmonia. Não tenho noções de composição para conseguir fazer uma melodia para encaixar na letra Compor a melodia ou escrever a letra? Icon_redface
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Ze Manel Sáb Mar 13 2010, 08:29

eu tenho para ai 6 melodias com todos instrumentos " em banho Maria"
letras não me sai é nem uma, qualquer dia ainda peço a um poeta para me fazer Very Happy
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por Convidad Sáb Mar 13 2010, 16:45

para mim é mais facil fazer a melodia e depois a letra
porque já tenho uma noção de como fazer a letra.

www.myspace.com/markoaraujo
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por slasheduff Sáb Mar 13 2010, 17:02

para mim pelo menos é-me mais dificil fazer a letra,
e melodias tambem e mais facil fazer as mais calmas
as mais mexidas ja e mais dificil, mas ja compus uns riffs bacanos
os solos depois e o final
slasheduff
slasheduff
Guitar Hero

Post Count : 1103
Guitarra : Vintage V100 + Sherwood Acústica
Guitarrista : Indefinido

https://www.youtube.com/user/1MrSlash1/videos

Mensagem por Convidad Sex Mar 26 2010, 09:18

A ordem de comeco e aliatoria....podes criar primeiro a melodia e depois a letra ou vice versa, podes criar primeiro a progressao de acordes e depois a letra, ou viceversa....se crias uma melodia , quando a transpoes ao instrumento ves em que tonalidade esta a escala, depois harmonizas a escala e crias a progressao de acordes que queiras! ...bom mais ou menos isto!
Embarassed
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Sex Abr 02 2010, 16:01

Eu só compus melodia e letra ao mesmo tempo uma vez, e a letra ficou uma desgraça -.- Gosto de escrever poesia mas acho que não se adequa a letras de músicas.
Normalmente faço a melodia e depois de a gravar começo a cantarolar para definir mais ou menos a melodia da voz. Depois vou tentando escrever a letra.
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Kaz Sex Abr 02 2010, 16:26

a poesia quando escrita por si só dá sempre melhores textos do que as letras de musicas.

o que podes tentar é fazer corte e costura com o poema, e tentar adequa-lo à musica. costuma ser complicado, mas pode dar origem a algo bom!
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special

Mensagem por Convidad Sáb Abr 03 2010, 05:06

pois realmente é um bocado complicado, especialmente pelo facto de não conseguir escrever em condições todos os dias... mas vou tentar e vamos lá ver no que dá!
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Seg Abr 05 2010, 12:10

A música de Ary dos Santos são poemas e dão músicas muito boas
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Seg Abr 19 2010, 12:04

Ainda só tenho 4 originais, mas faço sempre 1º a letra e depois a música
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Seg Abr 19 2010, 12:13

Catarina escreveu:Ainda só tenho 4 originais, mas faço sempre 1º a letra e depois a música

pos, eu tambem tenho 5 letras e três melodias e nada encaixa com nada xD
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Kevin09 Seg Abr 19 2010, 12:22

Kaz escreveu:...
quando os vocalistas compoem muito sem saber tocar um instrumento acontece o oposto. fazem a letra e arranjam um modo de a cantar, depois o pessoal tenta "sacar os acordes" daquela melodia. acontecia muito nos doors. o morrison tinha kilos de musicas sem saber tocar uma nota.

exacto. mas o que ele escrevia era mais poemas que se foram transformando em letras de músicas.
aquele homem era um poeta do caraças!
Kevin09
Kevin09
Guitar Hero

Post Count : 1520
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom 13; Squier Bullet Stratocaster

Mensagem por Convidad Seg Abr 19 2010, 15:16

Olha tenho quilos de musicas com guitarra solos refrao tudo gravado ponto para gravar no album mas para o album ainda so tenho 2 com letra e gravada e agora letras 0 X 0 nao me sai nada estou a desesperar tenho de gravar o album ate dia 16 de Agosto e letras nada ...
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Seg Abr 19 2010, 15:19

bem eu tenho montes de letras.. as vezes encontro letras que nem me lembrava: " Iii a que tempos que fiz isto" .. mas so muito poucas teem melodia.. é mais pela falta de tempo.. muitas vezes escrevo so por escrever.. como dizem Follow your Heart.. xD
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Seg Abr 19 2010, 15:22

xD olha es ao contrario de mim lol se quiseres esprimentamos conjugar uma letra das tuas com uma melodia minha Wink para ver o que sai Wink
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos