Aprender a solfejar!
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Aprender a solfejar!
SOLFEJO! Um bicho de 7 cabeças para uns e muito utilitário para outros
Eu apenas vos vou dar umas dicas de como solfejar, espero que consigam entender, visto que eu também sou um aprendiz nestas andanças, simplesmente quero passar para vocês aquilo que sei.
O solfejo não é nada mais, nada menos do que a leitura de pautas (partituras).
Uma pauta é formada por um pentagrama, ou seja, são aquelas 5 linhas que vem nas pautas, esses pentagramas são divididos por compassos. E toda a pauta é armada por uma clave. Clave é um símbolo escrito no inicio da pauta e que vai dar a altura das notas. As claves são as seguintes:
Esta é a mais utilizada pelos musicos e em especial pelos guitarristas.
Esta é pouco utilizada pelos guitarristas,é mais uzada pelos pianistas.
Estas claves de Dó raramente sao utilizadas ou quase nunca,eu nunca vi nenhuma pauta com elas.
Estas são as claves,agora temos que saber o valor que cada figura(nota) representa.
As figuras são sete
Eu apenas vos vou dar umas dicas de como solfejar, espero que consigam entender, visto que eu também sou um aprendiz nestas andanças, simplesmente quero passar para vocês aquilo que sei.
O solfejo não é nada mais, nada menos do que a leitura de pautas (partituras).
Uma pauta é formada por um pentagrama, ou seja, são aquelas 5 linhas que vem nas pautas, esses pentagramas são divididos por compassos. E toda a pauta é armada por uma clave. Clave é um símbolo escrito no inicio da pauta e que vai dar a altura das notas. As claves são as seguintes:
Esta é a mais utilizada pelos musicos e em especial pelos guitarristas.
Esta é pouco utilizada pelos guitarristas,é mais uzada pelos pianistas.
Estas claves de Dó raramente sao utilizadas ou quase nunca,eu nunca vi nenhuma pauta com elas.
Estas são as claves,agora temos que saber o valor que cada figura(nota) representa.
As figuras são sete
Re: Aprender a solfejar!
Erro tecnico
sao sete entao
e os seus valores sao
isto é so uma introduçao ao solfejo,para poderem solfejar tem que saber esta parte da teoria.
Depois eu explico mais em permenor o valor da figuras e mais material sera posto,por agora tá que tenho a minha mulher à perna
Se alguem quiser acrescentar algo está a vontado,visto que como voces eu tambem estou a aprender e nao domino tudo,simplesmento passo o que sei.
Até breve...
sao sete entao
e os seus valores sao
isto é so uma introduçao ao solfejo,para poderem solfejar tem que saber esta parte da teoria.
Depois eu explico mais em permenor o valor da figuras e mais material sera posto,por agora tá que tenho a minha mulher à perna
Se alguem quiser acrescentar algo está a vontado,visto que como voces eu tambem estou a aprender e nao domino tudo,simplesmento passo o que sei.
Até breve...
Re: Aprender a solfejar!
O objectivo do fórum é esse, compartilhar conhecimentos e experiências.
Eu já estava a desenvolver um artigo sobre Teoria Musical, vai ficar muito mais completo porque pretendo que seja um artigo muito útil e para consulta de dúvidas.
Esqueces-te de colocar o valor da semifusa, a fusa vale duas semifusas e quanto vale as semifusas?
Essa maneira de atribuir valores nem sempre é correcta devido aos compassos compostos por exemplo, mas é claro que é a melhor para ensinar quem está a iniciar.
Vou-te fazer só uma crítica (construtiva): da próxima vez (não vás..., não não é a música ) tenta desenvolver mais o post e tenta colocar mais informação, isso para evitar também ter muitos post idênticos.
Mas continua a postar
Eu já estava a desenvolver um artigo sobre Teoria Musical, vai ficar muito mais completo porque pretendo que seja um artigo muito útil e para consulta de dúvidas.
Esqueces-te de colocar o valor da semifusa, a fusa vale duas semifusas e quanto vale as semifusas?
Essa maneira de atribuir valores nem sempre é correcta devido aos compassos compostos por exemplo, mas é claro que é a melhor para ensinar quem está a iniciar.
Vou-te fazer só uma crítica (construtiva): da próxima vez (não vás..., não não é a música ) tenta desenvolver mais o post e tenta colocar mais informação, isso para evitar também ter muitos post idênticos.
Mas continua a postar
Re: Aprender a solfejar!
GoldMonkey escreveu:O objectivo do fórum é esse, compartilhar conhecimentos e experiências.
Eu já estava a desenvolver um artigo sobre Teoria Musical, vai ficar muito mais completo porque pretendo que seja um artigo muito útil e para consulta de dúvidas.
Esqueces-te de colocar o valor da semifusa, a fusa vale duas semifusas e quanto vale as semifusas?
Essa maneira de atribuir valores nem sempre é correcta devido aos compassos compostos por exemplo, mas é claro que é a melhor para ensinar quem está a iniciar.
Vou-te fazer só uma crítica (construtiva): da próxima vez (não vás..., não não é a música ) tenta desenvolver mais o post e tenta colocar mais informação, isso para evitar também ter muitos post idênticos.
Mas continua a postar
Eu depois ias desenvolver mais o assundo dentro das minhas possibilidades, so que como eu disse no fim tinha a minha mulher à perna e acabei por postar assim mesmo,as mulheres sao umas chatas.
Mas vou tentar ter o maximo de informaçao possivel.
Re: Aprender a solfejar!
GoldMonkey escreveu:Ok, em principio mando o artigo lá para a noite, mas não completo penso eu.
Entao se vais postar eu espero pelo teu e se tiver alguma coisa a acrescentar acrescento.
O meu objectivo com este post é preparar a malta para conseguir solfejar,porque sem teoria nao consegues solfejar.
O que achas?
Re: Aprender a solfejar!
A parte da teoria vai ser metida pelo nosso caro adm ,portanto quando ele meter vao logo lá para arranjarem as bases para começarem a solfejar.
Entretanto vou metendo exercicios de solfejo noutro topico "exercicios".
Bons estudos rapaziada!!
Entretanto vou metendo exercicios de solfejo noutro topico "exercicios".
Bons estudos rapaziada!!
Re: Aprender a solfejar!
gudarkshark escreveu:Acho que sem solfejo e dificil tocar guitarra
Eu por não sou o caso mas existe muitas pessoas que tocam guitarra pelo ouvido que é uma coisa doida
Re: Aprender a solfejar!
acho que também depende um bocado. se queres ser o guitarrista de acampamento, a tocar umas musicas para animar o pessoal à volta de uma fogueira, server bem uma folha de acordes e a letra das canções.
agora, para Tocar, com um T grande, o ideal é mesmo aprender musica como deve de ser.
agora, para Tocar, com um T grande, o ideal é mesmo aprender musica como deve de ser.
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Aprender a solfejar!
~Kazuya escreveu:acho que também depende um bocado. se queres ser o guitarrista de acampamento, a tocar umas musicas para animar o pessoal à volta de uma fogueira, server bem uma folha de acordes e a letra das canções.
agora, para Tocar, com um T grande, o ideal é mesmo aprender musica como deve de ser.
concordo
Convidad- Convidado
Re: Aprender a solfejar!
Tipo normalmente (falo por mim) quando toco tem em atenção todas as indicações que vem na pauta mas gosto muito mais de ler pela TAB... não é que não saiba ler pautas... mas leio mais fluentemente TAB...
Convidad- Convidado
Re: Aprender a solfejar!
David escreveu:Tipo normalmente (falo por mim) quando toco tem em atenção todas as indicações que vem na pauta mas gosto muito mais de ler pela TAB... não é que não saiba ler pautas... mas leio mais fluentemente TAB...
Tambem concordo contigo.
Eu leio mais facilmente as tabs.
Mas se te meterem uma pauta à frente é sempre bom saberes desenrascar com alguma agilidade,é para isso que serve o solfejo,para termos algum traquejo na leitura.
Mas as tabs são sempre bem vindas
Re: Aprender a solfejar!
Eu não gosto muito de tabs, prefiro pauta por na pauta eu consigo encontrar a nota com alguma rapidez além que na pauta encontras ritmo e melodia e nas tabs só melodia.
E depois com o hábito consegues ler uma pauta e toca-lá à primeira vista, eu já consigo mas claro não me dêem uma pauta assim muito complexa.
E depois com o hábito consegues ler uma pauta e toca-lá à primeira vista, eu já consigo mas claro não me dêem uma pauta assim muito complexa.
Re: Aprender a solfejar!
eu tenho de me aplicar mais nisto... sei muito pouco de teoria :S
as vezes da jeito quando temos tabs sob partituras e nao conhecemos muito bem a musica... para ver os ritmos e assim.. da mesmo muito jeito..
bom post
as vezes da jeito quando temos tabs sob partituras e nao conhecemos muito bem a musica... para ver os ritmos e assim.. da mesmo muito jeito..
bom post
Convidad- Convidado
Re: Aprender a solfejar!
bom post...ja sabia mais ao menos mas ha uma coisa que nunca entendi...visto que no braço da guitarra ha muitos dós por exemplo se aparece na pauta so a nota e nao o traste como e que sabemos qual tocar?
Convidad- Convidado
Re: Aprender a solfejar!
Muito bem, o solfejo é importantissimo por isso vou postar um curso de teoria musical e solfejo
JohnnyGuitar- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 178
Idade : 52
Localização : Castanheira Do Ribatejo
Guitarra : Ibanez aeg8e, Ashton (Acústica), Guitarra Portuguesa Voluta Lisboa (Fado)
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 06/06/2009
Re: Aprender a solfejar!
Pessoal, acho mais dificil ler uma tab que solfejar...! Na tab é só numeros!`
Acho que a pauta é sempre mais facil!
Acho que a pauta é sempre mais facil!
Convidad- Convidado
Re: Aprender a solfejar!
Não sei se este tópico será o sitio certo, mas acho que tem a ver com isto.
Aprender a ler partituras pode parecer atemorizante para algumas
pessoas, especialmente para aqueles que não tem muitos conhecimentos
musicais. As partituras têm sua própria linguagem. O segredo é
descobrir uma maneira de decifrar o código, ler a música e ser capaz de
tocá-la ou cantá-la no tom e na altura corretos representados por cada
nota.
Se você quer aprender a ler partituras, então você está lendo o
texto certo. Este artigo é um guia que ir ensiná-lo a ler a partituras
e outras informações que podem ajudá-lo a entender mais sobre música
como um todo.
1 - A estrutura da partitura: Partituras têm uma
estrutura específica. A Pauta, ou pentagrama, é onde tudo o que você
precisar saber estará escrito. Dependendo de uma série de fatores a
pauta irá te dizer a nota exata que você deverá tocar. A primeira coisa
que você tem que saber é identificar a pauta.
</li>
Os acidentes: Os acidentes podem ser: bemol(b),
natural ou sustenido(#). Independentemente do acidente, este será
assinalado ou individualmente ao lado esquerdo da nota, se esta for
casualmente acidentada, ou na armadura de clave, se a nota for
acidentada durante toda a música.
A Armadura de Clave fica a direita da Clave. As notas bemóis ou
sustenidos dependem da escala da música, logo elas indicam em que
escala a música esta escrita na partitura.
Nesta imagem o Si bemol está circulado na armadura de clave, indicando que a música está na escala Fá.
Indicação de Compasso: logo após a
armadura de clave encontra-se uma fração ou um símbolo que indicam a
velocidade do compasso. Ou seja, quantas notas podem ser colocadas por
compasso. O compasso é um espaço na pauta divido por duas linhas
verticais. O compasso mais comum é 4/4 (quatro por quatro), que às
vezes é representado por um grande C em negrito.
Outros compassos comuns são o 2/2, 2/4, ¾ e o 6/8.
Aqui está uma imagem de um compasso 4/4:
</li>
Notas, notas e mais notas: A estrutura
fundamental do som é simbolizada por uma nota. Você tem que saber
algumas coisas antes de tocar ou cantar uma música. O principal é saber
quanto deve durar cada nota, se esta nota é sustenido bemol ou normal,
e o nome de cada nota para que você possa tocá-la.
Nomeie as notas: As notas vão de Dó a Si. Quando
chegar ao Si, começa tudo de novo. De Dó a Dó chama-se oitava (oito
notas). As oitavas vão para cima ou para baixo, e um cantor normal
atinge de duas a quatro oitavas cantando confortavelmente.
Segure a nota o quanto puder! Seria muito difícil
para uma orquestra tocar junta se não soubessem por quanto tempo
deveriam tocar cada nota. Cada instrumento tocaria em um ritmo e
melodia diferentes e seria caótico. Por isso é tão importante saber a
nota e por quanto tempo ela deve ser tocada, ambas informações
indicadas no desenho da nota.
Semibreve, mínima e semínima são as notas mais comuns na música
moderna. Existem outros tipos que são um pouco incomuns. As notas
trabalham junto com o compasso para indicar a quantidade de tempo que
uma nota deve ser tocada. Normalmente o compasso é de 4/4 e as notas
seguem esta nomenclatura. Todavia, se o tempo no compasso mudar, o
valor de tempo das notas mudam também. Para cada valor de nota existe
uma pausa que corresponde ao mesmo valor e indica que pelo mesmo
período de tempo nada deve ser tocado.
Aqui segue um diagrama com os valores das notas
</li>
Todos os símbolos engraçados: Existem outros
diversos símbolos na partitura. Todos são importantes. Dependendo do
símbolo pode ser que você tenha que tocar notas ou até mesmo a musica
inteira mais rapidamente, alguns trechos tenham que ser repetidos,
notas tocadas por mais tempo, ou a música deve ser tocada mais alta,
com mais ênfase, ou mais baixa.
Mudanças no "tempo": estas mudanças não são
exatamente no tempo do compasso, mas sim na maneira em que a música é
tocada. Para tal usam-se palavras em italiano. Segue aqui uma lista em
inglês destas variações: http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/tempo/tempo2.html
Mudanças no volume: estas mudanças ajudam a frisar
o humor, ou modo da música. Nem todas as músicas são tocadas ou
cantadas o mais alto que a pessoa conseguir. Estas mudanças no volume
ajudam a deixar a música mais agradável e dramática, e não estática.
Para tal existem palavras em italiano e símbolos: > indica que a
nota diminui de volume e < indica que a nota aumenta de volume.
Segue aqui uma lista das palavras e símbolos: http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/dynamics/dynamics.html
Outros Símbolos: Existem outros diversos símbolos
que indicam outras variantes sobre a música. Dependendo do quanto você
já sabe sobre música você pode, ou não saber o que estes símbolos
significam.
De uma olhada neste dicionário para maiores informações sobre estes símbolos. http://www.music.vt.edu/musicdictionary/
O piano funciona de outra forma: O piano é um dos
poucos instrumentos que usa ambas as claves, de sol e de fá ao mesmo
tempo. Enquanto o clarinete usa somente a clave de Sol e o baixo use
somente a clave de Fá, pianistas devem saber ler ambas simultaneamente
para tocar.
Geralmente a mão esquerda do pianista toca as notas na clave de Fá
de uma partitura para piano e a mão direita a Clave de Sol. O mais
complicado para o pianista é aprender a ler ambas as claves
simultaneamente e tocá-las, já que devem ser usadas ambas as mãos.
Faça aulas: se você deseja ser um músico
ou um cantor, você aprenderá a ler partituras durante as aulas. Um
profissional foi treinado para ler partituras como se estivesse lendo
um livro, e conhece todas os símbolos e indicações que podem aparecer
em uma partitura.
Existem diversos lugares onde você pode fazer aulas. Alguns
colégios e universidades oferecem aulas, e existem diversas escolas e
conservatórios de música. Você também pode encontrar um professor
particular.
Estude por conta Própria: a Internet te
deu a oportunidade de aprender sozinho a ler partituras. Existem outras
milhares de fontes que se aprofundam mais sobre o tema do que este
artigo. Os músicos levam anos para aprender tudo o que eles precisam
sobre música mesmo assim é um processo de estudo constante.
Aprender a ler partituras é divertido, mas exige esforço e
dedicação. Embora seja difícil, todo o esforço vale a pena, pois logo
você estará tocando, cantando ou até mesmo escrevendo partituras você
mesmo.
In Howtodothings Por Ashtyn Evans, traduzido por Linda Mattoli
Aprender a ler partituras pode parecer atemorizante para algumas
pessoas, especialmente para aqueles que não tem muitos conhecimentos
musicais. As partituras têm sua própria linguagem. O segredo é
descobrir uma maneira de decifrar o código, ler a música e ser capaz de
tocá-la ou cantá-la no tom e na altura corretos representados por cada
nota.
Se você quer aprender a ler partituras, então você está lendo o
texto certo. Este artigo é um guia que ir ensiná-lo a ler a partituras
e outras informações que podem ajudá-lo a entender mais sobre música
como um todo.
1 - A estrutura da partitura: Partituras têm uma
estrutura específica. A Pauta, ou pentagrama, é onde tudo o que você
precisar saber estará escrito. Dependendo de uma série de fatores a
pauta irá te dizer a nota exata que você deverá tocar. A primeira coisa
que você tem que saber é identificar a pauta.
- O que é a pauta: a pauta é composta por cinco linhas horizontais. Nela você irá encontrar notas, [color:b6c0=blue ! important][color:b6c0=blue ! important]tempos, claves, acidentes e várias outras marcas que irão afetar o tempo e
altura de cada nota. Todos estes elementos trabalham juntos para criar
a música que será tocada ou cantada. Aqui segue uma imagem da pauta: - O que são claves e por que as usamos? Dependendo
do instrumento ou do tom da voz (tenor, baixo, alto, soprano etc) a
música será escrita em uma das duas claves (de sol ou de fá). Estas
claves são usadas para indicar em que oitava serão tocadas as notas e
que notas serão estas.
- A Clave de Sol: A clave de sol é usada para a
maioria das vozes: soprano, mezzo-soprano, alto e tenores. É também
usada para os instrumentos que atingem as oitavas mais altas como o
clarinete, flauta, oboé e trompete.Linhas: Mi, Sol, Si, Ré e Fá.
Espaços: Fá, Lá Dó e Mi.
Aqui segue uma imagem da clave de Sol - A clave de Fá: A clave de fá é usada para as vozes graves: baixo e barítono; e os instrumentos mais graves como a tuba e o [color:b6c0=blue ! important][color:b6c0=blue ! important]trombone.
A clave de Fá foi criada porque as notas destes instrumentos seriam tão
abaixo na pauta com clave de sol, que seria muito difícil de escrever e
ler as músicas.Linhas: Sol, Si, Ré, Fá, Lá.
Espaços: Lá, Ré, Mi, Sol.
Aqui vai uma imagem da clave de Fá
</li>
natural ou sustenido(#). Independentemente do acidente, este será
assinalado ou individualmente ao lado esquerdo da nota, se esta for
casualmente acidentada, ou na armadura de clave, se a nota for
acidentada durante toda a música.
A Armadura de Clave fica a direita da Clave. As notas bemóis ou
sustenidos dependem da escala da música, logo elas indicam em que
escala a música esta escrita na partitura.
Nesta imagem o Si bemol está circulado na armadura de clave, indicando que a música está na escala Fá.
armadura de clave encontra-se uma fração ou um símbolo que indicam a
velocidade do compasso. Ou seja, quantas notas podem ser colocadas por
compasso. O compasso é um espaço na pauta divido por duas linhas
verticais. O compasso mais comum é 4/4 (quatro por quatro), que às
vezes é representado por um grande C em negrito.
Outros compassos comuns são o 2/2, 2/4, ¾ e o 6/8.
Aqui está uma imagem de um compasso 4/4:
</li>
fundamental do som é simbolizada por uma nota. Você tem que saber
algumas coisas antes de tocar ou cantar uma música. O principal é saber
quanto deve durar cada nota, se esta nota é sustenido bemol ou normal,
e o nome de cada nota para que você possa tocá-la.
chegar ao Si, começa tudo de novo. De Dó a Dó chama-se oitava (oito
notas). As oitavas vão para cima ou para baixo, e um cantor normal
atinge de duas a quatro oitavas cantando confortavelmente.
para uma orquestra tocar junta se não soubessem por quanto tempo
deveriam tocar cada nota. Cada instrumento tocaria em um ritmo e
melodia diferentes e seria caótico. Por isso é tão importante saber a
nota e por quanto tempo ela deve ser tocada, ambas informações
indicadas no desenho da nota.
Semibreve, mínima e semínima são as notas mais comuns na música
moderna. Existem outros tipos que são um pouco incomuns. As notas
trabalham junto com o compasso para indicar a quantidade de tempo que
uma nota deve ser tocada. Normalmente o compasso é de 4/4 e as notas
seguem esta nomenclatura. Todavia, se o tempo no compasso mudar, o
valor de tempo das notas mudam também. Para cada valor de nota existe
uma pausa que corresponde ao mesmo valor e indica que pelo mesmo
período de tempo nada deve ser tocado.
Aqui segue um diagrama com os valores das notas
</li>
diversos símbolos na partitura. Todos são importantes. Dependendo do
símbolo pode ser que você tenha que tocar notas ou até mesmo a musica
inteira mais rapidamente, alguns trechos tenham que ser repetidos,
notas tocadas por mais tempo, ou a música deve ser tocada mais alta,
com mais ênfase, ou mais baixa.
exatamente no tempo do compasso, mas sim na maneira em que a música é
tocada. Para tal usam-se palavras em italiano. Segue aqui uma lista em
inglês destas variações: http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/tempo/tempo2.html
o humor, ou modo da música. Nem todas as músicas são tocadas ou
cantadas o mais alto que a pessoa conseguir. Estas mudanças no volume
ajudam a deixar a música mais agradável e dramática, e não estática.
Para tal existem palavras em italiano e símbolos: > indica que a
nota diminui de volume e < indica que a nota aumenta de volume.
Segue aqui uma lista das palavras e símbolos: http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/dynamics/dynamics.html
que indicam outras variantes sobre a música. Dependendo do quanto você
já sabe sobre música você pode, ou não saber o que estes símbolos
significam.
De uma olhada neste dicionário para maiores informações sobre estes símbolos. http://www.music.vt.edu/musicdictionary/
poucos instrumentos que usa ambas as claves, de sol e de fá ao mesmo
tempo. Enquanto o clarinete usa somente a clave de Sol e o baixo use
somente a clave de Fá, pianistas devem saber ler ambas simultaneamente
para tocar.
Geralmente a mão esquerda do pianista toca as notas na clave de Fá
de uma partitura para piano e a mão direita a Clave de Sol. O mais
complicado para o pianista é aprender a ler ambas as claves
simultaneamente e tocá-las, já que devem ser usadas ambas as mãos.
ou um cantor, você aprenderá a ler partituras durante as aulas. Um
profissional foi treinado para ler partituras como se estivesse lendo
um livro, e conhece todas os símbolos e indicações que podem aparecer
em uma partitura.
Existem diversos lugares onde você pode fazer aulas. Alguns
colégios e universidades oferecem aulas, e existem diversas escolas e
conservatórios de música. Você também pode encontrar um professor
particular.
deu a oportunidade de aprender sozinho a ler partituras. Existem outras
milhares de fontes que se aprofundam mais sobre o tema do que este
artigo. Os músicos levam anos para aprender tudo o que eles precisam
sobre música mesmo assim é um processo de estudo constante.
Aprender a ler partituras é divertido, mas exige esforço e
dedicação. Embora seja difícil, todo o esforço vale a pena, pois logo
você estará tocando, cantando ou até mesmo escrevendo partituras você
mesmo.
In Howtodothings Por Ashtyn Evans, traduzido por Linda Mattoli
Convidad- Convidado
Re: Aprender a solfejar!
eu ando a aprender a ler pautaspartituras para tentar entra no conservatorio
comecei a pouco tempo a aprender a ler sozinho e ate nem acho muito compliado... esto a falar de uma nota de cada vez...
Mas se for acordes é diferente, eu acho muito dificil
mas é uma questao de tempo
Muito obrigado por partilharem os vossos conhecimentos com o pessoal
como o GoldMankey disse e bem, o objetivo do forum é isso mesmo
Bom post
aqui vai
comecei a pouco tempo a aprender a ler sozinho e ate nem acho muito compliado... esto a falar de uma nota de cada vez...
Mas se for acordes é diferente, eu acho muito dificil
mas é uma questao de tempo
Muito obrigado por partilharem os vossos conhecimentos com o pessoal
como o GoldMankey disse e bem, o objetivo do forum é isso mesmo
Bom post
aqui vai
Convidad- Convidado
Re: Aprender a solfejar!
maddox escreveu:bom post...ja sabia mais ao menos mas ha uma coisa que nunca entendi...visto que no braço da guitarra ha muitos dós por exemplo se aparece na pauta so a nota e nao o traste como e que sabemos qual tocar?
é facil, vens na pauta se o Dó é agudo ou grave,vou tentar explicarte de uma forma simples, se for grave é no 3º fret na 5ª corda (se a tua afinaçao for standar E), se for uma oitava a cima, supostamente deve ser 5 fret da 3ª corda, se nao me engano, se subir mais uma oitava é no 8º fret na 1ª corda, e se subires mais uma oitava vai ser no 20º fert da 1ª corda, se nao me engano é assim...
espero ter ajudado
Convidad- Convidado
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