ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Placas de Isolamento (Espuma)

4 participantes

Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por mpexus Sex Ago 18 2017, 12:42

Boas,

Ando aqui em arrumações no Escritorio/Estudio/O que quer que seja que o use Very Happy

Depois de ver uns videos de como ajudar a quebrar ou minimizar um pouco as reverbações de um quarto caseiro com esses paineis de Espuma que se vendem no Leroy decidi ir comprar uns 4-6-8.

Sim sei que não vai ficar igual a um estudio a serio mas não é isso que se pretende, só mesmo aligeirar a coisa e dar também assim um toque mais coiso e tal (a esposa "adorou a ideia de ir meter merdas na parede....)


A minha dúvida é... destes três:


Placas de Isolamento (Espuma) 16332596_isolamento_soundflex_wave_jpg_400_400
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Isolamento-da-casa/Isolamento-acustico/16332596.aspx


Placas de Isolamento (Espuma) 16332631_isolamento_soundflex_waffle_jpg_400_400
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento/Isolamento-acustico/16332631.aspx

Placas de Isolamento (Espuma) 16332652_isolamento_soundflex_pyramid_jpg_400_400
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Isolamento-da-casa/Isolamento-acustico/16332652.aspx


Compro qual? Eles por ordem de Absorção são:

38% - 600X600X30 mm
57% - 600X600X40 mm
55% - 600X600X70 mm


Estava mais inclinado para os segundos... mas irei notar assim tanta diferença? Se é que vá notar alguma coisa Very Happy


A divisão em si é como está não há forma de dar a volta à coisa em termos de arrumação. Tenho uma parede do lado Dt e a outra do lado esquerdo está cerca de 1 metro e picos mais afastada e tem ainda uma saída para uma varandita que foi fechada e serve de escritório da esposa quando ela precisa de ir fazer as cenas dela.

Atrás há armário com roupa e estantes.


Pensei em meter 2-3 Placas atrás das Colunas e do Ecran, tinha 2 mas retirei um para já e vai ficar assim por uns tempos. As placas na diagonal das Colunas (atrás de mim) para tirar mais uns reverbs não sei até que ponto se vão justificar mas posso meter pelo menos uma para cada Coluna.

Duas fotos que mostram a como é a divisão enquanto andei aqui a arrastar coisas de um lado para o outro para meter mais um Suporte na parede

Placas de Isolamento (Espuma) QV7O2Fh

Placas de Isolamento (Espuma) Uu29g1D

Os X marcam onde penso por paineis , no canto Superior não sei.

Valerá a pena meter ali algum por baixo das guitarras? Aquilo é a "zona" da Gatada e na realidade não fica na diagonal da Coluna Esquerda... também não sei até que ponto algo esponjoso sobrevive incólume muito tempo, basta um lá ir afinar as garras a primeira vez para se tornar um hábito Cool

Dicas serão bem vindas pois vou amanhã ao Leroy Rock
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por Slider56 Sex Ago 18 2017, 14:34

Como não é uma área muito grande/vasta,qualquer um que escolhas vai resolver o problema de reverberação da sala.

Em salas/estúdios de maiores áreas,é comum fazer-se um diagrama de reflexões do local (implica equipamentos de medida e análise!),e conforme os resultados,aplicam-se os diversos elementos de modo a modelar as reflexões,e assim a "construir" o padrão acústico do local.No teu caso,se achas que essa sala tem demasiada reverberação,antes de colares as placas definitivamente,,usas pedaços pequenos de fita dupla,e seguras as placas em diversos pontos e testas.Quando tiveres o que pretendes,então aplicas a fita dupla nas placas (basta na periferia!),e está o problema resolvido!

Atenção que os cantos por vezes "enrolam" algumas frequências (micro-reflexões localizadas!)... Neutral


depois conta como foi.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por mpexus Sex Ago 18 2017, 14:53

Ok obrigadão Smile

Gostaria de ter o ambiente um pouco mais seco pq o quarto até tem tralhas a mais que sempre abafam um pouco.

Os cantos... mas estas placas não serviriam de nada e também para o volume que uso que é até bem mais baixo do que estava antes habituado.

Possivelmente compro 3 de cada e faço um mix

Mais uma vez Obrigado Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por Slider56 Sáb Ago 19 2017, 16:18

Duvido muito que o Leroy Merlin tenha corner-traps de isolamento acústico.São secções circulares de 1/4 de círculo,fazem um ângulo recto perfeito e destinam-se a eliminar as tais micro-reflexões de que falava.Como a sala não é muito grande,julgo que com as placas que queres comprar vais resolver o problema.

Atenção que essas placas vão cortar com a reverberação natural da sala (eliminam reflexões sonoras!),mas não isolam o som para fora...(isso são outros voos...!)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por mpexus Dom Ago 20 2017, 05:24

Pronto já está Smile

Comprei 3 das primeiras e 2 da Segundas

A Terceira estava esgotada alguém tinha comprado 800 e tal Very Happy

Comprei um outra:

Placas de Isolamento (Espuma) 16332645_isolamento_soundflex_tablet_jpg_400_400

O que noto assim à primeira "ouvista":

O som tornou-se mais compacto e direcionado, mais in your face, mi gusta!


Meti as mais abafantes atras das Counas e uma mais fina por cima do Ecran. Meti o resto na parede lateral desde o canto quase até ao armario, estas coisas são grandes pá! Isto pode-se cortar para fazer mais pedaços ou é melhor ficar sossgeado?

Colar isto é que vai ser complicado... a parede é rugosa e a fita cola super special que comprei não agarra lá muito bem na espuma :S

primeira coisa que a Maria perguntou:

- Isso dá para pintar de outra cor? Laughing

Gotta love Women!!!! Rock Rock Rock
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por Slider56 Dom Ago 20 2017, 05:47

Não é qualquer fita dupla que serve para isso;tem de ser uma fita com largura mínima de 2 centímetros e com densidade/viscosidade elevada.Eu costumava usar uma qualidade de fita consoante o tipo de paredes a aplicar.

No Leroy Merlin existe uma fita espessa (teflon) de dupla face que resolve esse problema,e aí já poderás esquecer os 2 centímetros.Quanto a pintar de acordo com a senhora,bem...talvez um spray acrílico deva resolver um bocado a questão,mas vai alterar a absorção acústica... Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por mpexus Dom Ago 20 2017, 05:48

A fita que comprei é para aguentar 6 kilos Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por Slider56 Dom Ago 20 2017, 08:00

O problema não é da fita mas sim da rugosidade das paredes.Começas por limpar a superfície onde vais aplicar a fita com um pano limpo humedecido com alcool;aplicas a fita e vincas bem para maior aderência e só depois encostas as placas.Se necessário aplicas duas camadas de fita.

A fita que eu sugeri lá atrás,tem um suporte em teflon macio o que ajuda imenso a aderir a superficies  rugosas;o inconveniente é que se quiseres tirar a fita,vais ter de usar um solvente neutro porque aquilo agarra e nunca mais larga.Também me lembrei de fitas de velcro adesivas,mas sem experimentar a aderência às placas de matéria isolante,é difícil determinar que tipo de velcro se deve usar.

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura-e-drogaria/Colas-e-fitas-adesivas/Fitas-adesivas/14079674.aspx


Num estúdio privado de um músico da nossa praça que ajudei a isolar,tivemos de usar velcros adesivos da Wurth,tal eram as dimensões das placas usadas (montámos barras de cima a baixo espaçadas nas paredes do modo a cortar a reverberação,mas não deixar a sala demasiado seca/anecóica)

Se te sobrar uma placa,podes cortar em tiras de cinco centímetros de largura,e colas no canto de modo a fazer ângulo recto (os tais corner-traps),mas tu logo vês se é necessário...!


Depois conta como foi... Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por Velut Umbra Dom Ago 20 2017, 14:04

Mpexus escreveu:
- Isso dá para pintar de outra cor? Laughing

"Não vais comprar essa coisa horrorosa!" em relação a uma Jackson kelly...

Todas iguais!
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por ali3ncorp Dom Ago 20 2017, 14:25

Eu já convenci a minha que 3 das minhas guitrras vão ficar penduradas numa parede da sala eheheh
Perfect win ahah
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por Slider56 Dom Ago 20 2017, 14:57

Felizmente não sofro desse...mal familiar;a minha mulher lida muito bem com as minhas guitarras e acessórios extras (leia-se teclados,efeitos,cabos e afins).A maioria está "de conserva",e brevemente quando mudarmos de casa,vou ter uma sala exclusivamente para fins audiovisiais e arquivo geral... Wink

...e a dona da casa por acaso também é fan incondicional das Fender's e do som delas... Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por ali3ncorp Dom Ago 20 2017, 15:01

A isso chama-se almas gemeas ahaha
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por Slider56 Seg Ago 21 2017, 03:52

Nem mais!!!! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de Isolamento (Espuma) Empty Re: Placas de Isolamento (Espuma)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos