ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review APC WG100 SB

+2
ali3ncorp
joe_strummer
6 participantes

Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Review APC WG100 SB

Mensagem por joe_strummer Sáb Ago 05 2017, 06:06

De volta mais uma vez ao fórum, após uma longa ausência, mas vou acompanhando o que se diz por aqui. Bom decidi trazer uma coisa diferente, isto para não ser sempreaqueles posts que fazia no ínicio do tipo "Amplificador X vs Amplificador Y vs Amplificador Fulano Tal, qual deles o melhor?" ou "A marca Sicrano é boa" e coisas do tipo, bom tendo em conta que era iniciante é normal, e essa coisa diferente é uma review de uma guitarra acústica que comprei há pouco, a APC WG100 SB, mas será à minha maneira.

APC WG100 SB

Características:

Tampo: Spruce Maciço

Aros e Fundo: Sappeli

Braço: Mogno

Escala: African Blackwood


Construção e acabamento: Bom de experiência de guitarras  acústicas de 100 e 150 euros que tive, esta tem a melhor qualidade de construção e acabamento nesta faixa de preço, não vi nenhuma falha de pintura ou de acabamento (pelo que tenha reparado) e com pintura de Sunburst básica, pode não agradar a muita gente, mas existe outras cores, como o "natural" ou em preto.

Tocabilidade e sonoridade: Foi nesta parte que me surpreendeu, é uma guitarra confortável de tocar e soa muito bem (nunca tive até agora uma guitarra acústica que soasse tão bem como esta guitarra Smile ).

Pontos fracos: Não é só elogios, um ponto fraco da guitarra que senti foi as cordas de origem que são fraquinhas, mas nada que uma troca de cordas que resolva, fora isso, não estou a lembrar de outro defeito.

Conclusões: Se existe uma boa guitarras para iniciantes ou uma guitarra barata que satisfaça as necessidade básicas de um guitarrista (como levar a guitarra para algum lado como por exemplo praia ou ida à casa de férias de um avô ou tio ou sei lá) ou quem sabe levar para um concerto ao vivo, esta é a boa opção para o preço que foi (129€ na Musifex, mas paguei 125€ hehe) e além disso é de fabrico nacional. É óbvio que não dá para comparar a nenhuma guitarra topo de gama, como uma Martin, Taylor e Gibson (óbvio não?), mas pode dar no máximo uma comparação com uma de média gama.


Bom foi o meu primeiro review, vai ter muita falhas como é óbvio, tanto de português Riso como de alguns aspectos em relação à própria guitarra em si. Qualquer dúvida ou comentário podem fazer à vontade. hehe


Última edição por joe_strummer em Sáb Ago 05 2017, 06:58, editado 1 vez(es)
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por ali3ncorp Sáb Ago 05 2017, 06:27

isto é uma boa iniciativa sim senhor...
venham mais reviews
acho ate que faz mais sentido do que fazer comparaçoes entre guitarras neste caso.
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por guitargold Sáb Ago 05 2017, 09:05

Parabéns pela iniciativa é bom ver se isto volta a mexer mais, pois o forum anda muito muito morto Sad

Quanto as APC ... tenho 3 instrumentos da marca e sinceramente acho que sou burro pois depois de ter comprado a primeira não devia ter gasto um único cêntimo nos outros" por acaso a guitarra até é a que é melhor" tenho um ukulele baritno e uma guitarra portuguesa.

São bonitas e bem feitas mas as madeiras usadas são de qualidade muito má. a tocablidade até é mais ou menos, eu com os 220€ que gastei na minha na altura deveria ter comprado uma yamaha ou cort, mas em fim fui burro e dos grandes.

Dito isto ainda digo cada caso é um caso, e fico contente que estejas feliz com a tua Tiveste sorte hehe.
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por joe_strummer Sáb Ago 05 2017, 09:24

[quote]Quanto as APC ... tenho 3 instrumentos da marca e sinceramente acho que sou burro pois depois de ter comprado a primeira não devia ter gasto um único cêntimo nos outros" por acaso a guitarra até é a que é melhor" tenho um ukulele baritno e uma guitarra portuguesa.

São bonitas e bem feitas mas as madeiras usadas são de qualidade muito má. a tocablidade até é mais ou menos, eu com os 220€ que gastei na minha na altura deveria ter comprado uma yamaha ou cort, mas em fim fui burro e dos grandes.

Dito isto ainda digo cada caso é um caso, e fico contente que estejas feliz com a tua Tiveste sorte hehe.
[/quote]

Sim cada caso é um caso, mas vale lembrar que a guitarra que tenho é gama de entrada e mesmo assim superou a minhas espectativas.  

Outra coisa que me esqueci-me de referir na parte dos pontos fracos, a guitarra que tenho, não tem o pino de segurar a correia, não é que isso me incomoda, não vou ser o Bob Dylan versão wannabe xD Qualquer coisa vou a um luthier e peço para meter o pino e assunto resolvido.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por ali3ncorp Sáb Ago 05 2017, 09:28

luthier para meter um pino? Laughing
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por joe_strummer Sáb Ago 05 2017, 09:37

luthier para meter um pino?

Tendo em conta que não tenho jeito para isso, sim
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por Slider56 Sáb Ago 05 2017, 16:39

Infelizmente já me passaram algumas guitarras dessa marca pelas mãos e muito sincera e honestamente,poderíam ter feito melhor e só teríam a ganhar com isso.É certo que a produção nacional está numa fase muito complicada ao ponto de se verem na situação de fornecerem a Thomann e outras lojas online.As vendas nacionais e distribuição por algmas lojas nacionais não está a resultar como seria desejado... No

O guitarrista Silvestre teve uma clássica com alguma qualidade na oficina do Vitor Paulo e apesar de todos os cuidados e reparações necessárias,não deixa de ser uma guitarra de gama baixa,embora muito bem construída.São relativamente baratas,porque poupam muito na construção.Honestamente acredito que,se se empenhassem mais e melhor a produzir instrumentos de qualidade superior,mesmo que isso se reflectisse nos preços finais,só iríam ganhar a médio/longo prazo.

...just my two cents... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por egiptogrunge Seg Ago 28 2017, 11:06

Eu tenho uma viola APC que me foi oferecida. Não me parece má, tem é um braço muito largo para o meu gosto. Eu por acaso sou de perto da fábrica e conheço pessoal que trabalha lá e outros que já trabalharam, por isso tenho sempre alguma curiosidade pelo que a marca faz. Penso que o problema deles é a falta de controlo de qualidade, tanto te pode sair um bom instrumento como um mauzinho, além de que apesar de inovarem bastante em termos de tipos de instrumentos construidos parecem ter um método de fabrico muito baseado no tradicional, sendo o pessoal mais velho a ensinar aos mais novos conforme já lhe tinha sido ensinado a eles.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por Slider56 Ter Ago 29 2017, 11:13

Muito honestamente ,dar-me-ia imenso prazer ver uma marca como a APC a apostar mais na qualidade,mesmo que isso implicasse um aumento dos preços.O que é nacional não é necessáriamente bom nem para deitar fora;há de tudo um pouco,mas nesta área da construção de instrumentos de cordas,a escolha criteriosa e cuidada dos diversos materiais conta muito no produto final.

Há muitos anos atrás,(tinha cerca de 6 ou 7anos),o meu pai decidiu meter-me na mesma escola de guitarras por onde ele passou:a célebre Escola de Guitarras de Duarte Costa,na Avenida João XXI em Lisboa.Tive o previlégio de ter aulas com o próprio Prof. Duarte Costa entre outros,e as guitarras que tínhamos lá em casa eram construídas por eles.A minha uma modesta Padrela e a do meu pai um topo de gama,Odemira Especial que ainda guardo religiosamente.

Os tempos eram outros,não havia a urgência sufocante de produzir às quantidades industriais,e barato para se vender o mais rapido possível.Óbviamente que mesmo os melhores modelos nunca poderíam rivalizar com Ramirez,Contreras,Juan Torres e outras de calibre superior,mas tinham uma qualidade geral,sonora muito acima da média,sem desbravar demasiado o orçamento de qualquer família.


Os tempos são outros,os mercados aceleraram de uma maneira muito estranha,e a concorrência low-cost dos países asiáticos não veio a melhorar nada,com excepção de algumas guitarras japonesas com custos elevados.Gostava que houvesse mais e melhores iniciativas nacionais,de modo a podermos ter instrumentos de muito boa qualidade,para recorrermos menos a importações...!


Just my two humble cents...  Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por egiptogrunge Qua Ago 30 2017, 05:16

Slider entendo o que dizes e faz todo o sentido, mas apostar na qualidade nesta área, e consequente subida dos preços, é muito arriscado.

Nós em Portugal com o baixo poder de compra queremos é coisas baratas (sim o barato sai muitas vezes caro). Além disso o pessoal que quer algo de maior qualidade vai para marcas reconhecidas como a Taylor e rarissimos seriam os que estariam dispostos a despender elevadas quantias numa marca nacional.

Sei que vivemos numa era global e podiam tentar exportar mais, mas penso que como estratégia de negócio seria mau para a companhia apostar no mercado "mais caro".

No entanto sei que eles já fazem alguns produtos mais caros e parecem ter qualidade, não posso falar muito em termos de som porque não os tenho experimentado e porque não percebo muito de acústicas, mas pelo menos esteticamente estão muito bem conseguidos.

Esperemos que aumentem o controlo de qualidade e que continuem a crescer, seria bom para todos.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por Slider56 Qua Ago 30 2017, 14:59

Infelizmente compreendo até bem demais o mercado nacional...!Se virmos as coisas com olhos de ver eo mais imparcialmente possível chegamos à triste conclusão de que não existe mercado a sério em Portugal.O baixo poder de compra,associado à crise (que já se arrasta desde o início dos anos '80!),não ajuda em nada,nem aos músicos e muito menos aos comerciantes que se vêem na contingência de importar chinesices (leia-se instrumentos de muito baixa qualidade),senão bem podem fechar as portas...! No

Num país onde infelizmente a Cultura é vista como um acessório e não um bem essencial,não se podia esperar outra coisa.

----------------------------------------------------------------------------------------------

O meu amigo Vitor Paulo,músico e luthier experiente,tem entre os seus clientes pessoas como o guitarrista Silvestre que tem uma APC clássica;essa guitarra já teve de ir passar uns dias à oficina do Vitor precisamente por causa da falta de controle de qualidade aqui e ali.O Silvestre tem algumas guitarras verdadeiramente fenomenais ( e caras!),mas sinceramente não sei o que lhe deu para comprar uma APC,ou se foi a marca que lhe ofereceu uma a título de endorsement... scratch

-----------------------------------------------------------------------------------------------

...mas dava gozo haver alguns fabricantes esmerarem-se ao ponto de se criar a habituação de comprar instrumentos nacionais de boa qualidade.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por monhept Sáb Set 02 2017, 07:48

Existem muitos bom luthiers em Portugal a fazer instrumentos tradicionais e isso inclui guitarras clássicas. O Sr. Carvalho, dono da APC faz instrumentos fenomenais: quando a tuna a que pertenci arrancou, em 97-98 muitos dos instrumentos foram feitos no Sr. Carvalho, que só depois com a expansão passou a chamar-se APC. Obviamente que se queres um instrumento de qualidade, não te vai custar barato. Eu já tive uma APC 5CW Koa e apesar de ser bonita e ter afinador e equalizador incluidos, a qualidade era fraquinha. Carrilhões não mantinham afinação, bordos dos fretes com arestas, som assim-assim. Era uma B-stock da Amazon e pelo que paguei era muito boa, mas não pagaria os cerca de 300 Euros que custa. Desfiz-me dela para um amigo que estava a aprender e ele adorou a guitarra.
Agora possuo uma APC AC, que é de outra liga e posso dizer que estou muito satisfeito com a guitarra, isto porque também não paguei o valor normal que custa (600 Euros). Uma guitarra super bem construída, madeiras muito boas e excelente som e tocabilidade. Mas lá está, o acréscimo de preço neste caso veio com um enorme acréscimo de qualidade.
As guitarras da série luthier, tb são ótimas, mas custam dinheiro.

monhept
monhept
Guitarrista viciado

Post Count : 789
Idade : 43
Localização : UK
Guitarra : Washburn hb 35, Squier Strat SQ series MIJ 1984, Yamaha Pacifica W812, Squier Se moddedEpiphone Les Paul, Ibanez Cmm1, Ibanez SA, Peavey Falcon II, Sorrento H10 1960´s, Squier Strat MIK 89, APC AC
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Review APC WG100 SB Empty Re: Review APC WG100 SB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos