ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedaleira como alternativa

4 participantes

Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Pedaleira como alternativa

Mensagem por NunoLP Qui Mar 23 2017, 10:42

Boas pessoal, já faz muito tempo que não venho a este fórum mas estou a precisar da vossa ajuda.
Recentemente comprei um combo a válvulas (Bogner Alchemist 112), que para tocar músicas estilo Arctic Monkeys, Nirvana, etc dá para desenrascar bastante bem. O problema é que entrei num projeto em que tenho de tocar músicas mais orientadas a solos de guitarra, com uma distorção mais melódica, do género de distorção que o guitarrista do Tony Carreira costuma usar ao vivo. Pensei em adquirir uma pedaleira de multi-efeitos (Line6 POD HD500x), e ligá-la diretamente ao PA. O que me aconselham ? Comprar a pedaleira, ou conhecem alguns pedais que me possam ser utéis, ligados ao amplificador?
NunoLP
NunoLP
Aprendiz de guitarra

Post Count : 88
Idade : 28
Localização : Guimarães
Guitarra : Vintage V100 AFD Paradise
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 07/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Re: Pedaleira como alternativa

Mensagem por Slider56 Qui Mar 23 2017, 16:05

Isso tudo leva-nos à velha discussão do costume... Rolling Eyes

há amplificadores que se dão melhores que outros com pedaleiras e/ou pedais.Sinceramente não estou muito familiarizado com o material da Bogner  (há quem jure pela alma deles e há quem os deteste!).É tudo uma questão de gosto pessoal.

A HD500X dropada numa boa D.I. box (serve de conversor de impedâncias,e também de isolador!) e ligada ao P.A. resulta na boa sem problemas,mas julgo que também poderás usar o Bogner se gostares ou preferires ter o teu backline.Ligas a guitarra à pedaleira,e daí para a frente,passas pela D.I. A saída que te aconselharia a usar seria dos jacks de alta impedância para atacares a D.I. (eu sei que a HD500X tem saídas balanceadas,mas a D.I. é um acessório que recomendo a qualquer um!)

A D.I. tem como função reduzir a alta impedância de linha para baixa impedância de micro (ganhas mais dinâmica/headroom!),e podes tirar um bypass da D.I. para o teu amplificador.A D.I. é sempre uma opção extra que compensa por teres a hipótese de isolares eventuais ruídos e/ou interferências,para além da opção Ground Lift se necessário.

Há muita malta a ligar pedaleiras compactas ou construídas à volta de vários pedais,directamente aos P.A.'s mas sempre com as D.I.'s ou isoladores dedicados.


Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Re: Pedaleira como alternativa

Mensagem por egiptogrunge Seg Mar 27 2017, 08:42

Nuno, se o que precisas é apenas de uma distorção diferente um pedal dá conta do assunto. Agora se precisas de mais variedade de som, praticidade (tipo ligar logo ao PA e não ter de carregar com AMPs e pedais e cabos às costas) a pedaleira é capaz de ser a melhor opção. O pessoal das bandas de baile usam mt as pedaleiras pois geralmente necessitam de uma grande variedade de tones e é mais pratico para andar nas viagens e no monta/desmonta o palco.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Re: Pedaleira como alternativa

Mensagem por NunoLP Qui Mar 30 2017, 07:34

Obrigado pela respostas Very Happy Eu poderia utilizar a distorção do meu amplificador, mas soa-me muito "suja" e com pouco ataque e pouco sustain, mesmo quando combinada com um TubeScreamer. Se calhar o que estou a precisar é de um compressor. Vou experimentar, se funcionar porreiro não preciso de gastar 500 euros na pedaleira Razz
NunoLP
NunoLP
Aprendiz de guitarra

Post Count : 88
Idade : 28
Localização : Guimarães
Guitarra : Vintage V100 AFD Paradise
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 07/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Re: Pedaleira como alternativa

Mensagem por egiptogrunge Qui Mar 30 2017, 09:21

Experimenta tb pedais de distorção, e combinar esses com o tubescreamer no canal limpo do AMP ao invés do canal da distorçao do teu AMP.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Re: Pedaleira como alternativa

Mensagem por Slider56 Qui Mar 30 2017, 12:36

Nuno...o compressor além de de dar mais algum sustain,serve maioritáriamente para nivelar as diversas frequências por igual.Estabeleces um determinado nível,e o compressor encarrega-se de tratar o sinal em conformidade.

Se aplicares demasiada compressão,vais perder muito headroom e corres o risco de o som "arrastar" e torna-se cansativo.Por outro lado,os compressores para guitarra também te permitem puxar pelo sinal,mas o equilíbrio deve ser mantido,senão faz mais mal do que bem...!

Depois conta como foi... Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Re: Pedaleira como alternativa

Mensagem por PedroGRock Sex Mar 31 2017, 05:46

A velha discussão. Vou te dar uma opinião de quem trabalha nos dois formatos. Tenho um amp a válvulas e pedais e o som que tiro é top. É tudo uma questão de teres os pedais certos e fazes o que queres. Mas este 26 anos já me pesam nas costas e nao curto de andar com uma cabeça, coluna e pedais atrás. Mais as duas guitarras. Portanto optei por comprar uma pod x3 e digo te que é uma óptima alternativa ligado directamentebao PA. Se vais optar pela HD500X, melhor ainda. Conheço alguns guitarristas que tocam com artistas e a opinião deles é: rock forte e feio num bar e para gravar, é o amp com os pedais. Tocar ao vivo com os artistas, precisos de mil efeitos, então siga a pedaleira. Muito sinceramente, as diferenças sao mínimas já. Não ha diferenças praticamente nenhumas entre as duas coisas. Aconselho te mesmo a pedaleira. É tudo muito mais prático.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Re: Pedaleira como alternativa

Mensagem por Slider56 Sáb Abr 01 2017, 05:29

Nuno tu é que sabes o orçamento que tens e só tu podes avaliar a melhor solução...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedaleira como alternativa Empty Re: Pedaleira como alternativa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos