ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

5 participantes

Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por BemQ Ter Dez 27 2016, 19:19

Smile Oi pessoal do forum. Espero que o Natal tenha sido top Very Happy

A titulo de ajuda e esclarecimente de duvidas estou a lançar este tópico.
De momento a daw que uso é o Reaper.
Comprei um bheringer mu2 e tenho um microfone dinamico (jbsystems jb10).
Foi tudo baratinho só que noto defeciencia/fraca qualidade nas gravações.
A voz nunca está limpa, pareçe abafada e inaudivel. Então quando sobreposta com a faixa de guitarra...é como se tivesse ao fundo de um tunel. Crying or Very sad
O próprio microfone, perco um tempo enorme a tentar dar o gain com o bheringer, igual para a guitarra. Aqueles knobs...
Por vezes fica mais "claro" no telemovel que com o actual set up.
Será que me podem dar algumas luzes em como melhorar esta situação?
O pc que tenho é um asus, emprestado.

Obrigado





BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Slider56 Qua Dez 28 2016, 04:42

O facto de o microfone ser um Behringer não afecta directamente o resultado;tenho dois micros desses com mais de 20 anos e comportam-se bem sem problemas.São dinâmicos,cardióides e de baixa impedãncia.

Um dos grandes problemas que a malta se depara quando fazem gravações caseiras,é que a vasta maioria por e simplesmente não sabe regular as coisas de modo a obter um headroom ideal e sem distorções;o mesmo se passa quando ligam um microfone a uma mesa de mistura.Saber regular o nível máximo de sinal antes de haver distorção tem que se lhe diga.

A saber e resumindo bastante:

Ligar o micro à mesa de mistura,e sem levantar o fader activa-se a pré-escuta (PFL,pre-fade listen).De seguida,vai-se subindo o Gain lá emcima até o sinal bater na marca o dB nos vuímetros.Parte-se do princípio de que os Master's estão no nível 0 dB,claro.Convém não deixar o sinal ultrapassar os 0 dB's.Feito isto,então é a altura de começar a levantar o volume do canal (fader) muito devagar até termos sinal suficiente;para se ganhar algum headroom,recomenda-se baixar os Master's um pouco,até aos -3 dB's.

Deste modo explicado muito abreviadamente,consegue-se ter um nível de sinal limpo de distorções e suficiente para reprodução ou gravação.De notar que a equalização aplicada a cada sinal (seja de microfone ou linha) deve ser feita com cuidado e sem exageros.A equalização individual de cada canal tanto pode ser aumentada como subtraída.

É difícil estar a dar-te indicações desta forma resumida,mas aconselho-te a perderes algum tempo no You Tube onde encontras carradas de vídeos que te podem ajudar a esclarecer alguns pontos importantes.

Todo o sinal processado,desde o microfone até à guitarra ou outro instrumento,é afectado através dos diversos equipamentos usados;começa na mesa de mistura (física ou virtual),passando por um eventual processamento de efeitos,segue-se a amplificação e finalmente os altifalantes/colunas que decidires usar.Tudo conta,até a qualidade dos cabos,a configuração dos diversos sistemas,etc,etc...

O Reaper é um software muito intuitivo e eficaz,mas convém ler o manual e ver alguns vídeos para te familiarizares com aquilo.Um bom interface audio USB também ajuda...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Pgranadas Qua Dez 28 2016, 09:10

Basicamente, queres saber como obter qualidade de topo, usando equipamento de baixa gama.
Quando o descobrires, por favor vem até aqui dizer, porque isso gostava toda a gente, e se fosse relamente possível de o conseguir, ninguém dava 300€ por um IA, ou 280€ por um micro, nem 40€ por um cabo, como eu fiz, e não obtenho mesmo assim, como era de esperar, o resultado que se tem com um IA de 3K ou um micro de 5K, ligado a um pré de 2K.
Se a ideia é gravares umas maquetes, esquece a qualidade e aplica-te na arte.
Se queres aprofundar conhecimentos técnicos de gravação, fazes bem o fazer, mas assim como não se pode ganhar uma prova de F1 com um Smart, também não se pode exigir e esperar resultados milagrosos.
Pgranadas
Pgranadas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 53
Localização : Luxemburgo
Guitarra : Ibanez six70fdbg, Yamaha Variax, Squier Deluxe, Dean Zelinsky Tagliare, Ibanez SR300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por guitargold Qua Dez 28 2016, 17:38

Slider peço desculpa mas penso que leste mal, ele disse que o interface é um um2 da behringer e o micro é da JBsystem " marca de material de som mais volto para o Dj que faz umas coisas que safam "

Sinceramente penso que o problema está no micro e sabes por que? muito simples para já eu tenho um interface da behringer o umc1820 que na realidade é uma versão de rack com 8 vias mais 7 que o teu e nunca tive problema nenhum, por isso eu estou a excluir o interface.

O micro é dinâmico e isso não é mau, mas ... mas... a qualidade desses micros são muitíssimo xingaling, e isso sim pode estar a criar o problema, não consegues que ninguém te empreste um micro de outra marca " um shure por exemplo " para fazeres um teste? o cabo está em condições? pode ser também algum problema com o cabo, mas eu tenho quase 90% de certeza que o problema deve vir do micro.

no entanto com material de baixa gama como o pgranadas referiu consegues já um som minimamente aceitável " sem ruídos e se perderes algum tempo a estudar como o conseguir" mas nunca a mesma qualidade que um estúdio pro com um técnico/produtor que faça uma boa mixagem e uma boa masterização.

Deixo-te aqui um exemplo do máximo de qualidade que eu consegui e olha que não estou contente com o resultado e já perdi muitas horas no youtube a ver filmes para ver se aprendo alguma coisa ...

guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Slider56 Qui Dez 29 2016, 08:57

Talvez Gold,mas nem sempre os equipamentos de gama baixa são a razão de maus resultados.Qualquer interface audio USB mínimamente decente faz o serviço,e realmente o problema parece ser do microfone,mas convém ter em conta algumas referências quer do hardware quer do software que se usa.

Uma má regulação de software(níveis de sinal,configurações,etc) arrasa com qualquer set,seja de gama baixa ou alta.

Outro aspecto a ter em conta é o facto de alguns computadores gerarem ruído ou interferências que afectam as gravações;sobe há alguns anos que a malta que usava alguns modelos de laptops da Toshiba,tinham problemas com os alimentadores que induziam ruído.
No caso dos Asus esse problema não existe,que eu saiba.

Sugiro ao nosso amigo que tente comprar um microfone melhor. Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por guitargold Qui Dez 29 2016, 09:25

De facto tens razão no que dizes dos Pc's eu tive uma avaria no meu portatil á uns anos e tive que gravar o audio para um doc sobre o 5 de outubro e para safar usei o pc da minha mãe, um Insys, bem o aquela porcaria era só ruídos quando ligado á corrente, para o calar enquanto gravava tinha de desligar da corrente, ficava na bateria e não havia ruído quando estava a ficar sem bateria,era desligar o pc durante 1H mais ou menos para carregar mais rápido possível para poder voltar ao trabalho.

E de facto a nivel de interfaces eu acho que actualmente quase tudo o que anda no mercado de marcas conhecidas é minimamente decente ou seja cumprem a função, eu usei durante anos o behringer uca202 e sempre com resultados aceitáveis.
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Pgranadas Qui Dez 29 2016, 09:47

Concordo convosco, a nível de interfaces, há naturalmente diferenças entre elas, mas não são gritantes ao ponto de uma obter uma gravação fantástica e outra da treta. Agora esse micro, nem 10€ dava por ele. Há uns micros de condensador na ordem 20€ no ebay e no aliexpress, que metem-no a um canto. O cabo tambem convem ser minimamente de qualidad, e quando um dia fiz eu um, a diferença foi do noite para o dia. Fiz o mesmo para o cabo de micro, e Bang. Parecia um novo micro, muito mais transparente.
Eu também começava por aí, metia o micro de lado (normalmente esses micros são porreiros para emprestar àqueles vocalistas que só querem fama, mas não querem gastar sequer 100€ num micro decente).
Pgranadas
Pgranadas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 53
Localização : Luxemburgo
Guitarra : Ibanez six70fdbg, Yamaha Variax, Squier Deluxe, Dean Zelinsky Tagliare, Ibanez SR300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Slider56 Qui Dez 29 2016, 11:55

Tudo isso é verdade,no que respeita a microfones de gama baixa;são construídos de modo a serem baratos de produzir e saem a preços económicos com tudo o que isso implica.Um bom microfone dinâmico,cardióde e de baixa impedância anda à volta dos 100 euros ou mais (caso dos Shure SM58 e semelhantes).Se formos para os microfones de condensador,aí os preços disparam em flecha... pale

As alternativas de outras marcas também não fogem à regra;se alguém achar que é caro,pensem nos resultados e tenham a noção de que há microfones a custar muito mais,dependendo do uso a que se destinam.O grande problema são algumas marcas pouco recomendáveis a fabricarem micros de muito baixa qualidade e preços a condizer (Fane entre outras!)

Tudo bem,servem para desenrascar mas em algumas situações dão os tais problemas que o nosso amigo indicou no teor deste tópico.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por egiptogrunge Sex Dez 30 2016, 05:52

Não penso que um bom microfone tenha obrigatoriamente de ser caro. Existem boas opções a baixos preços. Mesmo os shure segundo muita gente o preço deles deve-se mais à robustez que possuem que ao som em si. Passo a explicar, não há duvidas que os shure são bons micros, mas por preços tão baixos quanto 30€ temos opções que em termos de som são tão bons como os shure, no entanto estes micros mais baratos costumam perder para os shure em termos de robustez, ou seja duas quedas mais violentas e vão à vida, enquanto os shure quase que andamos aos pontapés a eles sem se estragarem.

Assim sendo para quem quer ter o micro em casa para gravar se calhar um bom micro de baixo custo pode ser óptima solução, enquanto um shure se calhar é mais adequado a quem faz muita estrada.

Para mim tenho que quer na música quer noutras áreas, temos sempre opções com melhor relação qualidade/preço que as chamadas marcas reconhecidas e caras. O problema é separar o trigo do joio nas chamadas marcas brancas. Se não estamos com disposição ou tempo para uma boa pesquisa e testes podemos sempre optar pelas tais marcas caras onde a probabilidade de ser bem servido aumenta, e repito a probabilidade aumenta mas não é certo que assim seja.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Pgranadas Sex Dez 30 2016, 06:10

Relativamente à microfone, eu pessoalmente tenho esta posicao. Se a origem não é boa, não se pode, de forma alguma ter um bom resultado.
Shure é sem duvida uma marca de referência, mas está longe de ser a minha favorita. É verdade que são robustos, mas existe muito melhor pelo mesmo preço.
Há micros relativamente baratos, que permitem boas captações.
O AT2020 é um, na casa dos 100€, muito versátil, bom para vozes e instrumentos acústicos.
AKG, Sennheiser, Bayer Dinamics e muitas outras marcas, oferecem melhores micros que Shure, que basicamente era a referência nos anos 80, mas deixou de evoluir. Há quem goste muito do SM57 para guitarras, eu não o acho tão entusiasmante. Mas isso sou eu.
No entanto, é também verdade que há por aí algumas coisas made in China, que não são robustas, não são coisas consistentes (quando comparados dois lado a lado) mas que para se usar em casa, desde que bem cuidados, podem trazer resultados impressionantes.
Eu is um que se encontra baratucho no Ebay.
Pgranadas
Pgranadas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 53
Localização : Luxemburgo
Guitarra : Ibanez six70fdbg, Yamaha Variax, Squier Deluxe, Dean Zelinsky Tagliare, Ibanez SR300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por BemQ Sex Dez 30 2016, 23:13

Obrigado a todos pela perninha que aqui deixaram.
Todos sabemos que por muito bom que o micro ou até o amplificador de linha, ou o DAW...se o que lá entra é mau o que sai...
Contudo muito embora a minha "voz" tenha progredido, com o material que tenho ainda sinto um som sujo e abafado constante, depois aquelas picagens no vermelho.
Em verdade ao tentar com outro micro na casa do meu prof há uma clara diferença, é um shure.
Já consegui afinar + - a daw nos Vu!
Sabem isto também pode ser do meu ouvido e do que eu entendo ser o som que deve sair no registo. Recordo-me de quando fiz radio e como na regie berravam para eu falar mais alto. :p Eu na "minha" nao o fazia, supostamente o material tinha de estar capaz para me apanhar o som.
Assim como me incomoda quando vejo gente a beijar o microfone para cantar ou falar!!! Mas eu nao percebo nada disso...posso estar errado.
A ver vamos, contudo acho que brevemente compro outro microfone.
Acima de tudo estou muito agradecido pelas vossas opiniões.
Fora isso em desabafo...baterista/produtor a titulo benemérito recebe pistas para colocar/acrescentar a mesma. Em retorno vem as faixas com umas sirenes pelo meio e de bateria nicles.
O meu professor fica irritado...eu apenas lhe disse que enquanto se andar a entregar ao 1º que aparece, sem conhecer, não so me desmotiva como nos "tiram" as musicas. Felizmente vou escrevendo mais,mas essas nao as volto a repetir.
Desejo-vos um bom ano 2017 e espero poder partilhar convosco o material que tenho.
sunny

Força
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Slider56 Sáb Dez 31 2016, 09:25

A ideia é essa mesmo: aprende-se um pouco todos os dias.Eu sou suspeito do que tenho afirmado,porque a minha vida profissional girou precisamente nos meios audiovisuais de diversas formas (som industrial,estúdios de gravação,etc).Habituei-me a usar bons microfones de acordo com o que tinha de captar e no local em questão.

É certo que existem alternativas considerávelmente mais económicas,e no caso da Audio Techinica encontravam-se microfones a bom preço e realmente eficazes,mas em trabalhos mais a sério e com equipamentos Pro,se usarmos alguma peça de menor qualidade,isso sobressai nos resultados finais.Os equipamentos profissionais,para além de custarem a nota muito preta,não se justifica o seu uso a nível caseiro e não mascaram os resultados;se entrar bom,soa a bom,e se entrar mau soa a mau.Não há margem de manobra...!

Julgo que,com algum bom senso,muita paciência e uma busca/escolha acertada conseguimos brincar de forma séria dentro dos meios de que podemos dispôr.Não tenham a pretensão de conseguir resultados Pro com equipamentos caseiros,porque isso não dá.Seria o mesmo que tentar por exemplo correr num qualquer circuito automóvel a nível profissional com um carro de utilização do dia a dia...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por BemQ Sáb Dez 31 2016, 23:14

Slider56,

Muito obrigado pela resposta. "É isso" que por vezes temos de aprender, e dentro dos possíveis tenho dito a mim mesmo. Adequar a necessidade e aplicar o investimento onde ele realmente é preciso.
No meu caso não sou "encartado", tenho amor á "condução". A parte criativa, fascina-me. As gravações aparecem para simples registo das letras e musicas (melodias). Das quase 100, sempre que as leio a melodia regressa. Nem sei se isso é normal!
Revela-se interessante incrementar conhecimento sobre material e software, sem nunca descurar outros aspectos. As dúvidas na Daw e material estavam a esgotar-me a atenção e o foco. Até a criar alguma frustracão pela descompensação provocada.
"Se entrar bom,soa a bom,e se entrar mau soa a mau.Não há margem de manobra...!"
Essa frase é realmente válida para tanta coisa na vida.
Vou continuar a batalhar para que entre melhor. E mais umas vez obrigado pela atenção que deram e o que partilharam neste post.

sunny

Força


BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Slider56 Dom Jan 01 2017, 05:43

Na boa,amigo! Estamos cá para isso! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio - ajuda com material e daw - afinações Empty Re: Home Studio - ajuda com material e daw - afinações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos