ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compra de guitarra e amp

+3
ggx2
mpexus
Enter Sandman
7 participantes

Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Compra de guitarra e amp

Mensagem por Enter Sandman Qui Jul 21 2016, 13:11

Boas!

No seguimento da minha apresentação onde dei conta de que não tenho guitarra eléctrica, recorro à vossa ajuda para escolher a barulhenta.

As minhas influências vão desde Led Zeppelin, Hendrix, AC-DC ou Foo Fighters passando pelas sonoridades mais pesadas e progressivas como Dream Theater, Epica, Pantera ou Metallica, terminando num som mais limpo como o Joe Bonamassa, Gary Clark Jr., Philip Sayce ou Andy Timmons.
Pretendia assim uma guitarra e amp que me permitisse a versatilidade para andar nestas sonoridades. Se será melhor uma guitarra do tipo Les Paul ou tele ou strat ou outra qualquer não faço a mínima...
O meu orçamento ronda os 800Euros para guitarra e amp.

Do que vi na Thomann encontrei estas que são tipo LP e me parecem interessantes mas não quer dizer que sejam a melhor opção...

Número de artigo: 202314, Epiphone LP Std EB incl. thomann Case
Epiphone LP Std EB incl. Case
Disponibilidade imediata
thomann
O conjunto inclui
1x Epiphone Les Paul Standard Ebony
1x thomann Thomann Guitar Case Single Cut
1
€ 389
Número de artigo: 271803, Yamaha THR10 V2
Yamaha thomann THR10 V2
Disponibilidade imediata
thomann
1
€ 299
Número de artigo: 379022, PRS SE Tremonti Custom Sapphire
PRS SE Tremonti Custom Sapphire
€ 594
Número de artigo: 347579, PRS SE Standard 245 BK
PRS SE Standard 245 BK
€ 569
Número de artigo: 373881, PRS SE Ace BK
PRS SE Ace BK
€ 569

O que recomendam?
Obrigado.
Enter Sandman
Enter Sandman

Post Count : 8
Idade : 42
Localização : Algarve
Guitarra : Um pau de vassoura com 6 cordas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por mpexus Sex Jul 22 2016, 02:06

Compra usado que com esse valor ficas com alto material Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por ggx2 Sex Jul 22 2016, 03:18

Boas,

usado pode ser uma opção se tiveres alguma experiência, ou conhceres alguém que tenha alguma experiência a avaliar se está tudo em boas condições. Afinal vais querer algo pronto a tocar e não algo onde ainda podes ter que gastar dinheiro adicional e estar à espera de algum recondicionamento.

A minha opinião e que compres algo dentro do estilo q achas que gostas, como os modelos que já referencias-te e ... fogo à peça. Para já o que precisas é de praticar e praticar. Não é a guitarra que faz um bom musico, mas o inverso. E´ tb a pratica que refina posteriores escolhas de guitarras. Umas visita a lojas da especialidade pode ser tb uma boa opção. Vais poder experimentar e mexer nas "miudas" o que pode confirmar ou alterar as tuas escolhas.
Mas principalmente é tocar e tocar!
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por egiptogrunge Sex Jul 22 2016, 04:59

O material que apontas é bem escolhido. Como já foi dito se optares por usados ficas com material ainda melhor, mas como não tens experiência ou pedes ajuda a algum conhecido ou pedes ajuda aqui no forum que o pessoal dá-te umas dicas.
Se tiveres umas lojas de música por perto dá lá uns saltos e experimenta algumas guitarras, mesmo que depois não compres lá já ficas com mais algumas ideias.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por Ser Bob Sex Jul 22 2016, 09:15

Antes de mais para a próxima tenta meter os links da Thomann invés de copiares. Fica mais fácil de ler.

Quanto à guitarra como já foi dito primeiro tens de dizer se ponderas comprar usadas ou tem de ser mesmo novo. É verdade que usado dava para material um bocado melhor mas o orçamento que tens já dá para comprar novo bom material.
O passo seguinte é escolheres o formato que pretendes. Geralmente como é a primeira tenta ir para um que gostes pois isso motiva-te a pegar na guitarra. A melhor forma de ver isso é mesmo ir a uma loja física e experimentares o que puderes e ver como é que te sentes com o formato na mão.
Só depois é que se vê o que há dentro desse orçamento.

Quanto ao amp convém dizer que uso é que pretendes dar. Se é só para tocar no quarto ou eventualmente para tocar em banda. E também se é para comprar novo ou não.
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por Enter Sandman Sáb Jul 23 2016, 03:58

Agradeço o vosso feedback.
Preferia comprar novo pois tenho a hipótese de não pagar IVA e fico com garantia e tudo o mais 😉

Quanto aos links, tentei colocá-los mas quando vou submeter a resposta, ou tópico, surge a indicação de que não tenho permissões para inserir links externos ou e-mails e não consigo ultrapassar isto. Mesmo utilizando o "inserir link" o resultado é o mesmo No . Como é que faço?

Quanto ao amp será mais para tocar em casa e chatear os vizinhos.
Lojas de instrumentos no Algarve recordo-me da Live Music em Faro (antiga Diapasão) mas os horários coincidem com os do meu trabalho. Por isso não será fácil...

Vi uma washburn linda na loja do Rock: uma Parallaxe PXS100ARFRWHM
€ 647

E uma MusicMan JP na LisMusica, a Sterling by Musicman John Petrucci JP50
Características:

Corpo: Basswood com contorno do braço Custom;
Braço: Maple custom John Petrucci, 648mm de comprimento com 24 trastes;
Escala: Pau-rosa;
Custom Sterling Petrucci Neck carve, 24 Frets, Scale 648mm (25.5");
Largura da pestana: 42mm (1.65")
Carrilhões com travamento;
Pickups: 2x Sterling Modern Humbuckers (montados no corpo);
Selector de 3 posições;
Ponte: Tremolo Sterling Modern Recessed;
Acabamento: Glossy Pearl Red Burst;
Inclui saco de transporte.
€ 768
Enter Sandman
Enter Sandman

Post Count : 8
Idade : 42
Localização : Algarve
Guitarra : Um pau de vassoura com 6 cordas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por Slider56 Sáb Jul 23 2016, 05:54

Não sei se te resolve o problema,mas já que moras aí em baixo,já davas um salto ao JP em Olhão e vias o que por lá anda.O João Pessoa é luthier/construtor de guitarras e baixos,com provas dadas;poderia não ficar lá muito em conta,mas que irias ficar muito bem servido,disso não tenho a mínima dúvida! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por Ser Bob Sáb Jul 23 2016, 07:20

Agradeço o vosso feedback.
Preferia comprar novo pois tenho a hipótese de não pagar IVA e fico com garantia e tudo o mais 😉
Realmente há pessoas com sorte Razz Se é o caso então é de aproveitar.

Quanto aos links, tentei colocá-los mas quando vou submeter a resposta, ou tópico, surge a indicação de que não tenho permissões para inserir links externos ou e-mails e não consigo ultrapassar isto. Mesmo utilizando o "inserir link" o resultado é o mesmo No . Como é que faço?
Esqueci-me que como és novo tens de ter um mínimo de posts para fazer isso. Não sei o número mas penso que sejam poucos.

Quanto a lojas convinha mesmo ires e veres o formato que te parece mais confortável.

Reparei que as guitarras que mencionastes custam quase a totalidade do orçamento. Não caias no erro de investir quase tudo na guitarra e depois comprares um amp fatela. O amp tem tanta importância como a guitarra. E depois convém comprar alguns acessórios (saco, correia, palhetas,etc).

Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por bytewax Seg Set 12 2016, 05:20

Isto:
Ser Bob escreveu:Reparei que as guitarras que mencionastes custam quase a totalidade do orçamento. Não caias no erro de investir quase tudo na guitarra e depois comprares um amp fatela. O amp tem tanta importância como a guitarra. E depois convém comprar alguns acessórios (saco, correia, palhetas,etc).

Há guitarras usadas muito boas, dependendo do estilo que pretendes tocar. Eu comprei uma Squier CV 60's ao Ser Bob para adicionar ao repertório Smile e estou muito contente há uns meses (a qualidade do instrumento superou as espectativas, a guitarra estava imaculada a nível estético, claro que lhe fiz um setup Razz ) e com o resto do que tens para gastar podes ir para um Vox Nightrain por exemplo, se é para casa ou mesmo esse Thr também é boa escolha. Está um rapaz a vender um aqui no forum por 145€ a versão 2. Se queres ainda uma guitarra melhor vai ao luthier como disse o Slider pois assim além de teres a possibilidade de adquirir um instrumento bom para o som que queres tocar, podes ainda fazer um setup à tua maneira.

Guitarras nessa gama dos 400~500 ficas sempre em vantagem se conseguires algo usado mas em bom estado. Já agora vê as chapman guitars do Rob Chapman.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por Enter Sandman Seg Set 12 2016, 07:55

Obrigado pelo vosso feedback.
Tenho andado sem tempo para aqui vir embora continue a pesquisar.
Fui há umas semanas a uma loja de música com um amigo meu que é músico e guitarrista. Experimentei alguns modelos que lá tinham, embora não tivessem nenhuma guitarra tipo Les Paul. Concentrei-me em algumas Ibanez, umas Fender Strat (mexicanas e americanas), uma telecaster e uma Yamaha Pacifica, salvo erro seria uma 311 tinha o acabamento em madeira natural e o braço não tinha aquele verniz brilhante o que me agradou bastante. Confesso que a Pacifica me pareceu a mais confortável. Depois peguei numa Fender Strat mexicana e estive quase a ceder à tentação.
Também testei um Roland Cube G40X e o bicho tinha potência, não me pareceu portar-se nada mal quando o meu amigo começou a puxar por ele.

Entretanto fui para casa pensar melhor, estudar um pouco mais as diferentes propostas e descobri a Yamaha Pacifica 612VII FM (Yamaha Pacifica 612V FM TBU, electric guitar, alder body, flamed maple top, maple neck, rosewood fretboard, Graph Tech thomann TUSQ-XL nut, 22 frets, 648mm scale, HSS pickups: 1x Seymour Duncan Custom5 humbucker, 2x Seymour Duncan SSL-1 single coils, 1x volume control, 1x tone control (push/pull PU split), chrome hardware, Grover Locking tuners, Vintage Wilkinson Tremolo, finish: translucent blue) e estou muito tentado em mandar vir uma.

Ir ao luthier não está de parte, veremos...

As Chapman parecem porreiras. A ML1-pro, julgo que foi esta que pesquisei na net, parece ser muito interessante mas o facto de ser uma marca desconhecida deixa-me de pé atrás. As Pacifica já existem há anos e esta 612VII parece ser algo a ter em atenção.

Obrigado.
Enter Sandman
Enter Sandman

Post Count : 8
Idade : 42
Localização : Algarve
Guitarra : Um pau de vassoura com 6 cordas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por egiptogrunge Seg Set 12 2016, 08:52

As Pacificas são quase unanimemente consideradas excelentes guitarras pelo preço. Essa sendo topo de gama deve ser uma guitarra de sonho.
O único senão deverá ser o seu valor comercial usada, ou seja como não é uma Fender ou Gibson (o que não queira dizer que a guitarra seja do mesmo nível e até superior a muitas guitarras destas marcas) se um dia a quiseres vender deves perder mais dinheiro.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por bytewax Seg Set 12 2016, 09:36

As Chapman são guitarras feitas na china mas desenhadas em Inglaterra pelo Rob. O guitarrista dos Dorje que é a banda dele chama-se Rabea Massad e arregaça a torto e a direito. As guitarras têm specs modernas e tem uma relação custo/beneficio do melhor que há pois não pagas o 'nome' vê as specs:
https://www.thomann.de/pt/chapman_guitars_modelos_st.html

- fretboard ébano
- Body: Mahogany
- Neck: Maple
- 1 Chapman Guitars Guitarnivore humbucker pickup
- 2 Chapman Guitars Extreme Victory single coil pickups
- Wilkinson WVPCR Tremolo
- Grover machine heads

Concordo no que toca às Yamaha. Vê esta que o guitarrista usa na review do delay:
https://www.youtube.com/watch?v=B5bpnQPRsAA
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por Enter Sandman Qua Set 14 2016, 07:31

Agradeço o vosso feedback  Wink

egiptogrunge escreveu:As Pacificas são quase unanimemente consideradas excelentes guitarras pelo preço. Essa sendo topo de gama deve ser uma guitarra de sonho.
O único senão deverá ser o seu valor comercial usada, ou seja como não é uma Fender ou Gibson (o que não queira dizer que a guitarra seja do mesmo nível e até superior a muitas guitarras destas marcas) se um dia a quiseres vender deves perder mais dinheiro.
O que tenho encontrado em reviews e fóruns vai ao encontro das Pacifica serem bons instrumentos sendo que as 6XX costumam destacar-se pela positiva. A que experimentei era uma 311 e gostei do feeling.
Esta 612VII tem um hardware que me parece muito interessante e versátil, não pretendo uma guitarra que apenas sirva para um tipo de música, e gosto bastante do aspecto da guitarra. Em relação a uma eventual venda posterior, concordo mas a minha preocupação será encontrar o "best bang for the buck" ou seja a melhor relação qualidade/especificações/preço.

bytewax escreveu:As Chapman são guitarras feitas na china mas desenhadas em Inglaterra pelo Rob. O guitarrista dos Dorje que é a banda dele chama-se Rabea Massad e arregaça a torto e a direito. As guitarras têm specs modernas e tem uma relação custo/beneficio do melhor que há pois não pagas o 'nome' vê as specs:
https://www.thomann.de/pt/chapman_guitars_modelos_st.html

- fretboard ébano
- Body: Mahogany
- Neck: Maple
- 1 Chapman Guitars Guitarnivore humbucker pickup
- 2 Chapman Guitars Extreme Victory single coil pickups
- Wilkinson WVPCR Tremolo
- Grover machine heads

Concordo no que toca às Yamaha. Vê esta que o guitarrista usa na review do delay:
https://www.youtube.com/watch?v=B5bpnQPRsAA
Já conhecia a 611 e estava na lista de possibilidades até descobrir a 612VII (e a sua configuração de pickups HSS) Wink .  

Em relação às Chapman, salvo erro serão feitas na Coreia e não na China. Já ando de olho, a par da Pacifica, em duas versões da ML-1 há umas semanas:  a ML-1 Pro e a CAP-10 preta (o pickguard da versão branca é horrível, o que é pena pois a CAP-10 branca com o pickguard preto deveria ficar interessante mas adiante). A minha relutância é que já li e vi vídeos onde referem que tiveram de mexer na guitarra pois os acabamentos teriam sido descurados, fretboards por exemplo, mas desconheço se estas situações ainda se verificam ou não.

As diferenças entre as duas ML-1 são:
Pickups PRO: 1 Seymour Duncan hot rail (Neck), 1 Seymour Duncan Stacked humbucker (middle), 1 Seymour Duncan Lil59 (bridge) humbucker
CAP-10: 1 Seymour Duncan Jazz humbucker pickup (neck), 1 Seymour Duncan SSL1 single coil pickup (middle), 1 Seymour Duncan JB humbucker pickup (bridge);
3 way switch na PRO vs 5 way na CAP-10 e o braço aparafusado na CAP-10, ao contrário da PRO em que o braço atravessa o corpo todo. Para além disso a PRO inclui uma caixa e a CAP-10 um saco.

Vídeos:

ML-1 PRO:



ML-1 CAP-10:


Está difícil encontrar um vídeo decente da Pacifica 612VII...
Enter Sandman
Enter Sandman

Post Count : 8
Idade : 42
Localização : Algarve
Guitarra : Um pau de vassoura com 6 cordas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por egiptogrunge Qua Set 14 2016, 08:31


A minha relutância é que já li e vi vídeos onde referem que tiveram de mexer na guitarra pois os acabamentos teriam sido descurados, fretboards por exemplo, mas desconheço se estas situações ainda se verificam ou não.

Acho estranho isso. Posso tar a fazer confusão mas tenho ideia de ter visto um vídeo no youtube onde o próprio Chapman e colegas recebiam as guitarras de fábrica e verificavam o setup e acabamentos, fazendo eles próprios os ajustes necessários. Se era um vídeo só para enganar ou não é que não sei....
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por bytewax Qui Set 15 2016, 09:52

sim. eu já vi alguns videos das guitarras e elas até trazem uma bolacha de chocolate - n tou a gozar, o que quer dizer que se assim é, o setup tem de vir bem feito, caso contrário o chocolate teria derretido e saberia ao mofo de certeza Smile

O que sei, fora de brincadeiras, é que o hardware aplicado na guitarra e os acabamentos estão num price tag mais baixo do que aconteceria se fosse uma marca conhecido tipo Fender, Gibson, Esp, etc... devido ao facto de não pagares a marca. O objectivo do Chapman foi colocar uma guitarra decente nas mãos dos musicos do segmento que ele definiu, segundo as especificações que ele acha que esses musicos merecem ter, o que não acontece em outras guitarras onde poupam aqui e ali para aumentar os lucros. A produção dele não é massiva, ou não era quando vi os videos. Ele foi às fabricas da Asia ver as condições de trabalho e a forma como o fazem. Concerteza sabe que se o produto dele não corresponder às expectativas... Não sei tb só dei um exemplo de um instrumento com material de qualidade que me parece bem direccionado. Sem experimentar fica dificil mas podes sempre devolver se não corresponder.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por bytewax Qui Set 15 2016, 10:01

Quanto a amp vale sempre a pena investigar o mercado dos usados. Está um peavey classic 30 no olx... muito apetitoso, negociado...
https://www.olx.pt/anuncio/peavey-classic-30-pondero-trocas-IDyW5rx.html

Um conselho pessoal de um amador: se eu começasse hoje a tocar e já toco há ~18 anos escolheria sempre material que me oferecesse um 'tone' de qualidade mesmo sacrificando efeitos, opções, ,etc... Tenho alguns pedais digitais, outros analógicos e já tive vários amps. Aquilo que me dá o som que quero dentro das possibilidades que tenho é um terror+telecaster+1 delay. Porquê? Porque o som é puro e pouco processado e eu gosto disso. Claro que o amp só tem 1 canal e limita, e n tem fx loop e limita... mas aprende-se a ultrapassar as limitações em sacrifício do som que quero ouvir..
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Compra de guitarra e amp Empty Re: Compra de guitarra e amp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos