ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escala a descolar

4 participantes

Ir para baixo

Escala a descolar Empty Escala a descolar

Mensagem por guitargold Qua maio 18 2016, 18:01

Pois é malta, tenho aqui uma guitarra que já não uso á uns tempos, comprei na musicstore porque era barata e tras tudo da wilkison, só pelos componentes valia a pena .

Hoje fui pegar nela e a escala está a começar a descolar, queria dicas para tentar resolver a situação, é uma guitarra barata, pode ser uma boa base para aprender alguma coisa sobre este tipo de assuntos, sei que o ideal seria mandar a um luthier mas tendo em conta o preço dela e o que iria gastar na reparação, não vale a pena...


O corpo da bicha
Escala a descolar 27x4f1h

e agora o problema  Chorar

Escala a descolar 21aih1

Escala a descolar 4sn29g


A minha ideia seria descolar a escala, e voltar a colar, agora as questões são as seguintes :

1 - como descolar o resto da escala sem a partir?

2- colar apenas com titebond certo?

3- depois precisa de algum nivelamento ?

4- como é com o trusrod?


se alguém poder dar dicas, dava jeito
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escala a descolar Empty Re: Escala a descolar

Mensagem por alexcoupe Qui maio 19 2016, 01:33

O ideal seria descolares a escala toda, isso com um bocado de vapor por baixo e uma espátula faz-se bem, deixas secar bem e no fim inicias o processo de colagem, sim o Titebond seria o ideal, e sempre preso com grampos ao longo de toda a escala para pressionar, isto com o braço fora do corpo se for aparafusado. no fim podes ter de nivelar os frets.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Escala a descolar Empty Re: Escala a descolar

Mensagem por guitargold Qui maio 19 2016, 04:19

Boas Alex, obrigado pela dica, vou ver se a descolo em cima de uma panela com agua a ferver, vamos lá ver se não saio queimado lol

Quero ver se faço a coisa bem feita, a ver ao menos me serve para aprender qualquer coisa sobre luthieria/ escalas e braços
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escala a descolar Empty Re: Escala a descolar

Mensagem por Slider56 Qui maio 19 2016, 04:58

Cuidado com o vapor!Dá direito a empenar onde não convém!!!!

O processo de descolar uma escala sem partir,passa por usar uma espátula especial;encontram-se nas lojas de ferragens e nem são caras.São espátulas com um acabamento cromado e sem pontas/cantos aguçados.

Escala a descolar Big25047100PDM001B


Começa-se por proteger o corpo da guitarra à volta da escala e aquece-se a espátula.Vai-se forçando ao de leve mas sempre com o máximo cuidado para a escala não estalar.É um processo muito moroso e requer muita paciência e tempo...!
Quando a escala estiver completamente removida,limpa-se e nivela-se por baixo de modo a voltar a assentar direito e sem zonas mortas.O que eventualmente tiver de ser ajustado a nível de trastes fica para o fim.

No caso da madeira do braço,limpa-se e nivela-se com o máximo cuidado para não lascar o acabamento da parte de trás do braço.Óbviamente que a boa da Titebond é a cola ideal para este efeito (...e não só!),mas a questão do trussrod requer alguns cuidados:seja qual for o modelo,não faz mossa nenhuma proteger os varões com uma tira de papel vegetal de uma ponta a outra do canal do trussrod.Deste modo evita-se acumulação de cola onde não faz falta.

O resto é relativamente fácil de fazer: a cola rende imenso e deve ser bem espalhada em ambas as superfícies a colar.Tudo muito bem alinhado e grampado (cuidado com os mordentes dos grampos,tanto nas costas do braço como sobre a escala e trastes!!!),aperta-se com firmeza,e a cola cura em menos de três horas.Aproveitas para limpar com um trapo húmido os excessos de cola que vão aparecer nas juntas de colagem.

Para aplicar bem uma pressão uniforme,conviria teres uma ripa ligeiramente côncava para pores entre os mordentes dos grampos e as costas do braço e outra ripa sensívelmente com uma largura ligeiramente menor que a largura da escala.Deste modo evita-se que os mordentes dos grampos lixem alguma coisa.Claro que convém pôr uns trapos entre as ripas e a guitarra...!

No final,se necessário,desbastas a base da pestana sensívelmente o mesmo que desbastate no nivelamento tanto da escala como do braço e refazes o setup...!

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Isto seria o ideal para uma remoção e re-aplicação de uma escala,mas sendo uma guitarra barata,e talvez nem compense muito um trabalho mais aprofundado.Se vires que o resto da escala está para durar e não ameaça levantar,experimenta injectar Titebond só nessa zona que está descolada (normalmente usa-se uma seringa com uma agulha pequena/média).Para melhor fluidez da cola,aqueces um bocado de água (morna!) metes num algudar pequeno e deixas o frasco da Titebond em banho-maria cerca de 30 minutos! Wink



Depois conta como foi... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escala a descolar Empty Re: Escala a descolar

Mensagem por guitargold Qui maio 19 2016, 05:27

Muito obrigado pela dica slider, se fosse uma guitarra mais cara mandaria a um luthier " provavelmente ao Vitor paulo pois acredito que ele fizesse um excelente trabalho" mas como é uma guitarra barata, vou usar para tentar aprender alguma coisa, pois certamente que a reparação seria mais cara que o valo da guitarra em si. apesar de ser uma guitarra porreira acho que não vale o investimento, vou tentar fazer eu Smile

Mais uma vez obrigado alex e slider Fixe
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Escala a descolar Empty Re: Escala a descolar

Mensagem por mpexus Qui maio 19 2016, 06:14

Como eh barata aproveita e tenta aprender mais coisas, nivelar fretes por exemplo.

Eu comprei recentemente uma guitarra baratucha para me "dedicar ao bricolage" mais uma vez ehehehe, esta em PT ah minha espera. Ao ser inspeccionada pelo Skype noto que um dos fretes tem cor diferente (foi substituído a martelada por certo) e pensei... siga la para um refrete, se estragar estragou mas aprendo algo Very Happy

Claro que Bricolage custa $$ e tempo e poderia comprar algo com esse "tempo", mas não era a mesma coisa Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Escala a descolar Empty Re: Escala a descolar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos