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Soluções MIDI para amp+efeitos

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Mensagem por PedroGRock Qua Fev 10 2016, 10:50

Boas pessoal, a situação é a seguinte:

Quero a curto/médio prazo reduzir a pedalada toda que tenho e trocar para um multi fx.

A minha primeira escolha será a G Major (1 ou 2). E neste momento, a nivel de drives apenas estou a utilizar os canais do meu amplificador (continuo com o SD 1 na board, just in case) e assim queria continuar.

A ideia será configurar num controlador o patch's de sons que irei utilizar, ou seja, ir buscar os efeitos a G Major e irá estar ligada no loop do amp e utilizar os canais do amp.

Para além do controlador,que mais terei de comprar para conseguir trocar os canais do amplificador?

O Amp é um laney irt studio com 3 canais, reverb on/off e um boost. a ideia será continuar a utilizar tudoisto (ok, pode ficar de fora o reverb visto que o posso ir buscar ao processador)
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Mensagem por MaDj Qui Fev 11 2016, 08:01

Já deste uma vista de olhos ao Line 6 helix? É um bocado mais caro, mas parece-me ideal para o que queres...

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Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 09:29

ou fui eu que vi mal, ou foste tu que nao percebeste o que quero exactamente.

Ele no video usa efectivamente os canais do amp, isso consigo com uma pedaleira mais barata, nesse caso iria para uma pod HD500x, ligada com o metodo dos 4 cabos e tava a festa feita.

mas o meu objectivo é alterar ao mesmo tempo que altero os efeitos, alterar o canal do amp também.

por exemplo, ter 4 sons programados da seguinte forma:
som 1:
Canal clean do amp com reverb
som 2:
canal clean do amp+pre boost do amp+reverb+delay
som 3:
canal ritmo do amp com reverb
som 4:
canal lead do amp+delay+reverb

e alternar entre estes canais apenas com um click. os efeitos irei busca los a G Major (ou outro processador)



E a Helix, apesar de ser alto processador, também tem um preço bastante alto para o que posso pagar.
Não estava a pensar gastar mais do uns 500/600€

com 150/200€ consigo o controlador e com outro tanto a G Major (usada). Mas sei que tenho de comprar mais alguma coisa para conseguir mudar os canais do amp, pois a comutação destes, apesar de utilizar um cabo DIN (MIDI), não utiliza a tecnologia MIDI. Ou seja, fica a faltar um aparelho qualquer que faça a conversão do sinal MIDI vindo do controlador para o sinal que oamp recebe. Essa é a minha duvida, que equipamento tenho de comprar para fazer essa conversão
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Mensagem por MaDj Qui Fev 11 2016, 09:58

A helix permite criar patches, e consegues mudar com um só switch vários parâmetros, tal como querias, mas é um bocado cara, claro.

Com Gmajor não sei como consegues fazê-lo, mas sei que com a TC Electronics G-System consegues fazê-lo fácilmente, sem precisares de mais nada.



(Se serve para o Steve Stevens, serve para mim) Razz

Para o que queres, penso que será o ideal, é muito flexível, permite alternar entre amps, tem loops integrados, caso queiras integrar pedais que tenhas no sistema, podendo ligá-los através da G-System, e assim não tens de ter um processador na rack mais um controlador no chão. Muito bom mesmo, e já os encontrei a 500€ nos usados. Dá uma vista de olhos..

Não sei se ajudei ou não  Razz

Edit: e dá para criar patches, incluindo mudança de canal do amp, como querias.
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Mensagem por Slider56 Qui Fev 11 2016, 10:14

Orçamentos há parte,o que tu precisas é de um controlador midi que "fale-tu-cá-tu-lá" com a Gmajor,e isso consegue-se via midi.A questão de teres os efeitos e/ou combinação dos mesmos num canal ou noutro já depende da forma como programares os teus presets e patches.Depois é só seleccionar o canal que quiseres,mas antes deves especificar em que canal queres as coisas de uma maneira ou de outra.

Nos sistemas mais complexos,usam-se matrizes com capacidade de memorização.No teu caso basta programares a GMajor como te der jeito e mapeares tudo nos canais que precisares;depois com o controlador vais buscar o que quiseres.
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Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 10:58

então segundo percebi bem, a G Major faz a comunicação com o amp sem ter de adicionar mais nenhum equipamento para fazer a comunicação do controlador com o amp? ou seja, faço os presets na G Major com o canal X ou Y do amp e ela envia a informação para o amplificador alterar o canal?
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Mensagem por Slider56 Qui Fev 11 2016, 11:13

Não...!

A GMajor.como outras unidades de rack semelhantes tem implementação de protocolos M.I.D.I. e é precisamente por isso que te falei num controlador que poderá ajudar a mudar os presets e patches.Se assim não fôr,terás de fazer tu mesmo os teus patches de acordo com o que pretendes,mapea-los nos canais certos,se for o caso,e assim ficas com tudo como queres,mas da programação dos teus presets não te livras. Smile

Eu disse-te aquilo lá atrás,porque há alguns anos fazia parte do meu trabalho,organizar,programar e preparar diversas unidades de efeitos para esse mesmo fim.Tudo devidamente programado de acordo com as necessidades,mapear os presets pela ordem que os clientes queriam,e depois eles só tinham de ter tudo ligado em palco ou estúdio e controlavam tudo com foot controllers.

Básicamente o que vai ter de fazer é progamares a GMajor como se fosse uma pedaleira qualquer (os presets de fábrica nunca são grande coisa...!),logo terás de ter trabalho e ordenar tudo como queres.(Atenção que a GMajor já tem matrix interna o que te facilita muito!!!)

A ideia de a ligares ao send/return do amp faz sentido! Fixe

alguns exemplos,

http://www.customaudioelectronics.com/resources/full/1253733196-48d5877.jpg

http://www.sweetwater.com/images/closeup/750-FCB1010_detail3.jpg

http://shop.motifator.com/media/catalog/product/cache/1/image/a16307bdf58b69daf22e116137102f72/M/F/MFC10_footController.jpg


...e já agora, Wink

http://cdn-downloads.tcelectronic.com/media/666860/tcelectronic-gmajor-sw-1-27-_manual-english.pdf
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Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 11:43

a parte de ter de programar os varios presets na g major e precisar de um controlador para alternar entre eles, ja sabia. a minha duvida é: como é que mudo os canais do amplificador, sem recorrer a foot switch do amp?

se calhar sou so eu que sou muita burro e ja foi explicado, mas nao estou mesmo a chegar la Fogo! Fogo!
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Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 13:04

MaDj, atenção que não estou a ignorar as tuas sugestões. Apenas não estou muito virado para a G System porque aquilo tem para ali funcionalidades que nunca mais acabam, entre as quais os loop's integrados. o meu objectivo é reduzir a pedalada toda, ficando apenas resumido a um wha (o boss decidiu virar os pes pa cova ontem e esta aqui encostado já)
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Mensagem por Slider56 Qui Fev 11 2016, 14:15

Estive a ver os specs do IRT,e infelizmente não tem o que eu gostava de ter visto: M.I.D.I. não tens outro remédio senão usar o footswitch proprietário FS4-IRT (permite mudares de canal,e liga/desliga o reverb!)...

A tua ideia até faz muito sentido;se o amp tivesse M.I.D.I. haveria sempre maneira de interligares tudo e mediante uma programação cuidada,(MIDI-In/Through/Out) tinhas tudo a funcionar como queres,mas parece que não há solução... No
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Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 15:04

era exactamente ai que queria chegar. não existe nenhum aparelho que receba o sinal MIDI vindo controlador e faça a conversão do sinal para que este fique legível pelo amplificador? Eu tenho ideia de já ter visto algo, mas não me recordo o que era, e muito menos onde vi
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Mensagem por Slider56 Qui Fev 11 2016, 15:25

Haver...há,mas custam a nota preta;são controladores/matrizes avançados ao nível de um Pete Cornish ou Robert Bradshaw systems,e não ficam baratos...!

http://www.customaudioelectronics.com/bradshaw_legacy

http://www.customaudioelectronics.com/custom_shop?view=article&id=3
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Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 15:50

eu tenho ideia ter visto isto a fazer o que eu queria

http://www.thomann.de/pt/midi_solutions_programmable_input_selector.htm?ref=search_rslt_midi_351460_22

ou algo semelhante, já nao me recordo bem. será que me safo com isto?

aqui parece me ele usar esse aparelho
https://www.youtube.com/watch?v=GJA5IbU6CDg
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Mensagem por Slider56 Qui Fev 11 2016, 17:20

Uma vez que o Laney não tem M.I.D.I. implementado,torna-se mais difícil a integração com outra qualquer unidade de efeitos externa,que faça a comutação remota do amplificador de acordo com os presets que queres...não é fácil,amigo!

Os sistemas que te meti os links lá atrás,têm soluções para o que queres,mas custam caro.Esse dispositivo do link da Thomann não sei se fará com o Laney o que pretendes.É que o próprio footswitch do amplificador que lhe permite alternar entre canais e interagir no reverb,é hardware proprietário da marca e segue normas internas,que poderão ou não coincidir com equipamentos semelhantes...é um tiro no escuro,e sem a possibilidade de experimentar diversos equipamentos ao vivo... No

Se o amplificador tivesse um circuito M.I.D.I. de raíz,que permitisse diversos comandos,aí a conversa já era outra.OS protocolos M.I.D.I. são por e simplesmente comunicação de dados;ou há ou não há!Antes de haver estes protocolos,alguns equipamentos usavam circuitos Trig In,mas era tecnologia muito rudimentar...!

O Laney IRT é fundamental...?Não terás uma outra alternativa que seja mais adequada...?
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Mensagem por MaDj Qui Fev 11 2016, 17:46

O G-System faz isso sem precisares de um controlador midi. Vê lá isso:



Por isso é que sugeri. Não precisas de um midi, e tens todos os efeitos que precisares.
Já experimentei amps a serem mudados os canais através de midi, e infelizmente havia um atraso sempre que mudava de canal, horrivel... mas como não percebo nada disso, não me vou alongar Razz

Resumindo: queres os efeitos da TC e poder mudar os canais do amp em presets? Se não tens midi no amp, acho que este é o único processador que te deixa mudar.

Edit: Não sou representante da TC, nem te estou a obrigar a comprar, mas dos que conheço só esse e o Line6 helix é que fazem o que queres...
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Mensagem por Slider56 Qui Fev 11 2016, 18:02

Esse atraso na resposta é devido à latência.Alguns equipamentos dentro destes protocolos sofrem disto.Os sistemas alternativos que sugeri lá atrás não têm estes problemas,mas custam o que custam e não há volta a dar.

Não sou especialista em nada da TC,mas julgo que esta última sugestão é de considerar os prós e contras... Wink
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Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 18:33

Se calhar terei mesmo então de optar pela G System. Surge apenas uma questão. O foot switch do Laney é ligado através de cabo DIN, e pelo que me pareceu, a TC só utiliza os relays via TRS (jack). Mas acho que isto se resolve com uma alteração no cabo, tendo de ter um cabo com uma ficha DIN numa ponta, e na outra duas fichas TRS. Estarei correcto?
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Mensagem por MaDj Qui Fev 11 2016, 18:39

Não faço a mínima ideia, alguém aparecerá que saiba responder.
Só estou a comentar para dizer que se comprares quero uma demo.. Twisted Evil
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Mensagem por PedroGRock Sex Fev 12 2016, 02:20

ui, isso vai ser preciso muito calma. Isto será um investimento a curto/medio prazo, mais a puxar para o médio. até porque não é algo prioritário. mas a seu tempo, há de ter uma demo em condições.
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Mensagem por PedroGRock Sex Fev 12 2016, 04:37

Bem, como eu sou um gajo muita teimoso, fui consumir o manual da G Major e descobri a pólvora. A G Major possui 2 relay's (ao contrario da G System que tem 4) ora bem, isto resolve me o problema do pouco dinheiro.

Se a lógica não me falha, com 1 dos relay's, a g major alterna entre o canal clean e o de ritmo do amp, e o outro relay, controla o canal lead. ficando apenas de fora o on/off do reverb (que não chateia, pois posso ir buscar reverb a g major) e também o on/off do pre amp boost (que também nao chateia, pois é rarissimo utilizar o pré boost)

Essa info está na pagina 19 do manual da G Major

neste caso apenas teria de fazer a mesma marosca de cabos DIN-TRS.

Estou correcto Slider56?

NOTA: Se bem que a G System é algo muito apetecível também Twisted Evil
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Mensagem por MaDj Sex Fev 12 2016, 05:23

A vantagem da G-System é não precisares de ter uma rack E um controlador aos pés. Guitarra - G-system no chão - Amp e siga Rock
Mas Qualquer um dos dois é muito bom, digo eu...
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Mensagem por Slider56 Sex Fev 12 2016, 05:50

A questão dos formatos das fichas tem que ver com o número de canais necessários para as diversas funções.Em alguns amps/preamps basta uma ficha TS ou mesmo TRS para alterar o que for necessário,mas outros já precisam de mais linhas independentes,como é o caso do IRT entre outros.

Isto entrando em mods a sério ao nível dos dois senhores que falei lá atrás, Pete Cornish e Robert Bradshaw entre outros,o que eles fazem perante uma encomenda de um cliente,é desmontar o gear todo,analisar cada componente individualmente,e compatibilizar tudo entre si de acordo com os specs do cliente.

Aqui neste caso,numa escala infinitamente menor,passa-se o mesmo:terás de fazer uma pesquisa muito cuidadosa aos sistemas a ver onde podes alterar e como...e se realmente compensa!

Há sistemas bastante simples,mas outros podem ser multiplexados apesar dos formatos aparentemente simples das fichas...!

Vê isso com omáximo cuidado! Neutral
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Mensagem por PedroGRock Sex Fev 12 2016, 05:59

sim, isso é verdade. mas nesse caso, vejo uma desvantagem, 4 cabos a passar no chao, visto que vou ligar o processador no loop do amp. alias, seriam 5 cabos, a contar com o cabo que ligaria no relay. assim, neste caso fico com 2 ou 3, dependendo do sitio onde colocar o receptor do wireless, na board ou na rack, porque vou continuar a utilizar o wah

Slider56, eu ja andei a pesquisar um bocado, e penso que o principio seja o mesmo que se utiliza um footswitch com ligação TR ou TRS. há uns tempos vi qual condutor do cabo DIN, comutava o que no amplificador. tendo o cabo DIN 5 condutores, será um GND e 4 Tips. cada um deles associado as diversas comutações do amp. um para o pre boost, outro para alternar entre limpo e overdrive, outro o lead e outro para o reverb.
mas claro, nunca fazer nada, sem ter a certeza se vai resultar ou nao. não vá uma pessoa investir 400 ou 500€ em material para acabar com sapateado e no fim continua a faze lo na mesma.

Mas em relação a parte dos relay's da g major e mod no cabo, estou correcto ou foi uma valente calinada?
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Mensagem por Slider56 Sex Fev 12 2016, 08:49

Pedro....não tens de passar 4 ou 5 cabos...! Na maioria das vezes em que se constroem pedalboards a sério,existem carradas de linhas de sinal e isso resolve-se com cabos multipar! Havia de ser bonito o bom do David Gilmour ou do Brian May a estenderem spaghetti de cabos pelo palco fora... Razz

A Thomann tem cabos multipar à venda,a metro e já prontos a usar.Nestas cenas só há uma regra a ter em conta: nunca se misturam na mesma malha/manga cabos de sinal e cabos de alimentação,para eveitar crosstalk e outras interferências.Tens cabos multipar de sinal e cabos próprios para alimentação!
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Mensagem por PedroGRock Sex Fev 12 2016, 09:52

sim, eu sei disso. alias, na Restart tive um professor que usava algo identico, mas em vez dos multi par, usava 6 jack's, enrolados numa manga. sinal de audio, para os pedais na board, sinal midi para controlar os processadores e amplificador e ainda alimentação. e ainda ficava com cabo de reserva no caso de um avariar.

sim, eu ja sofri disso. depois de amanhar a minha board a gosto, tudo bem arrumadinho e tal e coiso, com umas 2h de trabalho em cima, ao ligar aquilo era ruido que nunca mais acabava exactamente por levar cabos de alimentação e audio encostados por toda a board. tive de desfazer tudo, arranjar maneira de arrumar as coisas de forma a evitar ruidos incomodativos. Solução? furos na base da board e tudo o que é cabos de alimentação passa pela parte de baixo. acabaram os ruidos provenientes de interferencias.

mas confirma me so a minha teoria da mod ao cabo DIN sff. se o laney permitir, essa mod resulta né?
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