Ajuda com problema ao tocar
+7
kouros
used4music
Velut Umbra
ggx2
Slider56
PedroGRock
AndréRibasRNE
11 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ajuda com problema ao tocar
Boas pessoal!
Já toco guitarra já faz 6 ou 7 anos e nunca me tinha acontecido o seguinte:
Ofereci esta guitarra* á minha namorada com a qual tenho um projeto em acústico e acontece que no ultimo concerto a minha guitarra( Ibanez v 72 ece ) a 3 a corda começou a trastejar e tive que usar a dela mas acontece que ao tocar várias musicas com aquela guitarra fico com umas dores desgraçadas no polegar da mão direita no inicio também me aconteceu isto, mudei as cordas e isto melhorou mas agora voltou a acontecer o que poderei fazer?
Obrigado
*http://intl.fender.com/en-PT/series/acoustic-packs/fa-300ce-acoustic-slide-pack/
Já toco guitarra já faz 6 ou 7 anos e nunca me tinha acontecido o seguinte:
Ofereci esta guitarra* á minha namorada com a qual tenho um projeto em acústico e acontece que no ultimo concerto a minha guitarra( Ibanez v 72 ece ) a 3 a corda começou a trastejar e tive que usar a dela mas acontece que ao tocar várias musicas com aquela guitarra fico com umas dores desgraçadas no polegar da mão direita no inicio também me aconteceu isto, mudei as cordas e isto melhorou mas agora voltou a acontecer o que poderei fazer?
Obrigado
*http://intl.fender.com/en-PT/series/acoustic-packs/fa-300ce-acoustic-slide-pack/
AndréRibasRNE- Guitarrista de garagem
- Post Count : 404
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Re: Ajuda com problema ao tocar
vou assumir que és canhoto, visto que ficas com dores no polegar da mão direita.
isso deve se, quase de certeza a acção das cordas estar muito alta. um setup resolve isso. se fores destro, não estou a ver a causa de ficares com dores no polegar da mão direita...
isso deve se, quase de certeza a acção das cordas estar muito alta. um setup resolve isso. se fores destro, não estou a ver a causa de ficares com dores no polegar da mão direita...
PedroGRock- Guitarrista viciado
- Post Count : 902
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Desculpa pedro eu confundo-me sempre o que eu queria dizer é que fico com dores na mão esquerda , será que com um setup vai ao lugar?
Na maioria das vezes que alguém se queixa do mesmo,é esforço a mais,e isso além de cansar provoca outras chatices a médio/longo prazo.Realmente um setup como deve ser iria ajudar bastante;pode muito bem estar desajustada a acção das cordas (e não só...!) e isso prejudica o conforto de quem toca.
Já tenho apanhado guitarras que quando chegam são autênticas "pain-in-the-ass",impossíveis de tocar,brutalmente descompesadas e só apetece atirá-las à parede.As que têm solução,depois de devidamente calibradas (setup,claro!),tornam-se muito mais utilizáveis,mas como em tudo na vida,cada caso é um caso...
Já tenho apanhado guitarras que quando chegam são autênticas "pain-in-the-ass",impossíveis de tocar,brutalmente descompesadas e só apetece atirá-las à parede.As que têm solução,depois de devidamente calibradas (setup,claro!),tornam-se muito mais utilizáveis,mas como em tudo na vida,cada caso é um caso...
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Também a guitarra é nova e nunca a levou um setup... e partir do 12º traste nota-se que as cordas estão uns bons mm mais altas , enfim assim que poder vou leva-la a um técnico e a ver se o caso melhora ! Obrigado Slider e pedro
em regra a busca da verdade leva o ser humano a grandes demandas, longinquas viagens e empreitadas esforçadas, quando em regra a saciação do espirito está dentro do próprio Eu.
Desculpem a ironia, mas sempre que vejo como panaceia para qualquer problema ou dificuldade a indicação de que é necessário trocar o equipamento, fazer um set-up (seja lá o que isso significa), é a cura para todos os males fico melancólico.
A maioria das vezes a causa dos males está em nós próprios as soluções são muito simples.
Já te analizas-te a tocar?
Como te posicionas? como te adaptas ao instrumento? Estás descontraído ou tenso? O posicionamento do corpo e das mãos permite-te tocar sem esforço e sobrecargas?
etc.
Desculpem a ironia, mas sempre que vejo como panaceia para qualquer problema ou dificuldade a indicação de que é necessário trocar o equipamento, fazer um set-up (seja lá o que isso significa), é a cura para todos os males fico melancólico.
A maioria das vezes a causa dos males está em nós próprios as soluções são muito simples.
Já te analizas-te a tocar?
Como te posicionas? como te adaptas ao instrumento? Estás descontraído ou tenso? O posicionamento do corpo e das mãos permite-te tocar sem esforço e sobrecargas?
etc.
ggx2- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 184
Guitarra : várias
Se só lhe acontece com esta guitarra...
Velut Umbra- Guitar Hero
- Post Count : 1282
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
estranho de facto (fato em formato pós-moderno) .
Se só te acontece com esta guitarra, não será do shape do braço?
Braço demasiado grosso ou demasiado fino para o tamanho da tua mão?
Essas Fender só por si já aplicam bastante tensão nas cordas o que resulta num maior esforço por parte de quem as toca, se associares isso a um braço pouco compatível com o formato e tamanho da tua mão, poderá estar ai o problema.
Compara a medida dos braços das duas e já ficas com uma ideia do que está a causar essas dores e esse desconforto...ou não
Braço demasiado grosso ou demasiado fino para o tamanho da tua mão?
Essas Fender só por si já aplicam bastante tensão nas cordas o que resulta num maior esforço por parte de quem as toca, se associares isso a um braço pouco compatível com o formato e tamanho da tua mão, poderá estar ai o problema.
Compara a medida dos braços das duas e já ficas com uma ideia do que está a causar essas dores e esse desconforto...ou não
used4music- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 188
Guitarra : Usadas
A partir do momento em que só acontece isso numa guitarra, não será mesmo culpa do player. Braço demasiado grosso, pela minha experiência, não provoca dores, mas sim desconforto a tocar. Já cordas demasiado altas causa sim dores e que a longo prazo, podem trazer problemas de saúde, como tendinites. Leva isso a um técnico e explica lhe o que acontece para ele te deixar isso minimamente bom para tocares sem dores
PedroGRock- Guitarrista viciado
- Post Count : 902
Guitarra : afinada
Olá a todos!
Sim já toco há muito e isto só me aconteceu com esta guitarra , comparada com a ibanez que tenho o braço é bem mais grosso mas visto que a ação das acordas est´bastante alta quero fazer-lhe um setup e ver o que acontece pois falei com a minha namorada e a ela também lhe dói passado algum tempo de tocar! É claro que o problema podia ser meu mas se não tou em erro ja toco á 8 anos e é primeira vez que isto me acontece... de estranhar
Sim já toco há muito e isto só me aconteceu com esta guitarra , comparada com a ibanez que tenho o braço é bem mais grosso mas visto que a ação das acordas est´bastante alta quero fazer-lhe um setup e ver o que acontece pois falei com a minha namorada e a ela também lhe dói passado algum tempo de tocar! É claro que o problema podia ser meu mas se não tou em erro ja toco á 8 anos e é primeira vez que isto me acontece... de estranhar
Óbviamente que a guitarra causa desconforto e algum cansaço;pode muito bem ser a falta de um setup como deve ser,como pode ser outra a causa: estás habituado a um determinado conjunto de circunstâncias (espessura do braço,altura de cordas,etc,etc) e essa guitarra está a causar-te problemas!
Leva-a a um técnico que a passe a pente fino,e depois logo se vê.Atenção que o excesso de esforço,seja lá porque motivos for,causa chatices muito graves.A tendinite é das piores e leva bastante tempo a curar (cada caso é um caso!),mas se puderes evitar de ir tão longe,tanto melhor!
Depois conta como foi...
Leva-a a um técnico que a passe a pente fino,e depois logo se vê.Atenção que o excesso de esforço,seja lá porque motivos for,causa chatices muito graves.A tendinite é das piores e leva bastante tempo a curar (cada caso é um caso!),mas se puderes evitar de ir tão longe,tanto melhor!
Depois conta como foi...
Slider56- ADMINISTRADOR
falei com a minha namorada e a ela também lhe dói passado algum tempo de tocar! É claro que o problema podia ser meu mas se não tou em erro ja toco á 8 anos e é primeira vez que isto me acontece...
Mete fotos, é mais fácil para diagnosticar em vez de se estar aqui só com palpites.
kouros- Guitar GOD
- Post Count : 3056
Guitarra : Sim
A tendinite é das piores e leva bastante tempo a curar
Argila verde, muito bom para isso.
Melhor que isso só mesmo evitar apanhá-las.
kouros- Guitar GOD
crónico, crónico , podem ser as tendinites. Acordes com barra repetidos dão-me conta do juizo.
A força a pressionar as cordas deve ser a necessário a apenas a suficiente, berm como aplicação de correta ergonomia, para fazer soar as cordas com bom som. Também uma área tecnica por vezes descurada em que é recomedável a aplicação de alguns exercicios de base.
Apenas indico caminhos de análise alternativos.
A força a pressionar as cordas deve ser a necessário a apenas a suficiente, berm como aplicação de correta ergonomia, para fazer soar as cordas com bom som. Também uma área tecnica por vezes descurada em que é recomedável a aplicação de alguns exercicios de base.
Apenas indico caminhos de análise alternativos.
Estranho... não me lembro de alguma vez ter ouvido falar em guitarristas destros com problemas musculares no braço esquerdo.
Já alguém aqui os teve?
Já alguém aqui os teve?
kouros- Guitar GOD
Infelizmente já aturei tendinites dos dois lados;levaram tempo a curar e deixaram marcas que ainda hoje me chateiam de vez em quando...
Slider56- ADMINISTRADOR
Argila verde nisso.. 30 min e depois tirar.
kouros- Guitar GOD
hum, nem só de guitarra vive o homem! Há muitas maneiras de se arranjar tendinites variadas
Principalmente depois do aparecimento da internet...
Velut Umbra- Guitar Hero
- Post Count : 1282
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Pois, muito tempo no pc agarrados ao rato...
kouros- Guitar GOD
Parece que este é o tema a despertar interesses. Tendinites !
Provavelmente você deva estar muito tenso ao tocar, pressionando exageradamente o braço da guitarra ao montar um acorde, por exemplo. Isso ja me aconteceu bastante tocando violão! Lembre-se de não fazer uma pressão exagerada no braço do instrumento ao tocar, e de relaxar a mão sempre que possível durante a musica (na troca de um acorde para o outro por ex) Isso vai evitar que o seu dedo fique fadigado e a dor deve diminuir.
RenatoGeorge- Post Count : 12
Guitarra : Stratocaster ; Ibanez RG
Guitarrista : Lead
Olá a todos! Há 5 anos tive uma tendini te e curei-a bem e nunca mais tive problemas , tive a analisar bem o caso e o problema parece me ser da guitarra e não de quem toca nela pois por a ação das cordas estar tão alta ssou a obrigado a fazer mais força na mão para o acordar soar correctamente. Desde já obrigado a todos pelas respostas
Podes sempre limar a base da ponte e assim baixar a ação, ou então dar um toque no trussrod, ou mesmo ambas as situações (foi o que fiz na minha walden)
chivato- Guitarrista de garagem
- Post Count : 319
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom; G&L Tribute Legacy; Squier Telecaster Bill Lawrence; Walden CS640CE
Página 1 de 2 • 1, 2