ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guitarra Usada - O que ter em conta

4 participantes

Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por Thomasyoung Seg Jul 27 2015, 03:54

Olá a todos,

Hoje em principio vou comprar uma guitarra usada, e gostava de ter a vossa opiniao para onde olhar ou o que fazer para ver se a guitarra está em bom estado, e faço uma boa compra.

Guitarra em causa Ibanez RG470 - de 1995, a guitarra está sem cordas e não tem um parafuso no pickup da ponte.

Dicas são extremamente bem vindas.

Obrigado


Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por guitargold Seg Jul 27 2015, 04:05

repara bem se os frets estão em condições, se der pede ao dono para lhe meter cordas para a poderes testar para veres o conforto, mexe na electronica a torto e a direito, ou seja liga ao amp e mexe nos knobs, pots e selector para veres se está a funcionar bem e sem ruídos, tenta ver a entrada da chave do trusroad se não está passada " tenho um amigo que comprou uma que uma vinha com a entrada da chave toda lixada "

sinceramente não me vem mais nada á cabeça
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por Thomasyoung Seg Jul 27 2015, 04:12

Boas e obrigado pelas dicas.

Tinha isso em mente sim dos frets achatados. quanto ao resto estou a ver que é melhor levar chaves então para testar melhor. meter cordas é que vai ser mais dificil.

Quero apenas comprar a guitarra para fazer uns testes, ele está a pedir 80€ pela RG470 o que acho que é uma boa compra, mas o estado dela também quero que esteja boa.

Vamos lá ver.


Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por mpexus Seg Jul 27 2015, 04:44

80€ ???

Só o corpo vale mais que isso, deduzo que seja pa canhotos visto ser para ti, senão fosse eu ia já busca-la Smile

Se for anterior a 2003 tens o melhor tremolo da Ibanez. o Low Pro Edge (e um dos melhores Floyds já feitos), poderá ser visto que eles mudaram para outro nos modelos 2003-2004 mas estes só foram comercializados no Japão (depois o modelo acabou).


Deduzindo que ela já seja bem antiga (pelo preço) coisas a ter em conta:

- O Floyd possivelmente esta gasto e um novo custa 250€ +/-, mas travado e ficas com uma excelente sistema que não desafina Wink

- Trastes gastos é mais que certo, mas até podem estar bastante tocáveis durante alguns anos.

- Checa o Truss Rod como já foi dito.

- A electronica possivelmente deve estar cheia de ruídos.

- É comum nas Ibanez o Verniz estalar ao pé do braço, 99.9% das vezes é só mesmo o Verniz, mas às vezes nunca se sabe. Se puderes tirar o Braço e checa Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por Thomasyoung Seg Jul 27 2015, 04:51

Boas,

Como disse a guitarra é de 1995, ele afirmou que os frets não estão achatados nem gastos, vou conferir!

O meu medo é mesmo o braço estar empenado, mas sem cordas não sei se consigo ver.

O Floyd Gasto ? como assim ?

Quanto ao truss rod vou levar chaves para ver se roda e aperta como deve ser.
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por mpexus Seg Jul 27 2015, 05:01

Floyd gasto nas laminas que apoiam contra os "parafusos" (nao é este o nome):


Guitarra Usada - O que ter em conta Picture2009-2-1

Mais fácil assim, ele pode ser uma pessoa que raramente usava o Trem, se assim for devem estar em boas condições.


O braço empenado podes ver sem cordas, aliás vejo Luthiers a corrigirem os braços sem cordas e acertam frets etc, só depois então metem tudo como deve ser e dão os retoques finais.

mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por Thomasyoung Seg Jul 27 2015, 07:07

Boas,

Já fui ver a guitarra e não a comprei, tinha o braço rachado mesmo por baixo do Nut, tudo o que era metal da guitarra era ferruguem, faltavam peças tipo um bloco do Top mount do nut, vários parafusos, os frets achatados no 7,9,12,15 e cheira-me a braço empenado pois quando fazia um bend a nota deixava de soar em alguns sítios.

Para um luthier acho uma bela compra agora para mim nahhh Smile

Obrigado pelos vossos comentarios
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por mpexus Seg Jul 27 2015, 08:52

Pois assim... eu comprei a Jackson usada e ta rachada por baixo da Nut, mas sei que posso ter chatices a qualquer altura, o problema de frets muito maus é que um refrete custa no mínimo 200€, ou seja de 80€ começava a ficar algo substancialmente caro.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por Waltheer Sex Jul 31 2015, 02:52

@Mpexus: andas a ser roubado!
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por mpexus Sex Jul 31 2015, 02:58

Eu não.. pq nunca mandei fazer um refreting Smile

Mas foram os preços que me deram em já 2 sítios diferentes, se bem que num deles eu tinha pedido para mudar a Escala para algo sem inlays e foi ai que me disseram os 250€.

No entanto dias depois comprei a MTM2 sem quaisquer inlays Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por Waltheer Sex Jul 31 2015, 03:01

pá, mudar uma escala é trabalho que nunca mais acaba!
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por mpexus Sex Jul 31 2015, 04:11

Pois não faço ideia, o que eu tinha pedido na altura era remover a rose board e meter la outra sem qq inlay e depois claro tem que ser fretada e deram-me o orçamento de 250-300€.

Já agora quanto é só um refrete? Regra geral temos sempre de pedir orçamentos por PM que também nunca percebi o pq, pq não ha uma tabela nos sites dos Luthiers, percebo que possa andar um bocadinho ara cima e para baixo mas acho que todos os Luthiers deveriam ter tabelas dos valores que cobram, se eu sei por PM ou por telefonema qual o mal de se saber no site logo à vista?
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por Waltheer Sex Jul 31 2015, 05:11

Basicamente porque há aí pessoal que pensa que é fixe dar orçamentos por baixo a ver se ganha trabalho. "Então de Y pede X, eu vou pedir X-5 e ganho o trabalho".

Eu cobro 120€ por um refret em escala de ébano/ rosewood, é o valor base. Depois escalas em maple e ou com binding têm acréscimos.
E não uso fretwire da Dunlop, só Simmons ou Jescar. E nada de SS frets!
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por mpexus Sex Jul 31 2015, 07:20

Sim eu sei o que é "minar" trabalhos com valores inferiores (às vezes a roçar o ridículo) mas também sei que muita vezes das vezes esses "leva baratos" acabam por sair mais caro pq depois é mandar fazer a sério noutro lado...

Obrigado pela partilha Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra Usada - O que ter em conta Empty Re: Guitarra Usada - O que ter em conta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos