ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

4 participantes

Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por Migueltreze Sáb Out 04 2014, 08:55

Ora bem, gostava que partilhassem aqui algumas dicas de como se fazer uma boa gravação neste programa, no que toca a guitarra acústica e voz. O meu objectivo é gravar músicas normalmente com 2 ou três faixas de guitarra e uma (talvez duas) de voz, fazer a mistura de tudo e gravar em Mp3 com qualidade. Básicamente, as minhas dúvidas para já são:

1- O meu material para já é apenas a guitarra e um mic rasca de voz, para Pc.

2- A minha primeira dúvida é depois de gravar um ritmo de base, como faço para que essa faixa esteja com um som de qualidade? Pelo que fui lendo, penso que devo "normalizar" a faixa, acrescentar (ou não) um efeito que pretenda (reverb, por ex.), equalizar o som e voltar a normalizar. Certo?

3- Depois de ter por exemplo uma faixa com ritmo e uma faixa com solo, existe alguma "fórmula" ou maneira de saber se os volumes de ambas estão ajustados? Ou faço por ouvido consoante queira dar mais ou menos destaque ao ritmo ou ao solo?

4- Quando as faixas estão prontas, qual a melhor forma de gravar e misturar tudo com qualidade (pelo que percebi, acima de 128 Kbps), sem distorção nem picos de som?


Sei que no Youtube há centenas de videos com tutoriais, mas um gajo perde-se um bocado e na maior parte das vezes os métodos ensinados não servem bem para o que que queremos. Mas se conhecerem um link para algum tutorial que considerem que está dirigido para o que pretendo, força!

Antecipademente grato pela vossa contribuição  Smile
Migueltreze
Migueltreze
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 53
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender DG22CE, Ibanez Artwood 12 cordas, Yamaha SLG100N
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 05/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por kouros Sáb Out 04 2014, 09:06

1 - Nice.

2 - Não, não, não e não. Errado. (vêr o ponto 5)

3 - Sim mas... (vêr o ponto 5)

4 - Para já preocupa-te apenas em ter sinal suficiente no input e não clipar nada do que gravas. A conversão para mp3 não tem nada a vêr com isto, isso fazes depois com outra coisa qualquer.

5 - http://www.reaper.fm/download.php Vai-te entretendo, depois falamos Fixe
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por kouros Sáb Out 04 2014, 09:15

Já agora...

Aponta o microfone para a zona onde o braço se une à escala (12º - 16º, por aí). Não voltes a apontar o microfone para o buraco.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por Carecaz Sáb Out 04 2014, 12:59

Como te disse na pm, posso ajudar (a ti e aos outros users), o problema é que nunca mexi no audacity Embarassed
Se quiseres ajuda no Logic Pro X ou Ableton Live 9, os programas que utilizo diariamente, terei todo o gosto em ajudar Smile

Seja como for, assim só com esse material, vai sempre ser difícil teres um resultado melhor que menos bom.
Vais ter latência, o mic que usas nunca vai uma dinâmica quer de frequências, quer de sensibilidade que possa resultar numa gravação aceitável!

Até com 'PU' piezo feito em casa podes secalhar ter melhores resultados!

De qualquer maneira, estou disponível para ajudar o pessoal no forum Smile
Carecaz
Carecaz
Guitar Hero

Post Count : 1001
Idade : 50
Localização : Algures pelo Algarve
Guitarra : Candy Orange Strat e Les Paul personalizada :)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por kouros Sáb Out 04 2014, 13:38

Querer ajudar é bom mas vamos tentar ter mais atenção ao contexto antes de se dar conselhos, não queremos alimentar confusões nem falsas sensações de necessidade.

Tudo a seu tempo Fixe
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por PedroGRock Sáb Out 04 2014, 15:56

Basicamente o kouros ja disse tudo. A cena do micro é o mais importante. Se o apontares para o bueacado da bicha vais ter graves a molhos e depois t tudo desgraçado. Eu acusticas gosto de gravar com dois mic's, um dinamico na posiçao que o kouro referiu e um de condensadores a cerca de meio metro da guitarra, mais coisa menos coisa. Mas isto sou eu que ja consegui investir algum neste campo. Que micro exactamente é que tens?
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por kouros Sáb Out 04 2014, 16:14

Para quem não se lembra, o Migueltreze tinha apenas o computador e não queria estar a gastar dinheiro.

Recomendei-lhe um mic de computador, uma merda barata de electreto que custa uns 5€. Serve perfeitamente para captar o som geral da guitarra com um nível de detalhe bastante aceitável a não ser que queiramos dar uma de snob. Sim, um mic de 3000€ com um preamp de 5000€ é bem capaz de soar melhor.

Como software recomendei o Audacity, assim ele já deu os primeiros passos, descobriu onde fica o play e o rec e agora já pode e deve começar a explorar outras coisas, de preferência eficientes com o CPU porque o PC dele é velho e calculo que de momento queira pagar tanto como pagou pelo Audacity.

O reaper é grátis mas faz tudo o que os outros fazem e ainda mais. O bom som está em saber-se o que se está a fazer e não no código do software. Quanto muito os plugins é que afectam o som e esses são independentes do software que se escolhe.


Deixem o homem em paz com o seu microfone a fazer as suas descobertas de como obter o melhor som com aquilo que tem senão daqui a pouco ele não toca nada, não grava nada e anda é a navegar na net em infindáveis pesquisas de "qual é melhor?", GAS e outras merdas que só servem para duvidarmos do que fazemos.


Explorar o Reaper, não clipar o input e não apontar o mic para o buraco é o meu conselho. Sei bem o que digo porque fui eu quem equalizou o wav final que ele enviou, por isso é que mesmo assim não soa tão mal nem com tanto grave a bombar em certas notas como iria soar se não lhe tivesse mexido.


Façam o favor de não complicar mais as pessoas que aqui aparecem em situações semelhantes senão vou começar a recomendar tipo "aluga um estúdio, produtor e engenheiro de som. Guarda uns trocos também para a masterização."


Pimba, acabei de dar uma das melhores soluções.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por Migueltreze Dom Out 05 2014, 06:06

Obrigado pelos vossos comentários.

Sim, o meu objectivo para já é gravar com alguma qualidade com o material que tenho. Pedro, o mic é um Kunft que me custou 8 euros na Worten. Essa dica do mic apontado sem ser ao buraco da guitarra é uma boa dica, conforme disse o Kouros ele ainda teve algum trabalho a corrigir a minha música devido a isso Smile O kouros compreendeu bem o contexto da coisa, não quero gastar para já dinheiro nem em Pcs nem em grandes mics, embora esteja a pensar daqui a uns tempos eletrificar a guitarra Smile

Vou fazer o dáunlôade do Reaper e depois darei feedback.
Migueltreze
Migueltreze
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 53
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender DG22CE, Ibanez Artwood 12 cordas, Yamaha SLG100N
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 05/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por kouros Dom Out 05 2014, 06:57

Migueltreze,

A não ser que tenhas muito boas razões para alterar a guitarra com pickups, piezos ou o que seja, não a estragues.

Aos teus ouvidos se calhar neste momento até te soa tudo muito bem mas não há motivo nenhum para estragares a guitarra a não ser que só tenhas essa e precises de ir tocar ao vivo num sítio muito barulhento.


Lembra-te que o som de uma guitarra acústica vem dela TODA. Se vais meter um rastilho na ponte estás a ignorar por completo o som da guitarra e a captar práticamente apenas as vibrações das cordas e se decidires encostar um piezo ao tampo estarás a captar apenas as vibrações dessa zona do tampo, ignorando totalmente o resto do som da guitarra.


Ainda está para ser inventado algo que seja melhor do que microfones.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por Migueltreze Dom Out 05 2014, 07:32

Hum... ok. E aqueles que se metem no buraco não são porreiros? Ou apenas captam o som das cordas?

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Portableguitarpickup_small

Migueltreze
Migueltreze
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 53
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender DG22CE, Ibanez Artwood 12 cordas, Yamaha SLG100N
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 05/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por kouros Dom Out 05 2014, 07:37

Com isso não alteras a guitarra mas só capta o som das cordas. Os magnéticos captam apenas as vibrações como numa guitarra eléctrica.

A tua guitarra soa bem, se queres usar distorção no teu som, arranja uma eléctrica. Se queres adicionar efeitos ao som natural que tens agora para que fique mais bonito, vai manuseando o Reaper que eu depois digo-te como o fazes e com o quê.


(edit: essa coisa aí da foto nem é carne nem é peixe, é um pedaço de caca, bugiganga para turistas)
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques? Empty Re: Gravação de acútica no Audacity - Dicas e truques?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos