ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Royalties

+5
kouros
MarlonMorais
Aqualtis
Waltheer
Really?
9 participantes

Ir para baixo

Royalties Empty Royalties

Mensagem por Really? Seg Jul 28 2014, 20:29

Olá! estava a fazer umas pesquisas e descobri que existe artistas que mesmo a venderem muito ficam a dever dinheiro às editoras e outras situações deste genero e fiquei com varias duvidas!
Por exemplo, eu queria saber o quanto ganha um artista por album vendido e quantos royalties recebe em media??
Ou de uma maneira mais geral, quais sao as "formas" com que um artista ganha a vida para além de royalties ?

Cumprimentos
Really?
Really?
Aprendiz de guitarra

Post Count : 34
Idade : 28
Localização : Barreiro
Guitarra : .
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Waltheer Ter Jul 29 2014, 02:19

É muito variável, dependendo do tipo de contrato...

actualmente, com o declínio da indústria fonográfica, os contratos são cada vez mais míseros, daí que muitos "artistas" optem por fazer self releases e por aderirem a plataformas de distribuição digitais (que pagam uma miséria).

em termos de direitos de autor, esquece, devem receber uns 0.0000000000001 cêntimos por cada x que a sua musica passa na rádio.

Basicamente as coisas actualmente funcionam da seguinte forma:
-A banda grava e paga do seu bolso o estúdio
-A editora paga a prensagem (ou parte) e a banda recebe x nºs de Cd's para vender (e não recebe das vendas dos restantes)
-A banda "vive" da venda dos ditos Cd's e merch nos concertos, o que na maior parte das x's não dá para cobrir as despesas.

Há milhões de artigos na Net sobre isto, basicamente com o pessoal todo a queixar-se que ter uma banda (e estamos a falar de bandas com 2/3 álbuns gravados, editoras de média dimensão e que fazem tours) é passar fome...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Aqualtis Ter Jul 29 2014, 03:03

Aqui está um tema interessante, mas que não deixa de ser triste.......

Como qualquer pessoa que esteja da música de forma séria eu também um dia desejei vir a ser músico "profissional" (leia-se viver da música como "artista"), posso dizer que "trabalhei" muito (nem sempre bem), mas a verdade é que apesar dos concertos e convites aparecerem, aquilo que torna qualquer "negócio" sustentável nunca vi, ou seja dinheiro. Entre gastos em equipamento, deslocações e promoções da banda, o saldo sempre foi negativo.....isto até que o tempo passou e esse tipo de ambições passaram.

O que hoje constato,é que todos aqueles com que me cruzei nesse percurso, e que hoje ainda continuam a lutar por esse objectivo (vale-lhes a persistência) continuam na mesma, a meter dinheiro próprio para gravar e promover-se, muitos ainda (e passados mais de 10 anos) a tentar lançar o primeiro álbum (o que nos dias de hoje não me parece assim tão importante). Outros com muitos anos de disto, com carreira e vários álbuns lançados em pouco difere dos outros.....

Vai se safando quem dá aulas, quem toca em bandas de baile (este sim um negocio que parece que nunca mais acaba) e quem faz produções e pouco mais....pelo menos que eu saiba.
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Waltheer Ter Jul 29 2014, 03:37

Em relação às plataformas digitais, há um artigo na Time sobre os valores de stream de alguns artistas:

http://business.time.com/2013/12/03/heres-how-much-money-top-musicians-are-making-on-spotify/

E um artigo também interessante sobre como funcionam os royalties:

http://entertainment.howstuffworks.com/music-royalties6.htm

E sobre o que ganha o artista com isto tudo:

http://www.digitalmusicnews.com/permalink/2014/04/03/streamingstatements

E sobre quem toca em bandas de baile, bandas de covers e produz se safar... não é bem assim...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Aqualtis Ter Jul 29 2014, 04:02

E sobre quem toca em bandas de baile, bandas de covers e produz se safar... não é bem assim... escreveu:

Se calhar dei a ideia errada, porque as bandas de baile é um trabalho muito sazonal, bandas de cover não conheço nenhum espaço que pague "bem" para se viver disso.....acho que fica só a carolice e prazer de se tocar ao vivo.

Mas qual é vossa precessão/experiência?
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Waltheer Ter Jul 29 2014, 04:47

Sou pseudo-músico há mais de 20 anos (originais).

o que posso dizer, é que as coisas alteraram-se muito nos últimos 10/15 anos. Se por um lado há mais sítios para tocar e melhores condições (tanto a nível de equipamento como de técnicos), a verdade é que as restantes condições sofreram com isso (para além do dinheiro outras coisas simples como o respeito pelos músicos).
Acima de tudo, há algo que me faz confusão: há uns anos, era convidado para tocar; agora tenho que andar a chatear os sítios e a pedir favores para pôr os pés num palco (pessoalmente não, mas isso é outra estória...)
É sem dúvida mais fácil formar uma banda actualmente (desde a aquisição de material, a espaços para ensaiar, possibilidade de gravar a aprender a tocar...), mas mais difícil mantê-la...

Quanto às bandas de covers/ baile:
-Tenho bastantes amigos em bandas de covers e cada vez os bares pagam menos

-trabalhei uns tempos com uma banda de baile como roadie/ técnico de som. Posso-vos dizer que em menos de um ano, os valores que recebia passaram para metade (assim como os valores de cachê da banda)
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Aqualtis Ter Jul 29 2014, 05:59

Geralmente os bares pagam por percentagem das entradas nessa noite, do que ainda me lembro e já no meu tempo, esses tempos davam para pagar e mal o combustível.
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por MarlonMorais Ter Jul 29 2014, 06:30

http://www.journalism.wisc.edu/~gdowney/courses/j201/pdf/readings/Albini%20S%202006%20-%20music%20industry.pdf
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Waltheer Ter Jul 29 2014, 06:46

um bocado desactualizado, mas dá uma ideia de como as coisas funcionam.
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por kouros Ter Jul 29 2014, 07:17

A partir do momento em que esperam retorno financeiro, a música é uma indústria como qualquer outra e, de uma forma geral, vai vender aquilo que o dinheiro (quem o tem) quer que venda.

Se decidissemos dar 4 minutos da nossa vida para ouvir uma gravação de cada banda que busca algum sucesso, acho que o resto da vida não iria chegar... e teríamos uma morte prematura pela tortura que seriam a maior parte das bandas.

Ou se tem um projecto mesmo especial a todos os níveis ou então a coisa não vai longe em termos de retorno.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por MarlonMorais Ter Jul 29 2014, 08:22

não é pela qualidade que se vai lá. a maioria das bandas boas não fazem dinheiro nenhum, ou nada que de para viver. já está mais que provado que é muito mais fácil fazer dinheiro quanto mais merda a música for.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por kouros Ter Jul 29 2014, 08:53

Referia-me a projectos musicais honestos e não produtos da indústria musical. Se não fizeres parte da indústria e tocares musica para entreter os ouvidos (fraca) vais meter uns quantos parolos a bater palmas mas também não vai pingar graveto nenhum.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Slider56 Ter Jul 29 2014, 11:25

Este tópico dá muito paninho para mangas...

Até hás uns bons 20 anos atrás,ainda se conseguia alguma coisa nos circuitos de covers,mas a qualidade fazia a diferença;fiz parte de alguns projectos e ganhei algum guito,mas nada que desse para pagar o investimento em gear,ensaios,deslocações,etc,etc...!Nos tempos actuais as coisas têm ido de mal a pior,tanto para os músicos profissionais como para os outros,muito especialmente devido à crise e locais para tocar andam cada vez mais escassos,e quando os há,a vasta maioria dos donos pagam mal... Evil or Very Mad 


Outros socorrem-se de karaoke's,pimbalhadas e sei lá que mais!!! Hoje em dia para realmente fazer a diferença e obter algum sucesso/retorno o que o Kouros disse é muito pertinente e faz todo o sentido.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por kouros Ter Jul 29 2014, 11:38

Música como:

Arte - Fazes o que quiseres, como quiseres, quando quiseres.. se ganhares uns trocos ou uns jarros de vinho, tanto melhor.

Negócio - És um produto de uma indústria como qualquer outra. A tua qualidade/visão artística é totalmente irrelevante, tens é de alimentar o mercado actual senão não és um produto e ficas fora de circulação.


O grande conflito interior para grande parte dos músicos é aquilo que se resume à típica conversa "Nós fazemos boa música de qualidade artística superior mas as pessoas só querem é pimbalhice, não sabem o que é bom e bla bla bla."

O equivalente será dizer "Inventei a Coca Cola biológica que além de não ter calorias ainda tem vitaminas! ...mas as pessoas são estúpidas, não sabem o que é bom."

Portanto se virem uma banquinha numa feira com um produtor caseiro a vender a sua Cola biológica a 5€, já sabem... comprem, caso contrário estão a ser como "as pessoas estúpidas que não sabem o que é boa música"  Fixe
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por BemQ Dom Jan 01 2017, 00:29

Tópico de 2014... Cool

O que mudou?
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por PedroGRock Seg Jan 02 2017, 05:57

Nada. Ou tudo. Ganhar dinheiro com a música está cada vez mais difícil. E como disseram em cima, já nao existe respeito pelos músicos. Contactaram me para tocar xlcerca de 3h na passagem de ano e eu pedi 600€ para 5 pessoas. Pediram me para baixar o preço para 350€ e ficávamos apenas 2h.
Faças Tavas com ele. Isto é apenas um exemplo da falta de respeito que existe pela profissão.
Depois ainda existe aquela malta que tem um trabalho de escritório e tem uma banda de covers para tocar ao sábado nuns bares e vai lá por tuta e meia. Aqui ainda fica mais grave, é músico a desrespeitar músico. Depois chega lá um gajo a pedir um preço justo e leva um pontapé no vi porque existe outro gajo que faz o dobro por metade do preço. Isto falando dos covers.

Já nos originais o cenário está mais ou menos parecido. Queres uma editora, tens de pagar do belo e rezar para que eles não te comam. Por outro lado, podes fazer uma edição de autor e rezar que pegue l. Um pau de 2 bicos
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Slider56 Seg Jan 02 2017, 11:33

Infelizmente é bem verdade;tudo o que disseram acontece na vida real.No panorama nacional é a desgraça completa,e com excepção de meia dúzia de artistas que se fartam de vender,o resto é mais um estado de espírito do que uma realidade que deveria acontecer naturalmente.As editoras comem couro e cabelo,e o que sobra para os músicos ou artistas é uma miserável percentagem sobre as vendas... Rolling Eyes
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por guitargold Seg Jan 02 2017, 13:34

Isto sem falar nos "empresários" que organizam festas e que contratam as bandas, esses que deviam ter algum respeito pelos músicos que lhes dão comissão sem eles fazerem nada de mais são os piores, pois estão é com vista no lucro que tem em meter lá a banda X ou Y . em vez de protegerem os músicos que trabalham com eles fazem o inverso e comportam-se como chulos transformado os músicos nas suas p****.

Desculpem este desabafo já estive em projetos de música de baile, e estes gajos não valem nada.

ATEMÇÃO :não estou a generalizar estou a falar com os que trabalhei e as experiências não foram muito boas
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Slider56 Seg Jan 02 2017, 16:23

Infelizmente é bem verdade...!Passei por grupos de baile nos anos de 1978,'79 e parte de '80 (dava jeito ganhar algum guito para enterrar em mais gear,que a história do G.A.S. já tem longas barbas...!)

Naqueles tempos haviam alguns ditos "empresários" que contractavam bandas para diversos eventos,e muito poucos tinham alguma consideração pelas bandas e músicos.Na maioria das vezes limitavam-se a enviar uma lista quinzenal com os locais de trabalho,as entidades locais a contactar e cobravam os 10% dos cachets,sem se preocuparem se a banda tinha de fazer 10 ou 100 km,ida e volta...! Refeições...? Despesas...? Tudo por conta dos músicos,claro...! Apoios...?! Nunca tive nenhum...!

No circuito de músicos de estúdio,as coisas fiavam mais fino,porque a malta era muito unida,e defendíamo-nos uns aos outros;acertávamos os cachets,de acordo com o projecto ou produção,e ninguém lixava o esquema.Muito mais tarde começaram a aparecer os patos-bravos a oferecer os mesmos serviços a troco de quase nada,e o mercado nunca mais foi o mesmo.

Claro que estou a falar de profissionais freelancers e não tínhamos vínculo permanente a nenhuma empresa ou editora.O que nos valia eram alguns excelentes produtores que não abriam mão de facilitismos,e quando queriam fazer alguma coisa,contactavam a malta de confiança e esses sim,nunca nos deixavam agarrados.Bons tempos...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por guitargold Seg Jan 02 2017, 16:36

Slider 10%?? quem me dera...

Vou contar uma historia que se passou comigo, vou resumir ao máximo.

Á uns anos fui contactado por um empresário para a minha banda ir tocar numa festa, acertamos cachet " sem deslocações,alimentação ou outras despesas " e nós lá fomos, demos o nosso concerto e viemos embora, passado uns messes recebo uma chamada de um bar, o tipo era da comissão de festas e dono de um bar gostou do nosso concerto e decidiu contratar, a minha resposta á pergunta " quanto é o vosso cachet ? " foi de metade do que levamos para um palco, ao que o tipo responde que era muito, fiquei espantado e pergunto ao gajo " 200€ é muito? já viu que vamos fazer 90km para ir e 90 para voltar? " tenho como resposta " metade de 1200 são 600 e não 200." ou seja o empresário cobrou 1200€, deu 400 á banda e ficou ele com 800€, ou seja ganhou 8 vezes o valor que qualquer músico ganho, isto se não contarmos com as despesas ...

Nunca mais fui atrás da conversa deles, e estabeleci uma regra para mim próprio, se não tocar pelo valor que considero justo não toco,e sigo essa regra sempre. ainda agora sai da minha banda de baile devido a uma situação do tipo da parte de um empresário, não toquei na passagem de ano,mas também não me senti explorado, se mais músicos/bandas tivessem este tipo de comportamento certamente que as coisas hoje em dia seriam bem diferentes.
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Slider56 Ter Jan 03 2017, 12:53

Precisamente por essas e por outras é que estou parcialmente arredado dos circuitos habituais; se alguém me quiser a trabalhar, de guitarras nas unhas ou atrás de uma mesa de mistura,só têm de pagar o meu cachet (até passo recibos devidamente documentados se necessário!).Se concordarem e as condições mínimas de parte a parte forem observadas e respeitadas,tudo bem e até pode ser que se repita.Se não concordarem,escusam de regatear que eu não moro num qualquer kashbah/mercado e não regateio nem negoceio.Acredita que filtrei bastantes chicos-espertos/patos-bravos;nunca mais me chatearam.

Com pessoas certas e sérias,nunca tive problemas e por vezes até lhes faço uma atenção pontual (não confundir com descontos!).Há cerca de dois anos,fui contactado por um sujeito que estava com dificuldade em contractar um músico/entertainer para um aniversário à porta fechada.Como a pessoa sempre me tratou com respeito e educação,fiz-lhe a atenção de não lhe cobrar nada no final;perfiro isto para quem merece e me trata bem do que estar a regatear com patos bravos que não me dizem nada nem me ensinam nada que eu (in)felimente já não saiba...! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por BemQ Ter Jan 03 2017, 18:12

sharked

It´s a "tramado" world.

BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por PedroGRock Qua Jan 04 2017, 05:52

Outra engraçada que me aconteceu também, foi oferecerem me 50€ para ir tocar uma noite, para safar porque o guitarrista não estava livre. Ora Bem, perder tempo a estudar 60 músicas, deslocar me para o ensaio e para o concerto. Tive de pedir 150€. O gajo nunca mais me chateou na vida. Infelizmente já nem os próprios músicos trem respeito uns pelos outros.
Essa história dos agentes também e outra. Sei de pessoal que ainda tem bailes para receber porque o agente simplesmente "esqueceu se" de pagar.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por guitargold Qua Jan 04 2017, 09:01

por PedroGRock Hoje à(s) 12:52 Outra engraçada que me aconteceu também, foi oferecerem me 50€ para ir tocar uma noite, para safar porque o guitarrista não estava livre. Ora Bem, perder tempo a estudar 60 músicas, deslocar me para o ensaio e para o concerto. Tive de pedir 150€. O gajo nunca mais me chateou na vida. Infelizmente já nem os próprios músicos trem respeito uns pelos outros. Essa história dos agentes também e outra. Sei de pessoal que ainda tem bailes para receber porque o agente simplesmente "esqueceu se" de pagar escreveu:

Acredita que não és o único, eu também sei de alguns, e com mais de 2 anos de espera .
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por BemQ Dom Jan 08 2017, 20:42

"Outra engraçada que me aconteceu também, foi oferecerem me 50€ para ir tocar uma noite, para safar porque o guitarrista não estava livre. Ora Bem, perder tempo a estudar 60 músicas, deslocar me para o ensaio e para o concerto."

PedroGRock realmente é uma falta de respeito...além disso soa-me a projetos em cima do joelho.
Já agora a vocalista dos Black Jellies é muito gira "pá". bounce Adorei a vossa página. Quanto custa uma "coisa" dessas?

BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Royalties Empty Re: Royalties

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos