Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
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Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Bem,
Tenho andando há já algum tempo em levar esta experiência para a frente, mas a falta de espaço para trabalhar, e algum receio à mistura têm-me travado... No entanto desta foi de vez, e a ideia deste tópico é relatar a minha experiência na montagem de um kit de guitarra, e pelo caminho discutir, tirar dúvidas, e aprender também.
A escolha do Kit foi um processo demorado. A minha intenção é construir uma boa guitarra, seleccionando individualmente os diversos componentes, pelo que desde o início pus de parte os "kits combo com electrónica" que confesso, não me suscitaram grande confiança.
Deparei-me então com a falta de oferta na Europa, e quase cometi o erro de encomendar um kit de uma empresa canadiana (até que percebi os custos que ia pagar com Alfândega).
Alguma pesquisa mais e percebi, com satisfação, que em Portugal havia duas empresas cujos donos também participam neste fórum (a Dreamcolor e a Guitas & Woods) e que oferecem kits de grande qualidade. Contactei-os, mas infelizmente para mim a lista de encomendas era grande, e percebi que só teria guitarra lá para Maio...
Acabei por fim por descobrir um pequeno negócio familiar na Alemanha, e arrisquei. O dono sempre disponível, acertou todos os meus pedidos, e no final de Janeiro lá chegou a guitarra, acompanhada de um frasco de cola TiteBond
Primeiras impressões:
Guitarra muito bem construída e com bindings lindíssimos.
O braço encaixa na perfeição, sem qualquer ajuste no corpo e não deixa folgas.
O corpo, a pedido, traz as marcações da bridge/tailpiece, mas não está furado, para poder escolher à vontade o hardware a instalar.
O headstock veio como pedido, por trabalhar e com o folheado em maple à semelhança do corpo (em vez de um folheado preto como é tradição nas les paul)
Os poros parecem ter sido parcialmente tapados, mas ainda vão precisar de algum trabalho para ficarem completamente preenchidos.
Para esta guitarra quero experimentar acabamentos clássicos com produtos mais naturais. Não irei aplicar tapa poros sintéticos, nem lacas nitrocelulosas, vernizes ou poliuretanos.
Em alternativa vou arriscar um acabamento mais fino e tradicional, tendo optado pela selagem da madeira com goma-laca, preenchimento dos poros com pó de pedra pomes e goma-laca, e acabamento com óleo Tru-Oil. A cor será dada por anilinas de água e álcool.
Como me parece que esta escolha de materiais de acabamento é pouco ortodoxa, vou tentar nos próximos dias descrever o processo e resultados obtidos.
Para já, a colagem do braço ao corpo, e a preparação da guitarra para acabamento... Novo Post quand houver novidades
Tenho andando há já algum tempo em levar esta experiência para a frente, mas a falta de espaço para trabalhar, e algum receio à mistura têm-me travado... No entanto desta foi de vez, e a ideia deste tópico é relatar a minha experiência na montagem de um kit de guitarra, e pelo caminho discutir, tirar dúvidas, e aprender também.
A escolha do Kit foi um processo demorado. A minha intenção é construir uma boa guitarra, seleccionando individualmente os diversos componentes, pelo que desde o início pus de parte os "kits combo com electrónica" que confesso, não me suscitaram grande confiança.
Deparei-me então com a falta de oferta na Europa, e quase cometi o erro de encomendar um kit de uma empresa canadiana (até que percebi os custos que ia pagar com Alfândega).
Alguma pesquisa mais e percebi, com satisfação, que em Portugal havia duas empresas cujos donos também participam neste fórum (a Dreamcolor e a Guitas & Woods) e que oferecem kits de grande qualidade. Contactei-os, mas infelizmente para mim a lista de encomendas era grande, e percebi que só teria guitarra lá para Maio...
Acabei por fim por descobrir um pequeno negócio familiar na Alemanha, e arrisquei. O dono sempre disponível, acertou todos os meus pedidos, e no final de Janeiro lá chegou a guitarra, acompanhada de um frasco de cola TiteBond
Primeiras impressões:
Guitarra muito bem construída e com bindings lindíssimos.
O braço encaixa na perfeição, sem qualquer ajuste no corpo e não deixa folgas.
O corpo, a pedido, traz as marcações da bridge/tailpiece, mas não está furado, para poder escolher à vontade o hardware a instalar.
O headstock veio como pedido, por trabalhar e com o folheado em maple à semelhança do corpo (em vez de um folheado preto como é tradição nas les paul)
Os poros parecem ter sido parcialmente tapados, mas ainda vão precisar de algum trabalho para ficarem completamente preenchidos.
Para esta guitarra quero experimentar acabamentos clássicos com produtos mais naturais. Não irei aplicar tapa poros sintéticos, nem lacas nitrocelulosas, vernizes ou poliuretanos.
Em alternativa vou arriscar um acabamento mais fino e tradicional, tendo optado pela selagem da madeira com goma-laca, preenchimento dos poros com pó de pedra pomes e goma-laca, e acabamento com óleo Tru-Oil. A cor será dada por anilinas de água e álcool.
Como me parece que esta escolha de materiais de acabamento é pouco ortodoxa, vou tentar nos próximos dias descrever o processo e resultados obtidos.
Para já, a colagem do braço ao corpo, e a preparação da guitarra para acabamento... Novo Post quand houver novidades
pgargate- Aprendiz de guitarra
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Ena pá, esse kit tem aspeto espetacular!!
O construtor tem site?
Bom trabalho e boa sorte, ta aí matéria prima para sair uma bela joia
O construtor tem site?
Bom trabalho e boa sorte, ta aí matéria prima para sair uma bela joia
bates- Guitar Hero
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Muito bom aspecto!
nanjos- ADMINISTRADOR
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Vou acompanhar atento este tópico.
É um tema que gosto bastante...
É um tema que gosto bastante...
chivato- Guitarrista de garagem
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Gosto da opção do tipo de acabamento.
poe aí o site do fabricante
poe aí o site do fabricante
Waltheer- Moderador
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Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Parece-me muito bem! Vou acompanhar este tópico. Boa sorte!
AndreM- Guitarrista de garagem
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
O kit tem muito bom aspecto, principalmente comparado com os kits que se compra na thomann,etc... Quanto e que fica um desses mais ou menos?
Luis77- Guitar Hero
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Mais um tópico para acompanhar!!!
Realmente esse kit é um mimo, parece estar muito bem construído!!!
Vai colocando aqui o desenvolvimento do projecto
Bom traballho
Realmente esse kit é um mimo, parece estar muito bem construído!!!
Vai colocando aqui o desenvolvimento do projecto
Bom traballho
Scorp- Moderador
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Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Obrigado pelos comentários
Já percebi que há muitos interessados em acompanhar isto, pelo que vou tentar manter este post actualizado.
Respondendo às perguntas, o kit foi comprado através do site http://www.gitarrenbastler.de/
Já não me lembro como lá fui parar, mas recordo-me de ter visto uma referência num fórum americano e resolvi espreitar.
Não há muita informação na net, mas qualquer dúvida, é escrever um mail ao dono (Peter Holzermer) que normalmente responde em um ou dois dias. Na altura chegou inclusive a enviar-me as fotos individuais de todos os corpos (numerados) para poder escolher a que queria para mim.
O pagamento foi feito via transferência bancária, mas também têm disponível o pagamento por Paypal.
Os kits não são baratos (rondam os 400 euro), mas como pretendia uma guitarra boa que se pudesse vir a tornar a "minha" guitarra de eleição, acabei por arriscar...
...E confesso que para já não estou nada arrependido
Já percebi que há muitos interessados em acompanhar isto, pelo que vou tentar manter este post actualizado.
Respondendo às perguntas, o kit foi comprado através do site http://www.gitarrenbastler.de/
Já não me lembro como lá fui parar, mas recordo-me de ter visto uma referência num fórum americano e resolvi espreitar.
Não há muita informação na net, mas qualquer dúvida, é escrever um mail ao dono (Peter Holzermer) que normalmente responde em um ou dois dias. Na altura chegou inclusive a enviar-me as fotos individuais de todos os corpos (numerados) para poder escolher a que queria para mim.
O pagamento foi feito via transferência bancária, mas também têm disponível o pagamento por Paypal.
Os kits não são baratos (rondam os 400 euro), mas como pretendia uma guitarra boa que se pudesse vir a tornar a "minha" guitarra de eleição, acabei por arriscar...
...E confesso que para já não estou nada arrependido
pgargate- Aprendiz de guitarra
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Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/12/2013
Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Aqui um tópico deveras interessante. Força nisso que queremos ver o processo todo.
boavida- Moderador
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Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009
Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Início dos trabalhos - fazer o recorte do Headstock.
O processo é simples. Basicamente fiz a transposição do desenho para a madeira com um molde em papel, e depois com um tico de tico de bancada na garagem de um amigo, lá recortámos o perfil.
O acabamento é dado sobretudo com muita paciência, grosas circulares para os desbastes e lixas (a começar nos 120 e a acabar no 600) até à obtenção do acabamento desejado:
Com o braço trabalhado segui para a colagem do mesmo. Depois de verificar que o alinhamento do braço estava bom e que não era necessário qualquer tipo de trabalho adicional na ligação com o corpo, espalhei bem a cola Titebond em todas as faces a colar, e com a ajuda de dois grampos apertados vou manter a guitarra a secar durante um dia. Provavelmente não precisa de tanto tempo, mas pelo sim pelo não...
Para não estragar a guitarra apliquei duas peças de contraplacado entre os grampos e o corpo/braço, e para proteger os trastos, entalei uma esponja de cozinha velha.
Agora é esperar que seque, e começar a preparar a guitarra para receber o acabamento
O processo é simples. Basicamente fiz a transposição do desenho para a madeira com um molde em papel, e depois com um tico de tico de bancada na garagem de um amigo, lá recortámos o perfil.
O acabamento é dado sobretudo com muita paciência, grosas circulares para os desbastes e lixas (a começar nos 120 e a acabar no 600) até à obtenção do acabamento desejado:
Com o braço trabalhado segui para a colagem do mesmo. Depois de verificar que o alinhamento do braço estava bom e que não era necessário qualquer tipo de trabalho adicional na ligação com o corpo, espalhei bem a cola Titebond em todas as faces a colar, e com a ajuda de dois grampos apertados vou manter a guitarra a secar durante um dia. Provavelmente não precisa de tanto tempo, mas pelo sim pelo não...
Para não estragar a guitarra apliquei duas peças de contraplacado entre os grampos e o corpo/braço, e para proteger os trastos, entalei uma esponja de cozinha velha.
Agora é esperar que seque, e começar a preparar a guitarra para receber o acabamento
pgargate- Aprendiz de guitarra
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Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/12/2013
Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Está a ir bem
Luis77- Guitar Hero
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Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012
Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
A goma laca por si só já é um acabamento. Dás mais camadas e já não precisas de fazer essas misturas com tru-oil por cima. Acho que a vantagem de fazer o acabamento só com goma laca ou só com tru-oil são os retoques... e com qualquer um desses acabamentos nessa guitarra, acho que vais fazer muitos retoques.
kouros- Guitar GOD
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Kouros,
Provavelmente o que vou escrever poderá ser um disparate, mas as razões da escolha desta sequência de acabamentos foram as seguintes:
A goma laca, quando bem aplicada (boneca, polimento, etc...) permite um acabamento lindíssimo, e foi extensivamente utilizada no passado em mobiliário e intrumentos musicais. No entanto é um material razoavelmente frágil que na presença do álcool volta a dissolver. Isto pode ser uma vantagem para reparações, mas assusta-me um pouco a ideia de que por um acidente, de repente se possa estragar o acabamento todo...
Descobri entretanto em fóruns americanos (procurar por um user que dá pelo nome de Quarter ou Tom Pettingill, entre outros) que a goma-laca pode ser usada com muito bons resultados como selante, e com paciência e pó de pedra pomes, para o enchimento dos poros, deixando a madeira pronta para ser tingida com anilinas e acabada.
Depois sobre esta base aplica-se então o Tru-Oil para o acabamento final.
O Tru-Oil teria a vantagem de, quando seco, já não alterar. Pode ser reparado com facilidade e também pode ser aplicado em várias camadas até atingir o brilho e nível de polimento desejados. Quando pronto, tal como a goma-laca, resulta num acabamento muito fino, e pelas descrições, muito suave e rápido ao toque, tendo vindo a ser um dos materiais escolhidos para acabar instrumentos musicais por algumas pessoas que pretendem acabamentos mais naturais.
Agora se faz sentido este processo? Não sei dizer com segurança... Fiz algumas experiências em casa, em pranchas de mogno e gostei do resultado... Mas lá está, se calhar não é a melhor maneira de fazer isto.
Opiniões por favor!!!!
Provavelmente o que vou escrever poderá ser um disparate, mas as razões da escolha desta sequência de acabamentos foram as seguintes:
A goma laca, quando bem aplicada (boneca, polimento, etc...) permite um acabamento lindíssimo, e foi extensivamente utilizada no passado em mobiliário e intrumentos musicais. No entanto é um material razoavelmente frágil que na presença do álcool volta a dissolver. Isto pode ser uma vantagem para reparações, mas assusta-me um pouco a ideia de que por um acidente, de repente se possa estragar o acabamento todo...
Descobri entretanto em fóruns americanos (procurar por um user que dá pelo nome de Quarter ou Tom Pettingill, entre outros) que a goma-laca pode ser usada com muito bons resultados como selante, e com paciência e pó de pedra pomes, para o enchimento dos poros, deixando a madeira pronta para ser tingida com anilinas e acabada.
Depois sobre esta base aplica-se então o Tru-Oil para o acabamento final.
O Tru-Oil teria a vantagem de, quando seco, já não alterar. Pode ser reparado com facilidade e também pode ser aplicado em várias camadas até atingir o brilho e nível de polimento desejados. Quando pronto, tal como a goma-laca, resulta num acabamento muito fino, e pelas descrições, muito suave e rápido ao toque, tendo vindo a ser um dos materiais escolhidos para acabar instrumentos musicais por algumas pessoas que pretendem acabamentos mais naturais.
Agora se faz sentido este processo? Não sei dizer com segurança... Fiz algumas experiências em casa, em pranchas de mogno e gostei do resultado... Mas lá está, se calhar não é a melhor maneira de fazer isto.
Opiniões por favor!!!!
pgargate- Aprendiz de guitarra
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Guitarra : Fender Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/12/2013
Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Na minha opinião não vais obter benefício nenhum com a goma laca (talvez um bícep maior) já que a vais tapar com tru-oil. Se fosse a ti escolhia ou um ou outro já que são ambos "retocáveis".
Imagina que fazes um risco fundo na guitarra.. vais retocar com o quê? Goma laca? Tru oil? Um pouco de cada? Acho que muito dificilmente conseguirás dar um retoque que não se note já que se trata de uma mistura de acabamentos.
Lembra-te que uma coisa são os instrumentos acústicos (leves), outra coisa é uma Les Paul que, quando bate em alguma coisa, bate mesmo a sério. (Além disso a goma laca pode demorar um ano a curar totalmente.)
Imagina que fazes um risco fundo na guitarra.. vais retocar com o quê? Goma laca? Tru oil? Um pouco de cada? Acho que muito dificilmente conseguirás dar um retoque que não se note já que se trata de uma mistura de acabamentos.
Lembra-te que uma coisa são os instrumentos acústicos (leves), outra coisa é uma Les Paul que, quando bate em alguma coisa, bate mesmo a sério. (Além disso a goma laca pode demorar um ano a curar totalmente.)
kouros- Guitar GOD
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Data de inscrição : 13/06/2010
Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Parece-me que o que ele pretende é dar a goma laca, não como acabamento mas só como "pore filler". Basicamente terá que dar menos camadas de tru-oil. o acabamento será o tru-oil.
Pessoalmente, as únicas desvantagens que encontro no processo:
-Aumento do trabalho (terás que dar a goma, deixar secar, voltar a lixar a superficie, aplicar o óleo,...)
-Absorção menos uniforme por parte do óleo/ corantes.
Mas se já efectuaste testes e gostaste do resultado, não vejo o porquê não fazeres assim...
Pessoalmente, as únicas desvantagens que encontro no processo:
-Aumento do trabalho (terás que dar a goma, deixar secar, voltar a lixar a superficie, aplicar o óleo,...)
-Absorção menos uniforme por parte do óleo/ corantes.
Mas se já efectuaste testes e gostaste do resultado, não vejo o porquê não fazeres assim...
Waltheer- Moderador
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Pois.. precisamente por ele não querer a goma laca como acabemento e visto que se trata de um instrumento de corpo sólido, acho que o melhor seria procurar o melhor tapa poros para usar com o Tru Oil (há quem use o próprio tru oil mas isso também depende das superfícies). Dúvido que a melhor base para o Tru Oil seja a gama laca...
Vá, siga
Vá, siga
kouros- Guitar GOD
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
pois agora deixaram-me a pensar...
De facto a ideia seria fazer o acabamento apenas em tru-oil, sendo a função da goma laca a de encher poros e selar a madeira.
Pelo que li, a compatibilidade entre os dois materiais é muito boa, e ao selar, a goma-laca evita a absorção excessiva do óleo pela madeira.
Por outro lado encontrei algumas contra-indicações acerca do uso do tru-oil para enchimento dos poros. Basicamente parece que o óleo com o tempo vai evaporando o solvente (ao longo dos meses) e pode haver tendência para os poros abrirem novamente... se é assim de facto não sei.
A pedra pomes, em contacto com a goma laca fica transparente, o que me agrada bastante, e ao ser um inerte, mantém-se estável com mais facilidade.
A opção por não usar tapa-poros sintéticos é propositada. Provavelmente excesso de zelo, mas gosto da ideia de poder usar materiais naturais, mesmo sabendo que são mais frágeis...
De qualquer modo vou ainda fazer alguns testes antes de passar para o acabamento final, e tentar ver a diferença entre este método e o recurso apenas ao tru-oil, mas até ao momento o processo combinado, embora moroso, não me tem parecido complicado.
Agora se esta é a opção correcta... não garanto mesmo... mas para isso há que experimentar, primeiro em peças de teste, e depois na guitarra
De facto a ideia seria fazer o acabamento apenas em tru-oil, sendo a função da goma laca a de encher poros e selar a madeira.
Pelo que li, a compatibilidade entre os dois materiais é muito boa, e ao selar, a goma-laca evita a absorção excessiva do óleo pela madeira.
Por outro lado encontrei algumas contra-indicações acerca do uso do tru-oil para enchimento dos poros. Basicamente parece que o óleo com o tempo vai evaporando o solvente (ao longo dos meses) e pode haver tendência para os poros abrirem novamente... se é assim de facto não sei.
A pedra pomes, em contacto com a goma laca fica transparente, o que me agrada bastante, e ao ser um inerte, mantém-se estável com mais facilidade.
A opção por não usar tapa-poros sintéticos é propositada. Provavelmente excesso de zelo, mas gosto da ideia de poder usar materiais naturais, mesmo sabendo que são mais frágeis...
De qualquer modo vou ainda fazer alguns testes antes de passar para o acabamento final, e tentar ver a diferença entre este método e o recurso apenas ao tru-oil, mas até ao momento o processo combinado, embora moroso, não me tem parecido complicado.
Agora se esta é a opção correcta... não garanto mesmo... mas para isso há que experimentar, primeiro em peças de teste, e depois na guitarra
pgargate- Aprendiz de guitarra
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Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
A seguir!
F4310- Aprendiz de guitarra
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Localização : Barreiro
Guitarra : Yamaha rgx321
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/11/2013
Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
A todos, as desculpas pela falta de notícias.... mas o trabalho de loucos que me caiu em cima nas últimas semanas nem me tem permitido pegar na guitarra...
Talvez para o final da próxima semana consiga dar um avanço nisto
Talvez para o final da próxima semana consiga dar um avanço nisto
pgargate- Aprendiz de guitarra
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Bem, depois de umas semanas de trabalho infernais, finalmente encontrei tempo para descansar e voltar a pegar na guitarra.
E para quebrar a ausência de notícias, primeiro umas fotos do braço colado:
Entretanto consegui avançar com a selagem da madeira e preenchimento dos poros, num processo que foi de facto trabalhoso, mas com resultados para mim lindíssimos, embora difíceis de captar em fotografias... A goma-laca aplicada em tão poucas camadas acentua o carácter da madeira de uma forma que nunca vi em verniz, e a pedra pomes, após muito trabalho de braço, preencheu completamente os poros, tendo obtido uma superfície completamente lisa e acetinada, sobre a qual tenciono agora aplicar as anilinas.
O processo que segui foi o seguinte:
1 - Como comprei a goma em lascas, primeiro tive que a dissolver em álcool, tendo usado uma proporção de 125g de goma (metade do pacote) para um frasco de 250ml de álcool. Após algumas horas a dissolver, coei a goma através de um tecido muito fino e fiquei com o produto pronto a aplicar.
2 - peguei numa t-shirt velha e cortei pedaços de cerca de 20x20cm. Fiz uma bola de algodão do tamanho de uma pequena bola e enrolei um pedaço de t-shirt à volta da bola, de modo a criar uma "boneca" para pintar a guitarra.
3 - Por fim ensopei a boneca na goma-laca, espremi-a bem, e depois de lhe juntar duas ou três gotas de azeite para quebrar a resistência da goma comecei a cobrir a guitarra com movimentos contínuos no sentido dos veios. Primeiro a parte de trás, depois as laterais e por fim o tampo, tendo o cuidado de fazer movimentos com pouca ou nenhuma sobreposição, pois a goma-laca seca muito depressa.
O braço deixei para o final para poder segurar a guitarra enquanto trabalhava.
Repeti o processo duas ou três vezes em cada lado, intercalando cada passagem com uma lixagem leve com lã de aço 0000
4 - Com a goma-laca aplicada na superfície avancei então para o preenchimento dos poros. Para isso usei pó de pedra pomes numa granulometria mínima (textura tipo pó de talco).
Fiz uma nova boneca, mas desta vez só a ensopei em álcool. depois polvilhei-a levemente com pó de pedra e trabalhei toda a guitarra em pequenos troços, com movimentos circulares e firmes que foram preenchendo os poros.
Creio que o que acontece é que o álcool dissolve a goma já aplicada, e a pedra pomes, ao fazer de abrasivo, vai empurrando a pasta de goma e talvez partículas de madeira para os poros abertos.
Após muito trabalho de braço os poros de facto fecham, e a pedra pomes (que fica transparente quando em contacto com a goma) deixa de ser visível.
5 - Por fim, com uma nova boneca molhada em álcool e com algumas gotas de azeite, mas já sem o pó, voltei a trabalhar o corpo com movimentos alternados entre o circular e o sentido dos veios, mas desta vez com menos força. Este último passo ajudou a uniformizar toda a superfície e a conferir-lhe um aspecto acetinado que a meu ver está pronto para o acabamento.
Poderia continuar a partir deste ponto a aplicar goma-laca para construir a camada de acabamento, mas trata-se de facto de um material frágil, e portanto acho que vou manter o plano de acabar com óleo, pelo que o próximo passo será dar a cor, e depois então passar para o tru-oil.
Amanhã tento tirar fotografias com a luz do dia... pode ser que consigam transmitir um pouco o aspecto destes materiais...
E para quebrar a ausência de notícias, primeiro umas fotos do braço colado:
Entretanto consegui avançar com a selagem da madeira e preenchimento dos poros, num processo que foi de facto trabalhoso, mas com resultados para mim lindíssimos, embora difíceis de captar em fotografias... A goma-laca aplicada em tão poucas camadas acentua o carácter da madeira de uma forma que nunca vi em verniz, e a pedra pomes, após muito trabalho de braço, preencheu completamente os poros, tendo obtido uma superfície completamente lisa e acetinada, sobre a qual tenciono agora aplicar as anilinas.
O processo que segui foi o seguinte:
1 - Como comprei a goma em lascas, primeiro tive que a dissolver em álcool, tendo usado uma proporção de 125g de goma (metade do pacote) para um frasco de 250ml de álcool. Após algumas horas a dissolver, coei a goma através de um tecido muito fino e fiquei com o produto pronto a aplicar.
2 - peguei numa t-shirt velha e cortei pedaços de cerca de 20x20cm. Fiz uma bola de algodão do tamanho de uma pequena bola e enrolei um pedaço de t-shirt à volta da bola, de modo a criar uma "boneca" para pintar a guitarra.
3 - Por fim ensopei a boneca na goma-laca, espremi-a bem, e depois de lhe juntar duas ou três gotas de azeite para quebrar a resistência da goma comecei a cobrir a guitarra com movimentos contínuos no sentido dos veios. Primeiro a parte de trás, depois as laterais e por fim o tampo, tendo o cuidado de fazer movimentos com pouca ou nenhuma sobreposição, pois a goma-laca seca muito depressa.
O braço deixei para o final para poder segurar a guitarra enquanto trabalhava.
Repeti o processo duas ou três vezes em cada lado, intercalando cada passagem com uma lixagem leve com lã de aço 0000
4 - Com a goma-laca aplicada na superfície avancei então para o preenchimento dos poros. Para isso usei pó de pedra pomes numa granulometria mínima (textura tipo pó de talco).
Fiz uma nova boneca, mas desta vez só a ensopei em álcool. depois polvilhei-a levemente com pó de pedra e trabalhei toda a guitarra em pequenos troços, com movimentos circulares e firmes que foram preenchendo os poros.
Creio que o que acontece é que o álcool dissolve a goma já aplicada, e a pedra pomes, ao fazer de abrasivo, vai empurrando a pasta de goma e talvez partículas de madeira para os poros abertos.
Após muito trabalho de braço os poros de facto fecham, e a pedra pomes (que fica transparente quando em contacto com a goma) deixa de ser visível.
5 - Por fim, com uma nova boneca molhada em álcool e com algumas gotas de azeite, mas já sem o pó, voltei a trabalhar o corpo com movimentos alternados entre o circular e o sentido dos veios, mas desta vez com menos força. Este último passo ajudou a uniformizar toda a superfície e a conferir-lhe um aspecto acetinado que a meu ver está pronto para o acabamento.
Poderia continuar a partir deste ponto a aplicar goma-laca para construir a camada de acabamento, mas trata-se de facto de um material frágil, e portanto acho que vou manter o plano de acabar com óleo, pelo que o próximo passo será dar a cor, e depois então passar para o tru-oil.
Amanhã tento tirar fotografias com a luz do dia... pode ser que consigam transmitir um pouco o aspecto destes materiais...
pgargate- Aprendiz de guitarra
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
Interessante, estou bastante curioso em relação a essa guitarra!!! Venham lá essas fotos
Scorp- Moderador
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Re: Guitarra tipo Les Paul (KIt DIY)
finalmente algumas fotos...
e uma pequena brincadeira com folheado de mogno, colado em lâminas cruzadas (tipo contraplacado) com cola branca, que resultou numas tampas que gostei bastante e que servirão para tapar a electrónica.
e uma pequena brincadeira com folheado de mogno, colado em lâminas cruzadas (tipo contraplacado) com cola branca, que resultou numas tampas que gostei bastante e que servirão para tapar a electrónica.
pgargate- Aprendiz de guitarra
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