Acerca da afinação...
3 participantes
Página 1 de 1
Acerca da afinação...
Não sabia bem onde colocar esta questão pelo que escolhi o Geral.
Antes de mais, peço desculpa por vos fazer perder tempo com coisas da escola primária mas não tenho a quem perguntar isto, por isso cá vai.
Tenho afinado a guitarra eletrica por um afinador que comprei. As letras que me aparecem nem sempre correspondem às respetivas letras das cordas. Ontem comprei um pedal zomm505II em segunda mão, e tentei afinar por aí. Mais uma vez, as letras que aparecem não condizem com o que mostram as TAB's.
Ou seja, começando de cima para baixo, deveria ser E A D G B E, mas no afinador vai-me aparecendo E A C G C D ???
Eu até considerei que devia ser mesmo assim, mas ontem uma pessoa amiga pegou-me na guitarra e disse logo que estava toda desafinada !!!
Desculpem a burrice de quem ainda agora começou mas se a minha dúvida não for um insulto à inteligência, ficava agradecido com a voss ajuda...
(se isto for mesmo muito muito básico podem-me mandar à fava que eu não levo a mal...)
Antes de mais, peço desculpa por vos fazer perder tempo com coisas da escola primária mas não tenho a quem perguntar isto, por isso cá vai.
Tenho afinado a guitarra eletrica por um afinador que comprei. As letras que me aparecem nem sempre correspondem às respetivas letras das cordas. Ontem comprei um pedal zomm505II em segunda mão, e tentei afinar por aí. Mais uma vez, as letras que aparecem não condizem com o que mostram as TAB's.
Ou seja, começando de cima para baixo, deveria ser E A D G B E, mas no afinador vai-me aparecendo E A C G C D ???
Eu até considerei que devia ser mesmo assim, mas ontem uma pessoa amiga pegou-me na guitarra e disse logo que estava toda desafinada !!!
Desculpem a burrice de quem ainda agora começou mas se a minha dúvida não for um insulto à inteligência, ficava agradecido com a voss ajuda...
(se isto for mesmo muito muito básico podem-me mandar à fava que eu não levo a mal...)
abrenozes- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 46
Guitarra : Hondo Deluxe series 760; Jack&Danny LC-300; Cort G-200
Guitarrista : Indefinido
Re: Acerca da afinação...
Amigo, ninguém nasce ensinado.
A afinação standard (não há correcta ou incorrecta) é efectivamente EADGBE.
Se estão a aparecer outras letras deve rodar o carrilhão (há quem também lhe chame cravelha) até aparecer a letra correcta. Sempre a ouvir o som da corda e a olhar para o afinador para perceber como está a variar.
A afinação standard (não há correcta ou incorrecta) é efectivamente EADGBE.
Se estão a aparecer outras letras deve rodar o carrilhão (há quem também lhe chame cravelha) até aparecer a letra correcta. Sempre a ouvir o som da corda e a olhar para o afinador para perceber como está a variar.
EH pah, muito obrigado!!! Era mesmo isso! Agora entendi: como na primeira vez que comecei a brincar com as cravelhas parti logo uma corda, agora tinha medo de apertar de mais. Fiz como disseste e foi tudo ao sítio (ou quase tudo, a B ainda me aparece como E mas essa acho mesmo que se apertar mais ela parte; vou forçar mais amanhã quando tiver aqui uma alternativa para repor se partir.
Mais uma vez, grande ajuda, grande Obrigado!!!
Mais uma vez, grande ajuda, grande Obrigado!!!
Se a corda 'B' aparece como 'E' não apertes mais afrouxa, porque 'B' neste caso é mais garve que 'E' e ao afrouxares o som da corda vai ficar mais grave
JoaoC- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 156
Guitarra : Fender Acústica; Clifton Clássica
Agora sim! Está no ponto!
Obrigado a ambos!
Obrigado a ambos!