yamaha rgx 211m
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Re: yamaha rgx 211m
pergunta o tamanho das peças...
9€ ainda é carcanhol...
mas já experimentaste com o isolamento que a guitarra tem?
A minha RGZ, está como veio da fábrica há 20 e tal anos e não faz ruido nenhum...
9€ ainda é carcanhol...
mas já experimentaste com o isolamento que a guitarra tem?
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JHV- Guitar Hero
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Re: yamaha rgx 211m
http://www.ebay.co.uk/itm/SLUG-TAPE-COPPER-TAPE-REPELLENT-30MM-X-LONGER-1M-ROLL-/290599981069?pt=UK_Home_Garden_Garden_Plants_Weed_Pest_Control_CV&hash=item43a91bd00d
ObiQueloKenobi- Guitar Hero
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Re: yamaha rgx 211m
Vou exprimemtar jhv, entao so vou limpar e comprar um pot que partiu
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
oi pessoal sabem se existe algum producto para escalas em maple?
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
Um paninho húmido com água e sabão faz milagres
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Re: yamaha rgx 211m
pois vai ter que ser
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
Se o verniz não estiver danificado e a madeira não estiver à "mostra" é na boa, simples, barato e extremamente eficaz!!!!
Scorp- Moderador
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Re: yamaha rgx 211m
nada esta danificado
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
mais fotos, seguindo os concelhos do mestre slider meti tudo em vazilhas e vou agitando, neste momento as peças da primeira foto ja estao limpas e as outras estao a limpar
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
Quando tirares as peças do desmerdificador,tem o cuidado de as limpar muito bem com um pano que absorva a maior quantidade de líquido.
Por vezes apanho algumas peças danificadas pela corrosão.Algumas não há volta a dar mas outras escovam-se muito bem ou com uma escova de cerdas de aço finas (vulgo escova de velas de ignição),ou então usa-se a catrabuxa de escovagem numa Dremel.Depois,se for em preto,espetam-se os parafusos num cartão,e dispõem-se as outras peças por perto e um toque de spray sempre ajuda alguma coisa.
Alguma malta tem o péssimo costume de usar canetas de feltro para pintar as cabeças de parafusos pretos algo danificados,mas não dura muito e dá um brilho estranho além de se correr o risco de sujar alguma roupa....cuidado!
Por vezes apanho algumas peças danificadas pela corrosão.Algumas não há volta a dar mas outras escovam-se muito bem ou com uma escova de cerdas de aço finas (vulgo escova de velas de ignição),ou então usa-se a catrabuxa de escovagem numa Dremel.Depois,se for em preto,espetam-se os parafusos num cartão,e dispõem-se as outras peças por perto e um toque de spray sempre ajuda alguma coisa.
Alguma malta tem o péssimo costume de usar canetas de feltro para pintar as cabeças de parafusos pretos algo danificados,mas não dura muito e dá um brilho estranho além de se correr o risco de sujar alguma roupa....cuidado!
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Re: yamaha rgx 211m
obrigado mais uma vez, sempre a aprender
ja falei com o guitar parts ele arranja o pot mas a historia do pot
ele tava bom, depois de eu tirar o botao, ouve ali qualquer coisa e deixou de dar, ele carrega mas nao prende na segunda posiçao...
alguem sabe o que pode ser, ou como compor pois eram sempre 10€ que ficavam
ja falei com o guitar parts ele arranja o pot mas a historia do pot
ele tava bom, depois de eu tirar o botao, ouve ali qualquer coisa e deixou de dar, ele carrega mas nao prende na segunda posiçao...
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Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
desmomta-o e ve...
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Re: yamaha rgx 211m
yah, amanha faço isso
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
novas actualizaçoes:
as peças ja estao limpinhas que parecem novas
o braço tambem ja esta desmerdificado, se bem que foi facil pois nao estava muito sujo
estive a fazer o esquema da electronica para amanha desoldar as peças pois ainda estao no corpo...
falta:
limpar o corpo e ver o que se passa com o pot e em caso disso comprar outro
ca vao mais fotos...
agora tiro a electronica limpo o corpo e depois vou tratar da electronica da bixa
cumps
ps vou tentando mandar fotos mas ha alguns dias em que nao ha progresso
as peças ja estao limpinhas que parecem novas
o braço tambem ja esta desmerdificado, se bem que foi facil pois nao estava muito sujo
estive a fazer o esquema da electronica para amanha desoldar as peças pois ainda estao no corpo...
falta:
limpar o corpo e ver o que se passa com o pot e em caso disso comprar outro
ca vao mais fotos...
agora tiro a electronica limpo o corpo e depois vou tratar da electronica da bixa
cumps
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Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
Esses trastes estão um bocado malhados... talvez,com um bocado de sorte ainda dê para tocar sem stresses,mas daqui a alguns mese vais ter de retrastear o braço...
De resto tem muito bom aspecto!
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Re: yamaha rgx 211m
tambem reparei mas sao so 2 ou 3 no inicio do fret board
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
Mas convém mudares isso.
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Re: yamaha rgx 211m
yah depois faço
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
Luis...se nunca trasteaste uma guitarra não faças;se for mesmo necessário leva-a a um luthier de confiança.
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Re: yamaha rgx 211m
ja agora onde e que se podem comprar trastes de geito?
edit:
ok so desta vez, depois de aprender eu hei de conseguir fazer sozinho
edit:
ok so desta vez, depois de aprender eu hei de conseguir fazer sozinho
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
Olha o que o Slider escreveu...
Isso não é trabalho para curiosos na matéria, tem de ser alguem que saiba muito bem o que está a fazer, pões-te a brincar com isso e habilitas-te a estragar o fretboard. mais vale paragres umas coroas e ficar com isso em condições do que estares a inventar e depois teres de por um fretboard novo ou um braço....
Isso não é trabalho para curiosos na matéria, tem de ser alguem que saiba muito bem o que está a fazer, pões-te a brincar com isso e habilitas-te a estragar o fretboard. mais vale paragres umas coroas e ficar com isso em condições do que estares a inventar e depois teres de por um fretboard novo ou um braço....
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Re: yamaha rgx 211m
Sim e eu disse que ia fazer isso, mas no futuro hei de ser eu
Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
Partindo do princípio de que a escala esteja devidamente direita e sem empenamentos ou deformações,a instalação dos trastes deve obedecer a um determinado número de critérios:
1º - determinar que tipo de traste se deve usar,porque não é tudo chapa-5.Há muitas variedades...
2º - ter as ferramentas adequadas,neste caso um matelo com cabeça em latão ou num tipo de borracha especial a que a malta que trabalha nisto chama de "dead-blow";assentam firmemente mas não amassam nem deformam os trastes (para quem sabe!)
3º - saber limpar os rasgos/slots e dar ao traste a curvatura mais fechada que o radius da escala.Primeiro apoiam-se as extremidades nas pontas dos rasgos e depois assentam-se até ficar o traste devidamente encaixado e sem folgas.
4º - há quem use SuperCola 3 ou cianoacrilato,mas eu não gosto,porque se houver necessidade de remover um ou mais trastes,corre-se o risco de ao arrancar o traste virem pedaços de madeira da escala atrás... É preferível deitar um fio de Titebond no rasgo antes de assentar e depois limpar o excedente de imediato.
5º - depois de umas duas a três horas de secagem com os trastes todos devidamente grampados (usa-se uma tala curva ao longo da escala para manter todos sob a mesma pressão exercida por dois ou três grampos),começa o "trabalhinho de ourives" que consiste em aparar à face o excedente dos trastes que fica fora da escala.Aqui usa-se um alicate do tipo da turquês mas com os mordentes o mais alinhados e afiados possível.São alicates próprios para esse tipo de trabalho!
6º - Agora que os trastes estão todos devidamente colocados,é a vez de os nivelar por cima,com uma lima larga para metal,e depois com uma pedra de afiar também larga.Vai-se conferindo de vez em quando com uma régua metálica...
7º - Com o auxílio de uma lima,acertam-se os trastes junto aos lados da escala,tendo o cuidado de proteger a madeira com fita adesiva de papel.Atenção ao ângulo que deve ficar de maneira a que não atrapalhe a mão ao tocar,nem que fique demasiado baixo e permita que a primeira corda fuja da escala para fora.
8º - Chegou a vez de usar limas próprias para modelar as coroas dos trastes;aqui vai-se desbastando até obtermos um perfil homogéneo,mas sempre com o máximo cuidado para não desbastar demais.Quando todos estiverem com o perfil correcto,passa-se às extremidades que devem ser desbastadas com limatões pequenos adequados.Nunca esquecer que no trabalho de desbaste de trastes usam-se chapas finas de aço com um rasgo central onde encaixa o traste a trabalhar.Estas chapinhas servem para proteger a escala das limas diversas....!
9º - antes de se proceder ao setup e acções suplementares,protege-se a escala com fita adesiva de papel,e dá-se o polimento com lã de aço,e depois com uma boina de polir e polish adequado (Dremel mototools).
O trabalho final deve apresentar-se limpo,nivelado,sem arestas cortantes no metal nem falhas na madeira da escala e do braço.Resta pois fazer o setup e claro...sempre com cordas novas!!!!
Parece mais fácil de dizer do que de fazer,já que cada caso é um caso e embora na vasta maioria dos casos o processo seja igual,por vezes podem-se apanhar guitarras com perfil/binding dos lados da escala e tem de se trastear sem estragar o binding.Aqui as pontas dos trastes têm de ser recortadas por debaixo na mesma distância necessária q ue os trastes fiquem bem cravados na escala,mas as extremidades simplesmente assentem por cima do binding...(isto são outros 500...)
Nunca é demais de relembrar que este tipo de reparações não se fazem de ânimo leve, nem "na boa"...! Não só é necessário saber muito bem o que fazer,como também ter as ferramentas adequadas (que a vasta maioria não se arranjam nas lojas de ferragem ali à esquina!!!) e sobretudo saber trabalhar bem com as diversas ferramentas.A pressa e o excesso de confiança aliadas ao desconhecimento dão raia e podem tornar uma pequena reparação num desastre bastante caro...
Nada é impossível desde que se aprenda a fazer seja lá o que for,bem e com bom senso!
1º - determinar que tipo de traste se deve usar,porque não é tudo chapa-5.Há muitas variedades...
2º - ter as ferramentas adequadas,neste caso um matelo com cabeça em latão ou num tipo de borracha especial a que a malta que trabalha nisto chama de "dead-blow";assentam firmemente mas não amassam nem deformam os trastes (para quem sabe!)
3º - saber limpar os rasgos/slots e dar ao traste a curvatura mais fechada que o radius da escala.Primeiro apoiam-se as extremidades nas pontas dos rasgos e depois assentam-se até ficar o traste devidamente encaixado e sem folgas.
4º - há quem use SuperCola 3 ou cianoacrilato,mas eu não gosto,porque se houver necessidade de remover um ou mais trastes,corre-se o risco de ao arrancar o traste virem pedaços de madeira da escala atrás... É preferível deitar um fio de Titebond no rasgo antes de assentar e depois limpar o excedente de imediato.
5º - depois de umas duas a três horas de secagem com os trastes todos devidamente grampados (usa-se uma tala curva ao longo da escala para manter todos sob a mesma pressão exercida por dois ou três grampos),começa o "trabalhinho de ourives" que consiste em aparar à face o excedente dos trastes que fica fora da escala.Aqui usa-se um alicate do tipo da turquês mas com os mordentes o mais alinhados e afiados possível.São alicates próprios para esse tipo de trabalho!
6º - Agora que os trastes estão todos devidamente colocados,é a vez de os nivelar por cima,com uma lima larga para metal,e depois com uma pedra de afiar também larga.Vai-se conferindo de vez em quando com uma régua metálica...
7º - Com o auxílio de uma lima,acertam-se os trastes junto aos lados da escala,tendo o cuidado de proteger a madeira com fita adesiva de papel.Atenção ao ângulo que deve ficar de maneira a que não atrapalhe a mão ao tocar,nem que fique demasiado baixo e permita que a primeira corda fuja da escala para fora.
8º - Chegou a vez de usar limas próprias para modelar as coroas dos trastes;aqui vai-se desbastando até obtermos um perfil homogéneo,mas sempre com o máximo cuidado para não desbastar demais.Quando todos estiverem com o perfil correcto,passa-se às extremidades que devem ser desbastadas com limatões pequenos adequados.Nunca esquecer que no trabalho de desbaste de trastes usam-se chapas finas de aço com um rasgo central onde encaixa o traste a trabalhar.Estas chapinhas servem para proteger a escala das limas diversas....!
9º - antes de se proceder ao setup e acções suplementares,protege-se a escala com fita adesiva de papel,e dá-se o polimento com lã de aço,e depois com uma boina de polir e polish adequado (Dremel mototools).
O trabalho final deve apresentar-se limpo,nivelado,sem arestas cortantes no metal nem falhas na madeira da escala e do braço.Resta pois fazer o setup e claro...sempre com cordas novas!!!!
Parece mais fácil de dizer do que de fazer,já que cada caso é um caso e embora na vasta maioria dos casos o processo seja igual,por vezes podem-se apanhar guitarras com perfil/binding dos lados da escala e tem de se trastear sem estragar o binding.Aqui as pontas dos trastes têm de ser recortadas por debaixo na mesma distância necessária q ue os trastes fiquem bem cravados na escala,mas as extremidades simplesmente assentem por cima do binding...(isto são outros 500...)
Nunca é demais de relembrar que este tipo de reparações não se fazem de ânimo leve, nem "na boa"...! Não só é necessário saber muito bem o que fazer,como também ter as ferramentas adequadas (que a vasta maioria não se arranjam nas lojas de ferragem ali à esquina!!!) e sobretudo saber trabalhar bem com as diversas ferramentas.A pressa e o excesso de confiança aliadas ao desconhecimento dão raia e podem tornar uma pequena reparação num desastre bastante caro...
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Re: yamaha rgx 211m
Pois eu ja sabia mais ou menos os procedimentos mas isso sera no futuro talvez agora deixo para quem sabe
Obrigado slider
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Luis Miguel- Guitar Legend
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Re: yamaha rgx 211m
bem mais fotos:
ja agora que tamanho de pots e aquele, e que nao e short?
a minha epi tem iguais
ja agora que tamanho de pots e aquele, e que nao e short?
a minha epi tem iguais
Luis Miguel- Guitar Legend
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