ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acordes

+2
Slider56
Really?
6 participantes

Ir para baixo

Acordes Empty Acordes

Mensagem por Really? Sáb Mar 16 2013, 12:46

Eu sei que esta pergunta é estúpida mas cá vai:

Eu já percebi o processo de formação de acordes, até aqui tudo bem... Mas existe uma coisa que não me entra na cabeça...
Tomando como exemplo os acordes maiores, podemos através da formação de acordes saber as suas variadas posiçoes no braço, contudo para fazer isto é preciso decorarmos todos os processos de formação(tónica, terça maior, quinta justa, no caso dos acordes maiores) e depois saber as notas no braço para fazer o dito acorde e isto também para as tetrades ... é preciso decorar tudo isto para usar os acordes "bem" correcto? e no meio de tudo isto juntam-se os acordes de barra ...
Really?
Really?
Aprendiz de guitarra

Post Count : 34
Idade : 28
Localização : Barreiro
Guitarra : .
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Slider56 Sáb Mar 16 2013, 17:27

(Agora já está na secção correcta...)

bem,antes de coeçares a matar a cabeça e a criar confusões desnecessárias,convém que aprendas e muito bem a morfologia de cada escala.Deste modo,sabendo onde começa e acaba,podes começar a aprender o que significa uma 4ª,uma 5ª aumentada ou diminuta,uma 6ª e por aí fora.

Parece difícil para quem começa ou pior ainda,para quem salta alguma coisa inicial importante,que é o conhecimento das escalas.Normalmente a malta tende a querer começar pelo meio sem ter as bases iniciais que progressivamente vão ajudar a compreender as tuas dúvidas e outras que se vão acumulando a cada dia que passa.

Se dá trabalho...? Ah pois dá!Não se consegue nada sem uma disciplina muito rigorosa e uma aprendizagem progressiva.Começar pelo meio é o maior erro que se comete.Aconselho-te a estudares as escalas com todo o cuidado e procurares compreender as variantes diversas.


Os acordes com barra são um desenvolvimento que se adquire com o tempo e muita prática,mas por vezes são necessários.Outra coisa que convém salientar: em alguns acordes não tens necessidade de tocar as cordas todas;basta que apanhes a estrutura do acorde,e toques as notas certas no tempo certo....! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Naré Cardoso Dom Mar 17 2013, 13:16

Agora, está na secção correcta! Very Happy
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por jonypaul Dom Mar 17 2013, 13:46

No meio desta confusão toda tens uma vantagem, que é o facto de poderes andar com as mesmas "formas" de um lado para o outro da guitarra. Procura coisas sobre o sistema CAGED: assim muito resumidamente, qualquer acorde maior pode ser tocado com a "forma" de um C, de um A, de um G, de um E e de um D.
Repara que todos os bar chords com a root na corda mi têm a forma de um E, assim como todos os bar chords com a root na corda lá tem a forma de um A.

O facto de conseguires tratar a formação de acordes de uma forma quase "geométrica" ajuda bastante a não teres de estar constantemente a pensar!
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Really? Dom Mar 17 2013, 17:27

Tenho mesmo de estudar isto bem Smile

Só uma curiosidade: voces quando criam algum ritmo/riff com acordes, voces usam acordes que já conhecem ou que decoram ou então, como fazem ?

Desde já obrigado a todos
Really?
Really?
Aprendiz de guitarra

Post Count : 34
Idade : 28
Localização : Barreiro
Guitarra : .
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Slider56 Dom Mar 17 2013, 18:05

Depende de muita coisa;um acorde tem várias formas/inversões e deve ser usado dentro do contexto que se quer.Não é fazer o acorde,dar a palhetada ou arpejo e já está!

Por exemplo considera o acorde de Dó maior;tem as seguintes notas,Do-Mi-Sol,mas as inversões também são importantes.Pode apresentar-se como Dó-Mi-Sol,Mi-Sol-Dó ou Sol-Mi-Dó,e a maneira como atacamos as cordas certas fazem com que o mesmo acorde soe de maneira diferente,de acordo com o que queremos.

Por exemplo se estiveres a trabalhar com o acorde de Ré,não faz sentido palhetares as cordas todas,mas sim as primeiras 4;entendes...? Há que conhecer e muito bem as escalas diversas,a composição das mesmas,inversões,e mais tarde modos e outros tópico mais avançados que se desenvolve com muito estudo e prática.

Tenta resistir à tentação fácil de querer sacar esta música ou aquela sem primeiro estares à vontade com os princípios básicos.Tens muito tempo para evoluir e desenvolveres as tuas capacidades,mas lembra-te de que não se aprende tudo num dia e ninguém nasce ensinado... Wink

...e sabes que mais...? Tenho 57 anos feitos em Fevereiro e ainda estou e estarei sempre a aprender,apesar de já tocar há mais de 30 anos... Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Really? Dom Mar 17 2013, 19:13

Recomendas-me alguns sites ou topicos para eu aprofundar o meu estudo sff ?
Really?
Really?
Aprendiz de guitarra

Post Count : 34
Idade : 28
Localização : Barreiro
Guitarra : .
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por John B Seg Mar 18 2013, 04:08

John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Really? Ter Mar 19 2013, 20:33

Ok obrigado a todos

Só mais uma pergunta: o capo sobe um tom a todas as notas correcto ?
Really?
Really?
Aprendiz de guitarra

Post Count : 34
Idade : 28
Localização : Barreiro
Guitarra : .
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Naré Cardoso Qua Mar 20 2013, 04:11

Depende... Se conseguires meter o gajo apenas na corda G, sobe um tom apenas na corda G Very Happy

Mas nao sobe só um tom... Pode subir mais Wink


Acordei bem disposto lol!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por mc.pedreira Qua Mar 20 2013, 04:16

Aliás, à medida que avanças na escala com o capo a afinação sobe é meio tom.
mc.pedreira
mc.pedreira
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 161
Idade : 30
Localização : Lisboa
Guitarra : Yamaha Pacifica 112 VCX
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Naré Cardoso Qua Mar 20 2013, 04:17

Isso mesmo! Fixe






(acordei bem disposto, mas ainda estou a dormir lollll)
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acordes Empty Re: Acordes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos