ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Formas de saber o ritmo de uma musica

+9
deepshadows
Kaz
SergioPt
kicos
slasheduff
boavida
Naré Cardoso
jota jota
DsK_art
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por DsK_art Sex Set 11 2009, 12:12

Boas,
eu sou mesmo muitoo novato aqui na cena da guitarra, e como tal eu queria saber formas de saber o ritmo de uma musica sem ser de ouvido



Obrigado
DsK_art
DsK_art
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 28
Localização : Entroncamento
Guitarra : Não sei
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por jota jota Sex Set 11 2009, 12:51

O que te da os tempos e as pausas de uma musica sao as colcheias, semi-colcheias, etc. Nas pautas tens tudo, as notas e os tempos o pior é que tens que saber os tempos que cada uma delas tem e as notas na posição da pauta!
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por DsK_art Sáb Set 12 2009, 03:30

Obrigado pela resposta,e de facto tenho de prestar mais aenção a isso, mas refiro-me ao ritmo da guitarra, o "baixo, cima, baixo, baixo, cima", compreendem?


Obrigado
DsK_art
DsK_art
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 28
Localização : Entroncamento
Guitarra : Não sei
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Naré Cardoso Sáb Set 12 2009, 03:34

Isso é uma coisa que, ou nasce contigo e tens o Dom de sentir o ritmo, ou tens que aprender... Experimenta a palhetar pra cima e pra baixo conforme fores sentindo a musica... Deixa-te levar! Nao sei se estou a perceber realmente o que queres dizer, mas...


Rock
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por DsK_art Sáb Set 12 2009, 03:40

Feel the music, man!
Estou a compreender, de forma a saber destinguir as palhetadas e formas de tocar, neh?


Obrigado!
DsK_art
DsK_art
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 28
Localização : Entroncamento
Guitarra : Não sei
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Naré Cardoso Sáb Set 12 2009, 03:42

Exacto... Wink Feel it...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por DsK_art Sáb Set 12 2009, 03:49

Ok, obrigado, vou ver o que "posso" fazer Wink


Obrigado pela ajuda^^
DsK_art
DsK_art
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 28
Localização : Entroncamento
Guitarra : Não sei
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por boavida Sáb Set 12 2009, 17:53

E há ainda uma questão, que é, cada um pode sentir a mesma música de forma diferente, o que não implica que seja uma forma certa ou errada, apenas é a sua própria forma de interpretar aquela sequência de notas, o que interessa no fim é o resultado final e a sonoridade. Para cima, para baixo, ou só para baixo, ou só para cima, não interessa, se consegues expressar aquilo que a música é, então essa é a forma correcta.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por jota jota Dom Set 13 2009, 05:03

O ritmo de cada um é uma coisa muito subjectiva. Tambem é uma coisa que nasce com a pessoa mas se nao for treinada, nao serve de nada. No meu caso, acho que posso dizer que nao tenho dificuldades em perceber ritmos e acompanhalos. Quando comecei logo a tocar viola, fiz exercicios de ritmos com pautas. Por exemplo, o baixista da minha banda tem muita dificuldade em perceber alguns ritmos, com tempos certos e com contra-tempos, e acho que isso se deve ao facto de que ele nunca ter feito os exercicios que eu fiz, mas tambem achamos que seja mesmo da pessoa.

É como tudo, se temos o dom mas se nao o treinarmos, ele nao se prenuncia.
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Ter Set 22 2009, 08:10

isto tudo pa dizer
se temos um dom mesmo k seja algo fora d normal
s nao treinar.mos nao nos serve d nada
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por slasheduff Ter Set 22 2009, 12:19

por acaso ritmos de musica foi uma coisa kom nunca tive dificuldades, e nao estudei pautas musicais
slasheduff
slasheduff
Guitar Hero

Post Count : 1103
Idade : 30
Localização : Queluz/Monte Abrãao
Guitarra : Vintage V100 + Sherwood Acústica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2009

https://www.youtube.com/user/1MrSlash1/videos

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Ter Set 22 2009, 13:09

eu so tinha dificuldades no inicio... agora vou la por ouvido...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Qua Set 23 2009, 08:12

Por acaso é uma coisa que também tenho dificuldades em saber. Já tentei ouvir as músicas, mas numa música estão a tocar vários instrumentos, por exemplo, Bateria, Guitarra, Baixo etc e para mim é dificil fazer o ritmo a partir da música Formas de saber o ritmo de uma musica Icon_redface
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por kicos Qua Set 23 2009, 10:03

para mim nem é facil nem dificil... as vezes consigo outras vezes nao. Mas isto para os ritmos das guitarras acusticas. Os powerchords das electricas já é mais fácil
kicos
kicos
Moderador

Post Count : 4276
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : now playing: squier classic vibe 50's telecaster / yamaha c-40
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 01/07/2009

https://www.youtube.com/user/eukicos

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Sáb Out 31 2009, 12:58

ahm eu tb ainda iniciei à pouco tempo as aulas de guitarra e realmente tenho muita dificuldade em acertar com o "atrumming pattern" isso a q chamas cima, baixo, baixo cima... consoante o ritmo.


continua a tentar... dizem que só com o tempo e mt dedicação se chega lá.


boa sorte ^^
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Sáb Out 31 2009, 13:07

isso do pattern, é como te sentires mais confortável a tocar.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Ter Nov 03 2009, 06:07

jota jota escreveu:O ritmo de cada um é uma coisa muito subjectiva. Tambem é uma coisa que nasce com a pessoa mas se nao for treinada, nao serve de nada. No meu caso, acho que posso dizer que nao tenho dificuldades em perceber ritmos e acompanhalos. Quando comecei logo a tocar viola, fiz exercicios de ritmos com pautas. Por exemplo, o baixista da minha banda tem muita dificuldade em perceber alguns ritmos, com tempos certos e com contra-tempos, e acho que isso se deve ao facto de que ele nunca ter feito os exercicios que eu fiz, mas tambem achamos que seja mesmo da pessoa.

É como tudo, se temos o dom mas se nao o treinarmos, ele nao se prenuncia.

Não consegues arranjar alguma pautas dessas que falas para treinar?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por jota jota Ter Nov 03 2009, 06:09

Tenho as pautas lá por casa em papel... Quando for para casa no fim de semana vou procura-las e digitalizar, depois coloco aqui!
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por SergioPt Ter Nov 03 2009, 07:26

jota jota escreveu:O ritmo de cada um é uma coisa muito subjectiva. Tambem é uma coisa que nasce com a pessoa mas se nao for treinada, nao serve de nada. No meu caso, acho que posso dizer que nao tenho dificuldades em perceber ritmos e acompanhalos. Quando comecei logo a tocar viola, fiz exercicios de ritmos com pautas. Por exemplo, o baixista da minha banda tem muita dificuldade em perceber alguns ritmos, com tempos certos e com contra-tempos, e acho que isso se deve ao facto de que ele nunca ter feito os exercicios que eu fiz, mas tambem achamos que seja mesmo da pessoa.

É como tudo, se temos o dom mas se nao o treinarmos, ele nao se prenuncia.

He He, 1 baixista com stresses com os tempos deve ser bonito deve!
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por jota jota Ter Nov 03 2009, 07:49

Mas não é nada de monstruoso... podem ir ver ao myspace da banda e tirar as duvidas! lol! Também ele já toca à uns anos, é normal que já tenha ganhado noções de ritmo...
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Qui Nov 12 2009, 20:46

eu nao sei se te vai servir de muito, mas já a minha sobrinha de vez em quando vem perguntar "Tio como é quantas vezes pra cima e quantas pra baixo" que é o que estás a perguntar, e a unica maneira que vejo para explicar é ouvindo a musica com ela e dizer tas a ver o que a bateria ta a fazer se tás a fazer ritmo cola-te ao ritmo da bateria que vai correr bem, pelo menos cmg resulta nao sei se fui explicito ou se disse algo incorrecto. mas cmg resulta. mas é como todos dizem.. Feel It!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Kaz Sex Nov 13 2009, 01:51

um truque que eu uso é tentar identificar a tarola, na batida da bateria. Depois faço uma palhetada mais forte ao mesmo tempo que se ouve a tarola.

como disse o freak, o cima baixo, podem sempre fazer "baixo" quando ouvem o bombo de pé. nao tem que ser Só ou SEMPRE, mas é esse ritmo que devem usar.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por DsK_art Sáb Nov 14 2009, 02:42

Obrigado pessal, pela ajuda que estão a dar^^ Já estive a fazer uns exercicios
DsK_art
DsK_art
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 28
Localização : Entroncamento
Guitarra : Não sei
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Dom maio 30 2010, 13:05

jota jota da para arranjares esses exercicios de que falas?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Convidad Dom maio 30 2010, 13:11

Eu tenho um truque é meter a guitarra ao contrario e fazer o batimento em quanto oiço a musica, quando ja tou com tudo intreorizado, tento tocar fazendo o ritmo com o pe. passado um tempo ja tenho o ritmo fixe
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Formas de saber o ritmo de uma musica Empty Re: Formas de saber o ritmo de uma musica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos