ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Blues/Jazz Ideias

3 participantes

Ir para baixo

Blues/Jazz Ideias Empty Blues/Jazz Ideias

Mensagem por speicherspule Dom Dez 09 2012, 05:06

Boas pessoal,

tenho um sarau da escola pra semana, com direito a jantar e tudo... E enquanto as pessoas se sentam nas cadeiras, e se acomodam, lembrei-me de criar um combo de jazz, com piano, baterista, baixo, saxofone tenor e alto... E a ideia é os saxfones improvisarem, o piano tb improvisar um bocadito..

Sendo o pianista, sinto-me "obrigado" a ser eu a fazer o ritmo, e a dar o corpo e base de musica, aos saxofonistas.. mas nao tenho tido ideias.. Alguem me pode dizer umas progressoes fixes, o que era ideal era um ficheiro de guitarpro, que voces possam ter aí :p


cumpz
speicherspule
speicherspule
Guitarrista de garagem

Post Count : 330
Idade : 29
Localização : Aveiro
Guitarra : De momento nenhuma :|
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Blues/Jazz Ideias Empty Re: Blues/Jazz Ideias

Mensagem por Maurício Dom Dez 09 2012, 05:11

Não tenho ficheiros em guitar pro, mas na minha opinião deves fazer uma progressão I-IV-V, normal de blues e adaptável ao jazz... Podes, e deves, fazer umas mudanças acrescentando por exemplo a sétima aos acordes da progressão. O tom já vai depender do teu gosto, mas, tocando eu saxo alto, sei que nem todos os tons são fáceis de improvisar...
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Blues/Jazz Ideias Empty Re: Blues/Jazz Ideias

Mensagem por Scorp Dom Dez 09 2012, 05:21

^ Exacto, se não estás habituado a tocar jazz a opção mais simples, contudo eficaz, para quem está a começar, é a que o Maurício te deu, segue uma progressão I-IV-V e para dar um toque mais jazzístico acrescenta algumas sétimas, nonas e quintas.

Mas evitem improvisar de "olhos fechados" a improvisação em jazz não é ao acaso como à primeira vista possa parecer, tem regras e alguns pontos de referência para todos se coordenarem, e seguirem determinada linha, senão vai parecer que cada um está a tocar uma coisa diferente, ainda que esteja dentro do mesmo tom.

Acima de tudo ensaiem muito bem essas "improvisações"!!!!

Ah e ouve MUITO jazz!!!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Blues/Jazz Ideias Empty Re: Blues/Jazz Ideias

Mensagem por speicherspule Dom Dez 09 2012, 05:27

Falei com os saxofonistas, para fazer em Eb (se nao estou em erro), porque para eles era mais facil improvisar.. e eu se tiver dificuldades nesse tom, é sempre mais facil tocar em C, e fazer transpose para Eb..

O meu problema é o ritmo a fazer no piano..
speicherspule
speicherspule
Guitarrista de garagem

Post Count : 330
Idade : 29
Localização : Aveiro
Guitarra : De momento nenhuma :|
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Blues/Jazz Ideias Empty Re: Blues/Jazz Ideias

Mensagem por Scorp Dom Dez 09 2012, 05:41

Para mim é mais simples fazer esse tipo de progressão em Eb do que em C, mas na prática é a mesma coisa, o truque está em ensaiar!!! Eu evitaria tocar em C e fazer transpose para Eb até porque só tens a ganhar em tocar noutras escalas.

Em relação ao ritmo, claramente não é tarefa fácil e mais do que a técnica ou técnicas aplicadas na secção rítmica o feeling é essencial até podes fazer algo muito simples mas se for tocado nos tempos certos e respeitando a improvisação dos instrumentos de solo vai encaixar muito bem.

Tenta fazer um ritmo simples com alguns contratempos e passagens entre nonas, sétimas e quintas.

Mas volto a dizer, ouve MUITO jazz porque se não entrares no espírito da coisa podes muito bem aplicar as técnicas tocas mas mesmo assim o que vais tocar nunca vai parecer jazz...
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Blues/Jazz Ideias Empty Re: Blues/Jazz Ideias

Mensagem por Maurício Dom Dez 09 2012, 12:06

Suportando o que disse o Scorp, para quem está a começar no jazz, blues, ou qualquer outro género musical, e mesmo para quem já toca há bastante tempo, há sempre uma máxima que pode se aplicar: "less is more"... Ou seja, não vale a pena fazeres algo demasiado elaborado, mesmo que tenhas conhecimento para isso. Aposta num ritmo que consigas manter, treina as passagens, simples de preferencia e vai apimentado a progressão com elas... Tenta não te perder quando os saxofonistas improvisarem. Nunca ninguém se perdeu quando tocam comigo a tocar guitarra, mas já no saxo, a história é diferente...

Calculei que eles quisessem improvisar nesse tom, torna as coisas mais fáceis para eles Smile
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Blues/Jazz Ideias Empty Re: Blues/Jazz Ideias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos